Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Tribunal Arbitral do Desporto considerou, esta terça-feira, dia 7 de maio, improcedente um recurso, apresentado pelo Sporting, sobre uma multa de cerca de 15 mil euros aplicada aos leões pelas declarações do antigo futebolista, Carlos Xavier, relativamente ao avançado do Porto, Mehdi Taremi.
O Clube de Alvalade tinha apresentado recurso ao castigo, mas o TAD julgou improcedente o pedido dos verdes e brancos, na passada terça-feira. Agora, os leões terão de desembolsar a quantia estipulada tendo em conta as afirmações do ex capitão verde e branco.
"Bem andou, pois, o órgão disciplinar da Demandada [a FPF] ao ter decidido administrativamente o que decidiu", lê-se no acórdão da sentença. O TAD "julga improcedente a presente ação arbitral" e, desta forma, o Sporting terá de pagar, embora Carlos Xavier tenha garantido, à data, que as palavras que proferiu não tinham qualquer intuito de "xenofobia ou racismo".
“O árbitro aqui só tinha de ter coragem para não dizer outra coisa e dar dois amarelos ao muçulmano, que, quando veio para Portugal, não sabia nadar e agora já sabe mergulhar”, disse o antigo futebolista, na Sporting TV, a 6 de setembro de 2023, depois de um embate entre Porto e Arouca, no qual visou bastante a arbitragem de Miguel Nogueira.
"Houve um antigo jogador que num canal desportivo referiu-se ao nosso Taremi como 'o muçulmano', 'o muçulmano que não sabia nadar e agora só sabe mergulhar'. Como um canal permite isto? Não sei se o SOS Racismo ou outras entidades vão reagir ou a ERC [Entidade Reguladora para a Comunicação Social]. Se ele tivesse dado um beijo a uma mulher, era um escândalo, mas o resto vale tudo", disse Pinto da Costa, presidente dos dragões à data dos acontecimentos.