Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Antes do Benfica - Sporting, adeptos encarnados enxovalhados: "Matam e atropelam. Isto não é gente"

Clube da Luz bastante criticado antes do dérbi que pode decidir contas do Campeonato Nacional; Silêncio de Rui Costa também não passou despercebido

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

09 Mai 2025 | 22:00 |

Icon Comentário0

Bernardo Ribeiro deixou duras críticas aos adeptos do Benfica antes do duelo decisivo frente ao Sporting. O diretor do jornal Record lembra as atrocidades cometidas pelo clube da Luz e ataca Rui Costa por continuar sem condenar os casos polémicos em que as águias se veem envolvidas. 


“Para quem gosta de futebol em Portugal há poucas coisas mais bonitas do que um dérbi"


“Para quem gosta de futebol em Portugal há poucas coisas mais bonitas do que um dérbi. O de amanhã, então, encerra ainda mais emoção e carga emocional do que é habitual”, começa por escrever Bernardo Ribeiro, referindo-se ao jogo entre Benfica e Sporting, que se realiza este sábado. Ambas as equipas estão empatadas com 78 pontos, mas os leões partem em vantagem no confronto direto, tendo vencido na primeira volta por 1-0, em Alvalade, no jogo de estreia de Rui Borges como treinador principal.


Mas é fora das quatro linhas que o diretor do Record concentra a sua crítica mais contundente “Infelizmente, em redor do desporto que amamos há vários tipos de bandidos que têm de ser erradicados. (...) Ainda piores: cobardes assassinos que ao abrigo de uma suposta devoção por um clube matam quem não ama a mesma cor.”

"Claques que matam com very-lights, atropelam, sodomizam gente do próprio clube e esfaqueiam, sinceramente, isto não é gente"


Carregado de indignação, acusa diretamente as claques violentas de atentarem contra o próprio espírito do jogo. “Claques que matam com very-lights, atropelam, sodomizam gente do próprio clube e esfaqueiam, sinceramente, isto não é gente. É outra coisa qualquer”.

Bernardo Ribeiro saúda os presidentes de Sporting e Porto, Frederico Varandas e André Villas-Boas, pelas posições tomadas contra estas práticas, e deixa um recado a Rui Costa: “Varandas já fez o seu papel, Villas-Boas também. O silêncio da direção do Benfica é ensurdecedor".

Num fim de semana onde o futebol devia ser sinónimo de festa, paixão e rivalidade saudável, o jornalista lembra que “o facto de existirem criminosos de sangue ligados a este desporto é algo que, gradualmente, me afasta do amor que sentia pelo jogo”.

O dérbi entre águias e leões, que decorre na Luz, poderá decidir o título nacional. Mas, para Bernardo Ribeiro, há muito mais em jogo do que os três pontos: está em causa o futuro do futebol português como espaço civilizado de paixão desportiva. A PSP já está em preparações para garantir estabilidade e segurança nos festejos após o dérbi.


Futebol

CIES coloca Sporting entre melhores formadores do mundo; Leões à frente do Real Madrid

Novo ranking internacional coloca os leões entre a elite mundial dos clubes formadores, com números que demonstram a dimensão do talento produzido em Alvalade

De acordo com ranking do Observatório de Futebol CIES, o Sporting está entre os 10 melhores clubes formadores do mundo, deixando o Real Madrid para trás
De acordo com ranking do Observatório de Futebol CIES, o Sporting está entre os 10 melhores clubes formadores do mundo, deixando o Real Madrid para trás

21 Out 2026 | 17:07 |

Icon Comentário0

O Sporting voltou a ganhar destaque no panorama internacional, desta vez pelo trabalho realizado na formação. O Observatório de Futebol CIES divulgou esta quarta-feira, um ranking dos melhores clubes formadores do mundo, com os leões a figurarem entre os dez primeiros classificados.


A formação verde e branca ocupa o sétimo lugar da lista mundial, com uma pontuação de 85,3 e um total de 77 jogadores formados pelo Clube a competir em 49 ligas analisadas. Os números reforçam a presença do Sporting entre as referências internacionais na descoberta e desenvolvimento de jovens talentos.


O ranking elaborado pelo CIES - que já colocou João Simões em destaque -  tem em conta o número de jogadores formados por cada clube que atuam nas competições abrangidas, assim como o nível desportivo das ligas, o tempo de jogo e a idade dos futebolistas. Desta forma, a classificação procura avaliar o impacto da formação de cada emblema no futebol profissional.


No topo da tabela surge o Benfica, com 101,3 pontos e 93 jogadores formados, seguido dos argentinos River Plate, com 95,9 pontos e 94 atletas, e Boca Juniors, que soma 91,7 pontos e 93 jogadores. Ainda assim, o Sporting mantém-se entre os 10 clubes mais bem classificados, estando à frente do 9º classificado Real Madrid.

A presença leonina neste ranking volta a colocar em evidência a importância da Academia Cristiano Ronaldo no desenvolvimento de talentos para o futebol nacional e internacional. Com 77 jogadores formados identificados no estudo, o Sporting confirma o seu lugar entre os clubes de referência mundial nesta área.


Confira a tabela:


Futebol

Árbitro que não viu falta arrepiante de Veiga sobre Hjulmand vai apitar Sporting - Académico

Médio espanhol dos dragões pisou futebolista dinamarquês de forma ostensiva, acabando por lesionar o ex capitão dos verdes e brancos

Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou Miguel Nogueira no Sporting - Académico de Viseu
Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou Miguel Nogueira no Sporting - Académico de Viseu

21 Out 2026 | 16:43 |

Icon Comentário0

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, dia 21 de outubro, a equipa de arbitragem nomeada para a 9.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Miguel Nogueira foi o escolhido para apitar o encontro entre Sporting e Académico de Viseu.


O juiz da Associação de Futebol de Lisboa o foi eleito árbitro principal do duelo e contará com Paulo Brás e Nuno Pires como assistentes. Já o quatro juiz será  Flávio Duarte, enquanto que o VAR contará com o contributo de Luís Ferreira. Valdemar Maia será o AVAR.


O histórico de Miguel Nogueira a arbitrar o Sporting não é, de todo, favorável aos leões. O árbitro apitou o encontro Clube de Alvalade e Porto, da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal da época passada (0-0), e deixou escapar em claro uma entrada bárbara de Gabri Veiga sobre Morten Hjulmand.


Vale lembrar que o médio espanhol dos dragões pisou o futebolista dinamarquês de forma ostensiva, acabando por lesionar de forma arrepiante o ex capitão (Recorde AQUI), que viria a ser substituído por Daniel Bragança no arranque da segunda parte.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo para a Liga no próximo domingo, dia 25 de outubro, frente ao Académico de Viseu. O encontro, a contar para a 9.ª ronda do Campeonato, diante da turma orientada por Bruno Pinheiro, jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.



Futebol

Régis Le Bris acena com milhões e quer levar titular do Sporting para Inglaterra em janeiro

Emblema britânico continua determinado em avançar pelo jogador e terá mesmo deixado cair interesse em Matías Soulé, da Roma

 Sunderland, de Régis Le Bris, não desiste de Geny Catamo e prepara-se para voltar à carga pelo extremo do Sporting
Sunderland, de Régis Le Bris, não desiste de Geny Catamo e prepara-se para voltar à carga pelo extremo do Sporting

21 Out 2026 | 15:26 |

Icon Comentário0

O Sunderland não desiste de Geny Catamo e prepara-se para voltar à carga pelo extremo do Sporting já no mercado de transferências de janeiro. O emblema inglês mantém o internacional moçambicano como um dos principais alvos, depois de ter visto duas propostas recusadas pelos leões no verão.


Na altura, os black cats, orientados por Régis Le Bris, começaram por oferecer 30 milhões de euros, acrescidos de 10 milhões em objetivos. Perante a resistência da direção liderada por Frederico Varandas, aumentaram a proposta para 33 milhões de euros, mais 7 em bónus, mas nem essa investida convenceu os responsáveis leoninos a abrir mão do jogador.


O Sporting manteve-se firme na sua posição e apontou para os 40 milhões de euros como valor necessário para negociar a saída. O extremo, de 25 anos, tem contrato com os verdes e brancos até junho de 2029 e uma cláusula de rescisão fixada nos 60 milhões de euros, fatores que reforçam a posição negocial do clube de Alvalade.


De acordo com o portal britânico 'TEAMtalk', o Sunderland continua determinado em avançar pelo jogador e terá mesmo deixado cair o interesse em Matías Soulé, da Roma, para concentrar esforços na contratação do ala leonino. Ainda assim, a concorrência promete ser forte, uma vez que Newcastle, Everton, Leeds United, Bournemouth e Brentford também estarão atentos às exibições do extremo.

O interesse crescente dos clubes ingleses surge numa fase em que Geny Catamo atravessa o melhor arranque de temporada da carreira. Ao serviço da equipa orientada por Rui Borges, o internacional moçambicano soma dois golos e quatro assistências em 10 jogos oficiais.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Já há veredito sobre lance de Doumbia no Braga - Sporting; João Ferreira é muito claro
Futebol

Já há veredito sobre lance de Doumbia no Braga - Sporting; João Ferreira é muito claro

21 Out 2026 | 13:45

Icon Comentário0
Sporting anuncia bilhetes para o Moreirense com descontos até... 55%
Futebol

Sporting anuncia bilhetes para o Moreirense com descontos até... 55%

21 Out 2026 | 12:40

Icon Comentário0
Avançado do LASK foi júnior do Belenenses, fez testes no Liverpool e vai defrontar Sporting
Futebol

Avançado do LASK foi júnior do Belenenses, fez testes no Liverpool e vai defrontar Sporting

21 Out 2026 | 13:11

Icon Comentário0