Futebol
Gyokeres marca no Suécia – Eslováquia: Brilharete do avançado do Sporting não agradou a… Amorim
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Rúben Amorim fez a habitual antevisão ao próximo embate do Sporting - diante do Estoril - e revelou que quer fazer parte da equipa técnica com mais títulos conquistados na história do Clube de Alvalade. O treinador também revelou continuar a orientar os leões durante, pelo menos, mais uma temporada, mas Luís Pedro Sousa encontrou um detalhe nas palavras.
"Rúben Amorim colocou um ponto final parágrafo numa longa novela. Se dúvidas houvesse, talvez suscitadas por alguns excessos nos festejos do título em pleno Marquês, o atual e futuro treinador do Sporting dissipou-as em definitivo. Agora, não há volta a dar. A palavra está mais do que empenhada. O técnico campeão nacional não só garantiu que ficava nos leões na época que se avizinha, como, e no mínimo, na seguinte", começou por dizer, ao Record.
"Se o objetivo é ser o treinador com mais títulos (podemos falar em troféus, é uma questão de semântica) no Sporting, e sabendo que Joseph Szabo tem mais 7 do que ele, Rúben Amorim terá de permanecer em Alvalade além de 2024/25, pois, como é óbvio, não haverá tantas conquistas ao dispor na próxima temporada, por muito bom que venha a ser o desempenho leonino", atirou o jornalista, revelando que, para tal, Amorim teria de ficar até depois de 2025.
Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, o técnico liderou 210 encontros, tendo vencido 146, empatado 33 e perdido 31, sendo uma das grandes figuras dos verdes e brancos nos últimos anos. Ao comando do Sporting, Rúben Amorim conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões para emblemas estrangeiros e 30 para clubes nacionais.
Novo treinador da formação principal do Clube de Alvalade conseguiu o primeiro triunfo, mas já tem uma grande dor de cabeça para resolver
|
0Sem grande parte dos titulares disponíveis, por estarem ao serviço das suas seleções nacionais, João Pereira já iniciou os trabalhos pelo Sporting. Óscar Botelho, comentador da CNN, falou sobre o primeiro jogo do treinador, que resultou numa vitória por 5-2 sobre a União de Leiria.
"Relativamente ao resultado, acho que pouco significa. João Pereira tem mais de dez jogadores nas respetivas seleções e vou dizer que, para mim, o mais importante deste jogo é quando chegarem aqueles que normalmente costumam ser chamados ao onze titular. A pergunta que vão fazer a quem jogou, ou a quem treinou, não é: 'Como é que jogámos', 'Como é que são as bolas paradas?'. O que vão perguntar é: 'Como é que é o homem?', 'Como é que ele falou?', 'Que tipo de discurso é que tem?' e, principalmente, 'Como é que é o dia a dia da equipa?', disse.
Tendo já em vista o próximo desafio dos leões no dia 22 de novembro, frente ao Amarante, o comentador admitiu a possibilidade de acontecerem algumas alterações face ao onze do último jogo: "Se calhar meia dúzia de jogadores podem ser titulares em frente ao Amarante. Há a rotina dos três centrais que pode ser trabalhada, é o único setor".
"Diego Callai na baliza, é um dos quatro guarda-redes, por isso acredito que se calhar nem vai ser ele o titular frente ao Amarante", além disso, admitiu possíveis regressos à titularidade, face a algumas baixas na equipa: "Saudar também o regresso de Marcus Edwards que pode, naturalmente, aproveitar aquilo que é o momento e a lesão de Pote". Recorde-se que Pote (Pedro Gonçalves) estará de fora dos relvados até 2025, tendo em conta que contraiu uma grave lesão no encontro diante do Braga.
Quanto ao treinador dos verdes e brancos, alertou que "João Pereira vai ter muito pouco tempo para trabalhar este jogo frente ao Amarante. Acaba por ser um adversário ideal, também com essa nota, o Amarante já está a preparar este jogo com o Sporting e foi goleado pelo Vitória de Guimarães", terminou.
Equipa principal dos leões teve direito a presente por parte do novo técnico, depois de partida de preparação frente ao Leiria
|
0João Pereira já realizou o primeiro jogo como treinador dos leões: foi – como escreveu o Leonino – num jogo particular, frente ao Leiria, em Alcochete. O jogo terminou com vitória de 5-2 por parte de uma equipa do Sporting que não pode contar com a grande maioria dos seus titulares.
O Sporting bateu a União de Leiria, por 5-2, no primeiro teste de João Pereira. Num jogo-treino realizado na Academia Cristiano Ronaldo, os leões, sem grande parte dos titulares, venceram o emblema da Liga 2 e tiveram direito a dois dias de folga.
O técnico português terá ficado agradado com o que viu e decidiu dar uma prenda aos jogadores do Sporting, concedendo dois dias de descanso ao plantel, que recentemente fez a transição entre Ruben Amorim e o antigo lateral-direito.
O plantel de Alvalade fica, assim, dispensado dos trabalhos no Clube até terça-feira, dia em que voltará à Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, para reiniciar a atividade e começar a preparar os próximos desafios que a equipa terá pela frente.
Referir que, na próximo terça feira, quando o plantel retornar à Academia, João Pereira ainda não vai ter à sua disposição os jogadores do Sporting que estão a representar as suas seleções. Este lote de jogadores perfaz a grande maioria dos titulares e jogadores importantes de João Pereira, que vão ter o tempo limitado para conhecer o novo treinador quando regressarem ao Sporting.
A pausa FIFA também poderá ter um problema para o treinador, que tem o primeiro jogo oficial marcado para sexta feira, dia 22 de novembro, o que significa muito pouco tempo para trabalhar com os jogadores, e para haver uma adaptação mútua entre equipa técnica e atletas. O Sporting vai ter três jogos em casa em apenas nove dias: dia 22, contra o Amarante, para a Taça de Portugal; depois o Arsenal, para a Liga dos Campeões, dia 26; por fim, o Santa Clara, para a Liga Portygal Betclic, dia 30 de novembro. A cadência de jogos aligeira um pouco em dezembro: vão ser “apenas” cinco jogos no último mês de 2024.
Presidente dos verdes e brancos discursou na 42.ª gala dos Rugidos de Leão e garantiu que Clube de Alvalade passa por fase avassaladora
|
0No programa 'Record na Hora', no Now, as declarações de Frederico Varandas, Presidente do Sporting, geraram grande debate, pois comparou o atual momento do Clube a algumas das melhores fases da história dos leões, algo que, para muitos, despertou opiniões divididas.
“Este é o melhor Sporting desde que existem os Rugidos de Leão”, afirmou Frederico Varandas, com um tom de entusiasmo que não passou despercebido. “Vivemos a melhor fase desde os Cinco Violinos!”, continuou mostrando a confiança que tem no trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos últimos anos.
Luís Pedro Sousa, chefe de redação do jornal Record, foi mais cauteloso nas suas palavras: “Frederico Varandas, como o início da peça já deixou claro, puxou dos galões. Não sei se é o Sporting mais forte dos últimos 70 anos, mas, se formos a ver bem, também não está assim tão longe da verdade. O que é certo é que não podemos desconsiderar o impacto que este Sporting tem tido recentemente."
“Lembro-me do Sporting com a dupla de avançados Manuel Fernandes e Jordão, uma parceria imbatível. Depois houve o Sporting de António Oliveira, que conquistou dois campeonatos. E não podemos esquecer o Sporting de Jardel, com João Vieira Pinto e o surgimento de Ronaldo e Quaresma. Esse também foi um Sporting que nos fez sonhar", acrescentou.
“Este Sporting de agora, que nos últimos quatro anos conquistou dois campeonatos e vários troféus importantes, tem algo que o distingue. Está em grande forma, é uma equipa vitoriosa, com um desempenho sólido na Champions, e, mais importante, garante a sustentabilidade financeira do Clube. E isso é algo que, no final das contas, poderá garantir um futuro ainda mais promissor para o Clube", concluiu.
Gyokeres marca no Suécia – Eslováquia: Brilharete do avançado do Sporting não agradou a… Amorim
0
Moura dos Santos nega gratidão a peça-chave do Sporting: "Não foi uma ONG em missão assistencial"
0
Jogador apontado ao Sporting viu goleada no Alemanha - Bósnia diretamente do banco (vídeo)
0