
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rui Borges conta com excelentes notícias antes da deslocação do Sporting ao reduto do AVS. É que Gonçalo Inácio, um dos muitos lesionados no plantel dos verdes e brancos, já está pronto para deixar a enfermaria de Alvalade, depois do técnico ter levando questões sobre a sua condição física, após o encontro com o Dortmund.
A novidade é avançada pelo jornal desportivo Record, este sábado, 22 de fevereiro, que assegura que o defesa internacional português, que saiu da Alemanha em dificuldades, poderá ser utilizado já no encontro com o AVS, depois de ter sido ontem reavaliado pelo departamento clínico do Clube de Alvalade. Assim, Rui Borges poderá contar com um 'reforço de peso' para o embate, que está agendado para domingo, pelas 18h00.
Recorde-se que, Inácio falhou a primeira mão com o Dortmund, a 11 de fevereiro, devido a alguma fadiga muscular, tendo ido a jogo com o Arouca e com os alemães na segunda fase da eliminatória. O internacional português acabou por alinhar apenas 56 minutos no último encontro da Liga dos Campeões, tendo deixado as quatro linhas com algumas queixas. No entanto, já está pronto para alinhar às ordens de Rui Borges.
Quem não poderá certamente ir a jogo com o AVS é João Simões. Tal como Gonçalo Inácio, o médio de 18 anos deixou a Alemanha para se juntar ao leque de lesionados do Sporting, tendo contraído um traumatismo do pé direito com fratura do quinto metatarso. Já se sabe qual o tempo de paragem do jovem craque dos leões.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Gonçalo Inácio – avaliado em 45 milhões de euros – marcou presença em 28 encontros: 17 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.053 minutos que disputou, o defesa-central formado em Alvalade marcou três golos e fez três assistências.
Médio dos leões saiu lesionado do encontro frente ao Dortmund, tendo contraído um traumatismo do pé direito com fratura do quinto metatarso
|
João Simões é o mais recente lesionado no Sporting e vai ficar, no mínimo, cerca de seis semanas em recuperação. Os leões confirmaram a ausência do médio de 18 anos no treino, uma vez que que contraiu um traumatismo do pé direito com fratura do quinto metatarso no embate com o Borussia Dortmund.
O tempo de paragem do craque foi divulgado pelo jornal desportivo Record, na edição deste sábado, 22 de fevereiro. O diário desportivo revela ainda que o futebolista, que está neste momento a utilizar uma bota ortopédica, vai 'à faca', sendo a operação a solução mais rápida para debelar a lesão. Assim sendo, com seis semanas de recuperação à vista, Rui Borges espera ainda contar com o atleta em 2024/25, ficando, claro, o regresso a depender de vários fatores.
Apesar de existir a possibilidade de regressar antes do término da temporada, João Simões vai certamente falhar os restantes embates do mês de fevereiro e todos os duelos agendados para março, podendo regressar no começo de abril. Em causa estão as partidas com o AVS, Gil Vicente, Estoril Praia, Casa Pia, Famalicão e Estrela da Amadora.
Recorde-se que João Simões não é a única ausência no plantel do Sporting. Rui Borges viu o capitão Morten Hjulmand, que esteve entregue à Unidade de Performance, após o embate da Liga dos Campeões, com o Dortmund.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, João Simões - atualmente com um valor de mercado fixado nos 2,5 milhões de euros - soma 15 jogos pela equipa principal, nos quais disputou 688 minutos, tendo feito um golo, frente ao Nacional, e uma assistência, diante do Bolonha na Liga dos Campeões. O médio fez ainda três encontros nos juniores (sub-19) e nove nos B's.
Em entrevista aos meios do Clube de Alvalade, o Líder máximo dos verdes e brancos acabou por justificar a aposta no técnico
|
A aposta em João Pereira foi, na passada sexta-feira, 21 de fevereiro, justificada por Frederico Varandas. O Presidente do Clube de Alvalade, em entrevista à Sporting TV, considerou que o plantel dos verdes e brancos acabou por ser o principal 'culpado' pelo falhanço do técnico, acreditando que a equipa não estava aberta à mudança.
Frederico Varandas - Qualquer treinador que viesse seria muito difícil pela razão que os jogadores não estavam recetivos a mudar e não era pelo João
"Resumindo e voltando ao dia 11 de novembro seria difícil tomar uma decisão até pela construção do plantel em 3x4x3. O João Pereira não jogava assim mas as suas equipas saíam a três e isso ajudava", começou por referir o Líder do Sporting.
Frederico Varandas considerou, em seguida, que a 'culpa' não foi de João Pereira, mas sim do plantel, que não estava "recetivo" há mudança: "Qualquer treinador que viesse seria muito difícil pela razão que os jogadores não estavam recetivos a mudar e não era pelo João. Desde que estamos aqui o João está a fazer a melhor época na equipa B e mesmo com muitos desfalques, está na fase de subida para 2ª Liga. O João vai fazer o seu caminho".
Recorde-se que, João Pereira assumiu as rédeas depois de Ruben Amorim ter deixado o comando técnico dos leões, trocando o Clube de Alvalade pelo Manchester United. Pela equipa principal dos verdes e brancos, o ex-timoneiro somou três vitórias, quatro derrotas e ainda um empate.
Importa realçar ainda que, Frederico Varandas analisou também a atual onda de lesões do plantel do Sporting, deixando uma 'laracha' a Augusto Inácio, bem como a ardilosa arbitragem de Tiago Martins, que foi VAR no Clássico com o Porto.
Líder máximos dos verdes e brancos recordou que antes do Clássico com os leões, o senhor do apito havia sido alvo de críticas por parte dos dragões
|
Frederico Varandas deu uma longa entrevista à Sporting TV, na passada sexta-feira, 21 de fevereiro, onde abordou a várias questões dentro da atualidade do Clube. O Presidente dos leões recordou o Clássico com o Porto, acabando por deixar duras críticas a Tiago Martins, que desempenhou o papel de VAR. O Líder dos verdes e branco recordou que o senhor do apito havia sido alvo de escrutínio dos dragões, antes do embate com a turma leonina, podendo isto ter condicionado a sua decisão no lance com Diomande.
Frederico Varandas - Tomou a decisão por ter sido condicionado
"Eu quero chegar a outro ponto. Comecei pela nossa forma de estar e faço um apelo aos árbitros pela forma como reagem a determinados tipos de confiança. Dou o exemplo do Tiago Martins no Famalicão-FC Porto, teve uma decisão onde anulou um golo ao FC Porto e marcou um penálti para o Famalicão. Foi uma decisão correta do Tiago Martins! O FC Porto perdeu pontos e depois vimos uma comunicação ‘old school’ que já vimos várias vezes e foi pedida uma reunião ao C.A", começou por referir o Presidente dos leões.
"Eu não faço isso! Houve muito ruído e tudo a bater no Tiago Martins…Depois ele voltou a apitar o Nacional-FC Porto e há uma entrada para cartão vermelho e o Tiago Martins mostra amarelo. O VAR chamou-o e o Tiago Martins manteve o amarelo. Não tenho dúvidas que tomou a decisão por ter sido condicionado. O Tiago Martins tem de pensar que assim estes clubes pensam que vale a pena e está a prejudicar a vida dos seus colegas pois, sempre que um grande perder, lá vem a newsletter longuíssima a queixar-se e não saímos disto", acrescentou Frederico Varandas.
"Depois, o Tiago Martins é VAR num jogo em que podíamos ter saído com 6 pontos de vantagem. O João Pinheiro pareceu-lhe ver uma agressão de Diomande. O VAR, tranquilo, não viu que não houve agressão e não pediu ao João Pinheiro que fosse ver. Por causa desse cartão, por azar, o Diomande não pôde jogar com o Arouca e por acaso jogou o St. Juste que se lesionou e marcou na própria baliza", concluiu o Líder Máximo do Sporting.
Frederico Varandas - O VAR, tranquilo, não viu que não houve agressão e não pediu ao João Pinheiro que fosse ver.
Frederico Varandas, que revelou o motivo pelo qual o Sporting não deu as condolências na morte de Pinto da Costa, aproveitou ainda a oportunidade para analisar a onda de lesões e as polémicas declarações de Augusto Inácio, deixando uma 'farpa' ao antigo treinador dos verdes e brancos.