Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Curiosidades

Ricardo Esgaio: Eis os momentos mais marcantes da carreira do lateral do Sporting

Já com muitos anos de casa, o Leonino recorda aqueles que podem ser considerados os mais importantes episódios do percurso do jogador nazareno

Ricardo Esgaio chegou foi formado na Academia de Alcochete, na temporada 2005/06, e hoje em dia continua no plantel do Sporting
Ricardo Esgaio chegou foi formado na Academia de Alcochete, na temporada 2005/06, e hoje em dia continua no plantel do Sporting

  |

Icon Comentário0

Ricardo Esgaio chegou à Academia de Alcochete bastante cedo, pronto para representar a formação de sub-13 na temporada 2005/06. Após duas saídas, uma por empréstimo e uma em definitivo, o natural da Nazaré continua atualmente no plantel do Sporting. No dia do seu aniversário, 16 de maio, o Leonino recorda os momentos mais marcantes da sua carreira:


2012/13 - Goleador da Equipa B e promessa da Equipa A


Na temporada anterior, Ricardo Esgaio já tinha sido convocado para o plantel principal, num jogo contra a Lazio a contar para a Liga Europa, de onde não saiu do banco. Assim, o nazareno apenas fez a sua estreia sénior em 2012/13, ao serviço da equipa B do Sporting. Atuando como extremo esquerdo, Esgaio mostrou que tinha veia goleadora, ao apontar 16 golos pela equipa secundária dos leões, onde continua a ser o goleador máximo até hoje, com um total de 34 remates certeiros.


As boas exibições de Ricardo Esgaio valeram-lhe a chamada à equipa principal do Sporting pelo treinador Franky Vercauteren, que utilizou o jovem jogador a titular, na posição de lateral-esquerdo, num jogo a contar para a Liga Europa contra o Videoton, partida essa que os leões venceram por 2-1.

2014/15 - Empréstimo à Académica


Após alguns jogos realizados na equipa principal na temporada 2012/13, Ricardo Esgaio regressou à Equipa B do Sporting na época seguinte. A história não mudou em 2014/15, visto que o nazareno dividia o seu tempo entre os A’s e os B’s dos leões. De forma a ganhar mais experiência e tempo de jogo, o Clube decidiu emprestar o jogador à Académica de Coimbra, que na altura jogava na divisão cimeira do futebol português. Nos estudantes, Esgaio realizou meia temporada, fazendo 16 jogos e duas assistências.

2015/16- Ida aos Jogos Olímpicos

A temporada correu de feição ao lateral do Sporting, que voltou a dividir o seu tempo entre o plantel principal e a equipa B dos leões. Como tal, Ricardo Esgaio era um dos melhores jovens defesas-direitos do país, o que lhe valeu a convocatória para representar Portugal nos Jogos Olímpicos de 2016, disputados no Rio de Janeiro. Em solo carioca, reencontrou muitos colegas seus formados em Alcochete como Tobias Figueiredo, Tiago Ilori, André Martins, e Carlos Mané, para não falar de Bruno Fernandes, que apesar de não ser produto da formação, viria a jogar em Alvalade.

2017/18 - Saída para Braga

Ricardo Esgaio não era aposta regular no Sporting e rumou a Braga, fazendo parte de um negócio que traria Rodrigo Battaglia dos minhotos para Alvalade, com o jogador nazareno e Jefferson a fazerem o percurso contrário. Mas foi mesmo nos arsenalistas que o lateral português se afirmou como titular e até capitão de equipa. Nos guerreiros do Minho, realizou 179 jogos.

2021/22 - Regresso ao Sporting

No Braga, Ricardo Esgaio afirmou-se como um dos melhores defesas-laterais do campeonato português e quem também partilhou dessa visão foi o então treinador do Sporting, Ruben Amorim. Ambas as partes já se conheciam do seu tempo no clube minhoto e, na temporada 2021/22, o técnico dos verdes e brancos fez um pedido especial a Frederico Varandas para trazer de volta o nazareno. Neste seu regresso a Alvalade, o jogador foi muitas vezes titular e sempre opção regular.

2023/24 - Campeão pelo Sporting

Esta foi a terceira época desde o seu regresso ao Estádio José Alvalade e não podia ter corrido melhor. Ricardo Esgaio sagrou-se campeão pelo Sporting, o Clube onde cresceu e que o viu nascer para o mundo do futebol. O jogador nazareno foi peça fundamental da conquista do título, realizando um total de 47 jogos e quatro assistências, justificando assim a confiança de Ruben Amorim.


Wiki Leonino

Nuno Mendes sucede a Cristiano Ronaldo em posto que deixa o Sporting orgulhoso

Lateral é uma das grandes figuras do PSG, tendo realizado um desempenho histórico na Liga dos Campeões e ao longo de toda a época desportiva

Nuno Mendes é formado no Sporting e sucede a Cristiano Ronaldo depois de fazer história por clube francês
Nuno Mendes é formado no Sporting e sucede a Cristiano Ronaldo depois de fazer história por clube francês

  |

Icon Comentário0

Cristiano Ronaldo - que pode estar se saída do Al Nassr para o Al Hilal - era o único craque formado no Sporting com o título da Liga dos Campeões, tendo agora sido igualado por um outro craque. Nuno Mendes, lateral que cresceu na academia dos leões, sagrou-se campeão europeu no passado sábado, dia 31 de maio, pelo PSG, num triunfo frente ao Inter de Milão, por 5-0, e deixou, também ele, o Clube de formação com orgulho.


Cristiano Ronaldo, o leão mais titulado da Liga dos Campeões


Nuno Mendes juntou-se assim a Cristiano Ronaldo, ele que é um dos mais titulados, tendo vencido a prova cinco vezes. A conquista da primeira ‘orelhuda’ do capitão da seleção das quinas foi ao serviço do Manchester United, em 2007/08, e as restantes quatro a representar o Real Madrid, nas temporadas 2013/14, 2015/16, 2016/17 e 2017/18.


O capitão da seleção das quinas fez história na formação do Sporting ao tornar-se no único jogador a representar os sub-16, sub-17, sub-18, equipa B e principal, tudo na mesma época. Cristiano Ronaldo chegou ao Clube verde e branco quando tinha apenas 12 anos, depois de ter sido observado pelo mítico Aurélio Pereira, ainda ao serviço do Nacional, emblema madeirense.

Nuno Mendes, craque da história recente do Sporting


Já o atual lateral do PSG conquistou a Liga dos Campeões ao lado de outros três portugueses: João Neves, Vitinha e Gonçalo Ramos. Para além de campeão europeu, Nuno Mendes tem conseguido consolidar-se como um dos melhores da posição no mundo depois de uma época de sonho.

O defesa-esquerdo conquistou tudo o que podia ganhar na época 2024/25 (Supertaça, campeonato francês, Taça de França e Liga dos Campeões), mas ainda pode juntar a todos estes títulos o Campeonato do Mundo de Clubes pelo PSG e a Liga das Nações ao serviço da seleção das quinas.

Nuno Mendes chegou ao Sporting quando tinha apenas nove anos de idade e, desde então, representou todos os escalões de formação leoninos. Para além disso, também fez parte das seleções de Portugal desde os sub-16 até à seleção principal, onde joga atualmente. O lateral estreou-se no Clube verde e branco em 2019/20 e foi campeão no ano seguinte, em 2020/21, sob o comando técnico de Ruben Amorim.

Com a conquista da Liga dos Campeões pelo PSG, Nuno Mendes fez história e tornou-se o 15.º português a ser titular numa final da competição por equipas estrangeiras. O craque formado no Sporting integrou também outro ranking, que reúne os 33 portugueses a vencerem este torneio desde 1992/93.


Wiki Leonino

5 curiosidades sobre Héctor Yazalde, lendário goleador do Sporting

Recorde alguns factos históricos sobre 'Chirola', um dos principais avançados que já passaram pelo Clube de Alvalade e que ficará para sempre na história

Héctor Yazalde é um dos maiores goleadores da história do Sporting. Recorde cinco curiosidades sobre o antigo atleta argentino
Héctor Yazalde é um dos maiores goleadores da história do Sporting. Recorde cinco curiosidades sobre o antigo atleta argentino

  |

Icon Comentário0

Héctor Yazalde é um dos avançados que mais marcou os Sportinguistas. Apesar de só ter passado quatro épocas em Alvalade, "Chirola" esteve cá o tempo suficiente para fazer história pelo Sporting. O craque argentino acabou por deixar os leões com impressionantes 126 golos em somente 131 jogos disputados.


Entre os diversos factos desconhecidos do craque argentino, a lista, em baixo, explica o motivo pelo qual é apelidado de "Chirola" e conta um pouco da tão apreciada vida noturna. Para lá do perfil de Yazalde, o Leonino recorda cinco curiosidades sobre a vida daquele que fica marcado nos livros de história do Sporting como um dos maiores goleadores do Clube:


  1. Porquê "Chirola"? - O craque argentino precisou de começar a trabalhar desde cedo para ajudar a família. Para além de vender jornais, ajudava o irmão com a venda de fruta. Foi nessa altura que surgiu o apelido “Chirola”, uma referência às pequenas moedas argentinas que gostava de trocar para parecer que tinha mais dinheiro nos bolsos;
  2. 5º jogador com melhor média de golos por jogo no Sporting - Yazalde tem uma média de 0,96 e aparece em quinto na lista liderada por Peyroteo, com 1,62. Atrás do 'violino' estão Sidónio Silva (1,48), Mário Jardel (1,06) e Fernando Puglia (1);
  3. 2º argentino com mais jogos de leão ao peito - Acuna é o primeiro nome desta estatística, com 135 jogos pelo Sporting, mas com menos quatro aparece logo Yazalde, com 131 partidas em quatro épocas. Nomes sonantes como Leandro Romagnoli (120), Beto Acosta (99) e Facundo Quiroga (97) completam o top-5.
  4. Melhor marcador argentino da história do Sporting - "Chirola" é indiscutivelmente o maior goleador argentino que já passou pelo Clube de Alvalade. O craque atingiu a marca dos 126 golos e Diego Arizaga, que está em segundo nesta lista, conta apenas com 62 remates certeiros;
  5. Apreciava a vida noturna - Mesmo com um grande desempenho entre as quatro linhas, relatos contam que Yazalde era constantemente encontrado nas noites de Lisboa. Até foi na vida noturna que conheceu a sua mulher, Carmizé, uma atriz portuguesa. Mais tarde, o casamento acabou devido à discordância do casal com o retorno à Argentina.



Wiki Leonino

Dobradinha de Rui Borges e companhia aproxima Sporting do Porto e Benfica

Conjunto verde e branco vence o segundo grande título nacional na mesma época e chega perto da arca dos outros grandes clubes portugueses

Sporting conquista a sétima dobradinha e está cada vez mais próximo dos seus grandes rivais Benfica e Porto
Sporting conquista a sétima dobradinha e está cada vez mais próximo dos seus grandes rivais Benfica e Porto

  |

Icon Comentário0

O Sporting conquistou a sétima dobradinha do seu palmarés, depois de vencer o Benfica na final da Taça de Portugal no passado domingo, dia 25 de maio, por 3-1 após prolongamento – veja (ou reveja) AQUI os golos. Esta conquista aproxima o conjunto verde e branco das águias e dos dragões, que repetiram o feito mais vezes.


O Benfica começou a vencer por 1-0, depois de um remate fora de área de Orkun Kokcu. Já aos 90+10’, Gyokeres marca de grande penalidade e leva o jogo para o prolongamento. Aos 99’, Conrad Harder fez o segundo dos leões e aos 120+1’, Trincão fechou o caixão do eterno rival e consolidou o 3-1 no placar.


Os leões conquistaram as sete dobradinhas em temporadas algo distintas. Os anos do feito são: 1940/41, 1947/48, 1953/54, 1973/74, 1981/82, 2001/02 e 2024/25. Tanto a final da Taça de Portugal de 1973/74 como a mais recente, de 2024/25, foram vencidas em dérbis com o eterno rival.


O maior detentor de dobradinhas

Com 11 dobradinhas no palmarés, o Benfica é o clube, em Portugal, que venceu os dois grandes títulos nacionais na mesma época mais vezes. As conquistas aconteceram nas seguintes épocas: 1942/43, 1954/55, 1956/57, 1963/64, 1968/69, 1971/72, 1980/81, 1982/83, 1986/87, 2013/14 e 2016/17.


A conquista do título da prova rainha em 1954/55 resultou de uma vitória na final sobre o Sporting, por 2-1. Em 1986/87 o feito repetiu-se, com os mesmos números no placar no marcador do Estádio Nacional do Jamor.

Muitos títulos, nenhum em cima do Sporting

O Porto tem mais duas dobradinhas que o Sporting, contando já com nove no currículo. As conquistas dos dragões passaram pelas temporadas: 1955/56, 1987/88, 1997/98, 2002/03, 2005/06, 2008/09, 2010/11, 2019/20, 2021/22.

A equipa azul e branca, vale notar, nunca conquistou a dobradinha sobre o Sporting numa final da Taça de Portugal. Ainda assim, o Porto já venceu o conjunto leonino na prova rainha em 2023/24 e impediu a conquista do segundo dos dois grandes títulos nacionais na mesma época.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting conquista a sétima dobradinha da sua história! Lembra-se de todas?
Wiki Leonino

Sporting conquista a sétima dobradinha da sua história! Lembra-se de todas?

 

Icon Comentário0
Vencer ao Benfica na final da Taça de Portugal? Sporting já o tinha feito e não apenas uma vez
Wiki Leonino

Vencer ao Benfica na final da Taça de Portugal? Sporting já o tinha feito e não apenas uma vez

 

Icon Comentário0
Harder não é o único! Mais 6 suplentes do Sporting que marcaram na final da Taça de Portugal
Wiki Leonino

Harder não é o único! Mais 6 suplentes do Sporting que marcaram na final da Taça de Portugal

 

Icon Comentário0