
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Frederico Varandas e o Sporting tiveram um mercado de transferências de inverno intenso, onde falhou alguns dos objetivos, mas garantiu a contratação de Rui Silva e Gabriel Teixeira, conhecido no mundo do futebol como Biel. Se o guardião português pegou de estaca na equipa de Rui Borges, o mesmo não se pode dizer do extremo brasileiro, que pode deixar os leões... já no verão. Relembrar que o jogador custou cerca de seis milhões de euros aos cofres de Alvalade.
A verdade é que já há interesse por Gabriel Teixeira no Brasil. O Grémio de Porto Alegre será o maior pretendente do jogador português, apesar da operação estar presa pela saída de outro jogador do clube brasileiro, Cristian Pavón.
Quem avança a informação é o jornalista brasileiro Kaliel Dorneles, da EsporteBand. Escreveu, na sua página pessoal da rede social X, o seguinte: "O Grêmio está monitorando o atacante Biel, do Sporting-POR, para a janela da metade do ano. A intenção é negociar o argentino Pavón e tentar o empréstimo de Biel junto ao clube português".
Adicionou, ainda, que não há contacto entre os Clubes de momento: "Não existe negociação concreta em andamento. De momento, há um monitoramento", explicou Kaliel Dorneles, acerca do ponto da situação do interesse do Grémio em Biel.
Os brasileiros podem, então, avançar para um empréstimo de Gabriel Teixeira, caso percam Pavón no verão. A solução poderia ser interessante para as três partes, uma vez que Biel teria oportunidade de somar minutos regularmente, e o Sporting poderia ver o seu ativo valorizar num ambiente em que tem mais espaço para crescer, antes de regressar a Alvalade.
Comentador desportivo não tem dúvidas que há um jogador dos leões que pode determinar o título de campeão nacional, esta temporada
|
Luís Miguel Henrique dedicou grande parte do seu espaço de opinião no jornal Record a elogiar Viktor Gyökeres. O advogado e comentador desportivo considera que as prestações do goleador sueco nos restantes jogos do campeonato serão determinantes para a definição do campeão nacional.
“Acredito que se o Sporting tiver Gyökeres ao mais alto nível até ao final da Liga dificilmente deixará de ser campeão”, afirma o comentador desportivo e advogado de Jorge Jesus, no início do seu texto de opinião. Mais à frente, Luís Miguel Henrique reitera a ideia: “Enquanto houver ‘este’ Gyökeres dificilmente a festa do título não será no Marquês pintada a verde e branco!”.
Destacando a “recuperação física plena do panzer sueco”, o comentador faz ainda referência ao facto de Gyökeres ter influência direta em 63% dos golos do Sporting, desde que Rui Borges chegou ao comando da equipa leonina. Luís Miguel Henrique faz mesmo o paralelismo com a influência que o histórico do Sporting Yazalde e Eusébio, no Benfica, tinham nas respetivas equipas, na longínqua década de 1960.
O comentador diz mesmo não se lembrar de “um jogador de tal magnitude e com tamanho impacto no campeonato português, que possa carregar ‘a solo’ uma equipa às costas até ao título nacional, como o poderá fazer Viktor Gyökeres”. Comparando o atacante de 26 anos com os avançados do rival Benfica, Luís Miguel Henrique defende que Gyökeres – que pode sair do Sporting por 65 milhões de euros no verão – “consegue reunir o melhor Belotti e Pavlidis num só jogador”.
Por fim, Luís Miguel Henrique já foca atenções na próxima jornada do campeonato, que tem na agenda jogos entre os quatro primeiros classificados (Sporting – Braga e Porto – Benfica). O comentador não arrisca em prognósticos: “É impossível antecipar se da próxima jornada sairá uma fissura irremediável entre os dois clubes de Lisboa e todos os demais, ou se a luta se manterá a três, pelo menos algumas jornadas mais”
Equipa de Alvalade vai ter um encontro complicado para a Liga Portugal Betclic, mas pode ter a tarefa facilitada na luta pelo título
|
O Sporting defronta, na próxima quinta feira, o Rio Ave, em jogo para a Taça de Portugal. Na Liga Portugal Betclic, os leões têm o encontro com o Braga na próxima jornada, e defrontam o Santa Clara, uma das equipas sensação do campeonato, na ronda seguinte.
Os açorianos já vão pensando na partida com o Sporting, um jogo importante para a luta pelas competições europeias, em casa, mas que o Santa Clara pode ser obrigado a disputar sem mais de meia equipa disponível.
Isto porque a equipa dos Açores vai defrontar o Vitória de Guimarães na próxima jornada, na cidade berço. O Santa Clara vai a jogo com sete jogadores que estão tapados por amarelos, uma vez que já viram o cartão por quatro vezes nesta edição da Liga Portugal Betclic.
Na última partida, contra o Nacional, Frederico Venâncio e Pedro Ferreira foram amarelados, e juntaram-se a um lote de cinco jogadores que já estavam na mesma situação: Ricardinho, Lucas Soares, Adriano Firmino, Vinícius e Diogo Calila, todos em risco para a partida com o Sporting, caso sejam amarelados contra o Guimarães.
O Sporting e o Santa Clara defrontam-se, nos Açores, em partida a contar para a 29ª. Jornada da Liga Portugal Betclic. O jogo entre leões e açorianos está marcado para o próximo dia 12 de abril, e vai decorrer pelas 18h00.
Jovem jogador da equipa verde e branca partilhou como é passar o seu dia a dia, e revelou detalhes inéditos da sua rotina e do seu percurso em Alvalade
|
Eduardo Quaresma foi o mais recente protagonista da rubrica "Um dia com...", transmitida nas plataformas oficiais do Sporting. Entre momentos de treino, fisioterapia e convívio com os colegas de equipa, o defesa central não escondeu a sua forte ligação ao clube e a forma como encara o futebol e a vida fora dos relvados. Uma das curiosidades mais surpreendentes foi a confissão de que, pela primeira vez em cinco anos, pagou um almoço a todo o plantel.
O defesa recordou o seu percurso desde os primeiros passos no futebol até à chegada à equipa principal: "Comecei a jogar no Fabril com 4, 5 anos - a antiga CUF - e tinha 5/6 quando os meus pais conheceram o Sr. Aurélio Pereira que me queria levar logo para o Sporting. Mas eu não queria sair de perto dos meus amigos e da família: só entrei no Sporting com 10 anos, no Estádio Universitário. Foi um período difícil, pois só chegava a casa às 23h00. Com 14 anos vim finalmente para a Academia", partilhou. Quaresma destacou também os momentos decisivos da sua carreira, desde a pré-época com Marcel Keizer até à afirmação sob o comando de Ruben Amorim: "Fiz a pré-época na Suíça com Marcel Keizer até que subi definitivamente à equipa principal com Ruben Amorim. Na época seguinte fomos campeões, depois saí duas épocas para jogar por empréstimo no Tondela e no Hoffenheim, e depois voltei para ser campeão outra vez." explicou.
Quaresma não esconde o espírito de grupo que reina no balneário leonino. Entre os seus companheiros mais próximos, nomes como Nuno Santos, Ricardo Esgaio e Gyökeres surgiram com frequência, partilhando histórias de amizade e cumplicidade. Um dos momentos mais divertidos do episódio foi a revelação de que o defesa segue o exemplo de Palhinha e leva marmitas com comida para casa.
Para além do futebol, Quaresma também revelou um lado mais descontraído, contando que passa grande parte das suas tardes e noites a jogar consola com Tiago Tomás. Os dois jovens ascenderam à equipa principal do Sporting quando Ruben Amorim chegou a Alvalade. Juntos conquistaram o apoio dos adeptos e foram campeões na temporada de 2020/21.
Com uma vida dedicada ao Sporting desde a infância, Eduardo Quaresma continua a crescer dentro e fora de campo. E com o espírito de entrega e dedicação que demonstrou ao longo da sua carreira, o futuro parece promissor para o jovem leão, não tendo garantias de que fica em Alvalade na próxima temporada.