
Futebol
Sporting chega a ‘compromisso’ que entra em conflito com titular de Rui Borges
09 Out 2025 | 11:43
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
24 Ago 2025 | 09:48 |
O Sporting teve de suar para vencer em casa do Nacional por 4-1. Os madeirenses entraram melhor e marcaram logo aos quatro minutos, mas os leões conseguiram dar a volta ao marcador na segunda parte. Pedro Gonçalves deu a volta ao marcador com golos aos 53 e 76 minutos, completando o 'hat-trick' aos 93, pelo meio, Conrad Harder também aproveitou para se estrear a marcar esta época.
Rodrigo Roquette: "Ao intervalo critiquei Pote pelos golos falhados e falta de intensidade"
Nas redes sociais, Rodrigo Roquette admitiu que criticou o internacional português ao intervalo, mas que, no final do encontro, ficou maravilhado com a exibição do 'camisola 8': "Ao intervalo critiquei Pote pelos golos falhados e falta de intensidade. No final do jogo fiquei mais uma vez rendido ao seu talento…Vou passar a fazer esta macumba mais vezes!!", pode ler-se na rede social 'X'.
Após a partida, Pedro Gonçalves admitiu ter passado por dificuldades: "Se estou bem depois das queixas que tive? Sim, foi um pouco da relva que levantou quando pus o pé no chão. Agora estou bem, o doutor deu-me um analgésico, acredito que quando arrefecer vai doer-me mais, mas são coisas que temos de aceitar e que fazem parte da vida de um jogador", começou por dizer, referindo que a equipa poderia ter feito mais.
"Na primeira parte mandei uma bola à trave, mas também podíamos ter sofrido mesmo em cima do intervalo, numa bola parada que temos de defender melhor. Foi uma boa vitória, mas não foi um dos nossos melhores jogos, podemos fazer bem melhor. A época é longa. As coisas estão a correr bem, mas a qualquer momento podem começar a correr mal, por isso temos de continuar a trabalhar e a dar o nosso melhor sempre", disse o atleta.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 30 milhões de euros – soma quatro partidas. O internacional português foi titular nos quatro primeiros encontros oficiais da época e, nos 337 minutos em que esteve em campo, já registou três golos e duas assistências.
Pote festeja vitória com os adeptos:
Treinador verde e branco retomou os trabalhos do conjunto leonino, depois da folga que foi concedida no seguimento do empate com o Braga
09 Out 2025 | 15:00 |
O Sporting voltou aos treinos, após três dias de folga concedidos ao plantel, no seguimento do empate com o Braga, no Estádio de Alvalade. Rui Borges chamou caras novas para fazer face às ausências que se fazem sentir devido à pausa para seleções FIFA.
Sendo assim, o treinador do Sporting chamou aos trabalhos dos leões sete jovens das camadas de formação verdes e brancas. Foram eles: Samuel Justo, Rafael Nel, Paulo Cardoso, Kauã Oliveira, José Silva, Rafael Besugo e Rômulo Junior.
Estas promoções de Rui Borges - que quer uma contratação no mercado de inverno - devem-se ao reduzido plantel com que vai trabalhar nos próximos dias. Os compromissos das seleções, tantos as equipas A, como os conjuntos nacionais jovens, 'roubaram' ao treinador do Sporting um total de 15 jogadores.
Neste lote de ausentes, estão os seguintes nomes: Rui Silva, Pedro Gonçalves, Gonçalo Inácio e Francisco Trincão (Portugal); Geovany Quenda e João Simões (Portugal sub-21); Rodrigo Ribeiro (Portugal sub-20); Luis Suárez (Colômbia); Giorgi Kochorashvili (Geórgia); Georgios Vagiannidis e Fotis Ioannidis (Grécia); Geny Catamo (Moçambique); Zeno Debast (Bélgica); Morten Hjulmand (Dinamarca) e Iván Fresneda (Espanha sub-21).
O Sporting volta a treinar na próxima sexta-feira, dia 10 de outubro, da parte da manhã, numa sessão de trabalhos à porta fechada. Rui Borges continua a preparar os próximos jogos dos leões sem grande parte da equipa titular verde e branca que empatou a última partida com o Braga.
Responsáveis verdes e brancos estão cientes daquilo que implica este contrato, mas já têm o plano totalmente elaborado para voltar à marcha
09 Out 2025 | 13:26 |
O Sporting está ciente do que implica renovar o contrato de Francisco Trincão, sobretudo a nível monetário, uma vez que tal terá de incluir um aumento salarial e o internacional português já é dos que mais oferece no plantel verde e branco. Ainda assim, as conversas com esse objetivo deverão continuar em breve.
Quando se fala da extensão do vínculo do 'camisola 17' - após tal já ter acontecido com Pedro Gonçalves -, torna-se claro que este acordo irá rever a questão salarial do titular de Rui Borges que, neste momento, já é dos mais bem pagos do plantel. No entanto, o jornal A Bola revela que os leões já têm um teto salarial pensado para Trincão.
Assim sendo, não só o salário mas o estatuto do jogador acabarão por colocá-lo no topo da hierarquia da equipa do Sporting, sobretudo no que toca aos valores auferidos. O novo vínculo do extremo deverá ser de mais três anos, ou seja, de 2027 para 2030, com a cláusula de rescisão a passar dos 80 milhões de euros para os 100M - o patamar mais alto de Alvalade, onde também está Fotis Ioannidis.
Outro dos 'prémios' de Trincão no momento da renovação será a entrada para a estrutura de capitães dos verdes e brancos, com a braçadeira a ser-lhe entregue aquando da saída de Morten Hjulmand, que deverá acontecer no verão de 2026.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Francisco Trincão - avaliado em 35 milhões de euros - soma 11 partidas. Neste arranque de época, o avançado internacional português foi titular em todos jogos oficiais, onde já registou cinco golos e três assistências.
Treinador do Clube de Alvalade terá deixado esta ressalva junto da estrutura leonina, para que o mercado de transferências seja planeado com antecedência
09 Out 2025 | 12:51 |
Rui Borges deixou claro a Frederico Varandas e à restante estrutura do Sporting: é necessário chegar um extremo à equipa verde e branca já no próximo mercado de inverno, para ser utilizado como alternativa viável a Pedro Gonçalves.
Depois do 'falhanço' relacionado com a não transferência de Jota Silva para Alvalade, nos últimos minutos do defeso transacto, Rui Borges continua a querer um jogador que possa ser quase como um 'clone' de Pote, ou seja, mais um extremo destro que possa jogar pelo lado esquerdo - com as exibições e desgaste do português a trazerem alguma 'urgência' a esta opção.
Fruto da não contratação de qualquer alternativa, o treinador do Sporting tem vindo a apostar em Alisson Santos, que viu o seu plano dos leões ser alterado para ajudar a colmatar as lacunas do plantel de Rui Borges nesta fase - no entanto, era suposto o brasileiro passar mais tempo a jogar pela equipa B, além de que, apesar de o técnico estar satisfeito, o perfil não corresponde ao idealizado.
Ainda assim, no momento em que regressar de lesão, Nuno Santos também poderá ocupar esta posição. No entanto, é igualmente um jogador de profundidade, pelo que o Sporting não terá outra alternativa que não ir ao mercado de abrir os bolsos.
Com tal em vista, Yeremay Hernández continua a ser a preferência de Rui Borges para a sua equipa. O problema é que o preço pedido pelo Corunha é impeditivo para o Sporting, que já no verão havia oferecido 25 milhões de euros fixos + 5M de objetivos pelo jogador. Fora isso, o jogador não quer sair a mal do emblema da segunda divisão espanhola e transferir-se a meio da época não seria bem visto.