
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A venda de Geovany Quenda e Dários Essugo para o Chelsea de Londres tem sido a notícia mais importantes da semana. Depois da confirmação do Sporting, e oficialização dos valores, um dado salta à vista que coloca o extremo português como um dos negócios mais importantes de sempre.
Com um preço a rondar os 50 milhões pagos a pronto, e mais dois dependentes de bónus futuros, Geovany Quenda torna-se o jogador sub-17 mais caro da história do futebol. O extremo formado nas camadas jovens verdes e brancas ultrapassa duas estrelas do Real Madrid: Jude Bellingham e Endrick.
Em relação ao médio inglês, a transferência deu-se quando trocou o Birmingham pelo Borussia Dortmund. Foi em 2020 que deixou Inglaterra rumo à Alemanha, para o clube onde se ia dar a conhecer ao mundo. Os alemães pagaram cerca de 30 milhões de euros pelo seu passe, um valor que fica bastante aquém do pago por Geovany Quenda.
A situação de Endrick é um pouco diferente. Contratado pelo Real Madrid diretamente ao Palmeiras, quando ainda tinha 16 anos: os espanhóis pagaram cerca de 35 milhões de euros na altura, e mais 12,5 quando o avançado cumpriu os 18 anos e se mudou para Madrid. O valor de brasileiro vai nos 47,5 milhões de euros, mais perto de Quenda, e pode ainda subir no futuro.
O Sporting garantiu, então, com o negócio, a maior venda de sempre de um jogador sub 17, garantindo ainda que fica com o extremo para a próxima temporada. No processo, Geovany Quenda ultrapassou grandes nomes do futebol mundial, como Alexandre Pato, Jadon Sancho, Gareth Bale ou Pedri, entre outros.
Jogador que representa os leões, e foi formado nas camadas jovens verdes e brancas, deixou palavras carregadas de emoção para o Senhor Formação
|
A morte de Aurélio Pereira deixou o mundo do Sporting em choque, com todo o universo verde e branco a mobilizar-se em torna da figura do Senhor Formação. Diego Callai foi um dos que, recentemente, deixou uma última despedida, através de uma mensagem partilhada nas redes sociais do guardião dos leões, após a vitória da equipa B de Alvalade no último jogo, frente ao Atlético.
"Senhor Aurélio, hoje o meu coração fala por mim. Marcou profundamente a minha vida, não apenas como profissional e como apaixonado por futebol mas principalmente como pessoa. Viu me como criança a jogar e em mim viu algo, acreditou em mim. Trouxe me para o Sporting onde aprendi a defender e a amar este clube. Não fui o único que tive a sorte e a honra de ter cruzado o meu caminho consigo", começou por escrever o guardião, numa mensagem carregada de emoção.
Prosseguiu, com destaque para as características pessoais do Senhor Formação: "O senhor Aurélio não era apenas uma figura histórica no Sporting Clube de Portugal; ele era, é e continuará sendo parte da história. Um senhor de coração gigante, com uma visão de futuro rara, que ajudou a moldar não só o clube, mas também o futebol português", apontou, de seguida, Diego Callai.
Depois, sobre o amor ao Sporting que os dois partilhavam: "A sua dedicação ao clube era algo comovente, o seu amor pelo próximo, ainda maior. Fica um vazio enorme em todos nós, mas também uma gratidão imensa por tudo o que nos deixou. E assim o vazio pode ser preenchido um pouco que seja".
Por último, uma dedicatória: "Senhor Aurélio, descanse em paz. A sua luz continua e sempre continuará a brilhar não apenas em cada canto de Alvalade mas também dentro de todos os nossos corações. Esta vitória foi para si!", rematou Diego Callai, juntando uma foto da equipa B dos leões - onde estão muitos talentos descobertos por Aurélio Pereira - antes da última partida
Com verdes e brancos na luta pela conquista do título da Liga Portugal Betclic, há quem tenha algumas dúvidas quanto ao desfecho da prova
|
Paulo Sérgio acredita que Sporting e Benfica irão decidir o título entre si. Com um dérbi eterno por jogar entre os dois rivais, a luta pelo troféu está intensa e o ex-treinador dos verdes e brancos não consegue atribuir favoritismo a nenhuma das duas equipas.
"Este foi um ano no qual os três grandes passaram por períodos de maus resultados, de turbulência. O Sporting com um conjunto de lesões significativo, desperdiçou uma vantagem boa que tinha. O Porto talvez tenha sido demasiado audaz ao pôr a fasquia tão alta num ano tão difícil de mudança", disse, à agência Lusa.
Paulo Sérgio recorda os adeptos de que "chega agora a parte final (do campeonato) e Benfica e Sporting estão muito fortes". O antigo treinador dos leões é perentório, garantindo que os eternos rivais "Serão os candidatos até final pelo título. Tudo pode acontecer".
O dérbi eterno diante do Benfica está marcado para o próximo dia 10 de maio (sábado). O pontapé de saída do encontro será dado pelas 18h00 e, em caso de vitória do Sporting - acreditando que as equipas chegam em igualdade pontual ao duelo - os leões sagram-se campeões na Luz.
É de recordar que Paulo Sérgio deixou Alvalade, em 2010/11, fazendo penas 38 jogos no comando técnico do Sporting. Os maus resultados ditaram a saída do treinador, que vinha realizando boas temporadas no campeonato, despertando a cobiça dos então responsáveis leoninos.
Avançado sueco dos leões tem estado em grande destaque desde que chegou a Alvalade, com golo atrás de golo de leão ao peito
|
Viktor Gyokeres continua um problema para as defesas contrárias. O Viking de Alvalade ajudou o Sporting com três golos na última partida, o que o levou ao segundo lugar da corrida pela Bota de Ouro, apesar de ser o único jogador no topo da lista cujos golos... Contam menos.
O avançado sueco ascendeu ao segundo golo da lista, somando 51 pontos - três atrás de Salah e um à frente de Lewandowski. No entanto, o sueco joga com uma desvantagem: cada golo que apontar vale um e meio para essa lista, enquanto os tentos apontados por todos os outros no top 5 valem dois. Esta diferença prende-se com o coeficiente UEFA da liga onde o jogador atua.
Em Portugal, por outro lado, o domínio é completo. Viktor Gyokeres já leva 34 golos no campeonato, o que já lhe garantiu um mínimo de média de um golo por jogo. O último jogador do Sporting a consegui-lo tinha sido Bas Dost, em 16/17, quando marcou exatamente por 34 vezes para a Liga Portuguesa.
De resto, o avançado sueco do Sporting lidera em toda a linha a sua competição em Portugal. Não só é o jogador com mais golos, mas também é o que tem mais bis (5), hat tricks (3), poqueres (1), golos de livre direto (2) e penáltis (12).
Por último, é o jogador com maior percentagem de golos numa equipa, com 44% das vezes que o Sporting marcou a virem dos pés de Viktor Gyokeres. O mesmo se verifica em relação às contribuições para golo (53%), onde além das vezes que celebrou, adiciona ainda sete assistências realizadas. Relembrar que o sueco tem um recorde de Cristiano Ronaldo na mira.