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Assisti com natural atenção à tão anunciada reportagem que a TVI transmitiu ontem no Jornal da noite que versou sobre a investigação que a Polícia Judiciária conduziu sobre os vouchers ou kit Eusébio”. No período em que exerci funções como dirigente do Sporting e que acompanhei de perto a equipa de futebol, tendo presença assídua na denominada “zona técnica”, apercebi-me da forma de atuar dos nossos rivais, com especial incidência no Sport Lisboa e Benfica. Temos que nos reportar à data dos factos. Quando a “caixa” nos chegou de forma anónima, já estávamos identificados com o tema, tal como todos aqueles Clubes que têm uma estrutura para o futebol, coisa que o Sporting Clube de Portugal hoje não tem mas isso é análise para outro momento. Ora, à data, o Conselho de Arbitragem, liderado por Vítor Pereira e Ferreira Nunes, afirmou desconhecer a existência destes vouchers. Ou seja, como sabemos, o então Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol que se manteve até Junho de 2016 e, é sabido, tinha uma proximidade assinalável com o Sport Lisboa e Benfica, como o demonstram as presenças assíduas de Ferreira Nunes nos camarotes da Luz. É espantoso como os dirigentes da arbitragem de então não soubessem que, em 38 jornadas entre a Luz e o Seixal, fossem oferecidos durante 3 anos cerca de 2.280 jantares aos seus árbitros e observadores… Ontem senti pena alheia pela forma como o moderador e as duas criaturas, que não são benfiquistas mas fanáticos lampiões, convidados a comentar, branquearam a própria peça jornalística que acabavam de apresentar. A referida peça, por sua vez, tinha já de si várias falhas. Primeiro, não estamos a falar de sete jantares/almoços. São quatro almoços/jantares por interveniente, por jogo, a saber: Árbitro Principal – oferta de 4 jantares Árbitro assistente n.º 1 – oferta de 4 jantares Árbitro assistente n.º 2 – oferta de 4 jantares 4.º Árbitro – oferta de 4 jantares Delegado da Liga 1 – oferta de 4 jantares Delegado da Liga 2 – oferta de 4 jantares Observador dos Árbitros – oferta de 4 jantares Ou seja, o Sport Lisboa e Benfica oferecia por jogo 28 jantares num restaurante de luxo no Terreiro do Paço, em Lisboa, para os intervenientes no jogo ou para quem estes indicassem. Amigos, familiares, eventuais clientes a quem quisessem agradar. Para isso cada voucher tinha um número identificativo, número esse que tinha que ser referido à relações públicas do SL Benfica para que esta fizesse a reserva. A pessoa que quisesse ir jantar tinha que se identificar e naturalmente passaria a estar de alguma forma, mesmo que no seu subconsciente, condicionada ao SL Benfica. É um facto que a grande maioria dos árbitros, delegados ou observadores não os utilizaram. Qual a razão de não os utilizarem? Alguns por desconhecimento da existência do voucher dentro da caixa ou para o que este servia, mas muitos outros porque sabiam o que implicava aceitar esta oferta. O voucher não tinha qualquer restrição. O convite era aberto a quem o utilizasse e sem limite quanto ao consumo. Logo é falso, completamente falso, o argumento do “prato do dia” e o limite dos 35 euros por pessoa, por refeição, que o SL Benfica apresentou como justificação e desculpa ao fim de 15 dias de rebentar o escândalo. É tão falso que, tanto quanto se soube ontem, a Polícia Judiciária e – muito bem – apurou a inverdade das declarações do SL Benfica. A TVI tinha obrigação de fazer bem o seu trabalho jornalístico e apresentar uma peça rigorosa, coisa que não soube ou não quis fazer, desaproveitando uma excelente oportunidade. Mais ainda, a TVI não soube apurar que à data da denúncia em directo do Presidente do Sporting CP, o SL Benfica já não oferecia os vouchers, no Estádio da Luz. Apenas os oferecia no Seixal, nos jogos da equipa B. Curiosamente o SL Benfica, após a denúncia do Sporting Clube de Portugal, retomou a oferta dos vouchers nos jogos do Estádio da Luz. Porquê? Para atabalhoadamente tentar demonstrar uma normalidade que em nada era normal. O que é que aconteceu depois disso? Em primeiro lugar ninguém mais voltou a utilizar qualquer voucher. E porquê? Se não tinha mal nenhum? Em segundo lugar, o kit Eusébio com a oferta do voucher foi descontinuado… Recordo-me de um episódio em que, comentando este assunto da oferta dos vouchers aos nossos parceiros da Major League of Soccer (americanos), a resposta imediata dos mesmos foi: “You can´t do that!!”. Ou seja, qualquer agente desportivo, sobretudo de países civilizados onde a ética desportiva impera, estas práticas de submundo não são toleradas e são severamente punidas. A outra falha da peça da TVI, e cujo branqueamento feito posteriormente pelo moderador e comentadores me deixou ainda mais perplexo, prende-se com a colagem às boas práticas da UEFA. Ora esta instituição e estes procedimentos que conheço porque os vivi durante quase seis anos, em nada se aproximam desta pouca vergonha. A UEFA aceita como válidos artigos de merchandising, de teor simbólico como uma camisola, uma caneca, uma caneta, um boneco de peluche ou outros que o Clube tenha na sua Loja. O valor limite de 300 euros é aplicado para que outros artigos que Clubes ricos pudessem oferecer como relógios, salvas de prata, gadgets, entre outros artigos similares, sejam excluídos. Não foi por acaso que o SL Benfica batalhou, através de Paulo Gonçalves, que nos regulamentos da Liga Portugal não figurasse nenhum valor para ofertas e o Sporting Clube de Portugal, cujo representante era eu, conseguiu aprovar na Assembleia Geral da Liga o valor de 150 euros como limite para ofertas, que ainda está em vigor. Também aqui se demonstra a falta de rigor da peça da TVI. O SL Benfica – e basta consultar as actas e as gravações das Assembleias Gerais da Liga de Clubes – não queria impor limites para conseguir ultrapassar este constrangimento, mas os Clubes Portugueses e muito bem entenderam o contrário. Uma última nota, para ser justo, para o programa posterior da TVI 24 em que Miguel Guedes e José Pina tiveram e utilizaram bem o contraditório e onde o respeito pela verdade desportiva imperou.
Fotografia de Record
Durante esta terça-feira, dia 20 de maio, circularam imagens daquela que poderia ser o novo kit dos leões para a próxima época; Rumores chegam ao fim
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O Sporting oficializou, na tarde desta terça-feira, dia 20 de maio, a nova camisola principal para 2025/26. Durante o dia circularam imagens daquela que poderia ser a camisola dos leões para a próxima época. Depois de algumas dúvidas, o Clube confirma assim o novo kit.
"Todos os anos, a História repete-se: rumores, teorias... leaks. Este ano, decidimos antecipar-nos - e fazê-lo contigo. Porque há coisas que merecem ser mostradas com orgulho. Porque esta camisola é mais do que um equipamento é o celebrar de um Bicampeonato e de um momento único na História do Clube", escreveram os leões no site oficial.
"A nova camisola principal do Sporting já está disponível na Loja Verde Online e em todos os pontos de venda físicos. Chega de rumores", pode ler-se. Este é assim um regresso às riscas verdes e brancas, depois da introdução das listas pretas na temporada que está a terminar.
O Clube de Alvalade fez esta terça-feira uma publicação onde desvendou um pouco do que será o equipamento para a próxima temporada com uma mensagem enigmática. "O equipamento está na rua. Encontrem-no". O Sporting passou a publicar diversas fotografias, tiradas em diferentes regiões, de pessoas a utilizar a nova camisola.
Ao final da tarde, os verdes e brancos confirmaram que o 'leak' - divulgação sem autorização - não passou de uma estratégia de marketing para promover o produto, que já se encontra à venda na Loja Verde (85,5€ para sócios e 95 para o restante público).
Veja a publicação do Sporting:
Com triunfo confortável em partida na qual não eram favoritos, irmãos que assinaram com o Clube de Alvalade avançam para os oitavos-de-final da prova
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Nuno Deus e Miguel Deus estão nos oitavos-de-final do Qatar Major Premier Padel. A dupla, oficializada no Sporting em dezembro, bateu os argentinos Leonel Aguirre e Gonzalo Alfonso por 2-0 (7-6 e 6-4) e apurou-se para a próxima fase do torneio que que teve início no passado dia 11 de abril, terminando a 19 do mesmo mês.
No primeiro set, Nuno Deus e Miguel Deus levaram a melhor no tiebreak. Com seis jogos para cada lado, a dupla do Sporting acabou por conquistar 13 pontos na fase decisiva para passar para a frente do marcador, numa partida para a qual não era favorita.
No último set, apesar de reinar novamente o equilíbrio, os irmãos Deus conseguiram fazer o break aos argentinos para consumar o 5-4. Ao serviço para fechar a partida, a dupla do Sporting não vacilou e conquistou um triunfo magistral no Premier Padel, um dos melhores torneios do Mundo da modalidade.
Com presença garantida nos oitavos-de-final da prova - que se disputam na próxima quarta-feira, dia 16 de abril, ainda não tendo hora oficial - os irmãos Deus vão defrontar a equipa composta pelo argentino Leo Augsburger e o espanhol Pablo Cardona. Vale recordar que Leonel Aguirre e Gonzalo Alfonso tinham batido os atletas do Sporting na final do IP Gold Portugal Master, em Paredes, no passado mês de fevereiro.
Nuno Deus e Miguel Deus até começaram melhor na grande final, vendendo os adversários com um 6-3 no primeiro set. No entanto, os sul-americanos acabariam por fazer a reviravolta, com parciais de 6-2 e 6-3, conquistando a vitória no encontro decisivo do torneio.
Verdes e brancos atingiram feito impressionante e fizeram questão de congratular adeptos por ajudarem a alcançar marca redonda no Clube de Alvalade
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O Sporting atingiu a marca impressionante de um milhão de seguidores no X (antigo Twitter), consolidando o seu crescimento digital e o impacto junto dos adeptos. Este registo histórico confirma a ascensão do Clube verde e branco nos últimos anos, não só nas modalidades, mas também na forma como se aproxima da sua massa adepta através das redes sociais.
Além do crescimento no X, o Sporting soma já quase três milhões de seguidores no Instagram, onde partilha momentos únicos entre jogadores, bastidores especiais, homenagens, imagens da "Onda Verde" espalhada pelo mundo e histórias que unem ainda mais o Clube aos seus adeptos. O Campeão Nacional continua a reforçar esta ligação próxima com os Sportinguistas, celebrando cada conquista dentro e fora das quatro linhas.
O apoio incansável da massa adepta é visível não só nos estádios e pavilhões, mas também nos milhares de ‘likes’, comentários e partilhas diárias, que transformam cada publicação num verdadeiro mural de apoio e paixão leonina.
Em campo, o Sporting segue firme na luta pelo título. Após a vitória por 1-0 frente ao Santa Clara, com um golo de Geny Catamo aos 50 minutos, a equipa de Rui Borges mantém-se no topo da Liga Portugal Betclic, com 69 pontos, os mesmos que o rival Benfica, mas vantagem no confronto direto e maior diferença de golos. O foco está agora em garantir o bicampeonato e levantar a Taça de Portugal, com o apoio dos adeptos como combustível essencial para a reta final da época.
Os leões celebraram a marca nas redes sociais, neste que é um ano de grandes decisões. O Clube não só soma vitórias dentro de campo como continua a conquistar no universo digital, onde já se assume como uma das maiores potências nacionais.