summary_large_image
O COMPLEXO DO NATAL
Nós sportinguistas, como durante anos fomos alvo de bullying com “o complexo de Natal”, interiorizamos logo que a culpa é do Sporting.
Imagem de destaque07 Dez 2020, 11:00

Desde que o grande presidente João Rocha deixou a presidência do Sporting que, infelizmente, o nosso clube perdeu muita da hegemonia que tinha no futebol nacional e, podemos contar pelos dedos de uma mão, as vezes que fomos campeões nacionais.

Foi também nesta altura que, instigados por impulsos externos, lamentavelmente muitos sportinguistas deixaram, de forma derrotista (que nunca aceitei) que no Sporting entrasse “o complexo do Natal”.

E o que é “o complexo do Natal”?

É o assumir por todos, que o Sporting não tem estofo para ganhar o campeonato nacional de futebol e, pior, que antes do Natal já está arredado da luta pelo título.

Caros sportinguistas, temos de acabar de vez com este complexo, ele só dá jeito aos nossos adversários, a todos eles, nós nunca o devemos referir.

Nunca o devemos referir, e procurar as reais causas de muitas vezes, antes do final de cada ano, já estarmos arredados do título. Será com toda a certeza, ou porque a época foi mal planificada, ou porque o treinador não é suficientemente bom, porque a direção não tem capacidade, porque o plantel é fraco, ou porque fomos prejudicados pelas arbitragens e outros fatores exógenos, ou, o que já aconteceu em alguns anos, porque os nossos adversários foram melhores.

É que não custa nada recorrer à memória dos sportinguistas para nos lembrarmos de épocas como a que estamos a viver atualmente, onde antes do final do ano estávamos em primeiro e depois começavam a acontecer as tais habilidades, que deram em processos de  apitos coloridos e animais de terrenos moles, que rapidamente cumpriam a função de nos afastar do tão desejado título.

E o que faziam e fazem os sportinguistas? Em vez de criticarem e apontarem o dedo às injustiças, para não dizer outra coisa, interiorizam e exteriorizam que a culpa é do Natal.

Isto só facilita os nossos adversários, e todos aqueles que nos prejudicam, pois, a esmagadora maioria das vezes nem têm de se justificar, pois nós sportinguistas, como durante anos fomos alvo de bullying com “o complexo de Natal”, interiorizamos logo que a culpa é do Sporting.

Mas a culpa muitas e muitas vezes não é do Sporting. Para não falar de casos mais recentes, falo por exemplo das nossas equipas treinadas pelos treinadores Marinho Peres e Carlos Queirós, em que chegámos também a esta altura do ano com muitas vitórias e em boa posição de conseguir discutir o campeonato, e lá vieram os do costume prejudicar o Sporting. Já nessa altura interiorizávamos que a culpa era do Natal e poucos tentávamos alertar para o que se passava.

Hoje, felizmente, já somos cada vez menos os sportinguistas que acreditam no “complexo do Natal”, e estamos atentos a tudo e a todos aqueles que prejudiquem o Sporting. Mesmo que a atual direção não fale, sempre que o Sporting for prejudicado haverá muito sportinguista que não se calará e se fará ouvir, e ouvir alto e sem medo.

  Comentários