Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O antigo treinador do Sporting e da seleção feminina, Nuno Cristóvão, comentou a possibilidade de Portugal receber o Campeonato da Europa e admitiu que tal evento seria o reconhecimento da evolução do futebol feminino no país:
"Isto é extremamente importante. Este tipo de oportunidades vai impulsionar ainda mais o futebol feminino, tanto em Portugal como na Europa e no Mundo. É algo muito relevante. A seleção portuguesa tem, atualmente, um grande potencial. Além disso, Portugal já organizou vários eventos internacionais de futebol, o que confere maior credibilidade a uma candidatura junto da UEFA", começou por dizer, o antigo treinador do emblema verde e branco.
O técnico, que liderou a seleção entre setembro de 2000 e julho de 2004, confessou ter ficado surpreendido com a candidatura, mas recordou que “não era a primeira vez” que foi posto em consideração acolher o a prova em solo nacional. “Acho uma excelente oportunidade. Uma ótima notícia. Espero que Portugal consiga organizar essa grande competição", rematou.
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu candidatar-se à organização do Campeonato da Europa feminino de 2029, depois de já ter garantido a realização de dois outros grandes eventos. A seleção feminina de Portugal já participou em dois Campeonatos da Europa, em 2017, nos Países Baixos, e em 2022, em Inglaterra, mas ainda não conseguiu ultrapassar a fase de grupos.
Portugal vai sediar a final da Liga dos Campeões feminina em maio de 2025, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e, juntamente com Espanha e Marrocos, organizará o Mundial masculino de 2030, cuja oficialização será feita em 11 de dezembro, no congresso da FIFA.
'Camisola 8' dos leões é dos jogadores mais influentes da formação verde e branca desde que chegou a Alvalade, em 2020/21, proveniente do Famalicão
|
0Pedro Gonçalves continua fora das contas de Rúben Amorim. O avançado verde e branco ainda não regressou aos treinos da formação verde e branca e a ausência para a próxima partida, diante do Estoril, está praticamente confirmada.
Depois de já ter falhado a última ronda do campeonato nacional, devido a uma lesão muscular, o expectável é que Pote volte a ficar de fora dos convocados de Rúben Amorim. Aliás, o 'camisola 8' dos leões ainda está em dúvida para ir aos Países Baixos no dia 1 de outubro, para o jogo da segunda jornada da Liga dos Campeões, com o PSV.
Depois, antes da paragem para os jogos das seleções nacionais, há ainda a partida com o Casa Pia, no dia 5 de outubro. Os leões só voltam a jogar no fim de semana de 19 e 20 de outubro, na Taça de Portugal – ou um ou dois dias antes, porque na terça-feira seguinte joga na Áustria, com o Sturm Graz, para a Champions.
Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – começou a temporada 2024/25 em grande plano. De momento, o 'camisola 8' de Rúben Amorim soma já cinco golos e cinco assistências em sete partidas, nas quais disputou um total de 611 minutos.
Desde que chegou ao Sporting no verão de 2021, oriundo do Famalicão, Pote contabiliza 185 partidas, 81 golos, 48 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Direção liderada por Frederico Varandas reuniu com Rúben Amorim e definiram trunfo estratégico para o mercado de janeiro dos leões
|
0«O Sporting tem um plano para segurar Viktor Gyokeres, Gonçalo Inácio e os alvos mais apetecidos do plantel, no mercado de janeiro, sabe o Leonino. A caminhada dos leões na Liga dos Campeões será decisiva para tal e é necessário chegar a fases mais adiantadas.
Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, um brilharete na competição da UEFA trará boas notícias ao treinador dos verdes e brancos. A Direção garantiu a Rúben Amorim que as quantias da prova milionária permitem segurar os maiores ativos do plantel.
Além de evitar a venda das grandes estrelas da equipa, os milhões da Liga dos Campeões irão servir para aproveitar possíveis oportunidades no mercado de inverno. A saída de Morten Hjulmand está a ser preparada, tal como noticiou em Exclusivo o Leonino, e um sucessor do dinamarquês está em equação.
Recorde-se que, após vencerem o Lille, por 2-0, os atuais campeões nacionais vão visitar os neerlandeses do PSV e aos austríacos do Sturm Graz, a 01 e 22 de outubro. Na quarta e quinta jornadas, os leões terão pela frente os dois adversários previsivelmente mais fortes no seu caminho, ambos no Estádio José Alvalade: Manchester City, a 5 de novembro, e Arsenal, no dia 26 do mesmo mês.
As visitas ao Club Brugge (10 de dezembro), e ao Leipzig, (22 de janeiro de 2025), antecedem o derradeiro encontro na Champions, diante do Bolonha, a 29 de janeiro, em Alvalade. Estes dois últimos duelos, com alemães e transalpinos, serão os únicos em que o Sporting jogará à quarta-feira. Os restantes disputam-se à terça-feira.
Equipa verde e branca sabe que precisa de vencer caso pretenda seguir em frente na prestigiada competição europeia
|
0Diana Silva, avançado do Sporting, fez a antevisão do jogo decisivo contra o Real Madrid, válido para a segunda mão da segunda ronda de acesso à fase de grupos da UEFA Women’s Champions League. A atleta partilha do otimismo da treinadora Mariana Cabral e acredita que a equipa tem condições de inverter a desvantagem e alcançar uma qualificação inédita.
"Cá discutimos o jogo até ao final e, por isso, a equipa ficou com essa sensação, de que, sim, é possível ir a Madrid e dar a volta à eliminatória", começou por dizer, em declarações aos meios de comunicação do Sporting. A jogadora destacou o trabalho realizado durante a semana, tanto em termos defensivos quanto ofensivos, e reforçou a confiança na preparação física da equipa: "Vamos lá para aguentarmos o jogo até ao fim e lhes criarmos mais dificuldades", acrescentou.
Diana Silva destacou também a importância histórica do jogo, que poderá garantir ao Sporting a sua primeira presença na fase de grupos da competição. No entanto, a jogadora procurou afastar qualquer tipo de pressão adicional: "Não temos de nos sentir pressionadas, temos é de desfrutar por estarmos nesta prova, a fazer boas exibições e a defrontar as equipas mais fortes do Mundo", disse, sublinhando que a alegria em campo é essencial para o sucesso.
A jogadora concluiu as declarações com uma mensagem de ambição: "Seria especial conseguir esse feito e a equipa de tudo vai fazer para o conseguir realizar". O confronto em Madrid será decisivo para o futuro do Sporting na Women’s Champions League, com a confiança da equipa intacta à procura da reviravolta. A equipa das leoas perdeu 2-1 na receção ao Real Madrid, na primeira mão da segunda ronda de qualificação, com o golo da vitória a ser marcado por Melanie Leupolz nos descontos.
O encontro da segunda mão, que decide quem segue em frente para a fase de grupos, está marcado para a próxima quinta-feira (26 de setembro), pelas 19h00, no Estádio Alfredo Di Stefano, em Madrid.