Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

SPORTING DÁ MASTERCLASS DE COMO ENCHER OS COFRES DE ALVALADE: “OS ADEPTOS PODEM CRITICAR, MAS QUEREM UMA EQUIPA PARA SER CAMPEÃO”

Especialista elogiou a ‘jogada’ dos leões

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Daniel Sá, especialista em marketing desportivo e diretor-executivo do IPAM, analisou a questão do novo equipamento do Sporting em parceria com a marca CR7. Os leões têm visto a camisola ser partilhada por todo e mundo e já bateram recordes de vendas graças à parceria.


“É uma boa estratégia de marketing por parte do Sporting. Inclusivamente porque vemos cada vez mais os clubes europeus a saber gerir esta questão dos equipamentos. Há um efeito novidade. O 3.º equipamento é aquele que os clubes conseguem utilizar para ser mais arriscado. Quer em termos de cores ou formato. Dá para ser mais criativo. Veja-se os exemplos dos equipamentos do Benfica, o cor-de-rosa de há algumas épocas, ou desta temporada, com a linha que representam os 5 continentes. Esta forma revivalista, como acontece com a nova camisola do Sporting, tem uma narrativa associada. É uma boa estratégia, porque permite chegar a um público que não seja tão fanático. Permite chegar a outros públicos”, começou por dizer, em declarações ao jornal Record.


“Temos uma mistura de gerações diferentes nos adeptos. Há uns anos era estranho ter jogadores estrangeiros e passou a ser normal. Não era normal ter publicidade nas camisolas e passou a ser assim. Os tempos mudaram. Com todo o respeito pela história, isto é o Sporting em 2023 e num Mundo extremamente competitivo, a todos os níveis. Os adeptos podem criticar, mas querem uma equipa para ser campeão e o clube a gerar receitas. O sentimento muito puro no futebol já não é real. Os clubes têm de gerar receitas. Isso é o Mundo real”, fomentou o especialista em marketing.


“Esta é sempre uma matéria sensível... Os adeptos têm amor ao clube. Não têm amor a uma marca de roupa ou carro que se usa. Por isso é que é um tema tão sensível. E isto da mudança do símbolo em si tem acontecido até um pouco por toda a Europa. Especialmente em Itália. A Juventus é conhecida por Vecchia Signora [Velha Senhora] e, se olharmos aos últimos anos, mudou várias coisas como o símbolo, até bastante diferente, mas não perdeu esse legado. A mudança foi radical. Foi logo a nível de instalações, na comunicação e no equipamento. Mas resultou. Mas não vejo isto tudo, minimamente, como algo prejudicial para o Sporting, se acontecer”, terminou, valorizando a perspetiva dos adeptos em relação a novidades como esta.


Futebol

OFICIAL: EXCLUSIVO LEONINO CONFIRMADO! VARANDAS CONTRATA CENTRAL INTERNACIONAL ESPANHOL PARA O SPORTING

Anúncio foi realizado esta sexta-feira, dia 9 de agosto, tais como as primeiras declarações do jogador

Sporting de Varandas garantiu contratação de Alejandro Vigil
Sporting de Varandas garantiu contratação de Alejandro Vigil

  |

Icon Comentário0

Oficial: Alejandro Vigil é o mais recente reforço da equipa de voleibol do Sporting, anunciaram os leões nesta sexta-feira, dia 9 de agosto, tal como o Leonino havia avançado, em exclusivo. O central internacional espanhol junta-se assim à turma comandada por João Coelho e já deixou as suas primeiras impressões.


“Estou muito contente. Não sabia que o Clube tinha infra-estruturas tão boas e fico feliz por ter tomado a decisão de vir para cá. Quero ganhar todos os títulos possíveis e dar espetáculo para que os adeptos venham ver-nos e se divirtam”, começou por dizer o atleta de 31 anos, aos meios de comunicação dos leões, que chega proveniente dos romenos do SCM Zalău.


“Conhecia a equipa de futebol, que é muito famosa, ainda que não siga muito. Quando chegou a oferta, falei com um jogador que passou por aqui e ele falou-me muito bem do Clube. Esse foi um dos fatores que me fez tomar a decisão de vir”, atirou ainda, antes de se apresentar aos adeptos.


“Posso trazer experiência, porque levo muitos anos a jogar ao mais alto nível, e tudo o que a equipa precisar de mim. Sou um jogador calado, não gosto muito de falar, mas posso acrescentar ao grupo o que ele precisar porque consigo adaptar-me”, vincou.

Na sua longa carreira, conta com passagens por diversos países. Vigil iniciou a caminhada no Palencia, de Espanha, tendo rumado ao Monza, de Itália, em 2013/14. Desde então, representou o Teruel (Espanha), Noliko Maaseik (Bélgica), Sigma Aversa (Itália), Narbonne (França), Unicaja Almeria (Espanha), Lindemans Aalst (Bélgica), Lupi Santa Croce (Itália) até assinar com os romenos, na temporada passada.


Confira a publicação:


Futebol

UGARTE DE SAÍDA DO PSG? MÉDIO PODE ESTAR FINALMENTE DE MALAS FEITA E SPORTING ESTÁ ATENTO

Internacional uruguaio já demonstrou interesse em deixar a Ligue 1 ainda este verão

Ugarte, antigo jogador do Sporting, pode estar mais perto de sair do PSG para o United
Ugarte, antigo jogador do Sporting, pode estar mais perto de sair do PSG para o United

  |

Icon Comentário0

Manuel Ugarte pode estar cada vez mais perto de assinar pelo Manchester United. Por esta altura, o antigo jogador do Sporting continua a ser a prioridade dos red devils e o PSG estará muito próximo de libertar o internacional uruguaio neste mercado de transferências.


Segundo avança o HITC, depois da contratação de João Neves ao Benfica, o emblema francês sente-se mais confortável em facilitar a saída do médio que brilhou no Clube de Alvalade e que já deixou claro que pretende mudar-se para Old Trafford ainda este defeso.


De resto, importa lembrar que United tem algumas opções 'em carteira' caso o clube da Ligue 1 não facilita a sua transferência para a Premier League. Entre os nomes, aquele que se destaca é o de Morten Hjulmand, com os red devils a seguirem atentos ao mais recente capitão do Sporting.


Manuel Ugarte - avaliado em 45 milhões de euros, depois de descida acentuada nos últimos meses - levou, na última época desportiva, com a camisola do PSG, 37 jogos disputados. Ao longo dos 2.451 minutos em que alinhou dentro das quatro linhas, o médio uruguaio contabilizou apenas duas assistências e não marcou qualquer golo ao serviço dos parisienses.

A partida do antigo 'camisola 15' dos leões, deixou muitas saudades à comunidade leonina, uma vez que era um dos jogadores mais acarinhados pelo público. No total, com a Listada verde e branca, fez 85 partidas, com apenas um golo e duas assistências. É ainda importante destacar que venceu uma Taça da Liga ao serviço do Sporting.


Confira a publicação:


Clube

“SPORTING PASSA A TER ‘ESTÁDIO’ DE 3 MILHÕES DE LUGARES” – ESPECIALISTA COMENTA NOVIDADES EM ALVALADE

Atual Direção, liderada por Frederico Varandas, tem vindo a 'remodelar' e melhorar as condições do reduto verde e branco

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Em recente entrevista à CNN, Francisco Salgado Zenha, vice-presidente do Sporting, deixou claro que os Sócios e adeptos verdes e brancos terão "novidades em breve", isto no que toca à experiência do Clube e, claro, do Estádio José Alvalade, como já tem vindo a acontecer ao longo da temporada. Posto isto, Daniel Sá, especialista em marketing do desporto, debruçou-se estas alterações dos leões.


A verdade é que, até ao momento, a Direção dos leões tem vindo a fazer um grande investimento no reduto leonino. Até agora, o Sporting anunciou que o fosso será fechado até 2026 e irá começar com a utilização de luzes LED, já aumentou do número de portas de entrada para 12, substituiu das cadeiras e iniciou a troca dos ecrãs, instalou novos torniquetes equipados com tecnologia NFC, realizou um teste piloto relativamente ao uso de Wi-Fi 6E e passou, ainda, à pintura das infraestruturas, além da melhoria das condições das casas de banho e, na parte de força, as bilheteiras.


"O Sporting joga cerca de 30 jogos em casa por ano. Há 330 dias do ano em que não joga lá. Também tem de ser garantido por aí outro modelo de negócio e aproximação aos sócios. Nos 30 dias em que joga em casa há a possibilidade de melhorar a experiência dos 50 mil adeptos que vão a Alvalade, mas também os que o fazem à distância. Os clubes até deviam investir nos outros 2 ou 3 milhões de adeptos que vão poder consumir o jogo de forma muito diferente. Olhamos para as redes sociais e sabemos como é importante captar as gerações mais novas. Isso acontece com redes sociais como o TikTok em que o Sporting tem apostado. Mas deve-se pensar ainda noutras redes sociais que ainda não existem e noutras tecnologias. A tecnologia vai mudar muito e permitir que alguém em casa consiga ter o mesmo tipo de experiência no sofá do que alguém que está em Alvalade. Não vai ser igual mas ficará muito parecido. Isso muda o modelo de negócio dos clubes", começou por dizer, em declarações ao jornal Record.


"Assim, por exemplo, o Sporting vai passar a ter um 'estádio' de três milhões de lugares porque permitem uma experiência diferente e única", atirou, passando depois a explicar como os leões podem expandir a sua marca.

"É possível competir pela marca Sporting com outras marcas de grandes clubes europeus. Mas não só! E pode-se competir com o Café Delta, a marca Luso e o Banco Santander. A marca Sporting tem mais de 100 anos, são raras as marcas de outras indústrias com essa longevidade. Têm notoriedade e reputação, e se forem devidamente trabalhadas são rentáveis. Até agora os clubes vivem com receitas à volta com futebol e desporto, mas no futuro vão começar a ganhar dinheiro à volta do futebol. Por exemplo, um adepto comprar água com o Sporting, fazer crédito de habitação com o Sporting... ter um hotel do Sporting. A marca estará noutras indústrias e os serviços não vão ser apenas compradas por sportinguistas. Posso ser um indivíduo que gosta de desporto e compra isso", rematou.


Confira aqui o Estádio José Alvalade ao rubro nos festejos do título de Campeão:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


“SÃO JOGOS MUITO COMPETITIVOS”, ATLETA DO SPORTING COMENTA DERROTA FRENTE AO SEVILHA
Futebol

“SÃO JOGOS MUITO COMPETITIVOS”, ATLETA DO SPORTING COMENTA DERROTA FRENTE AO SEVILHA

 

Icon Comentário0
NEGÓCIO FECHADO: DEPOIS DE TER NEGADO A ARÁBIA, EX COLEGA DE CRISTIANO RONALDO JÁ TEM CLUBE
Futebol

NEGÓCIO FECHADO: DEPOIS DE TER NEGADO A ARÁBIA, EX COLEGA DE CRISTIANO RONALDO JÁ TEM CLUBE

 

Icon Comentário0
REVIRAVOLTA CAUSA PRIMEIRA DERROTA À EQUIPA DO SPORTING
Futebol

REVIRAVOLTA CAUSA PRIMEIRA DERROTA À EQUIPA DO SPORTING

 

Icon Comentário0