
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Zeno Debast tem sido um dos destaques da época do Sporting. O defesa central de origem tem jogado muitas vezes no meio campo esta ano - mas a mudança parece estar a compensar, uma vez que o jogador não para de valorizar desde que Rui Borges o colocou no miolo do terreno.
O jovem central belga chegou aos leões no verão de 2024, proveniente do Anderlecht, a troco de qualquer coisa como 15,5 milhões de euros. Entrou logo no onze com Ruben Amorim, manteve o seu lugar no plantel com a chegada de João Pereira, mas disparou para outros patamares com a entrada de Rui Borges e a adaptação ao meio campo.
De facto, este novo destaque de Zeno Debast na equipa do Sporting está a dar frutos a olhos vistos. Na última atualização do portal especializado no mercado do futebol, o Transfermarkt, o jogador aparece valorizado em seis milhões de euros (dos 18 para os 24), quando comparado com a última avaliação existente - uma prova de que os desempenhos não têm passado ao lado de ninguém. Relembrar que o jogador também se tornou titular na sua seleção.
O belga, que tem atuado a médio dos últimos meses, tem vindo a crescer e a desenvolver algumas características por estar nessa zona específica no terreno: tem ganho confiança, o que o faz ser mais vocal e assumir um papel de maior liderança dentro do campo. Rui Borges, treinador do Sporting, é o primeiro a reconhecer estas capacidades a Zeno Debast.
"Falei com o Zeno quando cheguei, porque tem perfil, personalidade fantástica para um miúdo de 20 anos. Facilmente será um líder no futuro, será um bom capitão. Tem características adaptáveis, sabe que a equipa precisa disso, ajuda, ouve — a personalidade dele é fantástica—,adapta-se, não se queixa por não jogar na posição dele, está sempre disponível, feliz no dia a dia", tinha dito o treinador dos leões em conferência de imprensa do jogo com o Estoril, no início de março.
Treinador verde e branco já iniciou, juntamente com o plantel dos leões, a preparação para a próxima partida, a contar para a Taça de Portugal
|
Depois do triunfo do Sporting frente ao Estrela da Amadora, por 3-0, na última partida, os leões já iniciaram os trabalhos com vista ao próximo desafio - o jogo contra o Rio Ave, marcado para quinta feira, dia 3 de abril, a contar para a primeira mão das meias finais da Taça de Portugal. O treino do passado domingo, 30 de março, serviu para dar início a essa preparação.
Como é habitual na sessão de treinos imediatamente a seguir a uma partida, os jogadores que foram titulares contra o Estrela da Amadora fizeram trabalho de recuperação ativa no ginásio, e os restantes jogadores estiveram, como normal, às ordens de Rui Borges.
Do departamento médico, não há qualquer novidade positiva até esta segunda feira, dia 31 de março. Os mesmos cinco jogadores que estavam na enfermaria antes da partida com o Estrela continuam entregues aos médicos de Alvalade.
São eles Hidemasa Morita (traumatismo no pé esquerdo), Pedro Gonçalves (lesão muscular na perna direita), Nuno Santos (operado ao joelho direito, na sequência de uma rotura no tendão rotuliano), João Simões (operado devido a fratura do quinto metatarso do pé direito) e Daniel Bragança (operado ao joelho esquerdo devido a rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo) - os três últimos de fora até ao fim da temporada.
Está agendada outra sessão de treinos para a manhã desta segunda feira, dia 31 de março. Os responsáveis leoninos têm alguma esperança de que já seja possível integrar alguns dos lesionados, como Hidemasa Morita e Pedro Gonçalves, nas sessões de trabalhos, mas sem nenhuma confirmação até ao momento.
Presidente dos leões já começa a preparar o plantel verde e branco para a próxima época, e um dos grandes alvos joga no campeonato grego
|
Apesar de ainda correr o mês de março, Frederico Varandas e os responsáveis do futebol do Sporting já vão preparando a próxima época dos leões. Depois de assegurarem a contratação de Alisson Santos, procuram o mesmo com os outros alvos. É nesse sentido que os leões têm um emissário na Grécia - para começar a discutir a compra oficial de Georgios Vagiannidis, lateral direito do Panathinaikos.
Há muito que o Sporting tem o jovem de 23 anos debaixo de olho, e já foram inclusive dados passos para o tentar trazer para Alvalade. Mas as barreiras mais significativas estão prestes a ser ultrapassadas: o jornal A Bola conta que os leões têm uma reunião marcada, na Grécia, para esta segunda feira, dia 31 de março, para discutir o necessário para tirar Vagiannigis da Grécia.
O Sporting teve mesmo uma equipa a assistir ao dérbi grego Panathinaikos - Olympiakos, e acabou por adiar a conversa para o dia a seguir ao jogo, de modo a permitir foco total de Vagiannidis. Os leões estão a dar passos para fechar tudo o mais rápido possível, e impedir uma situação semelhante à que aconteceu com Ioannidis.
Em relação aos valores, algo a ser discutido na reunião desta segunda feira, os clubes não estão longe nas suas avaliações. Segundo A Bola, o Panathinaikos quer 10 milhões, mas está disposto a baixar um pouco a fasquia. O Sporting ofereceu, inicialmente, seis milhões de euros, mais dois de bónus, que foram recusados, sem fechar a porta a mais conversas. Os leões estarão dispostos a ir até aos oito milhões de euros para garantir Vagiannidis.
O Sporting conta, no entanto, com concorrência de peso pelo lateral direito grego. Ajax e Fulham são outros pretendentes de longa data, tal como o Zenit, da Rússia. O último clube a demonstrar o seu interesse no jovem foi o Mónaco, de França. Os responsáveis leoninos continuam, no entanto, positivos que o negócio se irá concretizar.
Presidente dos leões já sabe que vai ter um verão muito atarefado, uma vez que duas referências do eixo defensivo devem abandonar o Clube
|
Com o plantel às ordens de Rui Borges completamente focado na missão de conquistar o bicampeonato, a Direção do Sporting já vai preparando a próxima época. O Leonino sabe, em Exclusivo, que Frederico Varandas vai ser obrigado a avançar por um defesa central na próxima janela de transferências.
Tudo se prende com duas saídas que já se adivinham em Alvalade. O primeiro caso é o de Jeremiah St. Juste. O jogador já contou com alguns problemas na relação com Rui Borges, depois do jogo em Arouca. As sucessivas lesões levaram o Sporting a tomar a decisão de vender o central no verão, uma vez que o contrato termina em 2027 e os leões não vão avançar para a renovação.
O outro problema é Matheus Reis. Esta situação era menos esperada que a do neerlandês, porque o Sporting pretendia renovar contrato com o central brasileiro. No entanto, as conversas para adiantar esse processo estagnaram, e os leões vêm-se obrigados a vender o jogador se não quiserem perder o seu passe a custo zero.
Nesse sentido, a SAD do Sporting prepara-se para perder dois defesas centrais, curiosamente dois dos mais experientes do plantel verde e branco. Cria-se, deste modo, a necessidade de atacar o mercado na busca de um defesa central, restando perceber se os leões vão apostar num jogador jovem, como tem sido política do Clube, ou num atleta mais experiente.
Frederico Varandas já está, de resto, muito ativo na procura de construir o plantel do Sporting para 25/26. Já acertou as vendas de Geovany Quenda e Dários Essugo, e a compra de Alisson Santos, mas é esperado que existam mais novidades nas próximas semanas.