Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
07 Ago 2023 | 15:32 |
Daniel Sá, especialista em marketing desportivo e diretor-executivo do IPAM, analisou a questão do novo equipamento do Sporting em parceria com a marca CR7. Os leões têm visto a camisola ser partilhada por todo e mundo e já bateram recordes de vendas graças à parceria.
“É uma boa estratégia de marketing por parte do Sporting. Inclusivamente porque vemos cada vez mais os clubes europeus a saber gerir esta questão dos equipamentos. Há um efeito novidade. O 3.º equipamento é aquele que os clubes conseguem utilizar para ser mais arriscado. Quer em termos de cores ou formato. Dá para ser mais criativo. Veja-se os exemplos dos equipamentos do Benfica, o cor-de-rosa de há algumas épocas, ou desta temporada, com a linha que representam os 5 continentes. Esta forma revivalista, como acontece com a nova camisola do Sporting, tem uma narrativa associada. É uma boa estratégia, porque permite chegar a um público que não seja tão fanático. Permite chegar a outros públicos”, começou por dizer, em declarações ao jornal Record.
“Temos uma mistura de gerações diferentes nos adeptos. Há uns anos era estranho ter jogadores estrangeiros e passou a ser normal. Não era normal ter publicidade nas camisolas e passou a ser assim. Os tempos mudaram. Com todo o respeito pela história, isto é o Sporting em 2023 e num Mundo extremamente competitivo, a todos os níveis. Os adeptos podem criticar, mas querem uma equipa para ser campeão e o clube a gerar receitas. O sentimento muito puro no futebol já não é real. Os clubes têm de gerar receitas. Isso é o Mundo real”, fomentou o especialista em marketing.
“Esta é sempre uma matéria sensível... Os adeptos têm amor ao clube. Não têm amor a uma marca de roupa ou carro que se usa. Por isso é que é um tema tão sensível. E isto da mudança do símbolo em si tem acontecido até um pouco por toda a Europa. Especialmente em Itália. A Juventus é conhecida por Vecchia Signora [Velha Senhora] e, se olharmos aos últimos anos, mudou várias coisas como o símbolo, até bastante diferente, mas não perdeu esse legado. A mudança foi radical. Foi logo a nível de instalações, na comunicação e no equipamento. Mas resultou. Mas não vejo isto tudo, minimamente, como algo prejudicial para o Sporting, se acontecer”, terminou, valorizando a perspetiva dos adeptos em relação a novidades como esta.
'Camisola 22' do Clube de Alvalade está lesionado, mas tem sido tema de mercado para um dos grandes emblemas do futebol mundial
04 Nov 2025 | 13:42 |
O Manchester City está no mercado à procura de laterais direitos e, ao que parece, Hugo Viana terá colocado o nome de Iván Fresneda na lista do emblema da Premier League. O jogador do Sporting acaba por dar nas vistas, uma vez que já havia sido referenciado antes de rumar a Alvalade.
A informação está a ser avançada por Graeme Bailey - jornalista britânico -, que dá conta que o jovem espanhol surge como alternativa à contratação de Tino Livramento, jogador do Newcastle. Sem valores apresentados, o 'camisola 22' dos leões tem sido acompanhado pelo emblema da Premier League já desde 2023.
De resto, a mesma fonte adianta que o City está bastante satisfeito com o trabalho de Hugo Viana - tendo sido o próprio a voltar a trazer à tona o nome de Fresneda nesta fase, uma vez que sempre se mostrou admirador das mais-valias do jogador. Para já, o espanhol encontra-se lesionado e é desfalque na equipa de Rui Borges no Sporting.
Iván Fresneda - avaliado em 8 milhões de euros - já cumpriu 13 jogos com a camisola do Sporting nesta nova temporada: oito na Liga Portugal, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Nos 797 minutos de participação, já somou uma assistência para golo.
O Sporting volta a entrar em campo já esta terça-feira, dia 4 de novembro, desta vez contra os italianos da Juventus. O encontro, a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Luciano Spalletti, jogar-se-á no reduto do adversário, às 20h00.
Confira a publicação:
Apesar das novas informações, o responsável mantém-se de olho numa das figuras mais relevantes para a Direção dos verdes e brancos
04 Nov 2025 | 13:04 |
A direção do Wolverhampton, liderada por Jeff Shi, não terá feito qualquer contacto ou proposta junto do Sporting por Rui Borges, ainda que o treinador dos verdes e brancos tenha sido recorrentemente associado ao interesse do emblema da Premier League - ainda que este não esteja interessado na mudança.
De acordo com a informação avançada por Sebastião Sousa-Pinto, através da sua conta na plataforma 'X' (antigo Twitter), os wolves procuram outro tipo de treinador para suceder a Vítor Pereira. Ao que parece, Gary O’neil "pode regressar a Wolverhampton", adianta a mesma fonte.
Com contrato até junho de 2026, com mais uma temporada de opção, Rui Borges tem vindo a cimentar o seu lugar no Sporting. Na época passada, o técnico conquistou o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal e, em 2025/26, venceu 12 dos 16 encontros que disputou, tendo empatado um e perdidos outros três.
Ao todo, desde que assumiu o comando técnico do Sporting em dezembro de 2024, oriundo do Vitória de Guimarães, na sequência do despedimento de João Pereira, Rui Borges leva 45 encontros pelo Clube de Alvalade, contabilizando 30 vitórias, 10 empates e cinco derrotas, nos quais conquistou dois títulos.
Apesar de toda esta polémica, Rui Borges mostra-se de olhos postos na deslocação do Sporting ao reduto da Juventus. O encontro, relativo à quarta jornada da fase regular da Liga dos Campeões, está agendado para a próxima terça-feira, 4 de novembro, às 20h00, em Itália, e um triunfo pode catapultar os leões para a próxima fase.
Confira a publicação:
Verdes e brancos disputam a quarta jornada da Liga dos Campeões já esta terça-feira, dia 4 de novembro, frente à equipa da Juventus
04 Nov 2025 | 12:33 |
Georgios Vagiannidis será titular no Juventus - Sporting, válido para a quarta jornada da Liga dos Campeões. Depois de uma curta passagem pelo Inter, onde não jogou, o internacional grego prepara-se para regressar a Itália e fazer a sua estreia na prova milionária.
A lesão de Iván Fresneda na partida frente ao Alverca - que os leões venceram, por 2-0 -, não deixa grandes opções a Rui Borges, que se irá ver 'obrigado' a trocar esta peça no onze inicial da sua equipa para a deslocação a Turim, na qual o técnico português pretende ir na máxima força.
A verdade é que, nos restantes três jogos do Sporting na Liga dos Campeões, Vagiannidis acabou por não sair do banco em qualquer um deles - Kairat, Napoli e Marselha -, sendo que a única vez que disputou a prova milionária foi ainda na fase de qualificação, pelo Panathinaikos.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Georgios Vagiannidis - avaliado em 12 milhões de euros - participou em dez partidas. O lateral dos verdes e brancos disputou um total de 663 minutos, nos quais conseguiu fazer três assistências para os companheiros de equipa.
O Sporting volta a entrar em campo esta terça-feira, dia 4 de novembro, frente à Juventus. O encontro, a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Luciano Spalletti, jogar-se-á em Turim, pelas 20h00.