Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

ÀS PORTAS DO SONHO

Sócio do Sporting CP conta-nos a sua viagem até Alkmaar, onde assistiu a mítica partida que faz hoje 15 anos

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

05 Mai 2020 | 11:00 |

Icon Comentário0

Já recordámos a mesma data aqui, no Leonino, com as palavras de Ricardo, guardião do Sporting CP na altura (LER AQUI), mas, desta vez, quisemos ver, além de quem viveu do relvado, quem viveu a mítica noite de 5 de maio de 2005 da bancada.


Paulo Jorge, Sócio número 8.002 dos leões, é um adepto assíduo. Tem tanto Gamebox no Estádio José Alvalade, como no Pavilhão João Rocha, pois opta por estar presente em todos os momentos do Clube e viver a pura alegria simplesmente de ser Sporting CP. Há 15 anos, o mesmo se verificava e, em Alvalade, viu a sua equipa colocar-se na frente das meias-finais da UEFA, como tal, a oportunidade de viajar até à Holanda surgiu e Paulo não a desaproveitou.


“Na primeira mão ganhámos por 2-1, em Alvalade. A segunda seria, então, um jogo decisivo para estarmos na tão ambicionada final no nosso Estádio. Estando às portas do sonho, na minha cabeça não havia uma outra possibilidade que não acompanhar a equipa, juntamente com os meus amigos, e estar presente neste momento tão importante do Clube”, começou por dizer, em exclusivo ao Leonino, antes de contar a história desse dia que, diga-se de passagem, foi recheada de peripécias, logo começando no voo de Lisboa para Amesterdão.


“Só via aproximar-se a hora do jogo”

“Com cerca de uma hora e meia de voo já feito, o avião dá a volta e retoma a rota de regresso para Lisboa, depois de nos informarem de uma avaria técnica. Só via aproximar-se a hora do jogo, já tínhamos imaginado que o almoço em Amesterdão não se iria realizar e, provavelmente, até a chegada a tempo seria difícil”, contou-nos. Aqui, a dúvida instala-se: Chegariam a tempo do jogo? Depois de algumas horas de espera, conseguem efetuar a viagem e finalmente chegar à Holanda, onde o tempo escasseava.


A verdade é que chegaram a tempo, mas no momento da entrada no estádio, mais um problema: “Quando consigo finalmente entrar, a escassos dois ou três minutos do jogo começar, reparo que não havia um único lugar nas bancada reservada aos nossos adeptos de onde se conseguissem ver as duas balizas”, relembrou com alguns sorrisos.

“A eliminatória parecia definitivamente perdida”

Paulo decidiu subir a um muro do estádio, o único sítio de onde conseguia ver o jogo em condições. Ao intervalo, a partida estava empatada a uma bola, o que daria a passagem do Sporting CP à final, mas na segunda parte tudo se complicou.

“Na segunda parte... ou terceira, ou quarta, porque foi um sofrimento tão grande que parecia que não tinha fim, o AZ faz o 2-1, empurrando o jogo para prolongamento. Depois, 10 minutos antes do final da partida surgiu o 3-1 e a eliminatória parecia definitivamente perdida”, disse, mas como um Sportinguista nunca perde a esperança, eis que chegou o último minuto da partida e o milagre acontece. Após canto batido por Tello, Miguel Garcia cabeceia para o fundo da baliza.

“O estádio veio abaixo. Festejámos, à chuva, ao frio, foi um momento difícil de descrever”, disse Paulo, relembrando o relato do feito por Jorge Perestrelo continua a ser, para este leão, uma forma de recordar toda a emoção sentida naquele momento.

“Quando ouço esse relato e quando ouço a emoção que ele passa, parece que aí está sintetizado e resumido tudo o que foi sentido por mim e por todos aqueles que foram os heróis de Alkmaar”, sublinhou.

https://www.youtube.com/watch?v=Yy--Q8xTMEc

“Repetia tudo outra vez, as vezes que fossem precisas”

A verdade é que a final ficou longe do esperado, o tão desejado título europeu não foi conquistado em casa, mas Paulo não se arrepende de nada. “Não foi a primeira vez que acompanhei, já o tinha feito antes e mesmo depois disso voltaria a fazê-lo. A emoção de ganhar jogos fora, toda aquela união e o ambiente que se gera entre os adeptos é indescritível. Repetia tudo outra vez, as vezes que fossem precisas”, vincou.

Para terminar, este Sócio leonino deixou uma mensagem bem clara da forma como leva o seu Sportinguismo, algo que se une aos ideais e mensagens passadas pelo símbolo do leão rampante: “Ganhando ou perdendo, sempre lá. É o que espero para agora, para o futuro, para mim e para os meus filhos, que penso que vão honrar este legado que lhes vou deixar enquanto Sportinguista”, rematou.


Futebol

Iturralde González concorda com penálti do Sporting e diz que podia haver expulsão no Porto

Antigo árbitro internacional espanhol analisou os principais lances da partida entre leões e dragões, em partida da 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic

Iturralde González, antigo árbitro internacional espanhol, analisou os casos do Porto - Sporting da 21.ª jornada. Fotografia de Sporting
Iturralde González, antigo árbitro internacional espanhol, analisou os casos do Porto - Sporting da 21.ª jornada. Fotografia de Sporting

10 Fev 2026 | 15:10 |

Icon Comentário0

Iturralde González, antigo árbitro internacional espanhol, analisou os casos do clássico da 21.ª jornada da Liga Betclic entre Porto e Sporting, que terminou em empate a uma bola. O especialista concordou com a grande penalidade assinalada a favor do Sporting e ainda equaciona que Kiwior pudesse ser expulso.


"Mesmo que Kiwior tenha conseguido afastar a bola, é falta. Assim que o defesa do Porto cortou a bola, fez uma entrada com as travas da chuteira para cima, atingindo o tornozelo de Geny Catamo. Foi uma falta clara para cartão amarelo, porque foi uma falta grave sobre o avançado do Sporting. A questão aqui é se poderia mesmo ter sido cartão vermelho por jogo violento. Existe um equívoco comum no futebol, o de que se o jogador tocou na bola antes, não pode ser falta. Isso não é verdade", disse, quando questionado sobre se Luís Godinho tinha feito bem em não assinalar falta neste lance.


No que ao penálti tem respeito, por braço na bola de Francisco Moura após cruzamento de Iván Fresneda, Iturralde González não mostrou dúvidas: "É penálti claro. A mão de Francisco Moura está a apontar para baixo ainda antes do cruzamento e no momento em que Fresneda cruza, o defesa do Porto estende o braço, tocando na bola e intercetando o passe do jogador do Sporting dentro da área".


Outro dos lances polémicos na partida, com algumas queixas do Porto, trata-se de um lance na fase inicial do Clássico, entre Maxi Araújo e Pepê. O antigo árbitro deixa claro que o uruguaio não faz penálti: "Não há dúvidas aqui, é apenas uma disputa normal pela bola. Pepê corta para dentro e Maxi Araújo toca-lhe com as mãos, fazendo o jogador do Porto cair, mas não nos podemos esquecer que o futebol é um desporto de contacto e essa disputa faz simplesmente parte do jogo. São jogadas em que o avançado faz mais para cair do que propriamente o defesa para derrubá-lo".

Com este empate – o quinto em 36 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges têm agora 52 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (56) está no primeiro posto. Já o Benfica é terceiro com 49.



Futebol

Porto prepara-se para fazer queixa de Hjulmand, capitão do Sporting; Saiba os motivos

Informação está a ser avançada nesta terça-feira, dia 10 de fevereiro, com as intenções dos dragões a serem reveladas pela imprensa

Porto decidiu avançar com uma queixa contra Morten Hjulmand, na sequência de um lance ocorrido no encontro entre o Sporting e o AVS
Porto decidiu avançar com uma queixa contra Morten Hjulmand, na sequência de um lance ocorrido no encontro entre o Sporting e o AVS

10 Fev 2026 | 14:47 |

Icon Comentário0

O Porto decidiu avançar com uma queixa contra Morten Hjulmand, na sequência de um lance ocorrido no encontro entre o Sporting e o AVS, a contar para a Taça de Portugal, que acabou por não ser sancionado pela equipa de arbitragem.


Segundo apurou o jornal Record, os dragões encontram-se a ultimar a recolha de meios de prova e, nesse sentido, já solicitaram à Federação Portuguesa de Futebol as imagens da bodycam do árbitro André Narciso, entendendo que essas imagens poderão ser esclarecedoras relativamente ao sucedido.


Em causa está um lance ocorrido já no prolongamento, ao minuto 115, numa altura em que o marcador registava um empate a dois golos. Na sequência de uma disputa de bola, o capitão do Sporting, após cair no relvado, terá atingido com a chuteira direita a cabeça do jogador argentino do AVS, Tiago Galletto.


Durante a transmissão televisiva da partida, assegurada pela RTP, o lance não foi alvo de repetições que permitissem analisar o movimento na totalidade, não se tendo verificado, igualmente, qualquer intervenção percetível por parte do VAR, Bruno Esteves.

O Porto entende que o contacto não foi fortuito, considerando que existiu uma agressão por parte de Morten Hjulmand, enquadrável como conduta violenta, que poderia ter colocado em causa a integridade física de Tiago Galletto.


Apesar de o AVS não ter apresentado qualquer reclamação relativamente ao lance, os dragões optaram por avançar com um recurso junto do Conselho de Disciplina da FPF, expondo o médio dinamarquês a uma eventual sanção disciplinar e adensando o clima de tensão entre as duas SAD, já marcado por várias queixas de parte a parte ao longo da presente temporada.

Recorde-se que, após o polémico clássico disputado esta segunda-feira (1-1), Porto e Sporting voltam a medir forças no dia 3 de março, em Alvalade, e novamente a 22 de abril, no Estádio do Dragão, em jogos a contar para as meias-finais da Taça de Portugal.

Confira o agradecimento do plantel aos adeptos no Dragão:


Futebol

Maxi Araújo deixa mensagem após Porto - Sporting: "Não conseguimos..."

Internacional uruguaio foi titular pela turma de Rui Borges no Clássico da 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic e não ficou indiferente

Internacional uruguaio recorreu às redes sociais para deixar uma mensagem depois do Clássico entre Sporting e Porto. Fotografia do Instagram de Maxi Araújo
Internacional uruguaio recorreu às redes sociais para deixar uma mensagem depois do Clássico entre Sporting e Porto. Fotografia do Instagram de Maxi Araújo

10 Fev 2026 | 13:32 |

Icon Comentário0

Horas depois do empate a uma bola entre o Porto e o Sporting, Maxi Araújo, que foi titular no Clássico disputado no Estádio do Dragão, recorreu às redes sociais para sublinhar o significado do encontro entre dragões e leões. Através de uma publicação na sua conta de Instagram, o lateral-esquerdo deixou uma mensagem virada para o que ainda falta jogar no campeonato.


"Lindo clássico! Não conseguimos o resultado desejado, mas lutámos até ao final e isso é o importante. Ainda falta muito campeonato e obrigado Sportinguistas pelo apoio de sempre", escreveu o internacional uruguaio, de 25 anos, nas suas redes sociais.


Nesta temporada ao serviço do Sporting, Maxi Araújo - avaliado em 22 milhões de euros -  realizou 29 jogos: 17 na Liga Portugal Betclic, oito na UEFA Champions League, dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 2.227 minutos em que esteve em campo, o ala apontou cinco golos e fez três assistências.


Com este empate – o quinto em 36 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges têm agora 52 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (56) está no primeiro posto. Já o Benfica é terceiro com 49.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 15 de fevereiro, frente ao Famalicão. O encontro, a contar para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Hugo Oliveira, jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.


Confira a publicação:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Não acaba! Novo caso no Porto - Sporting; Desta vez com Rui Silva
Futebol

Não acaba! Novo caso no Porto - Sporting; Desta vez com Rui Silva

10 Fev 2026 | 12:15

Icon Comentário0
Mateus Fernandes explica como convenceu jogador a assinar pelo Sporting (vídeo)
Futebol

Mateus Fernandes explica como convenceu jogador a assinar pelo Sporting (vídeo)

10 Fev 2026 | 13:01

Icon Comentário0
Revelado o motivo para as lágrimas de Geny Catamo; Sporting com problema dos grandes
Futebol

Revelado o motivo para as lágrimas de Geny Catamo; Sporting com problema dos grandes

10 Fev 2026 | 12:36

Icon Comentário0