Modalidades
Sporting empata (5-5) na jornada em atraso e não consegue aproximar-se do Benfica na liderança
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirModalidades
|
0Jorge Fonseca ficou de fora do Masters de Jerusalém, prova exclusiva de encerramento do Circuito Mundial de 2022, devido a lesão.
O judoca do Sporting, que é medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio e ex-bicampeão do Mundo, viu a sua lesão no joelho direito agravar num estágio da Seleção em Coimbra, à cerca de semana e meia, tendo acabado por ficar de fora da prova, que se disputa entre 20 e 22 de dezembro.
Depois de já ter sido sujeito a exames e sabido que não apresenta danos graves no joelho, o leão, de 30 anos, terá de parar quatro semanas e foi aconselhado a passar as primeiras com o auxílio de muletas, o que pode ainda colocar em risco a sua participação no Grand Prix de Portugal, que irá decorrer em Almada, entre 27 a 29 janeiro de 2023. Esta etapa marca o início do Circuito de 2023, edição vencida pelo judoca leonino na última temporada.
Importa ainda ressalvar que esta seria a quinta participação de Fonseca no Masters, prova na qual ainda não conseguiu arrecadar qualquer medalha, apesar de ter ficado a apenas uma vitória de subir ao pódio por três ocasiões.
O número dois do ranking mundial de -100kg fica então de fora de uma competição para a qual era das maiores esperanças portuguesas. A prova, no caso, é habitualmente destinada aos top-35 judocas de cada categoria, mas este ano tem vagas abertas até 37 atletas - devido à proibição da participação de judocas russos.
Sem Jorge Fonseca, Portugal irá levar, assim, sete atletas, mas apenas um representante masculino: Rodrigo Lopes (-60 kg). Catarina Costa (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Bárbara Timo (-63 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg) e Rochele Nunes (+78 kg) serão as restantes portuguesas que irão entrar em ação.