
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rúben Amorim foi crucial na saída de Renato Veiga do Sporting. O médio, chamado por Roberto Martínez à seleção nacional, justifica a decisão de deixar Alvalade pela falta de minutos proporcionada pelo técnico verde e branco, ainda antes de se mudar para o Basileia.
"O Nelson [pai], a Tânia, minha mãe, os meus irmãos, a minha avó. Sou um felizardo por ter um grande apoio em casa. Acho que isso é muito importante para qualquer jovem, seja dentro ou fora do futebol. Tenho muita sorte. Ajudam-me bastante. Fiz o meu percurso no Sporting, depois não fui aposta e decidi sair. Cá estou. Há muito a percorrer. Orgulhoso do meu percurso até agora, sabendo que ainda tenho um longo percurso a percorrer até chegar onde quero", começou por dizer, em conferência de imprensa na Cidade do Futebol, em Oeiras.
"O que falhou... Cada jogador tem o seu percurso. O meu foi por fora. Estou grato por tudo o que o Sporting me deu durante as 13 épocas em que lá estive. Na altura, o treinador era Rúben Amorim e não apostou em mim. Estou grato por ter sido assim. Quem sabe não estaria cá. Estou muito grato ao Sporting. Tenho um carinho especial pelo Clube, mas vivo o dia-a-dia e agora estou muito orgulhoso no Chelsea", terminou.
Renato Veiga - avaliado em 8 milhões de euros - deixou o Sporting rumo ao Basileia em 2023/24. O clube helvético passou por grandes dificuldades, tendo, inclusivamente, de disputar a fase de manutenção nos 'play-off', mas a época foi bastante positiva para o jogador, que se estabeleceu como pedra basilar da equipa e fez 26 jogos, nos quais marcou dois golos. Em 2024/25, soma oito jogos pelo Chelsea, com um golo e uma assistência.
Apesar de nunca ter jogado na equipa A dos leões, Renato Veiga sempre deu boas indicações nos escalões jovens do Sporting, exibições essas que mereceram ao jogador ser convocado por algumas vezes por Rúben Amorim para alguns jogos da equipa principal e ter sido presença assídua em muitos dos treinos.
Antigo técnico dos leões sente que foi posto de parte, após ter tentado falar várias vezes com Ednaldo Rodrigues e demonstrou insatisfação
|
A Confederação Brasileira de Futebol fez oficialmente a escolha de Carlo Ancelotti para assumir a seleção do Brasil, mas a decisão não caiu bem com Jorge Jesus. O antigo treinador do Sporting, que esteve em conversações com o presidente da CBF até a quinta-feira passada, ficou com um "sentimento de frustração", já que, segundo fontes, ninguém lhe deu uma satisfação após a escolha do italiano
Jesus já tinha afirmado ao presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que estava disponível para assumir a seleção, deixando claro que não haveria problemas com Neymar, com quem trabalhou no Al Hilal. Apesar de rumores de desentendimentos entre o treinador e o pai do jogador, que alegadamente não queria Jesus à frente da seleção, o treinador português continuava como uma opção forte. O fato de Neymar ter deixado o Al Hilal para assinar com o Santos, por si só, não seria um obstáculo.
O portal UOL revelou que Jorge Jesus esteve na liderança das conversações, mas a paixão de Ednaldo Rodrigues por Carlo Ancelotti, que tenta convencer o italiano a assumir a seleção desde 2022, foi um fator crucial na decisão final. Somado a isso, as preocupações com Neymar e seu pai, que aparentemente não queriam Jesus, acabaram por pesar na balança, levando a CBF a seguir a escolha de Ancelotti.
Carlo Ancelotti, atual treinador do Real Madrid, permanecerá na Espanha até o fim da temporada, mas assumirá a seleção brasileira no dia 26 deste mês, já com o objetivo de preparar a equipa para os jogos de qualificação para o Mundial de 2026, que começam em junho. A sua chegada à "canarinha" é vista como uma mudança de filosofia, com Ancelotti sendo um nome altamente respeitado no futebol mundial.
Enquanto isso, Jorge Jesus segue no mercado, após ter deixado o Al Hilal no início deste mês. O português, que já foi campeão em vários clubes, continua a aguardar novas propostas, esperando que o futuro lhe traga uma nova oportunidade para regressar ao ativo.
Observatório de futebol destaca dois craques do Clube de Alvalade que podem significar um lucro muito significativo, no mercado de verão
|
O Observatório do Futebol (CIES) divulgou, esta quarta-feira, o top-100 de jogadores mais rentáveis do futebol europeu. Na lista, surgem os nomes de Zeno Debast e Maxi Araújo, dois jogadores que o Sporting contratou no passado mercado de verão. As eventuais vendas dos dois atletas, na próxima janela de transferências, poderiam valer um encaixe financeiro muito significativo para o Clube de Alvalade.
Os dados do CIES baseiam-se nos valores das transferências dos atletas, o respetivo valor atual e o potencial lucro, em caso de venda, tendo ainda em conta bónus contratuais e a percentagem do passe detida pelos clubes. Foram consideradas todas as transferências realizadas desde o verão de 2024.
Segundo os dados divulgados, o defesa-central belga Zeno Debast – que foi contratado ao Anderlecht, em junho do ano passado, por 15.5 milhões de euros - pode valer ao Sporting um lucro de 21,9 milhões, tendo em conta que o seu valor atual de mercado é estimado em 46,8M. Por sua vez, Maxi Araújo é avaliado em 25,9M e pode significar uma mais-valia de 11,9M ao Clube de Alvalade. O ala foi recrutado ao Toluca, no final de agosto de 2024, a troco de um valor a rondar os 13,7 milhões de euros.
A lista do CIES é liderada por Kylian Mbappé - que marcou um 'hat-trick' frente ao Barcelona, no domingo. O avançado internacional francês foi contratado a custo zero pelo Real Madrid, depois de ter rescindido contrato com o Paris Saint-Germain, e tem um valor de mercado de 182.4 milhões de euros. A fechar o pódio, surgem os nomes de Dean Huijsen, central do Bournemouth, e Sávio Moreira, extremo do Manchester City.
Vale lembrar que a equipa do Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, a partir das 18h, frente ao Vitória de Guimarães, em Alvalade, num jogo referente à 34.ª e última jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões estão na liderança do campeonato, com 79 pontos, e estão a um pequeno passo de conquistar o bicampeonato.
Atleta da equipa leonina expressou vontade em ingressar no emblema rival e acordo foi celebrado entre as partes nas últimas horas
|
É negócio fechado. Diana Silva, atacante de 29 anos do Sporting, vai ser reforço do Benfica em 2025/26. O acordo entre as encarnadas e a internacional portuguesa terá mesmo sido concretizado nas últimas horas, sendo que o contrato será válido por duas temporadas.
O jornal 'A Bola' escreve, esta quarta-feira, que a vontade da jogadora em mudar-se para o rival da Segunda Circular terá pesado, sendo que esta nem sequer fez parte das últimas duas jornadas do campeonato, frente a Braga e Marítimo, por opção técnica de Micael Sequeira.
O contrato de Diana Silva com as leoas termina no final desta época e sai assim a custo zero. O Benfica tinha a jogadora bem referenciada, tanto pela qualidade individual como pelo estatuto de atleta formada localmente, um fator estratégico na construção de plantéis para competições nacionais e europeias.
A internacional pela seleção das quinas só deverá ser apresentada no Benfica na próxima semana. Apesar do Sporting já ter terminado a sua época, as águias ainda vão disputar a final da Taça de Portugal contra o Torreense e só querem oficializar o negócio depois desse encontro. Além de Diana Silva, há outra jogadora fulcral que está de saída.
Ao serviço do emblema verde e branco, Diana Silva venceu duas Ligas portuguesa, três Taças de Portugal e duas Supertaças em oito épocas desportivas em Alvalade. Nesses oito anos, disputou 215 jogos pelo Sporting, nos quais marcou 151 golos e realizou 15 assistências.