
Futebol
Teve duelo com Gyokeres no Sporting - Gil Vicente e não ficou impressionado: "Conseguimos anulá-lo"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting entrou em campo no passado domingo, dia 4 de maio, para defrontar a equipa do Gil Vicente, em encontro a contar para a 32ª jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 2-1, num jogo que ficou marcado por muita emoção, e gestão de várias frentes por parte dos responsáveis leoninos.
Começar por dizer que Morten Hjulmand começou o jogo no banco. O médio defensivo, capitão verde e branco, estava a um amarelo de ser suspenso para a partida seguinte, e Rui Borges não quis correr qualquer risco, deixando o importante jogador no banco de suplentes no início do encontro.
Com o Sporting a perder, foi preciso arriscar, e o treinador leonino colocou o dinamarquês em campo. A gestão não acabou aí: Morten Hjulmand parecia, claramente, empenhado em garantir que o árbitro não tinha hipótese de lhe mostrar qualquer cartão, evitando faltas ao máximo e comunicando sempre com o juiz da partida.
A aposta foi ganha: os leões deram a volta com Hjulmand em campo, mas nem por isso a proteção parou com o apito final. Logo depois do fim do jogo, o capitão leonino recolheu imediatamente à cabina, de modo a não poder fazer parte de qualquer confusão, ou algo do género, que pudesse justificar um cartão amarelo. O dinamarquês vai poder alinhar na luz, onde deverá regressar à titularidade.
Quem também foi protegido foi Matheus Reis. O lateral e central brasileiro estava em situação semelhante à de Morten Hjulmand, e só foi lançado por Rui Borges muito perto do final do encontro, já depois do Sporting ter conseguido a reviravolta.
Avançado sueco dos leões tem sido o grande destaque de uma época onde não para de marcar golos. Em branco ontem, recebeu novidades positivas
|
Viktor Gyokeres tem sido figura de destaque no Sporting esta temporada, com um registo de golos inacreditável. O avançado sueco ficou em branco no jogo contra o Gil Vicente, fruto de um esforço coletivo da equipa de Barcelos para anular o Viking de Alvalade. No entanto, nem tudo foram más notícias este fim de semana.
Com a época prestes a terminar, Viktor Gyokeres encontra-se como uma das figuras centrais numa corrida emocionante à bota de ouro, prémio entregue ao melhor marcador das ligas europeias. O avançado sueco vai, de momento, liderando a lista cheia de nomes grandes do futebol mundial.
O facto de ter ficado em branco contra o Gil Vicente podia ser preocupante para Viktor Gyokeres, ainda para mais tendo em contra que os golos do sueco só valem 1,5 pontos, contra os 2 pontos que valem os golos dos rivais (por jogarem em ligas com quocientes mais altos). No entanto, tal acabou por não acontecer.
Isto porque os rivais de Viktor Gyokeres... também ficaram em branco. Mohammed Salah, Robert Lewandowski e Harry Kane, os jogadores que se encontram mais perto do sueco, não marcaram esta jornada, nos seus respetivos jogos. O mesmo aconteceu com o italiano Retegui.
Sendo assim, mesmo após uma semana negativa e incomum, na qual acabou sem qualquer golo ou assistência, Viktor Gyokeres vê tudo permanecer na mesma em relação à corrida pela bora de ouro. O sueco segue na frente, com 57 pontos, contra os 56 de Salah.
Jogador verde e branco realizou uma grande partida frente ao Gil Vicente, coroada com um golo mesmo ao cair do pano que deu triunfo aos leões
|
O Sporting entrou em campo no passado domingo, dia 4 de maio, para defrontar a equipa do Gil Vicente, em encontro a contar para a 32ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram por 2-1, com golo do herói improvável Eduardo Quaresma, mesmo ao cair do pano. Os adeptos viveram uma situação que não viam há mais de um ano.
Um golo, em Alvalade, depois dos 90 minutos, a dar a vitória ao Sporting. Uma ótima combinação de fatores para os adeptos verdes e brancos, que tiveram de esperar cerca de 13 meses para voltar a experienciar, quando Eduardo Quaresma desferiu um tremendo remate, que só parou nas redes do Gil Vicente, já muito perto do apito final do árbitro.
A última vez que algo semelhante tinha acontecido tinha sido contra o Benfica, a 7 de abril de 2024, num dos jogos mais importantes da Liga Portugal Betclic 23/24. Nessa altura, o golo também serviu para dar vantagem de 2-1 ao Sporting, resultado que ia, mais tarde, valer o título nacional aos leões.
Na altura, foi o extremo moçambicano Geny Catamo a marcar o golo contra os rivais de Lisboa. O craque do Sporting tem queda para marcar ao Benfica, uma vez que também foi ele a apontar o tento que deu a vitória aos leões no dérbi que se jogou esta temporada.
O golo de Geny Catamo deixou o Sporting com vantagem de quatro pontos e um jogo a menos sobre o segundo classificado, Benfica, margem suficiente para vencer o campeonato. Este ano as margens são mais curtas, e pode mesmo haver campeão no final do dérbi.
Jogador formado na Academia de Alcochete está em maus lençóis, depois da sua companheira o teu acusado de algo que pode ter consequências duras
|
Alexandre Brito pode estar perto de enfrentar problemas de grandes dimensões. O jovem jogador, formado na Academia do Sporting, foi acusado de violência doméstica por parte da sua namorada, numa notícia que está a ser avançada pelo Jornal de Notícias.
Tudo terá acontecido no passado sábado, dia 3 de maio. Segundo conta o jornal português, a vítima terá feito queixa na PSP do Montijo pelas 21h. Segundo a lesada, Alexandre Brito terá usado a força em casa do casal, e depois novamente na rua.
Após agressões em casa de Alexandre Brito, a vítima alegou ter sido retirada da habitação, descalça, para a rua, onde continuou a ser agredida. Conseguiu refugiar-se na casa de uma vizinha, onde pode, então, ligar a familiares, que a levaram imediatamente para a PSP do Montijo, onde a queixa de violência doméstica foi feita.
Depois da visita à PSP, seguiu para o hospital, onde realizou exames que vão ser anexos ao processo. A vítima contou que estas não foram as primeiras agressões. Alexandre Brito terá mesmo, alegadamente, ido a casa da família da namorada exigir que a companheira viesse para a sua habitação. Fê-lo de arma em punho, que servia para ameaçar quem tentasse impedir que a mulher seguisse viagem consigo.
O JN avança ainda que Alexandre Brito foi detido em abril, por conduzir sem carta de condução. O jornal contactou o Sporting, mas fonte interna disse desconhecer o caso. Entretanto, também o Record contactou o Clube de Alvalade, que informou já estar a investigar a situação internamente. Relembrar que o jovem jogador de 19 anos chegou a ser convocado, e a jogar, pela equipa principal verde e branca esta época.