Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

ÀS PORTAS DO SONHO

Sócio do Sporting CP conta-nos a sua viagem até Alkmaar, onde assistiu a mítica partida que faz hoje 15 anos

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

05 Mai 2020 | 11:00 |

Icon Comentário0

Já recordámos a mesma data aqui, no Leonino, com as palavras de Ricardo, guardião do Sporting CP na altura (LER AQUI), mas, desta vez, quisemos ver, além de quem viveu do relvado, quem viveu a mítica noite de 5 de maio de 2005 da bancada.


Paulo Jorge, Sócio número 8.002 dos leões, é um adepto assíduo. Tem tanto Gamebox no Estádio José Alvalade, como no Pavilhão João Rocha, pois opta por estar presente em todos os momentos do Clube e viver a pura alegria simplesmente de ser Sporting CP. Há 15 anos, o mesmo se verificava e, em Alvalade, viu a sua equipa colocar-se na frente das meias-finais da UEFA, como tal, a oportunidade de viajar até à Holanda surgiu e Paulo não a desaproveitou.


“Na primeira mão ganhámos por 2-1, em Alvalade. A segunda seria, então, um jogo decisivo para estarmos na tão ambicionada final no nosso Estádio. Estando às portas do sonho, na minha cabeça não havia uma outra possibilidade que não acompanhar a equipa, juntamente com os meus amigos, e estar presente neste momento tão importante do Clube”, começou por dizer, em exclusivo ao Leonino, antes de contar a história desse dia que, diga-se de passagem, foi recheada de peripécias, logo começando no voo de Lisboa para Amesterdão.


“Só via aproximar-se a hora do jogo”

“Com cerca de uma hora e meia de voo já feito, o avião dá a volta e retoma a rota de regresso para Lisboa, depois de nos informarem de uma avaria técnica. Só via aproximar-se a hora do jogo, já tínhamos imaginado que o almoço em Amesterdão não se iria realizar e, provavelmente, até a chegada a tempo seria difícil”, contou-nos. Aqui, a dúvida instala-se: Chegariam a tempo do jogo? Depois de algumas horas de espera, conseguem efetuar a viagem e finalmente chegar à Holanda, onde o tempo escasseava.


A verdade é que chegaram a tempo, mas no momento da entrada no estádio, mais um problema: “Quando consigo finalmente entrar, a escassos dois ou três minutos do jogo começar, reparo que não havia um único lugar nas bancada reservada aos nossos adeptos de onde se conseguissem ver as duas balizas”, relembrou com alguns sorrisos.

“A eliminatória parecia definitivamente perdida”

Paulo decidiu subir a um muro do estádio, o único sítio de onde conseguia ver o jogo em condições. Ao intervalo, a partida estava empatada a uma bola, o que daria a passagem do Sporting CP à final, mas na segunda parte tudo se complicou.

“Na segunda parte... ou terceira, ou quarta, porque foi um sofrimento tão grande que parecia que não tinha fim, o AZ faz o 2-1, empurrando o jogo para prolongamento. Depois, 10 minutos antes do final da partida surgiu o 3-1 e a eliminatória parecia definitivamente perdida”, disse, mas como um Sportinguista nunca perde a esperança, eis que chegou o último minuto da partida e o milagre acontece. Após canto batido por Tello, Miguel Garcia cabeceia para o fundo da baliza.

“O estádio veio abaixo. Festejámos, à chuva, ao frio, foi um momento difícil de descrever”, disse Paulo, relembrando o relato do feito por Jorge Perestrelo continua a ser, para este leão, uma forma de recordar toda a emoção sentida naquele momento.

“Quando ouço esse relato e quando ouço a emoção que ele passa, parece que aí está sintetizado e resumido tudo o que foi sentido por mim e por todos aqueles que foram os heróis de Alkmaar”, sublinhou.

https://www.youtube.com/watch?v=Yy--Q8xTMEc

“Repetia tudo outra vez, as vezes que fossem precisas”

A verdade é que a final ficou longe do esperado, o tão desejado título europeu não foi conquistado em casa, mas Paulo não se arrepende de nada. “Não foi a primeira vez que acompanhei, já o tinha feito antes e mesmo depois disso voltaria a fazê-lo. A emoção de ganhar jogos fora, toda aquela união e o ambiente que se gera entre os adeptos é indescritível. Repetia tudo outra vez, as vezes que fossem precisas”, vincou.

Para terminar, este Sócio leonino deixou uma mensagem bem clara da forma como leva o seu Sportinguismo, algo que se une aos ideais e mensagens passadas pelo símbolo do leão rampante: “Ganhando ou perdendo, sempre lá. É o que espero para agora, para o futuro, para mim e para os meus filhos, que penso que vão honrar este legado que lhes vou deixar enquanto Sportinguista”, rematou.


Futebol

Morten Hjulmand já reagiu ao desaire do Sporting: "Derrota dura, mas..."

Capitão verde e branco aproveitou as redes sociais para deixar algumas palavras aos adeptos leoninos, após a partida frente ao Porto

Morten Hjulmand aproveitou as redes sociais para deixar algumas palavras aos adeptos do Sporting, depois da partida frente ao Porto
Morten Hjulmand aproveitou as redes sociais para deixar algumas palavras aos adeptos do Sporting, depois da partida frente ao Porto

02 Set 2025 | 15:46 |

Icon Comentário0

Morten Hjulmand, bem como alguns dos líderes do balneário do Sporting, já deixaram as suas reações ao desaire na partida frente ao Porto, a contar para a quarta jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões foram derrotados por 2-1, mas os jogadores mostraram vontade de continuar a lutar para a conquista do tricampeonato. 


O lote de capitães do Sporting sentiu a derrota com o Porto, e deixou a poeira assentar antes de comentar o resultado com o grupo, ou passar qualquer mensagem aos adeptos - ao contrário de Rui Borges, que o fez no dia do jogo. Mais a frio, na última segunda-feira, dia 1 de setembro, começaram a surgir as primeiras mensagens que espelhavam o estado de espírito dos jogadores.


Morten Hjulmand, capitão do Sporting e médio que chegou a ser homenageado em Alvalade, antes do clássico com o Porto, por atingir 100 jogos de leão ao peito, escreveu o seguinte nas suas redes sociais: "Foi uma derrota dura. Mas nunca desistiremos, sportinguistas. Nunca!".


"Derrota dura contra um bom rival. Agora temos de correr atrás para chegar à frente. Obrigado sportinguistas, todos juntos vamos conseguir!", foram as palavras partilhadas por Pedro Gonçalves, outro dos elementos no lote de capitães, que pareceu subscrever as palavras de Morten Hjulmand.

Geny Catamo, extremo moçambicano que começou a titular no clássico Sporting - Porto, também partilhou uma mensagem de força com os adeptos: "Lado a lado até ao fim. Temos muito trabalho pela frente e sabemos que vamos conseguir dar a volta. Vamos sportinguistas!".



Futebol

Sporting sem descanso! Pausa das seleções 'rouba' mais de uma equipa a Rui Borges

Após o clássico, o plantel verde e branco não voltou à Academia Cristiano Ronaldo, tendo seguido diretamente para os estágios dos conjuntos nacionais

Após o jogo com o Porto, o plantel do Sporting não voltou a treinar com Rui Borges, tendo seguido diretamente para os estágios dos conjuntos nacionais
Após o jogo com o Porto, o plantel do Sporting não voltou a treinar com Rui Borges, tendo seguido diretamente para os estágios dos conjuntos nacionais

02 Set 2025 | 15:38 |

Icon Comentário0

As seleções nacionais vão 'roubar' 13 jogadores a Rui Borges durante a próxima pausa FIFA para o futebol internacional. Depois do clássico com o Porto, os leões convocados seguiram diretamente para a folga, antes dos estágios das equipas nacionais, e não regressaram à Academia Cristiano Ronaldo.


No entretanto, Rui Borges ficará a trabalhar, com os elementos que tiver disponível, na Academia Cristiano Ronaldo. O treinador do Sporting já sabe, porém, que vai ter muito gente ausente em Alcochete, fruto das convocatórias para as respetivas seleções nacionais.


Ao todo, são 13 jogadores que foram chamados pelos respetivos selecionadores, e vão viajar para dar o contributo às equipa do seu país. O destaque vai para a Seleção portuguesa, que conta com quatro nomes do Sporting: Rui Silva, Gonçalo Inácio, Pedro Gonçalves e Francisco Trincão.


Juntam-se a estes quatro os nomes de Goevany Quenda e João Simões, que estarão a representar as seleções nacionais sub-21 e sub-19, respetivamente, durante a próxima pausa de seleções FIFA. Os dois jovens têm somado menos minutos em Alvalade, em comparação com o último ano.

De resto, o Sporting vê partir jogadores que habitualmente representam as suas seleções, como são os casos de Hjulmand (Dinamarca); Luis Suárez (Colômbia); Vagiannidis, Ioannidis (Grécia); Geny Catamo (Moçambique); Kochorashvili (Geórgia) e Debast (Bélgica).


Confira, aqui, a estreia de Pote na Seleção:


Futebol

Matheus Reis e St. Juste dão dor de cabeça ao Sporting

Clube verde e branco manteve a dupla de centrais em Alvalade depois do fecho da janela de transferências, mas situação pode dar problemas

Sporting manteve a Matheus Reis e St. Juste em Alvalade depois do fecho da janela de transferências, mas situação pode dar problemas
Sporting manteve a Matheus Reis e St. Juste em Alvalade depois do fecho da janela de transferências, mas situação pode dar problemas

02 Set 2025 | 15:33 |

Icon Comentário0

O Sporting não encontrou soluções para Matheus Reis e Jeremiah St. Juste no mercado de transferências de verão. O Clube de Alvalade teve um dia intenso, no término do defeso, mas não foi capaz de colocar dois jogadores que foram apontados à saída de Alvalade durante os últimos meses.


O Sporting teve um dia muito intenso no fecho do mercado de transferências, estando envolvido em várias frentes, tanto para reforçar o plantel de Rui Borges, como para colocar alguns excedentários da equipa, como acabou por ser o caso de Ricardo Esgaio, que rumou à Turquia.


Também havia alguma expetativa em relação a Matheus Reis e Jeremiah St. Juste: a intenção do Sporting era clara - e apontava para que a dupla deixasse o Clube este verão, até porque ambos os jogadores vão ver os seus contratos com os leões terminar no final da presente temporada.


Em relação a Jeremiah St. Juste, a saída esteve muito próxima, tanto para o Osasuna como para o Union Berlin, mas acabou por ser o jogador a recusar a possibilidade de rumar a Espanha ou à Alemanha. Matheus Reis teve alguns interessados no Brasil, mas o Sporting não conseguiu chegar a acordo com nenhum emblema.

Os dois jogadores têm, neste momento, muito pouco espaço na equipa do Sporting, até em virtude da mudança tática imposta por Rui Borges, que viu a equipa passar a jogar com dois centrais, ao invés de três, como fazia anteriormente. Resta saber como poderá o treinador verde e branco usar a dupla da melhor forma, uma vez que permanecem, os dois, jogadores do Clube de Alvalade.


Reveja o vídeo do Sporting para celebrar os 200 jogos de Matheus Reis:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Suplente de Luis Suárez deixa mensagem de despedida aos adeptos do Sporting: "Estou muito feliz"
Futebol

Suplente de Luis Suárez deixa mensagem de despedida aos adeptos do Sporting: "Estou muito feliz"

02 Set 2025 | 15:19

Icon Comentário0
Liga Portugal trava 'sonho' de Rui Borges e deixa Sporting em desespero
Futebol

Liga Portugal trava 'sonho' de Rui Borges e deixa Sporting em desespero

02 Set 2025 | 15:08

Icon Comentário0
Jota Silva é jogador do Sporting? Imprensa aponta cenários contraditórios
Futebol

Jota Silva é jogador do Sporting? Imprensa aponta cenários contraditórios

02 Set 2025 | 12:15

Icon Comentário0