Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Depois de muita contestação durante a primeira metade da época para com os dois guardiões do Clube, Franco Israel e Vladan Kovacevic, o Sporting decidiu mesmo ir ao mercado, na janela de transferêcias de inverno, para garantir a contratação de uma opção mais segura para as balizas verde e brancas. Rui Silva foi o escolhido e deve estar prestes a assinar, tendo até exames médicos já marcados para este sábado, dia 11 de janeiro.
Frederico Varandas terá, à espera de Rui Silva, um contrato com duração até 2028, e o Sporting deverá pagar um valor a rondar os 4,75 milhões de euros ao Bétis, com a possibilidade de o valor crescer em mais um milhão, mediante o cumprimento de objetivos previamente combinados entre os leões e a equipa de Sevilha.
A passada sexta feira, dia 10 de janeiro, já foi um dia bastante agitado para o guarda redes português: ainda treinou da parte da manhã nos complexos desportivos do Bétis, o seu último treino no clube espanhol. Depois, despediu-se de colegas e staff que o acompanharam em Espanha, e o ajudaram no seu período no clube do sul do país. Saiu do estágio pela hora de almoço para fazer a viagem para Portugal, onde já passou a noite.
Este sábado, dia 11 de janeiro, com a equipa concentrada em Leiria devido ao jogo da final da Taça da Liga, Rui Silva deverá dirigir-se à Academia de Alcochete, para realizar os habituais exames médicos antes de assinar pelo Sporting.
A apresentação do guardião internacional pela seleção portuguesa ficará marcada para o início da próxima semana, já depois de terminada a final four da Taça da Liga. O objetivo da SAD do Sporting, e dos responsáveis leoninos, é que o jogador já esteja pronto para alinhar na próxima partida, frente ao Rio Ave, no dia 18 de janeiro, caso o treinador Rui Borges assim o decida.
Rui Borges, treinador dos leões, tem sido obrigado a fazer várias alterações no 11 inicial verde e branco devido às lesões que o Clube tem sofridos
|
0Rui Borges assumiu o comando do Sporting dia 26 de dezembro, numa equipa que já tinha algumas lesões. O treinador tem sido obrigado a ser criativo, dado que o boletim clínico dos leões não para de aumentar, e os jogos têm sido de grande dificuldade. Com nova ausência, desta feita de Morita, o treinador verde e branco está a explorar duas novas hipóteses para o meio campo, e os dois defesas de raíz.
O jovem João Simões, apesar de disponível e saudável, deverá ficar no banco, uma vez que o técnico leonino quererá alguém mais experiente para ocupar aquela posição, naquele jogo. Surgem, então, duas alternativas surpresa: Zeno Debast, defesa central dos leões, e Ricardo Esgaio, defesa lateral verde e branco.
Segundo o jornal 'Record', esta solução já tem vindo a ser treinada por Rui Borges, que pretende aproveitar a versatilidade dos jogadores. Recordar que o central belga foi, durante a sua formação, um médio, e que o lateral português chegou a ser utilizado na mesma posição por Ruben Amorim. Os dois jogadores são vistos como tendo boa capacidade de passe, e de pressão, o que lhes permite serem considerados para o miolo do terreno.
Já na conferência de imprensa de antevisão ao desafio, Rui Borges tinha abordado este tema: "O Inácio vem de lesão e fisicamente não está preparado para a exigência do jogo logo de início. Mas há outros que já lá jogaram. Até o Esgaio já jogou e médio (...) Se errarem, vão falhar como falham os que são da posição. Estaremos cá para assumir todos esses erros", explicou na altura.
Relembrar a curiosidade de que nenhum dos dois jogadores somou ainda qualquer minuto desde a chegada de Rui Borges ao Sporting. Ricardo Esgaio esteve castigado, devido à expulsão no jogo frente ao Santa Clara, e esteve disponível apenas no último jogo, frente ao Porto. Debast foi sempre convocado mas nunca saiu do banco.
Avançado dos leões tem sido um dos grandes destaques da equipa verde e branca desde que chegou a Alvalade, no verão de 2023
|
0Não é surpresa que Viktor Gyokeres é o grande destaque do Sporting desde que chegou a Alvalade no verão de 2023, com registos de golos inacreditáveis com a Listada verde e branca. O avançado leonino também tem apetência especial para aparecer nos grandes momentos, e os jogos contra os maiores rivais não têm sido exceção para o sueco.
Depois de 11 duelos com Benfica e Porto, os números do Viking de Alvalade metem inveja a qualquer ponta de lança no mundo: nos jogos teoricamente mais complicados que disputou em Portugal, o avançado dos leões já marcou sete golos, aos quais juntou cinco assistências: 12 contribuições para golo em 11 partidas, média superior a um golo ou assistência por desafio.
Logo no primeiro dérbi, em novembro de 2023, Gyokeres 'molhou a sopa', e fez o primeiro do jogo onde o Sporting sofreria a reviravolta nos descontos. Voltou a marcar, e também assistiu, pouco de um mês depois, no primeiro jogo contra o Porto, desta feita com vitória verde e branca.
Em 2024, a tendência manteve-se: um golo e uma assistência nos dois jogos frente aos rivais de Lisboa, nas meias finais da Taça de Portugal. A 6 de abril, o primeiro jogo em branco, na vitória do Sporting por 2-1 frente ao Benfica em que Geny Catamo vestiu a capa de herói. Pouco depois, saltou do banco no dragão para bisar em dois minutos e deixar o jogo com 2-2 no marcador. Voltou a ficar em branco na final da Taça de Portugal, mas, já na presente época fez duas assistências na Supertaça, e depois um golo na vitória frente ao Porto para o campeonato. O passe para o golo de Geny na meia final da Taça da Liga foi o último capítulo de uma história que promete não ficar por aqui.
No entanto, a saída de Viktor Gyokeres do Sporting no final na temporada, parece, segundo a imprensa nacional e internacional, inevitável. Se tal acontecer, o sueco terá até ao fim da temporada para melhorar o seu registo, e continuar a ser dor de cabeça para os rivais dos leões.
Jogador que agrada muito ao leões, e que tem sido muito discutido nos últimos dias, parece já estar mais longe de Alvalade, mas Presidente continua a tentar
|
0O defesa lateral direito, Alberto Costa, atualmente jogador do Vitória de Guimarães - onde foi orientado por Rui Borges -, foi definido pelo Sporting como um dos grandes alvos para o defeso de inverno. Rumores davam o jovem jogador bastante perto de Alvalade, mas segundo conta o jornal 'Record', as negociações não estarão assim tão fáceis. Verde e brancos continuam na luta para conseguir o atleta.
Nas últimas horas não terá existido grande avanço nas conversações, com o clube vimaranense a insistir num valor de 10+2 milhões de euros, e o Sporting a fixar-se nos 9+2 milhões. Os prazos de pagamento são outro dos pontos de desavença, neste momento, entre os dois clubes portugueses.
O intuito do jogador será, no entanto, juntar-se ao Sporting, já tendo até recusado uma oferta de outro clube. O presidente do Vitória de Guimarães, António Miguel Cardoso, confirmou esta informação quando falou com a imprensa antes do jogo dos vimaranenses frente ao Elvas, para a Taça de Portugal.
"Efetivamente tivemos um acordo com um clube e esse clube não era o Sporting. Manifestamos esse interesse ao Alberto, mas o Alberto quer continuar connosco. Tem contrato até 2028 e o importante neste momento é proteger o Alberto que quer estar connosco. Temos de compreender a posição dele e, portanto, não se passa mais nada", começou por dizer o presidente do Vitória.
Complementou, depois, a informação: "Sporting? Tivemos um acordo com outro clube e o Alberto não quis ir. Em relação ao clube que menciona, não sabemos de nada, o jogador não pode falar com outro clube ou manifestar qualquer interesse quando não existe um acordo com o Vitória", rematou António Miguel Cardoso. Relembre-se que este "outro clube" seria o Brighton, de Inglaterra, que teria oferecido cerca de 12 milhões de euros pelo jogador.