Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

CAMPEÃO DO SPORTING FALHA PROVA POR LESÃO; OBJETIVO FICA POR CUMPRIR

Atleta leonino enfrenta quatro semanas de paragem

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Jorge Fonseca ficou de fora do Masters de Jerusalém, prova exclusiva de encerramento do Circuito Mundial de 2022, devido a lesão.


O judoca do Sporting, que é medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio e ex-bicampeão do Mundo, viu a sua lesão no joelho direito agravar num estágio da Seleção em Coimbra, à cerca de semana e meia, tendo acabado por ficar de fora da prova, que se disputa entre 20 e 22 de dezembro.


Depois de já ter sido sujeito a exames e sabido que não apresenta danos graves no joelho, o leão, de 30 anos, terá de parar quatro semanas e foi aconselhado a passar as primeiras com o auxílio de muletas, o que pode ainda colocar em risco a sua participação no Grand Prix de Portugal, que irá decorrer em Almada, entre 27 a 29 janeiro de 2023. Esta etapa marca o início do Circuito de 2023, edição vencida pelo judoca leonino na última temporada.


Importa ainda ressalvar que esta seria a quinta participação de Fonseca no Masters, prova na qual ainda não conseguiu arrecadar qualquer medalha, apesar de ter ficado a apenas uma vitória de subir ao pódio por três ocasiões.

O número dois do ranking mundial de -100kg fica então de fora de uma competição para a qual era das maiores esperanças portuguesas. A prova, no caso, é habitualmente destinada aos top-35 judocas de cada categoria, mas este ano tem vagas abertas até 37 atletas - devido à proibição da participação de judocas russos.


Sem Jorge Fonseca, Portugal irá levar, assim, sete atletas, mas apenas um representante masculino: Rodrigo Lopes (-60 kg). Catarina Costa (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Bárbara Timo (-63 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg) e Rochele Nunes (+78 kg) serão as restantes portuguesas que irão entrar em ação.


Modalidades

"Temos uma palavra a dizer" - Treinador do Sporting lança partida contra verdadeiro gigante

Técnico da equipa verde e branca mostrou ainda estar ciente da capacidade e qualidade da sua equipa para enfrentar este duro adversário

Andebol do Sporting enfrenta o Veszprém, esta quarta-feira, 25 de setembro
Andebol do Sporting enfrenta o Veszprém, esta quarta-feira, 25 de setembro

  |

Icon Comentário0

A equipa principal de andebol do Sporting prepara-se para um grande confronto europeu, recebendo os húngaros do Veszprém , esta quarta-feira, dia 25 de setembro, às 19h45, no Pavilhão João Rocha, para a terceira jornada do grupo A da EHF Champions League. Após uma vitória avassaladora sobre o Benfica (38-22) no último dérbi, a motivação está ao rubro entre os Leões.


O treinador Ricardo Costa refletiu sobre a recente partida, destacando as diferenças entre os dois confrontos com o Benfica"No primeiro conseguimos logo uma vantagem confortável, mas neste último o Benfica entrou bem e, até aos 20 minutos, houve igualdade. No entanto, estivemos francamente bem na resposta ao 7v6 do Benfica e conseguimos marcar três ou quatro golos de vantagem", começou por dizer, em declarações aos meios de comunicação leoninos.


Após as vitórias diante do Wisla Plock (campeão polaco) e do Fredericia HK, da Dinamarca e com ambos os clubes a partilharem a liderança do grupo A, Ricardo Costa reconhece a qualidade do Veszprém HC, atual bicampeão húngaro, que venceu todos os cinco jogos na presente época, incluindo os gigantes Füchse Berlin e o PSG. O treinador sublinhou: "É um grande adversário, muito difícil, com grandes jogadores e um treinador que já conquistou a Liga dos Campeões. O Veszprém é uma das equipas candidatas a estar na final four."


A exigência é máxima e a crença no potencial do Sporting é palpável: "Respeitamos quem está do outro lado, sabemos da qualidade do adversário, mas acho que temos uma palavra a dizer", frisou Ricardo Costa, que aguarda um Pavilhão João Rocha cheio de adeptos. "Vamos fazer de tudo para ser competitivos. Temos ambição, mas temos de deixar tudo dentro de campo", concluiu.

Sporting e Veszprém medem forças esta quarta-feira, dia 25 de setembro, pelas 19h15. A partida, válida para a terceira jornada do grupo A da EHF Champions League, será disputada no Pavilhão João Rocha.



Modalidades

Reforço do Sporting dá espetáculo, mas leões empatam em estreia nas provas europeias

Contratação feita no verão fez exibição de encher o olho, mas resultado ditou igualdade no marcador, adiando a passagem à próxima fase para um jogo decisivo

Sporting bate Charleroi na FIBA Europe Cup
Sporting bate Charleroi na FIBA Europe Cup

  |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Sporting empatou com o Charleroi (69-69), esta terça-feira, dia 24 de setembro, em jogo da primeira mão da FIBA Europe Cup. Num encontro disputado no pavilhão adversário, na Bélgica, Luís Magalhães regressou ao comando técnico dos leões com um resultado pouco usual. Veja AQUI como decorreu a partida.


Os verdes e brancos começaram o encontro de forma avassaladora, chegando a ter 12 pontos de vantagem. Ao intervalo, a formação leonina vencia o adversário, por 40-33, e tudo parecia encaminhado para um segundo tempo semelhante.


Os últimos 20 minutos do duelo viram o Charleroi aproximar-se, mas o Sporting conseguiu segurar a vantagem até aos segundos finais, tendo estado em vantagem durante 39m e 25s. Os belgas passaram para a frente numa das últimas posses, mas os leões concretizaram com sucesso o último ataque. O oponente viria a dispor de dois lances livres, já depois da buzina, que poderiam dar a vitória. Apenas um foi convertido e a partida terminou igualada.


O destaque do Clube de Alvalade vai para Nick Ward. O novo poste dos leões terminou com um duplo-duplo, apontando 13 pontos e uns impressionantes 17 ressaltos. Reggie Johnson foi o melhor marcador, com 16, e Kenney Funderburk (13), também esteve em bom plano.

Com este empate - o primeira da temporada - os comandados de Luís Magalhães adiam a passagem à próxima fase e terão de vencer o a segunda mão da qualificação da FIBA Europe Cup. O encontro decisivo está marcado para as 19h30 de sexta-feira, dia 27 de setembro, no Pavilhão João Rocha.





Modalidades

SONHO POR ÁGUA ABAIXO: ATLETA DO SPORTING SAI DERROTADO NA SUA ESTREIA NOS JOGOS OLÍMPICOS DE PARIS

Desportista do Clube de Alvalade viu o seu sonho destroçado esta quinta-feira, dia 1 de agosto

Atleta do Sporting é eliminado na segunda ronda e vai regressar a Portugal
Atleta do Sporting é eliminado na segunda ronda e vai regressar a Portugal

  |

Icon Comentário0

Esta quinta-feira, dia 1 de agosto, por volta das 10h50, Jorge Fonseca, judoca do Sporting, entrou em combate naquela que foi a sua estreia nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Apesar das promessas e esperanças proferidas pelo atleta leonino, infelizmente o bicampeão mundial (2019 e 2021), e bronze em Tóquio’2020, acabou por perder por um ippon frente ao atual campeão olímpico – Aaron Wolff -, nos oitavos de final da prova.


Jorge Fonseca havia ficado isento na primeira ronda, apresentando-se na segunda com o estatuto de 7.º cabeça de série e 9.º do ranking mundial. Contudo, e tal como confirmado no confronto desta quinta-feira, o sorteio não foi simpático com o leão: o japonês Aaaron Wolf (13.º), além de como referido ser o campeão olímpico, no frente-a-frente regista três vitórias diante do judoca dos verdes e brancos.



“A ideia era fazer o melhor de mim, tentei dar o meu melhor”, garantiu o desportista dos leões em declarações momentos após o final do encontro. “O japonês criou-me muita dificuldade, não me deixou impor o meu judo. Foi um combate difícil, lutei com um campeão olímpico. Queria ganhar este combate, queria mostrar que estou bem. Infelizmente, correu mal”, lamentou.

Fonseca desvalorizou ainda a pouca sorte no sorteio, explicando o ano difícil e apontando aos próximos Jogos Olímpicos. “Vim para disputar combates. Tenho de levantar a cabeça e estar nos próximos Jogos Olímpicos. Tenho 31 anos, acredito que ainda tenho mais quatro anos no desporto. Vou trabalhar para isso”. Acrescentando ainda que: “Passei por momentos muito difíceis, estou muito feliz por estar cá, passei por um ano com muitas lesões. Estar aqui é uma grande felicidade”.


“Duvidei muito de mim, muitas vezes, em alturas difíceis quando estive lesionado. Chegar cá e poder competir neste nível é muito importante. Estou feliz por estar cá, estou triste porque não consegui o meu objetivo. Tive um ano parado, isso para um judoca é horrível, mesmo assim consegui trabalhar imenso…”, confessou Jorge Fonseca. Finalmente, o judoca do Sporting agradeceu o carinho e o apoio dos portugueses.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Basquetebol (FIBA Europe Cup): Charleroi - Sporting ao minuto
Modalidades

Basquetebol (FIBA Europe Cup): Charleroi - Sporting ao minuto

 

Icon Comentário0
"Estou desiludido": Selecionador Nacional cabisbaixo após retirada de titular do Sporting
Modalidades

"Estou desiludido": Selecionador Nacional cabisbaixo após retirada de titular do Sporting

 

Icon Comentário0
Despedida emotiva: Histórico do Sporting diz adeus à seleção e... (vídeo)
Modalidades

Despedida emotiva: Histórico do Sporting diz adeus à seleção e... (vídeo)

 

Icon Comentário0