Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Extra Sporting

CUIDADO: HÁ 25 NOVOS RADARES EM PORTUGAL E ALGUNS DELES TEM TECNOLOGIA DE PONTA

Controlo de velocidade nas estradas portugueses foi reforçado desde o passado dia 6 de julho

Portugal conta com 25 novos radares de velocidade. Fotografia de ANSR
Portugal conta com 25 novos radares de velocidade. Fotografia de ANSR

  |

Icon Comentário0

A partir do dia 6 de julho, o Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) contará com 25 novos radares, aumentando o total para 123 dispositivos em operação. A Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária (ANSR) anunciou a instalação dos novos Locais de Controlo de Velocidade (LCV), que incluem 14 radares de velocidade instantânea e 11 de velocidade média, como parte de um esforço contínuo para reduzir acidentes e melhorar a segurança nas estradas portuguesas.


Os novos radares serão instalados em vários locais estratégicos, nomeadamente: IC2 (Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro), A29 (Santa Maria da Feira, em Aveiro, e Vila Nova de Gaia, no Porto), IC1 (Santana da Serra, concelho de Ourique, distrito de Beja), IP3 (Coimbra), EN18 (Évora), EN 125 (Albufeira, Faro), EN 6-7 (Carcavelos e Parede, em Cascais), IC17 (Loures), A43 (Campanhã, Porto) e no IC1 (Poceirão e Marateca, em Palmela-Alcácer do Sal).


A escolha dos locais baseou-se na incidência de excesso de velocidade e na sinistralidade grave registada nessas áreas. A ANSR destacou que os radares visam dissuadir comportamentos de risco ao volante, contribuindo para a redução de acidentes.


Desde a instalação de 37 novos radares em setembro de 2023, houve uma redução significativa na sinistralidade nas áreas abrangidas, com apenas três vítimas mortais registadas, um valor substancialmente inferior à média dos últimos cinco anos. Globalmente, o sistema SINCRO, em operação há oito anos, conseguiu uma redução de 36% nos acidentes com vítimas, 74% nas vítimas mortais, 44% nos feridos graves e 36% nos feridos leves.

A eficácia dos radares também se reflete na diminuição do número de veículos em excesso de velocidade. Nos locais monitorizados pelos novos radares, registou-se uma redução média de 90% no número de infrações, com destaque para áreas como a EN101 em Guimarães e o IC17 em Odivelas. Além disso, a fiscalização de veículos aumentou significativamente, com 92.402.878 veículos fiscalizados nos primeiros cinco meses de 2024, quase o dobro do período equivalente no ano anterior.


A ANSR sublinha a política de transparência na divulgação das localizações dos radares, o que tem contribuído para a adoção de comportamentos mais seguros pelos condutores. A taxa de infração tem vindo a diminuir consistentemente, atingindo 0,29% nos primeiros cinco meses de 2024. Estes resultados evidenciam a eficácia dos radares do SINCRO na promoção da segurança rodoviária e na preservação de vidas nas estradas de Portugal.


Extra Sporting

Extra Sporting: Portal das Finanças foi pirateado! Nove mil credenciais são públicas

Lista com os dados dos contribuintes fiscais e respetivos acessos ao site foram divulgados em agosto, mas responsáveis só agora deram conta do sucedido

Extra Sporting: Nove mil credenciais do portal das Finanças foram divulgadas
Extra Sporting: Nove mil credenciais do portal das Finanças foram divulgadas

  |

Icon Comentário0

Extra Sporting: No decorrer desta quarta-feira, dia 16 de outubro, o jornal ‘Expresso’ anunciou que nove mil credenciais do Portal das Finanças foram divulgadas. Mesmo assim, o Ministério das Finanças assegurou que não está em causa qualquer tipo de ciberataque.


A verdadeira questão é que a lista com os dados não foi divulgada nesta quarta-feira, mas sim no passado mês de agosto, tendo até agora passada despercebida. A medida que o Governo encontrou para proteger as contas foi obrigar os utilizadores a alterarem as palavras-passe.


“Logo que tomou conhecimento da existência da mesma lista, a Autoridade Tributária desencadeou de imediato o procedimento estabelecido para estas situações, revogando as senhas de acesso comprometidas, obrigando os respetivos contribuintes a substituírem as suas senhas no próximo acesso ao Portal das Finanças”, declarou o Ministério das Finanças.


O documento com as senhas do Portal das Finanças foi então descoberto, no decorrer do recente ataque á chave móvel digital. É de recordar que no passado dia 10 de outubro, as infraestruturas da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) foram alvo dum ciberataque, que fez com a entidade declarasse: “que se encontrava com uma disrupção na sua rede em virtude de um ataque informático ('ransomware') e, por isso, esteve, preventivamente, indisponível o acesso a diversas plataformas e serviços digitais".

Mesmo assim, na passada terça-feira, dia 15 de outubro, o Ministério da Juventude e Modernização informou que “até ao momento não existe evidência de exfiltração” de dados do ataque à AMA, que avisa que: “não vai solicitar, por qualquer canal, informações pessoais para recuperação de credenciais da Chave Móvel Digital (CMD) ou para aceder a serviços. Esses eventuais contactos devem ser ignorados pelo cidadão”.



Extra Sporting

Extra Sporting: Uma década depois, Ricardo Salgado começou a ser julgado

Passados 10 anos, um dos processos judiciais mais polémicos em Portugal teve a sua primeira audiência realizada em tribunal, esta terça-feira, dia 15 de outubro

Extra Sporting: o caso BES começou a ser julgado
Extra Sporting: o caso BES começou a ser julgado

  |

Icon Comentário0

Extra Sporting: Passado uma década do fim do Grupo Espírito Santo (GES), o julgamento do principal caso dos sete processos, resultado da investigação realizada pelo Ministério Público (MP), foi iniciado. O caso que envolve 18 arguidos e mais de 300 crimes, teve a sua primeira audiência esta terça feira, 15 de outubro.


A investigação dos crimes remonta ao 2014, após a resolução do Banco Espírito Santo (BES) que levou ao fim do respetivo grupo. A “derrocada” deu origem a prejuízos avaliados em mais de 11,8 milhões de euros, de acordo com o Ministério Público.


Sendo considerado um dos maiores processos judiciais em Portugal, inclui 242 inquéritos anexados e queixas realizadas por mais de 300 pessoas singulares e coletivas, que residem não só em Portugal, mas também no estrangeiro.


O principal arguido neste caso, entre os 18, é o antigo presidente do grupo GES, Ricardo Salgado. Por si, são respondidos cerca de 62 crimes: associação criminosa, corrupção ativa no setor privado, branqueamento de capitais, entre outros. Nas mais de quatro mil páginas de acusação, o MP alega que o antigo presidente foi o principal responsável pelo colapso do grupo e do banco.

A sessão inicial do julgamento será dedicada a exposições introdutórias, em que cada interveniente terá no máximo 15 minutos para apresentar os factos que pretende provar. Quanto às testemunhas, deverão começar a ser ouvidas no dia 17 de outubro, com a sessão a iniciar-se pela reprodução da gravação do depoimento do antigo presidente do Conselho Superior do GES - António Ricciardi – que faleceu em 2022. No entanto, o depoimento prestado durante a fase de inquérito, em 2015, será considerado válido como prova testemunhal.



Extra Sporting

Extra Sporting: Embaixada da Ucrânia evacuada por ameaça de bomba

PSP de Lisboa foi alertada para o possível incidente, por volta das 12h30, tendo enviado de imediato uma equipa de inativação de explosivos para o local

Extra Sporting: Embaixada da Ucrânia em Lisboa foi evacuada, após ameaça de bomba
Extra Sporting: Embaixada da Ucrânia em Lisboa foi evacuada, após ameaça de bomba

  |

Icon Comentário0

Extra Sporting: Foi no decorrer desta segunda-feira, dia 14 de outubro, que a embaixada da Ucrânia em Lisboa foi evacuada, devido a uma ameaça de bomba, segundo confirmado à Lusa por uma fonte de PSP de Lisboa, que enviou de imediato uma equipa de inativação de explosivos.


"A embaixada recebeu um e-mail em que era informada que o edifício se encontrava todo armadilhado e que, no dia de hoje, os explosivos iam ser acionados remotamente" disse a fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, indo ao encontro da informação já adianta pelo Correio da Manhã.


A fonte da PSP afirmou que o contacto ocorreu depois das 12h30 e, cerca das 14h00, diversos elementos do Centro de Inativação de Explosivos e Segurança em Subsolo (CIEXSS) ainda se encontravam no local.


A polícia informou ainda, que o edifício foi totalmente evacuado, mas não soube divulgar o número certo de pessoas que se encontravam dentro do mesmo, aquando o alerta foi dado e a evacuação iniciada.

A maior agência de informação nacional, Lusa, já tentou entrar em contacto com diversos responsáveis da embaixada, mas até ao momento, não houve qualquer tipo de resposta por parte dos inqueridos.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Extra Sporting: Passagem de um cometa perto da Terra alertada pela NASA
Extra Sporting

Extra Sporting: Passagem de um cometa perto da Terra alertada pela NASA

 

Icon Comentário0
Extra Sporting: Mau tempo coloca vários distritos sob aviso amarelo
Extra Sporting

Extra Sporting: Mau tempo coloca vários distritos sob aviso amarelo

 

Icon Comentário0
Extra Sporting: Mau tempo coloca vários distritos sob aviso laranja
Extra Sporting

Extra Sporting: Mau tempo coloca vários distritos sob aviso laranja

 

Icon Comentário0