
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Teo Gutiérrez causou muita polémica aquando da sua passagem no Sporting. Atualmente, com 38 anos, o avançado colombiano garante que, enquanto estava no River Plate, era desejado pelo Benfica, mas os argentinos esconderam a proposta. Se tivesse conhecimento de tal, mudava-se sem pensar duas vezes.
"Estava no River e não quiseram vender-me ao Benfica. Fizeram a oferta e no River disseram que não havia nada. Se soubesse, teria ido! Era um clube europeu, um grande e nesse momento jogava Champions, chegava a finais europeias. Quando chego [ao Sporting], sento-me e ele [Jorge Jesus] diz-me isso... E eu 'não me deixaram vir duas vezes'. O Gallardo disse que não...", recordou, à DIRECTV Sports.
"O Benfica estava disposto a pagar. Não era muito, mas para mim era bastante, era marcar a diferença. E saber que uma equipa com tanto prestígio como o Benfica te quer, uma equipa que consegue produzir grandes estrelas, é algo muito bonito. Quando me sentei e ele me diz aquilo, fiquei gelado. Se soubesse teria ido!", admitiu.
"Estava a ter os meus melhores anos. Nessa altura aumentaram-me a duração do contrato e o salário e isso pareceu-me estranho. Estava a marcar golos, mas era estranho! Depois percebi tudo (risos)!", terminou o internacional colombiano, atualmente ao serviço do Real Cartagena.
Teo foi contratado pelo Clube de Alvalade em 2015, quando Jorge Jesus assumiu o comando técnico verde e branco. De recordar que sua passagem por Alvalade foi marcada por algumas polémicas com o jogador a falhar por quatro vezes a data de regresso ao Sporting, após as férias de natal de 2015, apresentando-se em Alvalade apenas a meio do mês de janeiro.
Com a Listada verde e branca, Teo fez 32 partidas, onde marcou 15 golos e fez uma assistência, tendo contribuído para a conquista de uma Supertaça, na qual marcou o único golo do encontro, na vitória por 1-0, diante do Benfica. Acabou por deixar Alvalade, em 2016/17, rumo ao Rosario Central.
Recorde todos os golos de Teo pelo Sporting:
Frederico Varandas, Presidente do Clube de Alvalade, terá de desembolsar quantia choruda devido a acusações descritas em documento oficial
|
O Sporting vai ser obrigado a pagar um total de 4.460 euros euros em multas relativas à deslocação a Rio Maior, para enfrentar o Casa Pia, de acordo com o mapa de castigos da jornada 25 da Liga Portugal Betclic, divulgado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
O valor da coima aplicada ao Clube de Alvalade está associado à deflagração de engenhos pirotécnicos, descritos no documento disponibilizado pelo organismo que gere a arbitragem portuguesa como "quatro flashlights" e "três tochas incandescentes".
"Os adeptos da equipa visitante que deflagraram os engenhos explosivos que constam no quadro em cima, foram identificados pelas suas roupas, cachecóis e cânticos de apoio. (…) No final do jogo, os Delegados da LPFP reuniram-se com o Sr. Comandante da Força Policial, Diretor de Segurança do Visitado e Coordenador de Segurança, e o mesmo confirmou a informação relatada no quadro de uso de engenhos explosivos", pode ler-se.
Pedro Proença foi recentemente eleito como novo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Através de um comunicado, o Clube leonino felicitou o dirigente e e mostrou-se entusiasmado com a possibilidade de um “momento de viragem” no que toca à "proteção e valorização da carreira dos árbitros" portugueses.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo este sábado, dia 15 de março, frente ao Famalicão. O encontro, a contar para a 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Hugo Oliveira, tem pontapé de saída marcado para as 20h30, no Estádio José Alvalade.
Atual treinador do Lusitano de Évora orientou jogador na chegada a Portugal e explica que, com o passar do tempo, ganhou aptidões que não tinha
|
Pedro Russiano orientou Geny Catamo no Amora. Chegado do Black Bulls de Moçambique, o 'camisola 21' do Sporting foi utilizado pelo atual treinador do Lusitano de Évora em várias posições, adaptando-se sempre ao contexto pedido pelo técnico, que guarda boas memórias do jogador verde e branco - que regressa ao onze frente ao Famalicão.
"É um miúdo que aceita bem a mudança. Comigo jogou a extremo esquerdo, a extremo direito e a médio ofensivo e sempre aceitou tudo da melhor forma", começou por revelar, ao jornal Record, garantindo que o canhoto, "jogou a extremo-esquerdo, a extremo-direito e a médio ofensivo e sempre aceitou tudo da melhor forma".
Pedro Russiano explica que, sob as suas ordens, o futebolista do Sporting "realizou vários jogos a número 10" e que, com Ruben Amorim, desenvolveu aptidões que não tinha "entre elas, aprender a defender", explica, admitindo que o moçambicano "tinha lacunas a fechar o espaço interior, a definir aquilo que era o espaço e o momento de pressão. Essas adaptações fizeram dele o jogador que é hoje".
"Comigo, Catamo também jogou a extremo-esquerdo, pois tem uma valência que é poder explorar os cruzamentos com o pé esquerdo, ganhar mais a linha de fundo com o seu pé dominante. Vai trazer outra variabilidade à forma como joga do lado contrário. Um dos movimentos de referência dele, no lado direito, é vir para dentro e dar na baliza com o pé esquerdo. Se conseguir fazê-lo do outro lado com o pé direito, ficará um jogador ainda mais completo", terminou.
Ao longo desta temporada, Geny Catamo – avaliado em 15 milhões de euros – conta com 36 jogos disputados ao serviço do Sporting. Ao longo do total de 2.217 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto apontou quatro golos e tendo realizado três assistências, procurando bater os números do ano anterior.
Antiga glória do Clube de Alvalade dá 'luz verde' a troca no plantel dos leões e revela desejo de conquistar o bicampeonato no final da temporada
|
A Direção do Sporting quer renovar o contrato de Francisco Trincão. Uma das apostas da estrutura leonina é oferecer a 'camisola 10' ao extremo português, facilitando uma resposta positiva o jogador. Krasimir Balakov, glória do Clube de Alvalade, aprova a mudança.
"Ficava feliz por passar-lhe o testemunho!", começou por revelar, ao jornal Record. "Conheço o Trincão, não tão bem assim porque ele ainda é novo, mas sei que tem muita qualidade. Se o Clube decide que ele tem de ficar com o 'número 10', significa que têm muita esperança e confiança nele, que é um jogador para o futuro. É um sinal que o Sporting dá para lhe dizer que ele é muito importante. E para o Trincão seria uma motivação acrescida para demonstrar que merece essa camisola", atirou.
"Não recebi logo o 10. No primeiro ano fiquei com o 9 e ainda fiz alguns jogos com o 6, porque o 10 estava com outro jogador, acho que com o [Carlos] Xavier", recorda Balakov. "A partir do ano seguinte fiquei com o 10, daí até ao final da minha carreira. Antigamente, por tradição, o número 10 era o 'playmaker', o que pensava o jogo, o que mandava no meio-campo", revelou, afirmando que "para ter o 10 tem de ser um jogador de qualidade. Atualmente as coisas mudaram um pouco... Mas o número 10 fica sempre conhecido como número 10".
Para terminar, Balakov foi questionado sobre a possível conquista do bicampeonato por parte dos verdes e brancos e mostrou-se muito confiante. "É claro que acredito. Se acontecer, com certeza que vou a Lisboa", prometeu. "Desde o primeiro dia em que cheguei ao Sporting até hoje fui sempre Sócio do Sporting, com as quotas em dia! É claro que como Sócio do Sporting e antigo jogador do Clube, quando vencem um título é para mim sempre um gosto festejar com eles. Confio que podem ser bicampeões".
Em 2024/25, Francisco Trincão – avaliado em 27 milhões de euros – já leva nove golos e 12 assistências na conta pessoal, ao longo de 42 encontros, apresentando a melhor temporada da carreira a nível individual. O extremo dos verdes e brancos é, de momento, o futebolista mais utilizado de todo o plantel, tendo cumprido 3.631 minutos