Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Eduardo Quaresma foi titular e fez uma partida de grande nível na vitória do Sporting, por 1-0, diante do Benfica. O central acabou por sair aos 72 minutos, com bastantes dificuldades físicas, fruto de ter jogado a lateral-direito e ser obrigado a vários sprints. Rui Borges tranquilizou os adeptos.
"Foi desgaste. Saiu com cãibras. Fez um belíssimo jogo até sair", assegurou o técnico verde e branco, explicando que, à partida, o 'camisola 72' do Clube de Alvalade não terá um problema que o obrigue a ficar fora dos relvados no próximo encontro.
Quanto a Hidemasa Morita, Rui Borges garantiu ter sido para gerir a forma do médio. "Vem de uma lesão, não podíamos em algum momento perder novamente o Morita, não valia o risco. O Simões tem dado boas respostas, não foi comigo, mas tem dado. Confio em todos os jogadores e deram todos uma resposta muito boa".
Após bater o Benfica, o Sporting está de regresso à liderança da Liga Portugal Betclic, com 40 pontos, em igualdade pontual com o Porto. Já os encarnados está no terceiro posto com 38 pontos somados. O Braga ocupa a quarta posição com 28 pontos.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 3 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães, ex-equipa do novo técnico leonino. O encontro da 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic diante da turma liderada por Daniel Sousa jogar-se-á às 20h15, no Estádio D. Afonso Henriques.
Confira alguns dos melhores momentos de Eduardo Quaresma no encontro entre Sporting e Benfica:
Jogador que passou pelos leões esteve atento ao dérbi de Lisboa e comentou a exibição de um dos elementos do Clube de Alvalade
|
0Afonso Figueiredo, jogador já reformado que fez grande parte da sua formação no Sporting, esteve atento ao dérbi de Lisboa, a contar para a 16ª jornada da Liga Portugal Betclic, e não deixou de fazer o seu comentário, com atenção especial para um dos elementos dos leões: Jeremiah St. Juste.
Deu especial destaque ao desempenho do central neerlandês durante o Sporting - Benfica, e aproveitou a sua conta pessoal da rede social X para fazer uma publicação onde se podia ler: "Não fossem as lesões, nunca teríamos visto um jogador desta qualidade em Portugal. Tem tudo para o futebol moderno! Um craque. 90’ de grande qualidade", atirou o antigo lateral, em tom elogioso.
O antigo jogador, que é um confesso adepto leonino, é hoje em dia também comentador desportivo e anfitrião do podcast 'Entrelinhas'. Não deixou de responder a alguns comentários que foram surgindo na sua publicação, por parte de adeptos de vários clubes.
A uma adepta que apontava também a qualidade de Eduardo Quaresma, respondeu: "São jogadores bastante diferentes, mas também gosto muito do Edu! Aliás, escolher os centrais do Sporting deve ser das maiores dores de cabeça para o treinador. (No bom sentido)". Outro seguidor de Afonso Figueiredo apontou que St. Juste não seria o melhor central dos leões, e o ex jogador ripostou: "Isso já depende muito dos gostos de cada um! Muita gente também dizia isso do Coates e para mim era o melhor. São pontos de vista".
Relembrar que Jeremiah St. Juste chegou ao Sporting em 2022, proveniente do Mainz, a troco de 10 milhões de euros. Foi conseguindo demonstrar a sua qualidade a espaços, visto que tem lutado contra as lesões desde que chegou a Alvalade. Com a listada verde e branca já realizou 65 jogos, nos quais marcou dois golos e fez uma assistência.
Chefe de redação do jornal Record escreveu uma crónica onde abordou aspetos levados a cabo por Rui Borges num encontro frente aos encarnados
|
0O Sporting venceu o Benfica por uma bola a zero, com um golo de Geny Catamo. Este jogo marcou a estreia de Rui Borges ao comando da formação verde e branca, e, apesar de todas as dúvidas à volta da equipa, o antigo treinador do Vitória conseguiu dar uma boa resposta.
O que mais se destacou no jogo foi a tática usada por Rui Borges. O treinador alterou a tática da equipa verde e branca de 3-4-3 para 4-4-2, surpreendendo tudo e todos, mas, apesar da mudança de sistema, os jogadores pareceram compreender a ideia em causa.
O chefe de redação do jornal Record, Luís Pedro Sousa, abordou um pouco sobre esta mudança tática do Sporting na sua mais recente crónica. O também comentador afirmou que, embora a vitória seja importante, será necessário ver como a equipa se comportará no futuro, apesar de falar "numa manobra arriscadíssima" do novo técnico.
“Independentemente do resultado e das incidências do jogo, o dérbi de ontem marca a rutura definitiva do Sporting com a era Ruben Amorim. Para o bem e para o mal. Rui Borges, numa manobra arriscadíssima, colocou de lado o 3x4x3 que o Sporting utilizou nos últimos cinco anos e adaptou a equipa em tempo recorde a um sistema tático com o qual se sente mais confortável. Agora, como é óbvio, e depois de derrotado o Benfica, não se justifica qualquer recuo. Afinal, a tentativa de romper com o passado surtiu efeito.”
“A questão que se vai colocar, num futuro próximo, é se o plantel leonino está talhado para jogar, por exemplo, numa linha de quatro defesas. A resposta, para já, é afirmativa. Mesmo com quatro centrais no onze, a verdade é que Eduardo Quaresma fez um jogão a lateral-direito e, na esquerda, Matheus Reis desempenhou com competência uma função que já conheceu bem. Além disso, a próxima janela de mercado abre já esta semana e Rui Borges terá hipótese de preencher uma ou outra lacuna. Tanto na defesa como no ataque”, concluiu.
Fãs e associados do Clube leonino não esconderam a euforia de estar perante uma referência dos verdes e brancos e dificultaram a vida ao antigo jogador
|
0Luís Nani, jogador formado no Sporting que alinhou durante vários anos de leão ao peito, foi ontem homenageado em Alvalade pelo seu serviço de verde e branco, depois de se reformar recentemente, quando alinhava pelo Estrela da Amadora. O português esteve em Alvalade, mas quase não conseguiu sair. Foi praticamente engolido pelos adeptos que procuravam fotografias, autógrafos, ou apenas ver o jogador de perto.
O antigo extremo foi recebido por Frederico Varandas no relvado do estádio antes do dérbi de Lisboa, para receber as habituais prendas: um quadro, uma camisola e um trofeu. Discursou depois para as bancadas cheias de Alvalade, antes de ser ovacionado por praticamente todos os adeptos presentes no reduto leonino.
Assistiu ao jogo, que terminou com a vitória do 'seu' Sporting, por 1-0. No fim da partida, surgiram os 'problemas'. Quando tentava sair do Estádio, através da área das garagens, viu-se engolido por fãs e associados que lhe pediram fotografias e assinaturas - pedidos aos quais acedeu. Houve ainda tempo para se ouvir o cântico que os Sportinguistas lhe cantavam em demonstração de carinho: "Ohhh, lá vai o Nani"... mas não estava fácil ir.
Relembrar que Nani passou pelo Sporting em três períodos distintos: entre 2003 e 2007, quando completou a formação e foi lançado na equipa principal. Em 15/16, por empréstimo do Manchester United, e em 18/19, quando chegou a custo zero. Pelos leões, fez um total de 131 jogos, onde marcou 33 golos e deu 24 assistências. Venceu três Taças de Portugal (2007, 2015, 2019) e uma Taça da Liga (18/19).
Depois do Clube de Alvalade, representou o Manchester United, o Fenerbahce, o Valência, a Lazio, o Orlando, o Veneza, o Melbourne, o Adana Demirspor e o Estrela da Amadora, onde pendurou as botas. Para além dos títulos no Sporting, conquistou um Europeu, pela seleção, e uma Liga dos Campeões, um Mundial de clubes, quatro Premier Leagues, quatro Supertaças Inglesas e duas Taças da Liga Inglesa - tudo ao serviço dos Red Devils.