Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Competições
|
A 7 de fevereiro de 2022, no Pavilhão Municipal Professor Joaquim Vairinhos, em Loulé, o futsal do Sporting triunfou diante do Benfica, por 5-2, e conquistou a quarta Taça da Liga da sua história. Os tentos dos leões foram marcados por Alex Merlim (8’ e 20’), Pauleta (27’) e Pany Varela (35’ e 39’). Bruno Cintra (29’) e Ivan Chishkala (32’) apontaram os tentos das águias.
O encontro começou bastante tenso, com os jogadores das suas equipas envolverem-se em bastantes picardias. Aos sete minutos, depois de ter atingido Cavinato na cara, Rocha – que regressou recentemente ao Sporting – foi expulso e deixou os encarnados a jogar com menos um homem durante dois minutos.
Em superioridade numérica, foi o futsal do Sporting que saiu na frente, com Alex Merlim a inaugurar o marcador do dérbi na final da Taça da Liga. Ainda antes do intervalo, o internacional italiano voltou a fazer das suas e aumentou a vantagem dos comandados de Nuno Dias, numa excelente transição ofensiva.
No segundo tempo, o dérbi eterno tinha reservado um festival de golos. Aos 27 minutos, após a cobrança de um canto por parte de Pany Varela, Pauleta apareceu solto na grande área do Benfica e apontou o terceiro tento dos verdes e brancos. Na resposta, quase imediata, os encarnados, por Bruno Cintra, fizeram o 3-1.
A oito minutos do final do encontro, e em mais um lance de bola parada, o Benfica haveria de conseguir reduzir para a margem mínima. Arthur bateu forte um livre direto e o guardião internacional brasileiro do Sporting, Ghuitta, soltou para a frente e Ivan Chishkala só teve de encostar para o fundo das redes.
Apesar da aproximação do Benfica, a turma de Nuno Dias não tremeu. Com pouco mais de cinco minutos para jogar, Pauleta deu espetáculo no corredor direito e soltou para o meio, onde apareceu Pany Varela, que, com uma autêntica bomba, aumentou a vantagem do futsal do Sporting para dois golos (4-2).
Para fecho de contas, e com o Benfica a jogar com guarda-redes avançado, Merlim assistiu Pany Varela. Com a baliza deserta, o internacional português só teve de rematar para o fundo das redes e selar o triunfo da turma de Nuno Dias, por 5-2, diante do eterno rival, o Benfica.
Confira o resumo do Sporting 5 – 2 Benfica, relativo à final da Taça da Liga 2021/22:
Com uma jornada ainda por disputar, conjunto de Ricardo Costa já conseguiu marco alcançado apenas por alguns dos gigantes da modalidade
|
O andebol do Sporting triunfou na receção ao Fredericia, por 32-29, naquele que foi o último jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões disputado no Pavilhão João Rocha. Ora, com este triunfo, a turma de Ricardo Costa conseguiu um registo 100% vitorioso dentro de portas na prova milionária e juntou-se a alguns históricos emblemas da modalidade.
Desde que a prova tem este formato (temporada 2015/16), e para lá do Sporting, apenas cinco equipas conseguiram triunfar em todos os jogos caseiros da fase de grupos da Liga dos Campões: Barcelona (cinco vezes), PSG (três vezes), Veszprém (uma vez), Aalborg (uma vez) e Kielce (uma vez).
Recorde todos os sete triunfos caseiros do andebol do Sporting na Liga dos Campeões 2024/25:
• Sporting 34 – 29 Wisla Plock
No dia 11 de setembro de 2024, na jornada inaugural desta Liga dos Campeões, o andebol do Sporting entrou com tudo e levou a melhor sobre a forte equipa polaca. No capítulo individual, destaque para Martim Costa, que, com uns impressionantes 10 golos, foi essencial para o triunfo verde e branco.
• Sporting 39 – 30 Veszprém
A 25 de setembro de 2024, um capítulo histórico para o andebol do Sporting. Perante um dos grandes favoritos à conquista da prova, a turma de Ricardo Costa realizou uma exibição perfeita e triunfou diante do Veszprém. Francisco Costa, com sete golos, e Martim Costa, com seis, foram peças importantes para a mítico vitória.
• Sporting 35 – 33 Fuchse Berlin
A 17 de outubro de 2024, o Fuchse Berlin visitou o Pavilhão João Rocha e já vinha avisado da qualidade dos leões. Contudo, o andebol do Sporting voltou a estar a excelente nível e triunfou diante do gigante alemão. Orri Þorkelsson e Martim Costa, com oito golos cada um, foram duas das grandes figuras do encontro.
• Sporting 39 – 28 PSG
A 20 de novembro de 2024, mais um dia mítico para o andebol do Sporting. Frente ao todo poderoso PSG, os comandados de Ricardo Costa disseram que no João Rocha ninguém passa e assim foi. Mais uma vez, Martim Costa, com nove golso, foi a grande figura do encontro da Liga dos Campeões.
• Sporting 34 – 25 Dinamo Bucuresti
A 28 de novembro de 2024, o andebol do Sporting recebeu e venceu o Dinamo Bucuresti. Num encontro sem grande história, a turma de Ricardo Costa dominou do início ao fim e somou mais dois importantes pontos na prova milionária. Com 16 golos - oito cada um -, os manos Costa demonstraram toda a sua qualidade.
• Sporting 30 – 24 Eurofarm Pelister
Num dos encontros teoricamente mais acessíveis para o andebol do Sporting, os verdes e brancos não facilitaram e conquistaram o sexto triunfo caseiro. Salvador Salvador, com oito golos, e Orri Þorkelsson, com sete finalizações certeiras, foram das duas grandes figuras do Clube de Alvalade.
• Sporting 32 – 29 Fredericia HK
Para fechar em beleza, e num encontro que até começou bastante complicado para o andebol do Sporting, os leões acabaram por conseguir a vitória e fechar a fase de grupos da Liga dos Campeões com 100% de vitórias caseiras. Martim Costa, com sete golos, foi o melhor marcador dos verdes e brancos.
Clube verde e branco venceu a final por 4-0 e revalidou o troféu, com 4 jogadores em destaque, somando o 100.º título oficial na modalidade
|
No dia 26 de fevereiro de 2017, há exatamente 8 anos, o Sporting escreveu mais uma página dourada na sua história ao conquistar a Taça da Liga de Futsal pela segunda vez consecutiva. No Pavilhão Multiusos de Gondomar, os leões impuseram-se com uma vitória categórica por 4-0 sobre o Fundão, alcançando assim o 100.º título oficial da secção de futsal.
A partida começou equilibrada, com ambas as equipas a criarem perigo. O Fundão foi o primeiro a ameaçar, obrigando Marcão a uma defesa apertada. Na resposta, Cavinato esteve perto de inaugurar o marcador, mas Iago impediu o golo leonino. O Sporting manteve a sua identidade ofensiva e conseguiu desbloquear o jogo através de um lance de bola parada, com Dieguinho a rematar forte para o fundo das redes adversárias.
Dois minutos depois, Cavinato aproveitou uma jogada pela esquerda e, com frieza, bateu o guarda-redes do Fundão para ampliar a vantagem. O Sporting, mais confiante, controlou a partida e mostrou momentos de grande qualidade. Ainda antes do intervalo, Deo brilhou com um lance individual de inspiração e fez o 3-0, deixando os leões confortáveis na liderança do marcador.
Na segunda parte, o conjunto leonino optou por gerir a posse de bola, permitindo ao Fundão tentar reagir. A equipa adversária criou algumas oportunidades, mas Marcão esteve seguro na baliza leonina, negando qualquer tentativa de golo. A dez minutos do final, o Fundão arriscou ao jogar com guarda-redes avançado, mas essa estratégia acabou por ser fatal. Fortino, atento e oportuno, aproveitou a baliza deserta para marcar o quarto golo leonino, sentenciando a partida.
Com o jogo decidido, os leões limitaram-se a controlar as jogadas do adversário até ao apito final. Quando soou a buzina, a festa foi verde e branca, com a equipa a erguer o troféu e a celebrar mais uma conquista memorável. Recentemente, os leões conquistaram a sexta Taça da Liga da história.