Modalidades
Sporting teve noite desinspirada na Liga dos Campeões e cai para o quinto lugar
08 Out 2025 | 20:55
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
29 Jul 2022 | 12:37 |
A União Ciclista Internacional (UCI) retirou a licença desportiva à W52-FC Porto, na sequência das suspeitas de doping. O processo começou com uma denúncia anónima na Polícia Judiciária, entidade que juntamente com a Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), montou uma longa operação de investigação, com mais de 120 inspetores, que culminou em buscas e detenções.
No decorrer da investigação, foram detidas duas pessoas, o diretor Nuno Ribeiro e o adjunto José Rodrigues, e foram ainda constituídos dez arguidos.
Em declarações exclusivas ao Leonino, Ernesto Pereira, ex-coordenador da secção de ciclismo do Sporting, referiu que perante esta situação, “cabe agora às entidades responsáveis desenvolverem todas as ações necessárias no processo, de forma rápida, para assim minimizar eventuais danos que se poderão tornar irreparáveis, ou pelo menos levar imenso tempo a recuperar, para não retardar o processo de crescimento no qual o ciclismo nacional se encontra, não só pelo regresso dos grandes clubes ao pelotão como também alavancado pelos excelentes resultados dos ciclistas nacionais nas grandes provas internacionais”, defendeu, acrescentando que a suspeita sobre os azuis e brancos pode “causar impacto bem visível”.
Relativamente à influência do caso no palmarés verde e branco, Ernesto Pereira foi bastante claro. “As competições existem para se ganhar, e as equipas que nelas participam têm, todas, o mesmo objetivo: obter a melhor classificação possível e se possível ganhar. É complicado contabilizar quantos troféus poderiam ter sido levantados por atletas do Sporting/Tavira. Provavelmente, sem a W52/Porto, as possibilidades de vitória poderiam ser superiores, mas também provavelmente outras equipas estariam mais fortes e capazes de reagir”, acrescentando, porém, que o Sporting teria “sem dúvida” mais troféus devido à qualidade do trabalho do Clube.
“Torna-se necessário um controlo mais apertado”
Quanto ao futuro, Ernesto Pereira não tem dúvidas: é necessário mudar as regras e a mentalidade. “A utopia passará sempre pela reforma das mentalidades existentes. Esse é o grande desafio que se apresenta na primeira fase da questão”, realçando que no estrangeiro estas situações são devidamente penalizadas.
“A assinatura do convénio de autorregulação entre a organização da Volta a Portugal, as dez equipas portuguesas e a Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais foi um primeiro passo, no entanto, claramente não é suficiente, torna-se necessário um controlo mais apertado, um acompanhamento mais eficaz e presente por parte das entidades responsáveis”, referiu.
Na visão do entrevistado, “a celeridade na resposta a situações desta índole é também algo que tem de ser melhorado, quer para quem está sob julgamento, quer para quem aguarda o resultado. A morosidade destes processos leva a descredibilização dos mesmos”, afirmando que aguardar quatro anos para ser conhecida a resposta a um caso “é algo simplesmente surreal”.
“Tem de existir sensibilidade para todas as partes e vertentes envolvidas, e essa demora só prejudica a modalidade”, concluiu.
Equipa campeã do Clube de Alvalade tem objetivos bem definidos por parte da estrutura verde e branca, que aumentou o nível de exigência
09 Out 2025 | 13:51 |
João Coelho está ciente de que o Sporting está a exigir a equipa verde e branca conquiste a Supertaça de voleibol, frente ao Benfica, sabe o Leonino. Frederico Varandas e a restante estrutura acreditam que a formação verde e branca aumentou o nível e que pode dar seguimento à conquista de títulos, isto depois de se ter sagrado campeã nacional.
O treinador prepara-se para começar a sua quarta temporada ao serviço do comando técnico dos leões, tendo conseguido superado todas as expetativas delineadas pelos responsáveis do Clube de Alvalade, que têm plena confiança no trabalho que tem vindo a ser realizado nesta secção.
João Coelho tem contrato até junho de 2028 e já conquistou um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal, uma Taça Federação e a última edição da Supertaça, em 2024. Desta forma, os leões querem dar seguimento ao projeto vitorioso que terminou com a hegemonia dos encarnados.
Apesar das saídas de Martin Licek, Vinícius Lersch, Yurii Synytsia, Breno Nascimento e Alejandro Vigil, o conjunto verde e branco manteve a espinha dorsal da equipa e conta com os reforços Lourenço Martins, Mads Kyed Jensen, Marx Aru, Jan Pokersnik e Sergey Grankin.
O encontro da Supertaça de voleibol está marcado já para o próximo sábado, dia 11 de outubro, frente ao Benfica. A partida diante da formação encarnada, orientada por Marcel Matz, está marcado para as 16h00, no Pavilhão Municipal Professor Joaquim Vairinhos, em Loulé.
Técnico dos verdes e brancos não mediu as palavras após o novo encontro da turma de Alvalade, cuja exibição ficou aquém do esperado
09 Out 2025 | 08:50 |
A equipa de andebol do Sporting perdeu frente aos franceses do Nantes, por 39-28, na última quarta-feira, dia 8 de outubro, em jogo da quarta jornada da Liga dos Campeões. No final da partida, Ricardo Costa abordou a derrota pesada dos leões e assumiu-se como principal responsável.
"Foram 30 minutos desastrosos da nossa parte. Na 2.ª parte, tentámos, mas quando se começa desta forma é impossível ganhar na Champions", começou por dizer, em declarações à Sporting TV, uma vez que os verdes e brancos foram para o intervalo a perder por 23-11.
Ricardo Costa: "Não é dia de puxar orelhas"
"A diferença hoje foi essa. Hoje, o Nantes foi uma equipa completamente concentrada e bem preparada. O principal responsável da derrota sou eu, porque acho que não consegui preparar o jogo da melhor forma, por muitos fatores. Não é dia de puxar as orelhas, mas sim de ser mais um a apoiar. Foi realmente uma partida muito fraca da nossa parte. O Nantes voltou a mostrar que é superior ao Sporting", atirou ainda.
Ricardo Costa: "Para ganhar não podíamos sofrer mais de 32 ou 33 golos"
"Por muito que nos digam que somos uma das melhores equipas do mundo a jogar, há premissas das que não podemos abdicar, senão somos uma equipa normal. Hoje fomos uma equipa normal contra uma grande equipa. Faltou tudo. O início não foi o que esperávamos. Entrámos frios na defesa, tínhamos de fazer mais faltas e o Nantes é uma das melhores equipas a defender. Para ganhar não podíamos sofrer mais de 32 ou 33 golos. Quando sofremos 20 e tal na primeira parte, está hipotecada qualquer hipótese de discutir o resultado", vincou Ricardo Costa.
Ricardo Costa: "Vamos lutar"
Para finalizar, o treinador do Sporting tentou ver o lado positivo da questão: "Há erros que são básicos, mas lá dentro é diferente. Temos de aprender que, quando as coisas não estão a correr bem, temos de nos agarrar é ao que trabalhamos e defendemos. Prefiro pensar que só perdemos 2 pontos. Temos de seguir em frente e há que aprender destes momentos. Hoje, não fomos alegres e, sem isso, não temos chama, nem conseguimos contagiar o nosso público. Vamos lutar, como sempre disse, por apurar-nos dentro dos seis primeiros, porque sei que as outras equipas ainda estão um pouco à nossa frente".
Apesar de algumas saída do plantel, conjunto verde e branco manteve a espinha dorsal da equipa e contou com alguns reforços de peso
09 Out 2025 | 03:00 |
Frederico Varandas exige que a equipa de voleibol do Sporting vença a Supertaça frente ao Benfica, sabe o Leonino. Depois da conquista do último Campeonato Nacional, a Direção acredita que os leões podem continuar a dar sequência aos títulos na modalidade.
O técnico João Coelho prepara-se para começar a sua quarta temporada ao serviço do comando técnico dos leões, tendo conseguido superado todas as expetativas delineadas pelos responsáveis do Clube de Alvalade, que têm plena confiança no trabalho que tem vindo a ser realizado nesta secção.
O treinador português tem contrato até junho de 2028 e já conquistou um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal, uma Taça Federação e a última edição da Supertaça, em 2024. Desta forma, os leões querem dar seguimento ao projeto vitorioso que terminou com a hegemonia dos encarnados.
Apesar das saídas de Martin Licek, Vinícius Lersch, Yurii Synytsia, Breno Nascimento e Alejandro Vigil, o conjunto verde e branco manteve a espinha dorsal da equipa e conta com os reforços Lourenço Martins, Mads Kyed Jensen, Marx Aru, Jan Pokersnik e Sergey Grankin.
O encontro da Supertaça de voleibol está marcado já para o próximo sábado, dia 11 de outubro, frente ao Benfica. O encontro diante da formação encarnada, orientada por Marcel Matz, está marcado para as 16h00, no Pavilhão Municipal Professor Joaquim Vairinhos, em Loulé.
Recorde o momento em que o voleibol do Sporting se sagrou campeão, visto da bancada:
Sporting teve noite desinspirada na Liga dos Campeões e cai para o quinto lugar
08 Out 2025 | 20:55
EHF Champions League de Andebol 2025/26 (Jornada 4) Sporting - Nantes ao minuto
08 Out 2025 | 17:17
Oficial! Varandas vai com tudo e contrata 11 reforços para o Sporting
08 Out 2025 | 16:38