
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Após o final do Benfica - Sporting (1-1), deste sábado, dia 10 de maio, Rui Borges fez uma análise à partida e agradeceu o apoio dos adeptos. O treinador explicou ainda o porquê de ter deixado Hidemasa Morita no banco e explicou que os problemas físicos do médio nipónico tiveram peso na escolha do onze.
"Morita veio de algum tempo parado"
"Foi muito o momento dos jogadores, da equipa. Morita veio de algum tempo parado. Sabíamos que ia ser um jogo intenso. Tivemos algum receio. O Debast tem vindo a fazer grandes jogos. Cada um foi importante no jogo", referiu, depois de avaliar a prestação dos seus pupilos.
"Um jogo muito competitivo, jogámos contra um grande adversário, num ambiente difícil. Soubemos controlar as emoções. Chegámos ao golo cedo, isso levou a que entrássemos mais na parte da organização e do compromisso. Demos um pouco mais de bola ao Benfica.
"Faltou mais clarividência no último terço"
Ainda assim, Rui Borges diz que a equipa falhou em alguns momentos: "Fomos tendo atitude, faltou mais clarividência no último terço, fomos muito ao individual. Valorizar aquilo que foi a atitude da equipa", começou por referir o treinador do Sporting à Sport TV.
O técnico lembra ainda que o Sporting só depende de si para ser campeão: "Sabemos que dependemos de nós e isso é bom. Último jogo com os nossos adeptos, no nosso estádio. A onda verde foi fantástica desde que saímos da Academia, não há palavras para descrever o apoio deles. Mas não esquecer que vamos defrontar uma belíssima equipa. É bom dependermos apenas de nós", terminou.
Após o encontro, Rui Borges enalteceu o facto de os leões dependerem apenas de si:
Capitão da equipa de andebol, bem como o dirigente do Clube de Alvalade, pediram efusivamente título à equipa orientada por Rui Borges
|
Vários elementos da equipa de andebol do Sporting colocaram-se no seio dos milhares de adeptos que seguiram para o Estádio da Luz. Martim Costa, Francisco Costa, Mamadou Gassama e Salvador Salvador estiveram entre os adeptos, bem como Carlos Carneiro, diretor desportivo dos leões.
Após o encontro que terminou com uma igualdade (1-1) entre águias e leões, o Clube de Alvalade mantém-se no primeiro lugar da tabela classificativa com 79 pontos e com vantagem direta sobre o rival encarnado. Nas escadas do reduto encarnado, o capitão da equipa de andebol, bem como o dirigente leonino pediram efusivamente o título à equipa de futebol.
A turma de Rui Borges deu um passo importante logo aos quatro minutos, quando Viktor Gyokeres, à sua imagem, recebeu na esquerda, acelerou em direção à baliza adversária e serviu Francisco Trincão que, à entrada da área, rematou colocado, de forma certeira, para o canto inferior esquerdo da baliza encarnada. Aos 63 minutos, Kerem Akturkoglou aproveitou uma jogada individual de Vangelis Pavlidis para restabelecer o empate.
A equipa do Sporting foi recebida em festa, no regresso a Alvalade. O resultado adia a decisão do título da Liga, mas a equipa leonina vai para a última jornada em primeiro lugar, por força da vantagem no confronto direto, e a depender apenas de si para assegurar o bicampeonato.
Também no andebol, o emblema verde e branco pode sagrar-se bicampeão se empatar ou vencer na visita ao Funchal, na próxima ronda da Liga portuguesa frente ao Marítimo, a 24 de maio, independentemente do resultado que se verifique no Clássico entre Porto e Benfica que se realiza no mesmo dia.
Veja o vídeo:
Antigo capitão do emblema verde e branco escreveu publicação após duelo entre águias e leões que terminou com igualdade (1-1) no Estádio da Luz
|
Sebastián Coates esteve atento ao dérbi entre Benfica e Sporting (1-1), da 33.ª jornada da Liga, que terminou empatado a um golo. O defesa central uruguaio, de 34 anos – vinculado ao Nacional de Montevidéu – recorreu às redes sociais para demonstrar apoio aos leões.
"Mais um passo! Até ao fim", escreveu o ex-capitão do Clube de Alvalade, numa mensagem acompanhada por dois emojis de coração verde. Os dois rivais vão entrar para a 34.ª e última jornada em igualdade pontual, com 79 pontos, mas com vantagem leonina no confronto direto, já que ganhou em casa e empatou na Luz.
Francisco Trincão adiantou os leões logo aos quatro minutos, mas o turco Kerem Akturkoglu empatou a partida, aos 63, após uma jogada individual de Vangelis Pavlidis, mantendo as duas equipas em igualdade pontual, a uma jornada do final da Liga portuguesa.
Para garantir o bicampeonato, o emblema verde e branco tem de somar o mesmo número de pontos do que o Benfica. Isso quer dizer que Rui Borges, se ganhar em casa perante a sua antiga equipa, o Vitória de Guimarães, assegura sempre o título de campeão.
Ao todo, com a camisola do Sporting, Sebastián Coates realizou 369 jogos, com 37 golos marcados, 10 assistências e oito títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22), uma Taça de Portugal (2018/19) e quatro Taças da Liga (2017/18, 2018/19, 2020/21 e 2021/22). O central é o jogador estrangeiro com mais jogos de sempre pelo Clube de Alvalade, deixando um legado histórico com a Listada verde e branca.
Veja o tweet de Sebastián Coates:
Médio viu amarelo contra o Benfica aos 19' minutos, completando a segunda série de cartões e é baixa para duelo frente ao Vitória de Guimarães
|
Morten Hjulmand viu o cartão amarelo contra o Benfica (1-1) aos 19' minutos, completando a segunda série de amarelos (de quatro cartões), pelo que é baixa contra o Vitória de Guimarães na última jornada. Rui Borges desvaloriza a ausência do capitão para a última ronda.
"Se olharem para trás, já perdemos tantos jogadores esta época tivemos sempre forma de arranjar soluções"
"E continuamos a chegar aqui a depender de nós com todos os problemas que tivemos. Não posso ficar triste. É importantíssimo, não podemos fugir disso, mas quem jogar dará resposta enorme. Deu tudo pela equipa, no próximo jogo dará outro. Nem pensei nisso ainda", afirmou Rui Borges que salienta o facto de os leões dependerem apenas de si.
"Sinto que dependemos apenas só de nós, e isso é muito bom. Agora, falta um jogo, e isso é a equipa que vou afrontar... porque já fui o líder dela. Sei bem a qualidade que está do outro lado, por isso temos de ser sérios, olhar para o jogo com toda a seriedade, porque não fomos sequer campeões ainda, nada. Dependemos de nós, perante os nossos adeptos, na nossa casa. Acredito que estará um ambiente incrível, porque os adeptos têm sido fantásticos".
Rui Borges explicou ainda a opção de juntar Conrad Harder a Viktor Gyokeres: "Foi tentar mexer, porque o Benfica ali nos últimos 10, 15 minutos estava a tentar expor-se um bocadinho mais. O Harder dava-nos a capacidade de aceleração, tal como o Vikor Gyokeres que só não teve muitas oportunidades para esse espaço.
"O Trincão já não estava a dar, o Pote também não estava a dar"
Segundo o treinador, Pote e Francisco Trincão estavam exaustos: "Poderíamos ganhar alguma profundidade com o Harder já que o Trincão já não estava a dar, o Pote também não estava a dar. Juntamos os dois para conseguirmos criar situações de dois para dois e tentarmos ser mais fortes do que antes".