
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A morte de Aurélio Pereira, figura lendária da formação do Sporting e descobridor de alguns dos maiores talentos do futebol português, mereceu uma curta homenagem por parte do Porto. No entanto, o gesto dos dragões gerou reações controversas ao não mencionar em momento algum o Clube de Alvalade, onde o histórico olheiro fez toda a sua carreira e deixou um legado incomparável.
A nota publicada nas redes sociais do Porto refere que Aurélio Pereira foi uma "figura incontornável na formação de vários futebolistas e na descoberta de talentos que marcaram gerações em Portugal", endereçando condolências à família e amigos. No entanto, nenhuma referência ao clube leonino, onde o próprio trabalhou durante décadas e que anunciou oficialmente a sua morte esta terça-feira, foi incluída na mensagem.
Aurélio Pereira morreu aos 77 anos e deixa uma marca profunda no futebol nacional. Responsável por descobrir jogadores como Luís Figo, Paulo Futre ou Cristiano Ronaldo, foi o fundador e principal rosto do departamento de Recrutamento e Formação do Sporting, onde desenvolveu um modelo elogiado a nível internacional.
A ausência de menção ao Sporting no comunicado dos dragões foi interpretada por muitos adeptos como uma provocação ao facto de os leões não terem manifestado pesares pela morte de Pinto da Costa. Aurélio Pereira desenvolveu toda a sua carreira no Clube de Alvalade e é amplamente reconhecido como uma das figuras mais importantes da formação leonina.
O 'senhor formação' não foi apenas um nome no contexto nacional; foi um arquiteto de sonhos, um mestre silencioso que moldou carreiras e elevou o nome de Portugal além-fronteiras. É de recordar que já é conhecida data para o funeral da eterna lenda do Sporting.
Com a temporada prestes a terminar, rumores de possíveis transferências vão ganhando força e Clube de Alvalade aguarda novidades
|
O Bayern Munique de João Palhinha e Eric Dier, ex Sporting, perdeu 2-1 diante do Inter, na Liga dos Campeões. Lautaro Martínez fez o primeiro do encontro e deu vantagem aos italianos na Allianz Arena. No entanto, o internacional argentino é motivo de destaque pelo interesse do Arsenal, que tem estado a negociar Viktor Gyokeres.
Os gunners vão reforçar a frente de ataque, sendo praticamente certa a contratação de um ponta de lança. Segundo o Fichajes - portal espanhol especializado em assuntos relacionados com o mercado, a formação londrina chega aos 145 milhões de euros pelo ponta de lança.
A possível chegada de El Toro ao Emirates, especialmente pelo valor mencionado, afasta Viktor Gyokeres de uma mudança para a equipa comandada por Mikel Arteta que, de acordo com informações recentes, lidera a corrida pelo 'camisola 9' do Sporting.
Ainda antes da partida, foi avançado que Hasan Çetinkaya, agente do sueco, iria assistir 'in loco' ao Arsenal - Real Madrid, tendo viajado para Londres para ouvir propostas dos gunners pelo craque do Sporting. Andrea Berta, novo diretor desportivo dos ingleses, terá sido responsável pelo convite.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 44 encontros: 27 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.522 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 44 golos e fez 11 assistências.
Confira a publicação:
Antigo médio crê que trabalho do futebolista quando não tem a bola é um dos motivos pela qual equipa não atinge melhores resultados
|
Massimo Mauro não está satisfeito com as recentes prestações do Milan. Com carreira em clubes como Juventus e Nápoles, o ex-jogador crê que Rafael Leão, ex Sporting, é um dos grandes problemas da formação rossonera, face à falta de disponibilidade sem bola.
"O Milan não encontrou o equilíbrio no início do campeonato e não está a encontrar agora. Se podem continuar a jogar com Leão, Pulisic, Abraham, Reijnders e Fofana? Diria que é impossível", disse o antigo futebolista, em declarações ao Tutti Convocati, programa da Rádio 24.
"Sem bola, Leão parece um rapper a vaguear pelo campo"
As maiores críticas chegam mesmo ao avançado formado no Sporting - como tem sido habitual em Itália - , com Mauro a garantir que "o Leão é maravilhoso quando tem a bola nos pés, mas quando não tem, parece um rapper a vaguear pelo campo. Sinceramente, o Milan não pode jogar assim".
"Até Pulisic, quando os outros têm a bola, tenta ajudar. Reijnders também é um jogador maravilhoso, mas apenas do meio-campo para a frente. Tinha a esperança de que Conceição assumisse a responsabilidade em dizer: 'Vocês não podem jogar assim'", admitiu.
Ao serviço do Sporting, antes de rescindir contrato, após a invasão à Academia de Alcochete, Rafael Leão - avaliado em 75 milhões de euros - realizou apenas cinco jogos, marcando dois golos. O internacional português estreou-se com a Listada verde e branca diante do Oleiros, tendo feito um dos golos do triunfo por 4-2, tendo o outro sido obtido no Estádio do Dragão.
Internacional brasileiro tem estado em grande plano ao serviço do emblema comandado por Vítor Pereira e leva 15 golos e quatro assistências em 29 jogos
|
O Manchester United quer reforçar o ataque na próxima temporada. Ruben Amorim vai aproveitar o facto de o Aston Villa estar muito inclinado a ativar a opção de compra de Marcus Rashford - cerca de 46 milhões de euros - para contratar novos jogadores para o tridente ofensivo. Matheus Cunha e Francisco Trincão, extremo do Sporting, estão em equação.
Segundo informação avançada pelo portal GiveMeSport, o brasileiro é, para já, o favorito. No entanto, há condicionantes que podem afetar o negócio, uma vez que o jogador pretende deixar o Molineux para juntar-se a uma equipa que lute por títulos.
A mesma fonte garante que o preço pode ser proibitivo, além de que os red devils estão preocupados com a disciplina do internacional canarinho que, recentemente, sofreu uma suspensão de quatro partidas após agressão a Milos Kerkez, situação que já tinha acontecido num momento anterior da temporada.
A alternativa surge em Francisco Trincão, uma vez que Ruben Amorim tenciona reencontrar o 'camisola 17'. O Sporting tem em marcha um plano para a renovação do canhoto, e, tal como revelou o nosso Jornal num Exclusivo Leonino, irá pagar ao Barcelona para afastar alguns problemas do mercado.
Em 2024/25, Francisco Trincão – avaliado em 30 milhões de euros – já leva nove golos e 13 assistências na conta pessoal, ao longo de 46 encontros, apresentando a melhor temporada da carreira a nível individual. O extremo dos verdes e brancos é, de momento, o futebolista mais utilizado de todo o plantel, tendo cumprido 3.973 minutos.