Futebol
Quenda preocupa; Joia do Sporting vai ficar de fora mais tempo do que se esperava e só volta em...
22 Dez 2025 | 21:50
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
22 Nov 2025 | 11:32 |
Guilherme Ferreira não esconde que gostava de jogar no Sporting. O central de 25 anos, que joga atualmente no WAC Casablanca (Marrocos), passou por vários clubes em Portugal e, questionado sobre em qual dos três grandes gostaria de alinhar, o jogador não tem dúvidas e diz preferir o emblema leonino.
G. Ferreira: "Escolhia jogar no Sporting"
"Escolhia jogar no Sporting. Acho que eu gosto mais do Sporting, me identifico mais com o Sporting. Com os outros também, não é que tenha nada contra, mas acho que me encaixava melhor no Sporting. Às vezes, tem a ver com os estilos de jogo, gostava muito do Sporting do Ruben Amorim, que jogava com três centrais, era um bom futebol. Gostava de ver o Sporting jogar. Se tivesse a oportunidade, gostaria sempre de jogar no Sporting", disse, em entrevista ao 'Desporto ao Minuto'.
G. Ferreira: "Porto é um grande clube, mas escolhia o Sporting"
O jogador explicou que daria prioridade ao Clube de Alvalade em detrimento do Porto: "Não, o Porto é um grande clube. Se o Porto me ligasse para jogar lá, eu iria com todo o prazer do mundo defender as cores do Porto. Mas como a pergunta é qual dos três me identifico mais, eu escolheria o Sporting", referiu.
Guilherme Ferreira tem contrato com a equipa africana até 2028 e falou nos planos para o futuro: "Bom, primeiro posso pensar só no Wydad. Eu quero conquistar coisas grandes. Quero que o clube conquiste coisas. E claro que, particularmente, eu tenho o sonho de jogar no Brasil também. Com a minha família, meus amigos poderem ver-me nas bancadas. Então tenho o sonho também de jogar no Brasil".
O atleta ainda sonhe voltar ao Velho Continente: "Não acho que tenha acabado a minha trajetória na Europa. Porque eu acredito que o futebol europeu é um futebol top. Eu amo o futebol europeu. Eu identifico-me muito com o futebol na Europa. Então, também tenho essa vontade de voltar a jogar na Europa (...)", concluiu. Os leões podem ter de ir ao mercado em janeiro por um central.
Empresário falou sobre atual situação do Clube, abordando a onda de lesões que afeta o plantel e a necessidade possível de reforços na janela de transferências
23 Dez 2025 | 03:00 |
Pedro Baltazar, candidato à Presidência do Sporting em 2011, concedeu uma entrevista, em Exclusivo, ao nosso Jornal. O empresário falou sobre a atual situação do Clube, abordando a onda de lesões que afeta o plantel e a necessidade possível de reforços na janela de transferências de janeiro, além de tecer rasgados elogios a Rui Borges, considerando que o técnico tem feito "um caminho brilhante" desde que chegou.
"Pode ser necessário reforçar o plantel, mas há sempre um equilíbrio a fazer: ter demasiados jogadores pode gerar problemas porque nem todos jogam", afirmou, lembrando que nem todos os atletas estão ao mesmo nível técnico, mas evitando críticas diretas ao grupo.
"Enquanto forem jogadores do Sporting, acho que não se deve ter opiniões negativas sobre o plantel. Nem todos os jogadores do plantel estão ao mesmo nível, mas é possível que qualquer um deles jogue bem". Também o próprio técnico abordou as possíveis entradas e saídas no plantel.
Apesar de, neste momento, o Porto liderar o campeonato, o antigo membro do Conselho Leonino mantém confiança na equipa: "Se não perder pontos, continuamos com possibilidades de ganharmos o tricampeonato. Temos o plantel para isso e estamos a jogar para isso".
Pedro Baltazar sobre Rui Borges: "Tem feito um caminho brilhante no Sporting"
O desempenho de Rui Borges desde que chegou a Alvalade, em dezembro de 2024, também foi elogiado: "Tem feito um caminho brilhante no Sporting. Apesar de algumas críticas, as nossas exibições têm sido muito boas, incluindo na Liga dos Campeões, mostrando grande capacidade como treinador", salienta.
Pedro Baltazar: "Se continuarmos focados, temos todas as possibilidades de conquistar o título"
Concluindo, Pedro Baltazar reforça a confiança no Sporting para o restante da temporada, reiterando que, com foco e consistência, a equipa tem condições para lutar pelo tricampeonato: "O que está agora em causa é que o Sporting não se pode desfocar. Se continuarmos focados, temos todas as possibilidades de conquistar o título".
Jogador somou 14,77% dos votos, seguido por Gustavo Sá (Famalicão), com 14,47%, e por Mathias de Amorim (Famalicão), que conquistou 12,25% das preferências
22 Dez 2025 | 23:48 |
Geovany Quenda foi eleito o Melhor Jovem de outubro/novembro da Primeira Liga, pelo Sindicato dos Jogadores. O futebolista, que vai rumar ao Chelsea no verão, tem sido um dos grandes destaques da equipa do Sporting esta época, em particular nas cinco jornadas realizadas pelos leões nestes dois meses.
O extremo de 18 anos marcou o último golo do triunfo por 3-0 em Tondela e fez a assistência para o tento vitorioso por 2-1 diante do Santa Clara, nos Açores. O internacional sub-21 português somou 14,77% dos votos, seguido por Gustavo Sá (Famalicão), com 14,47%, e por Mathias de Amorim (Famalicão), que conquistou 12,25% das preferências.
São considerados elegíveis os jogadores de nacionalidade portuguesa, que tenham nascido depois do dia 1 de junho de 2002. O prémio de Melhor Jovem de outubro/novembro do Campeonato Nacional será entregue brevemente a Geovany Quenda, em data ainda a definir.
Apesar do prémio, o jogador não vive uma fase positiva. O atleta foi operado durante esta segunda-feira, dia 22 de dezembro, a uma fratura no quinto metatarso do pé direito. A cirurgia correu como o esperado e realizou-se em Londres, mas o regresso do jogador aos relvados não será em fevereiro (Saiba mais AQUI).
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - participou em 22 partidas dos leões. Nos 1.271 minutos em campo, o prodígio do Clube de Alvalade soma já cinco golos e oito assistências.
Falta de eficácia acabou por penalizar emblema verde e branco que poderia ter ido para o intervalo em vantagem frente ao Benfica
22 Dez 2025 | 22:58 |
No final da derrota do Sporting B frente ao Benfica B, por 1-0, João Gião considerou que o resultado não refletiu aquilo que se passou em campo. O treinador leonino afirmou que a sua equipa foi superior durante grande parte do encontro, mas lamenta a grande penalidade que ditou o resultado final.
João Gião: "Um lance um bocado infantil onde não podemos saltar com o braço ali no ar..."
"Acho que foi uma 1.ª parte boa nossa, acho que somos a única equipa com oportunidades claras. Temos uma em cima da linha de golo que não fazemos. E depois somos muito penalizados por um lance, um penálti, um lance um bocado infantil onde não podemos saltar com o braço ali no ar... E esse momento dita o resultado", disse à BTV.
A falta de eficácia acabou por penalizar o Sporting B, que poderia ter ido para o intervalo em vantagem. O técnico destacou que a sua equipa “teve situações claras para fazer golo”, mas não conseguiu concretizar, permitindo que o adversário se mantivesse no jogo apesar de, na sua opinião, não ter sido dominante.
A tarefa do Sporting B ficou ainda mais complicada após a expulsão de um jogador, situação que condicionou a reação da equipa. Ainda assim, o treinador reforçou a convicção de que “a melhor equipa não ganhou”, mostrando-se satisfeito com a exibição, apesar do desfecho negativo.
Neste momento, os comandados de João Gião estão no segundo lugar da tabela classificativa, com 29 pontos amealhados. Em primeiro está o Marítimo, com 33 pontos, mas os madeirenses têm mais um jogo. A próxima partida está marcada para domingo, dia 4 de janeiro, frente ao Académico de Viseu, às 11h00, em Alcochete.