
Futebol
Ex Sporting encostado no Boavista - Gil Vicente! Treinador explica surpresa "Deixou de ser..."
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Viktor Gyokeres tem sido o grande destaque do Sporting Clube de Portugal desde que chegou ao Clube, no verão de 2023. No entanto, os leões podem estar a disputar os últimos jogos com o Viking de Alvalade na equipa, uma vez que há muitos interessados em levá-lo para longe de Lisboa na próxima janela de transferências, com um novo pretendente diretamente da Arábia Saudita.
Em primeira instância, existem os clubes da Premier League. Já se sabe do interesse de Manchester United, Liverpool e Arsenal, três dos maiores clubes em Inglaterra. Os gunners já terão mesmo iniciado os contactos com os representantes do jogador do Sporting.
Para além de Inglaterra, existe também a possibilidade de rumar ao campeonato espanhol. O Barcelona surge como outro dos interessados em Viktor Gyokeres, uma opção que aparentemente agradaria ao avançado sueco.
Surgem, agora, novas notícias em relação ao futuro do ponta de lança do Sporting. O portal Foot Mercato avança que o Al Qadisiya, clube da Arábia Saudita, que disputa a Saudi Pro League onde também joga Cristiano Ronaldo, está muito interessado em Viktor Gyokeres.
Os sauditas já sabem que terão de gastar uma quantia a rondar os 65 milhões de euros para poderem contar com o avançado do Sporting. Esse valor está, contudo, dentro das possibilidades financeiras dos sauditas, e é possível que tentem iniciar conversas com o Clube de Alvalade em breve.
Médio formado nos verdes e brancos rumou à Premier League no mercado de verão de 2024, com os verdes e brancos a faturarem 15 milhões de euros
|
O Southampton tem realizado uma temporada para esquecer em Inglaterra. A equipa onde joga o ex-médio do Sporting Mateus Fernandes está em apuros na Premier League, ocupando o último lugar da classificação, sendo que a descida de divisão é um dado praticamente adquirido, um ano depois da subida. Os saints tentam ainda evitar o pior registo de sempre na história do campeonato inglês.
Os escassos nove pontos amealhados pela equipa do sul de Inglaterra, em 29 jornadas, são fruto de duas vitórias, frente a Everton e Ipswich, e três empates – diante do Fulham, do ex-técnico do Sporting Marco Silva, Brighton e Ipswich. A equipa está já a 20 pontos de distância da primeira equipa acima da zona de despromoção - o Wolverhampton, de Vítor Pereira, que soma 29 pontos.
Para evitar o pior registo da história da Premier League, o Southampton precisa de somar, pelo menos, mais três pontos, para superar os 11 pontos somados pelo Derby County em toda a temporada 2007/08, com apenas um triunfo conseguido. Resta saber se a equipa do ex-Sporting conseguirá evitar esse registo.
Nesta luta pela honra da equipa, o internacional sub-21 português Mateus Fernandes será certamente um elemento-chave. Habitual titular no meio-campo da equipa orientada pelo croata Ivan Juric, o jovem de 20 anos soma um total de 33 jogos pelo clube esta época, em todas as competições – está no topo da lista dos mais utilizados a par do nigeriano Joe Aribo -, com dois golos marcados e quatro assistências.
O médio, que o Southampton contratou ao Sporting no início da época por 15 milhões de euros, deve, por isso, continuar a ser aposta nos saints nas últimas nove jornadas da Premier League. Até ao final do campeonato, o Southampton vai defrontar, em casa, Crystal Palace, Aston Villa, Fulham, Manchester City e Arsenal, além de se deslocar aos terrenos de Tottenham, West Ham, Leicester City e Everton.
Jogador que nunca se impôs em Alvalade está a dar excelente conta de si, tendo feito o gosto ao pé em partida importante para a sua equipa
|
Mateo Tanlongo, jogador emprestado pelo Sporting ao Pafos de Chipre, esteve em destaque no passado sábado, com um golo marcado na vitória da sua equipa diante do Omonia. Foi o primeiro tento da carreira do médio argentino, que nunca se impôs nos verdes e brancos e deve mesmo deixar o Clube de Alvalade a título definitivo.
Em jogo a contar para a segunda jornada do play-off de apuramento de campeão da liga cipriota, o Pafos recebeu e venceu o Omonia (3-1). Tanlongo marcou o terceiro golo da sua equipa, apenas dois minutos depois de entrar em campo. Aos 80´, foi lançado em jogo pelo treinador espanhol Juan Carlos Carcedo e, aos 82´, marcou na ressaca de um remate defendido pelo guarda-redes adversário, depois de alguns ressaltos.
Tanlongo, chegado ao Sporting a custo zero em janeiro de 2023, proveniente dos argentinos do Rosario Central, nunca convenceu em Alvalade. Nos verdes e brancos, realizou apenas 14 jogos oficiais, todos na segunda metade da época 2022/23. Depois, foi sucessivamente emprestado. Primeiro, passou meia temporada no Copenhaga, da Dinamarca, onde atuou em apenas um jogo, e depois regressou ao campeonato português para representar o Rio Ave, na segunda metade da época passada. Nos vilacondenses, somou uma assistência em 12 partidas.
Já no início de 2024/25, continuando a ser preterido por Ruben Amorim, seguiu para Chipre, num empréstimo com opção de compra válido até final de 2024/25. No Pafos, o médio de 21 anos está a caminho da melhor temporada da carreira, somando um golo e uma assistência em 24 jogos. Em termos coletivos, Tanlongo também tem motivos para sorrir. A sua equipa lidera a fase de apuramento de campeão da liga cipriota, com três pontos de vantagem sobre o segundo classificado, com 7 jornadas ainda por disputar. Nas competições europeias, o Pafos conseguiu chegar aos oitavos de final da Liga Conferência.
Resta saber qual será o destino do jogador na próxima época, sendo certo que, tal como o Leonino avançou em exclusivo, a administração leonina quer vender o jovem argentino por uma verba entre os 2 e os 3 milhões de euros. Com Rui Borges, o atleta também não parece ter grandes hipóteses de jogar nos leões.
Confira o golo de Mateo Tanlongo:
Técnico português esteve presente no dérbi da cidade de Londres, mas saiu derrotado e no final da partida frente aos arsenalistas tinha muitas queixas
|
Decorreu, na passada terça-feira, dia 1 de abril, o Arsenal – Fulham, partida referente à 30ª. Jornada da Premier League. Os dois conjuntos de Londres encontraram-se no Emirates Stadium, onde a equipa de Mikel Arteta foi mais forte, e acabou por vencer os pupilos de Marco Silva por 3-1.
No final da partida, o treinador português, com passagem pelo Sporting, justificou a derrota, em declarações ao 'BBC MOTD'. Começou por admitir a superioridade do adversário, para depois mencionar algumas questões que se prendem com a frescura física. Relembrar que o Fulham é um dos interessados no grande alvo dos leões para a próxima janela de transferências.
Na análise ao Arsenal – Fulham, Marco Silva disse o seguinte: “Não foi um bom jogo da nossa parte. O Arsenal mereceu ganhar, mas não fez uma boa primeira parte. Foi difícil quando eles assumiram o controlo. Mesmo nos primeiros 10 minutos parecia que não estávamos a ser suficientemente agressivos. Tivemos bola, mas não com a agressividade ofensiva que temos de ter”.
Prosseguiu: “O segundo golo tem um impacto enorme, é evidente que temos de tentar parar o jogo. A reação depois do golo foi boa, os suplentes tiveram impacto no jogo, mas foi um pouco tarde demais. O Rodrigo [Muniz] teve uma oportunidade de marcar por volta dos 79 minutos, mas no geral não foi uma boa prestação. [Os jogadores] Lutaram até ao fim, mas não foi o melhor”, explicou Marco Silva.
O treinador, que somou a segunda derrota consecutiva, falou também do calendário preenchido: “É o que é. Alguns jogadores têm jogado mais minutos. Tem sido difícil para o Alex [Iwobi], que tem jogado semana sim, semana não. Tem jogado muitos minutos. Temos de gerir os jogadores por causa da pausa internacional”, rematou Marco Silva, depois do Arsenal – Fulham.