
Futebol
Consultor de comunicação arrasa Rui Borges e diz que técnico não tem nível para estar no Sporting
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rui Borges convocou 21 jogadores para a próxima partida do Sporting. A grande novidade da convocatória é a inclusão de Pedro Gonçalves, cujo regresso já tinha sido anunciado pelo treinador. O internacional português não é utilizado desde 10 de novembro de 2024.
Frente ao Santa Clara, ainda não se espera a titularidade de Pote, mas o plano passa por lançá-lo durante o jogo e reacender a química com Trincão e Gyokeres. A última vez que os três jogadores partilharam o relvado foi num triunfo frente ao Braga por 4-2. Nesse jogo, não só foi a despedida de Ruben Amorim, que rumou ao Manchester United, como Pote saiu lesionado, dando início a um longo período de ausência.
Apesar de não alinharem juntos há vários meses, os três somam atualmente 58 dos 108 golos marcados pelo Sporting esta temporada. E agora, com o regresso de Pedro Gonçalves, o trio tem margem para voltar a ser decisivo na reta final para o Campeonato.
Por outro lado, Diego Callai, guarda-redes que ficou no continente porque vai ser utilizado na equipa B, no importante encontro de domingo, com o Atlético, na luta pela subida na Liga 3. Para o lugar de Callai, como terceiro guarda-redes nesta deslocação da equipa A, está Francisco Silva.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 12 de abril, frente ao Santa Clara, em jogo válido para a 29.ª jornada da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação completa -. O duelo diante da turma de Vasco Matos tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio de São Miguel, nos Açores.
Leões e açorianos defrontam-se, este sábado, dia 12 de abril, às 18h00, em São Miguel; Clube de Alvalade está no segundo lugar do Campeonato
|
Mansur, antigo defesa do Santa Clara, acredita que a turma açoriana pode causar uma surpresa e ganhar ao Sporting. O defesa brasileiro de 31 anos lembra a vitória da formação insular diante do Clube de Alvalade (3-2) durante a temporada desportiva de 2021/22 e acredita que os a turma de Vasco Matos pode vencer.
"Foi um jogo marcante, no qual todos fizeram uma grande exibição e por isso ficou gravado na memória para toda a vida"
“Lembro-me perfeitamente desse jogo, foi especial. Foi um jogo muito bom de se ver, muito equilibrado, contra uma grande equipa como o Sporting, na altura o campeão nacional. Foi um jogo marcante, no qual todos fizeram uma grande exibição e por isso ficou gravado na memória para toda a vida", começou por dizer o jogador do Atromitos (Grécia) ao jornal Record.
Mansur destaca o crescimento de Hidemasa Morita - que pode voltar aos convocados - desde essa altura: “Tinha a certeza de que, qualquer clube para onde o Morita fosse, só teria a ganhar. É um excelente jogador, um jogador completo, na minha opinião, com muita qualidade e inteligência. Por isso, nunca tive dúvidas de que teria sucesso”, afirmou.
"Acredito que possa vencer, até porque hoje o Santa Clara tem um plantel para ganhar a qualquer um"
Questionado sobre as possibilidades de o Santa Clara vencer o próximo jogo contra o Sporting, Mansur não tem quaisquer dúvidas: “Acredito que possa vencer, até porque hoje o Santa Clara tem um plantel para ganhar a qualquer um, então acredito que possa sair com a vitória", concluiu.
Por esta altura, o Clube de Alvalade é segundo classificado do Campeonato Nacional, com 66 pontos em 28 jornadas disputadas, menos dois do que o Benfica (68). Já o Braga é terceiro classificado com 57 pontos, enquanto que o Santa Clara é quinto com 46 pontos.
Juiz vai apitar terceiro jogo dos leões esta época; Na primeira volta, Clube de Alvalade foi prejudicado e acabou por perder por 1-0, em casa
|
Tito Arantes Fontes não esconde a sua perplexidade por ver Cláudio Pereira e Hélder Malheiro (VAR) terem sido escolhidos pelo Conselho de Disciplina do Conselho de Arbitragem para apitarem o próximo encontro do Sporting frente ao Santa Clara, nos Açores, e diz que é uma vergonha para a Liga, caso os juízes voltem a prejudicar leões.
"Fiquei estupefacto com a falta de razoabilidade na nomeação do Cláudio Pereira e do Hélder Malheiro para árbitro e VAR"
"Fiquei estupefacto com a falta de razoabilidade na nomeação do Cláudio Pereira e do Hélder Malheiro para árbitro e VAR, respetivamente. Quer um, quer outro, têm das arbitragens mais nefastas que o Sporting sofreu este ano, unanimemente reconhecido por todos os comentadores de arbitragem. Nomeadamente em relação ao Cláudio Pereira, no jogo da primeira volta com o Santa Clara em Alvalade, há dois penáltis claros também identificados por todos os ex-árbitros e comentadores. Depois, o senhor Cláudio Pereira e o VAR Hélder Carvalho passaram impunemente sobre o problema. Aliás, o Cláudio Pereira teve uma habilidade: viu um penálti a favor do Sporting que o VAR descortinou que não era. Ou seja, não vê o que é penálti, mas vê o que não é", começou por dizer ao jornal Record.
O ex presidente do Grupo Stromp espera, no entanto, uma arbitragem "capaz e isenta". "Não é para compensar o prejuízo que deram ao Sporting na primeira volta. Os sportinguistas querem que os árbitros trabalhem de forma correta e sem agendas predeterminadas", referiu.
"Precisamos de árbitros capazes"
Tito Arantes Fontes exige melhore juízes: "Queremos uma Liga bem disputada e com arbitragens capazes, ao nível do que os jogadores fazem em campo. Precisamos de árbitros capazes. Os que são manifestamente abaixo devem ser retirados do painel de árbitros. Cláudio Pereira não quererá repetir uma atuação como a que teve em Alvalade. Nesse caso nunca mais o metam a arbitrar jogos da Liga. Até porque é uma vergonha para a própria Liga", rematou.
Ainda assim, o jurista acredita que os leões vão triunfar: "Jogámos com eles também para a Taça, em Alvalade e foi igualmente um jogo muito complicado, com uma arbitragem também ela muito complicada. Fomos claramente prejudicados. Vamos aos Açores para ganhar, estamos no campeonato para ganhar. Dependemos só de nós e faltam seis jogos. A questão é simples: é ganhar os jogos que faltam, incluindo o da Luz", frisou.
Clube de Alvalade perdeu liderança na última partida do Campeonato Nacional e está a dois pontos do Benfica, a seis encontros do final da competição
|
Nuno Raposo diz que o Benfica vai ser o vencedor do Campeonato Nacional, uma vez que não acredita que o Sporting seja capaz de anular a desvantagem de dois pontos que perdeu no último encontro frente ao Braga (1-1). O jornalista fala ainda nos erros que Rui Borges cometeu após o duelo diante dos minhotos nomeadamente as críticas a Conrad Harder.
"Não, Rui Borges, este resultado beliscou. Não beliscou tudo, mas beliscou muito. E mudou tudo. Mudou que o Sporting, até ao empate (1-1) de segunda-feira à noite com o Braga, podia jogar com dois resultados na Luz, empate e vitória, e ao dia de hoje só pode contar com a vitória. Mudou que a perceção, palavra tão em voga por estes tempos, é de que o Sporting corre atrás (e ir atrás já não é perceção, é um facto) de um rival mais forte, com mais soluções e embalado em boas exibições, enquanto em Alvalade se percebe um plantel menos rico e uma equipa nesta altura aparentemente menos preparada para a luta", disse, ao jornal A Bola.
"Na hora da verdade, Rui Borges acusou pressão"
Nuno Raposo recorda palavras que proferiu anteriormente, relembrando que "seria nesta reta final, quando o plantel leonino ficasse mais composto com o regresso de alguns dos lesionados — e como estavam os leões a respirar por Pedro Gonçalves... — que Rui Borges seria posto verdadeiramente à prova, se teria unhas para a guitarra leonina". No entanto, o especialista diz que "chegou a hora e o treinador acusou a pressão".
"A conferência de imprensa pós-Braga foi desastrosa, com o técnico a sentir-se pressionado de uma forma que lhe era desconhecida. Já reconheceu os erros internamente e isso é bom, mas vai ter de o fazer também publicamente (hoje há conferência de imprensa na Academia Cristiano Ronaldo em Alcochete), porque publicamente fez o que fez a Conrad Harder; porque publicamente disse que estava tudo como dantes. Não, nada está como dantes e os adeptos, que não são parvos, já o perceberam. E a perceção que têm, outra vez a palavra da moda, é de que o comportamento do Sporting em campo se aproxima mais de uma equipa pequena do que de um candidato ao título", afirmou.
"Até Gyokeres pode não conseguir fazer tamanho milagre"
O jornalista garante que "o Sporting de Rui Borges entra bem mas perde o fôlego e o domínio", apontando que os leões deixaram fugir "oito pontos no último quarto de hora" de jogos, permitindo que "Vitória de Guimarães, Porto, AVS, Braga… evitassem derrotas depois de estarem em desvantagem no marcador e durante muito tempo. E sabe-se que com os campeões acontece o contrário: reviravoltas, vitórias ao cair do pano como muitas tinha Ruben Amorim. A tal estrelinha que dá muito trabalho. Com Borges tem sido ao contrário...".
Para terminar, Nuno Raposo garante que o discurso de Morten Hjulmand no fim da partida "não lhe saiu da melhor forma", visto também ter acusado pressão. O especialista não tem dúvidas que, neste momento, a única esperança do Sporting é Viktor Gyokeres e "não é certo que o sueco consiga fazer tamanho milagre sozinho".