Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

PORTO PERDE LICENÇA, MAS QUEM DEVOLVE OS TÍTULOS AO SPORTING?

Responsável da equipa de ciclismo do Sporting à época exige “controlo mais apertado” e aponta que quatro anos para responder a um caso é “simplesmente surreal”. Este é mais um Exclusivo Leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

A União Ciclista Internacional (UCI) retirou a licença desportiva à W52-FC Porto, na sequência das suspeitas de doping. O processo começou com uma denúncia anónima na Polícia Judiciária, entidade que juntamente com a Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), montou uma longa operação de investigação, com mais de 120 inspetores, que culminou em buscas e detenções.


No decorrer da investigação, foram detidas duas pessoas, o diretor Nuno Ribeiro e o adjunto José Rodrigues, e foram ainda constituídos dez arguidos.


Em declarações exclusivas ao Leonino, Ernesto Pereira, ex-coordenador da secção de ciclismo do Sporting, referiu que perante esta situação, “cabe agora às entidades responsáveis desenvolverem todas as ações necessárias no processo, de forma rápida, para assim minimizar eventuais danos que se poderão tornar irreparáveis, ou pelo menos levar imenso tempo a recuperar, para não retardar o processo de crescimento no qual o ciclismo nacional se encontra, não só pelo regresso dos grandes clubes ao pelotão como também alavancado pelos excelentes resultados dos ciclistas nacionais nas grandes provas internacionais”, defendeu, acrescentando que a suspeita sobre os azuis e brancos pode “causar impacto bem visível”.


Relativamente à influência do caso no palmarés verde e branco, Ernesto Pereira foi bastante claro. “As competições existem para se ganhar, e as equipas que nelas participam têm, todas, o mesmo objetivo: obter a melhor classificação possível e se possível ganhar. É complicado contabilizar quantos troféus poderiam ter sido levantados por atletas do Sporting/Tavira. Provavelmente, sem a W52/Porto, as possibilidades de vitória poderiam ser superiores, mas também provavelmente outras equipas estariam mais fortes e capazes de reagir”, acrescentando, porém, que o Sporting teria “sem dúvida” mais troféus devido à qualidade do trabalho do Clube.

“Torna-se necessário um controlo mais apertado”

Quanto ao futuro, Ernesto Pereira não tem dúvidas: é necessário mudar as regras e a mentalidade. “A utopia passará sempre pela reforma das mentalidades existentes. Esse é o grande desafio que se apresenta na primeira fase da questão”, realçando que no estrangeiro estas situações são devidamente penalizadas.


“A assinatura do convénio de autorregulação entre a organização da Volta a Portugal, as dez equipas portuguesas e a Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais foi um primeiro passo, no entanto, claramente não é suficiente, torna-se necessário um controlo mais apertado, um acompanhamento mais eficaz e presente por parte das entidades responsáveis”, referiu.

Na visão do entrevistado, “a celeridade na resposta a situações desta índole é também algo que tem de ser melhorado, quer para quem está sob julgamento, quer para quem aguarda o resultado. A morosidade destes processos leva a descredibilização dos mesmos”, afirmando que aguardar quatro anos para ser conhecida a resposta a um caso “é algo simplesmente surreal”.

“Tem de existir sensibilidade para todas as partes e vertentes envolvidas, e essa demora só prejudica a modalidade”, concluiu.


Modalidades

Estrelas do Sporting carregam Portugal para mais uma vitória... Com um golo especial (Vídeo)

Equipa nacional voltou a vencer, apoiada nos craques da equipa verde e branca. Seleção mantém registo perfeito e já carimbou acesso a grande competição

Portugal voltou a vencer, apoiada nos craques do Sporting. Seleção mantém registo perfeito e já carimbou acesso a grande prova
Portugal voltou a vencer, apoiada nos craques do Sporting. Seleção mantém registo perfeito e já carimbou acesso a grande prova

  |

Icon Comentário0

A seleção nacional de Futsal entrou em campo na passada quarta feira, dia 12 de março, pelas 18h30, para defrontar a equipa dos Países Baixos. O encontro, referente à sexta jornada de qualificação para o Campeonato do Mundo, decorreu em solo neerlandês, e terminou com vitória lusa por contundentes 7-4.


A seleção nacional iniciou a partida já qualificada para o próximo Mundial da modalidade. Os Países Baixos, por sua vez, lutavam ainda para alcançar a qualificação através da tabela classificativa dos melhores segundos lugares de cada grupo.


O jogo não foi fácil para a seleção de Portugal. Rocha inaugurou o marcador aos cinco minutos, mas os neerlandeses empataram três minutos depois. Através de Monteiro, e Rocha novamente, os lusos ganharam vantagem de dois golos, mas aos 15 minutos os Países Baixos reduziam para 3-2. Pany Varela, ex Sporting, voltou a pôr a diferença em dois golos, mas o adversário marcou mesmo antes do descanso, e a partida foi para intervalo com 4-3 no marcador.


A segunda parte começou com momento de magia: Bernardo Paço, guardião português do Sporting, estreou-se a marcar pela seleção nacional. Os Países Baixos voltaram a reduzir, para 5-4, mas Rocha e Maior mataram as esperanças dos neerlandeses, e carimbaram o resultado final de 7-4.

Portugal concluiu, assim, a qualificação perfeita, com seis vitórias em seis jogos, 18 pontos conquistados, 31 golos marcados e nove sofridos. Já os Países Baixos conseguiram a qualificação através da classificação dos segundos de cada grupo.


Confira, aqui, o golo de Bernardo Paço:


Modalidades

Sporting vence jogo difícil e é cada vez mais líder do campeonato

Emblema verde e branco triunfou na 19.ª jornada da Liga portuguesa e é ainda mais líder do campeonato, agora quatro pontos à frente do segundo

Sporting triunfou na 19.ª jornada da Liga portuguesa e é ainda mais líder do campeonato, agora quatro pontos à frente do segundo classificado
Sporting triunfou na 19.ª jornada da Liga portuguesa e é ainda mais líder do campeonato, agora quatro pontos à frente do segundo classificado

  |

Icon Comentário0

A equipa de hóquei em patins do Sporting venceu o Juventude de Viana por 6-4, esta quarta feira, dia 12 de março, em jogo a contar para a 19.ª jornada da Liga Placard. Depois da vitória na última ronda do Campeonato Nacional, os leões somaram a terceira vitória consecutiva, depois da goleada frente ao Valongo.


A jogar no reduto do adversário, o primeiro tempo foi equilibrado (3-2 ao intervalo). O Juventude marcou primeiro, com Romero a responder aos 13 minutos. A equipa de Viana do Castelo voltou a adiantar-se, com nova resposta de Verona, ais 19 minutos. A reviravolta dos leões veio, de novo, por Romero, antes do apito do árbitro para o intervalo.


No início da segunda parte, o Juventude voltou a empatar a partida, mas João Souto respondeu no mesmo minuto para restabelecer a vantagem verde e branca. A equipa da casa continuava a dar luta e empatava de novo, a quatro. Mas um esforço final do Sporting valeu a vitória: Toni Pérez aos 42', e Henrique aos 44', carimbaram o triunfo do Clube de Alvalade fora de portas.


Com esta vitória - a 23.ª em 31 jogos na presente temporada - os comandados de Edo Bosch somam 46 pontos e estão no primeiro lugar da tabela classificativa. O Porto é segundo com 42. Já o Benfica está no terceiro posto com  os mesmos 42 pontos do segundo classificado.

O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 15 de março, frente ao Braga. O encontro conta para os quartos de final da Taça de Portugal, e joga-se no Pavilhão João Rocha, casa das modalidades do Sporting, às 16h00.



Modalidades

Exclusivo Leonino - Situação de Kiko Costa no Sporting sofre reviravolta

Lateral internacional português é uma das estrelas da equipa de andebol dos leões e sofreu grave lesão que o afastou até ao início da próxima temporada

Exclusivo Leonino - Kiko Costa, estrela do andebol do Sporting, pode voltar a jogar ainda esta temporada
Exclusivo Leonino - Kiko Costa, estrela do andebol do Sporting, pode voltar a jogar ainda esta temporada

  |

Icon Comentário0

Kiko Costa pode regressar ainda esta temporada. Um problema no menisco riscou o jovem prodígio do Sporting do que resta jogar a época, mas, tal como revela o nosso Jornal neste Exclusivo Leonino, existe a probabilidade de voltar em 2024/25.


Segundo informação apurada junto de fonte próxima do processo, uma reavaliação do estado do lateral internacional português indicou que o tempo mínimo de paragem é de cerca de mês e meio, pelo que um regresso não está totalmente descartado.


Assim, caso o 'camisola 6' dos verdes e brancos consiga uma recuperação profícua, é possível que volte a ser opção para Ricardo Costa, numa altura em que o andebol do Sporting entra em fases decisivas da temporada, jogando as últimas jornadas do playoff para decidir o novo campeão nacional e, possivelmente, na segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões.


No entanto, caso o canhoto ainda apresente algumas dores ou não esteja a 100%, os responsáveis verdes e brancos irão ponderar a utilização do jogador, não querendo, de qualquer forma, prejudicar o futuro do atleta e abrir espaço para uma recaída ou novo problema físico.

Esta temporada, Francisco Costa - que tem uma cláusula de rescisão de 1 milhão de euros e desperta interesse de vários gigantes a modalidade - disputou 36 encontros com a Listada verde e branca. No total, o jovem de 20 anos marcou 178 golos, sendo um dos jogadores mais decisivos da equipa.


Confira este brilhante momento de Kiko Costa, na Liga dos Campeões:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Dois reforços a caminho: Frederico Varandas reforça plantel do Sporting
Modalidades

Dois reforços a caminho: Frederico Varandas reforça plantel do Sporting

 

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Foi obrigado a afastar-se no Sporting e pode regressar em grande
Modalidades

Exclusivo Leonino - Foi obrigado a afastar-se no Sporting e pode regressar em grande

 

Icon Comentário0
Goleador do Sporting quer continuar na liderança e faz apelo aos adeptos: "Precisamos de vocês"
Modalidades

Goleador do Sporting quer continuar na liderança e faz apelo aos adeptos: "Precisamos de vocês"

 

Icon Comentário0