Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Jan 2025 | 13:45 |
Rui Borges assumiu o comando do Sporting dia 26 de dezembro, numa equipa que já tinha algumas lesões. O treinador tem sido obrigado a ser criativo, dado que o boletim clínico dos leões não para de aumentar, e os jogos têm sido de grande dificuldade. Com nova ausência, desta feita de Morita, o treinador verde e branco está a explorar duas novas hipóteses para o meio campo, e os dois defesas de raíz.
O jovem João Simões, apesar de disponível e saudável, deverá ficar no banco, uma vez que o técnico leonino quererá alguém mais experiente para ocupar aquela posição, naquele jogo. Surgem, então, duas alternativas surpresa: Zeno Debast, defesa central dos leões, e Ricardo Esgaio, defesa lateral verde e branco.
Segundo o jornal 'Record', esta solução já tem vindo a ser treinada por Rui Borges, que pretende aproveitar a versatilidade dos jogadores. Recordar que o central belga foi, durante a sua formação, um médio, e que o lateral português chegou a ser utilizado na mesma posição por Ruben Amorim. Os dois jogadores são vistos como tendo boa capacidade de passe, e de pressão, o que lhes permite serem considerados para o miolo do terreno.
Já na conferência de imprensa de antevisão ao desafio, Rui Borges tinha abordado este tema: "O Inácio vem de lesão e fisicamente não está preparado para a exigência do jogo logo de início. Mas há outros que já lá jogaram. Até o Esgaio já jogou e médio (...) Se errarem, vão falhar como falham os que são da posição. Estaremos cá para assumir todos esses erros", explicou na altura.
Relembrar a curiosidade de que nenhum dos dois jogadores somou ainda qualquer minuto desde a chegada de Rui Borges ao Sporting. Ricardo Esgaio esteve castigado, devido à expulsão no jogo frente ao Santa Clara, e esteve disponível apenas no último jogo, frente ao Porto. Debast foi sempre convocado mas nunca saiu do banco.
Comentador do grupo Media Capital comentou a exibição da equipa leonina frente ao Mónaco no Troféu Cinco Violinos e deixou uma revelação curiosa
26 Jul 2026 | 17:36 |
O Sporting conquistou o Troféu Cinco Violinos ao vencer o Mónaco por 2-0. A equipa de Rui Borges fez uma exibição de grande nível e José Nunes revelou que ficou surpreendido pela qualidade de jogo dos leões dadas as várias mexidas no plantel.
J. Nunes: "Sporting está a apresentar um nível de afinação e entusiasmo que é absolutamente inesperado"
"Acho que as coisas estão a correr muito bem. Digamos que o Sporting está a apresentar um nível de afinação e entusiasmo que é absolutamente inesperado em função da chegada de tantos jogadores. São boas exibições aquelas que o Sporting está a fazer", disse, em debate no canal NOW.
O comentador completou que a turma de Alvalade enfrentou adversários exigentes. "Evidentemente estamos a falar de jogos particulares, mas é verdade que, em todo o caso, foram exibições feitas com adversários que não são à partida frágeis", comentou.
J. Nunes: "É um facto que o Sporting apresentou uma qualidade futebolística surpreendente"
José Nunes voltou a reforçar a sua opinião. "É um facto que o Sporting apresentou uma qualidade futebolística e um nível de afinação que é surpreendente pela quantidade de jogadores que chegaram e que, aparentemente, estão a apresentar serviço", rematou.
Agora, o plantel verde e branco beneficia agora de dois dia de folga, regressando aos treinos na manhã de terça-feira. A partir daí, o foco estará na preparação do último compromisso da pré-temporada, frente ao Nottingham Forest, encontro que será disputado na próxima sexta-feira, no Estádio Algarve.
Jogador continua a recuperar de limitações musculares que surgiram após ter ultrapassado a grave lesão no tendão rotuliano do joelho direito
26 Jul 2026 | 17:14 |
Nuno Santos voltou a pisar o relvado do Estádio José Alvalade na apresentação oficial do plantel do Sporting, antes da vitória frente ao Monaco, por 2-0, no Troféu Cinco Violinos. Apesar de ter sido recebido pelos adeptos, o ala continua sem poder dar o contributo dentro das quatro linhas, uma vez que continua lesionado
O regresso foi assinalado também pela mulher do futebolista nas redes sociais. Diana Ribeiro Santos partilhou um vídeo da apresentação do camisola 11 e deixou uma mensagem de confiança para o futuro: "O melhor ainda está para vir".
O jogador, de 31 anos, continua a recuperar de limitações musculares que surgiram após ter ultrapassado a grave lesão no tendão rotuliano do joelho direito. Nas últimas duas temporadas, somou apenas 18 jogos oficiais, devido aos sucessivos contratempos físicos.
Enquanto aguarda pela recuperação total, o ala mantém um plano de trabalho específico e continua afastado dos treinos sem limitações com o restante plantel. O objetivo passa por recuperar a melhor condição física para voltar a ser opção de Rui Borges durante a temporada.
Além de Nuno Santos, o treinador leonino continua sem poder contar com João Simões, que recupera de uma cirurgia ao quinto metatarso do pé direito, e com Ibrahima Ba, que também permanece entregue ao departamento clínico, além de Bruno Ramos.
Pré-temporada tem servido para técnico avaliar várias soluções para a nova época, mas alguns futebolistas têm aproveitado oportunidade
26 Jul 2026 | 16:52 |
A pré-temporada do Sporting tem servido para Rui Borges avaliar várias soluções para a nova época, mas alguns jovens jogadores têm aproveitado a oportunidade para se destacar. Entre reforços e atletas da formação, há cinco nomes que têm deixado excelentes indicações.
Flávio Gonçalves é uma das grandes revelações. O médio ofensivo de 19 anos marcou frente ao Sporting B, destacou-se nos encontros com Celtic e Strasbourg (uma assistência) e voltou a convencer diante do Monaco. A qualidade técnica e a inteligência na construção de jogo têm sido apontadas como algumas das suas principais características.
Outro dos jogadores em evidência é Jesse Derry, que já foi elogiado por Rio Ferdinand. O extremo cedido pelo Chelsea mostrou qualidade no um para um e confirmou o bom momento ao apontar um golo de belo efeito frente aos monegascos. Pela velocidade e capacidade para explorar os espaços, o inglês poderá tornar-se uma arma importante para agitar os jogos a partir do banco.
Luís Guilherme e Rafael Nel também têm aproveitado para deixar boas indicações. O extremo brasileiro, contratado em janeiro, parece mais adaptado e promete lutar pela titularidade no lado direito do ataque, enquanto o ponta de lança formado em Alcochete já somou uma assistência diante do Celtic e um golo frente ao Monaco.
A fechar a lista surge Eduardo Felicíssimo, que tem sido utilizado como defesa central, apesar de ter sido lançado na equipa A como médio. O jovem de 19 anos tem revelado segurança e maturidade ao lado de Eduardo Quaresma, acumulando vários jogos completos durante a preparação.