
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting perdeu, recentemente, um elemento que foi uma das caras do projeto do Clube nos últimos anos. Hugo Viana, diretor desportivo verde e branco, deixou o Clube há poucos dias, para reforçar o Manchester City em funções semelhantes. Nuno Correia da Silva, ex administrador da SAD dos leões, escreveu, no jornal 'Record', uma carta aberta ao antigo dirigente de Alvalade.
"O Sporting perdeu um grande director desportivo, Hugo Viana. Mas perdeu, sobretudo, um grande senhor. Sem procurar protagonismo, deixou uma marca que ficará registada nas melhores páginas da história do Sporting", começou por escrever, em tom elogioso, Nuno Correira da Silva,
Prosseguiu: "É pouco comum escrever sobre um director desportivo, mas quem vive e sente o Sporting sabe que há um antes e um depois de Hugo Viana. Saber reconhecer é mais importante que saber criticar (...) Reconhecer é, também, registar, é construir exemplos, marcar referências para o futuro. Viana merece este reconhecimento".
Nuno Correia da Silva lembra, depois, que Hugo Viana pode ter beneficiado da presença de Ruben Amorim no Clube, mas riposta que o oposto também terá acontecido durante a estadia do treinador português que entretanto saiu para o Manchester United. Destacou, depois, a ausência de drama e conflitos no balneário dos leões enquanto o diretor desportivo esteve em Alvalade. Por último, deixou um agradecimento:
"Nos anos que estive com administrador da Sporting SAD, quase 7 anos, poucas vezes falei com o director desportivo, não era a minha função. Por isso, este testemunho não é resultado de qualquer proximidade, mas sim de uma avaliação isenta e depreendida, que só pretende ser vir um propósito de justiça, de dizer: Obrigado Hugo Viana", rematou o administrador verde e branco.
Semana tem vários duelos de grande intensidade agendados para a liga milionária, mas há mais para ver, nomeadamente no campeonato saudita
|
Esta semana futebolística está marcada por jogos decisivos na Liga dos Campeões, com os duelos dos quartos-de-final a prometerem grande espetáculo. Na terça-feira, o Aston Villa recebe o PSG, ao mesmo tempo que o Borussia Dortmund enfrenta o Barcelona. Quarta-feira traz-nos mais dois clássicos modernos da prova milionária: o Internazionale defronta o Bayern Munique, enquanto o Real Madrid mede forças com o Arsenal.
No que diz respeito à Primeira Liga portuguesa, o Porto entra em campo logo na sexta-feira, para receber o Famalicão, ainda que seja preciso esperar pelo fim de semana para que Sporting e Benfica continuam a acesa disputa pelo título, isto depois dos leões terem regressado à liderança, em virtude do empate a dois golos dos encarnados com o Arouca.
Além dos grandes palcos, há muito mais futebol para acompanhar. Na Liga Saudita, por exemplo, destaque para jogos com impacto no topo da tabela como Al-Qadisiyah - Al-Nassr, que terá Cristiano Ronaldo em ação, bem como o duelo entre o Al-Hilal, de Jorge Jesus, e o Al-Khaleej.
Confira, abaixo, a lista de jogos agendados para esta semana, bem como canal em que poderá vê-los:
SEGUNDA-FEIRA, 14 DE ABRIL
• Huesca - Málaga: 19:30, LaLiga Hypermotion, DAZN 3;
• Napoli - Empoli: 19:45, Serie A, SportTV 2;
• Bournemouth - Fulham: 20:00, Premier League, DAZN 1;
• Atlético de Madrid - Valladolid: 20:00, La Liga, DAZN 2;
• Hull City - Coventry City: 20:00, EFL Championship, SportTV 3;
• CD Mafra - FC Penafiel: 20:15, Liga Portugal 2, SportTV 1;
TERÇA-FEIRA, 15 DE ABRIL
• Aston Villa - PSG: 20:00, Liga dos Campeões, SportTV 5;
• Borussia Dortmund - Barcelona: 20:00, Liga dos Campeões, DAZN 1;
QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL
• Internazionale - Bayern Munique: 20:00, Liga dos Campeões, DAZN 1;
• Real Madrid - Arsenal: 20:00, Liga dos Campeões, SportTV 5;
QUINTA-FEIRA, 17 DE ABRIL
• Al-Hilal - Al-Khaleej: 16:50, Liga Saudita, SportTV 1;
• Al-Fateh - Al-Ittihad Jeddah: 19:00, Liga Saudita, SportTV 1;
• Chelsea - Legia Warszawa: 20:00, Liga Conferência Europa, DAZN 1;
• Manchester United - Lyon: 20:00, Liga Europa, SportTV 5;
SEXTA-FEIRA, 18 DE ABRIL
• UD Leiria - Benfica B: 11:00, Liga Portugal 2, SportTV +;
• FC Felgueiras - Leixões: 11:00, Liga Portugal 2, SportTV 1;
• Portimonense - Paços de Ferreira: 14:00, Liga Portugal 2, SportTV +;
• Watford - Burnley: 15:00, Inglaterra Championship, SportTV 6;
• Farense - Boavista: 15:30, Liga Portugal, SportTV 3;
• Rio Ave - Santa Clara: 15:30, Liga Portugal, SportTV 1;
• Sheffield United - Cardiff City: 17:30, Championship, SportTV 6;
• FC Porto - FC Famalicão: 18:00, Liga Portugal, SportTV 2;
• Al-Qadisiyah - Al-Nassr: 19:00, Liga Saudita, SportTV 4;
• Rennes - Nantes: 19:45, Ligue 1, SportTV 3;
• Oxford United - Leeds United: 20:00, Championship, SportTV 6;
• Sporting - Moreirense: 20:30, Liga Portugal, SportTV 1;
• Gimnasia - River Plate: 21:00, Campeonato Argentino, SportTV 2;
Especialista de arbitragem fez uso do seu espaço de opinião no jornal Record para fazer uma análise à partida e ao árbitro que a ajuizou
|
A noite do último domingo, dia 13 de abril, assistiu ao Benfica - Arouca, encontro a contar para a 29ª. jornada da Liga Portugal Betclic. O jogo terminou com empate a duas bolas, que devolveu a liderança do campeonato ao Sporting. No final da partida, houve muitas críticas a António Nobre, juiz da partida, mas Duarte Gomes, especialista de arbitragem, não concordou.
O antigo árbitro português, agora comentador desportivo do jornal Record, aproveitou o seu espaço no diário português para fazer uma apreciação ao trabalho de António Nobre. Para Duarte Gomes, foram muitos mais os casos em que o juiz esteve bem.
Começar por destacar um lance ao minuto 40, onde, para Duarte Gomes, o árbitro errou: "Entrada imprudente de Otamendi sobre Jason, que ficou lesionado fora do terreno e perto do banco técnico encarnado. O árbitro entendeu não ter havido infração", explicou o antigo juiz.
De novo, ao minuto 50, novo lance com o central argentino: "Otamendi puxou o braço esquerdo de Yalçin, derrubando-o. A infração, fora do local onde estava a bola, impediu o avançado turco de se colocar em posição vantajosa no terreno. António Nobre estava com o foco na zona da bola e não se apercebeu. O argentino escapou à advertência por comportamento antidesportivo".
O árbitro fala ainda do possível lance de penálti sobre Di Maria, aos 75 minutos, onde o árbitro "Fez bem (...) ao nada assinalar". Aponta um cartão amarelo que ficou por mostrar a Schjelderup, aos 77', e comentou ainda o último lance polémico do encontro, aos 90+7': "Schjelderup tentou o penálti, mas nem Jason (atrás) nem Loum (à frente) cometeram qualquer irregularidade. Bem o árbitro", rematou Duarte Gomes.
Depois de uma derrota pesada, o antigo treinador dos leões presta declarações, sem filtros, que fazem surpreender os adeptos
|
O Manchester United voltou a tropeçar na Premier League, desta vez com uma goleada por 4-1 frente ao Newcastle, e as críticas à equipa e a Ruben Amorim não tardaram. O antigo treinador do Sporting, mostrou-se desiludido com o desempenho da equipa e, em declarações à BBC Sport, admitiu que a noite foi dura. Ainda assim, não hesitou em responder às críticas com um tom direto e descomprometido.
"O Newcastle foi mais forte nas segundas bolas e nós cometemos muitos erros, o que tornou tudo mais difícil. Foi um pouco de tudo, é difícil apontar algo em específico. É muito difícil ganhar a estas equipas de topo, e ainda mais quando cometemos erros que ajudam o adversário", começou por dizer Amorim. E prosseguiu: "Acho que está à vista de todos que podemos fazer muito melhor. Todos os erros que cometemos hoje, não podemos cometer na quinta-feira. Críticas? Percebo, mas não quero saber. Nada é pior do que perder jogos. As pessoas podem dizer o que quiserem. Não estou aqui para me defender. Se olharem para a nossa posição na tabela, está tudo dito".
Apesar da frustração, Amorim tentou manter o foco no futuro. O United prepara-se para defrontar o Lyon na segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa e o treinador já aponta baterias para esse jogo: "Claro que é muito importante. Temos a oportunidade de chegar à Liga dos Campeões assim, mas vai ser difícil. Temos de nos focar nisso para chegar à próxima fase".
Confrontado com as mudanças no onze inicial em relação ao jogo anterior com o Lyon, o técnico respondeu: "Não, nada, porque fizemos erros e eles foram melhores. Mesmo que tivéssemos um onze inicial diferente, não sei qual seria o resultado. Tivemos de fazer mudanças porque jogámos há três dias. Isso deu para ver com o Josh (Zirkzee), ele estava fresco mas teve um problema (físico). Então, às vezes temos de fazer escolhas e não sabemos o resultado, mesmo com um onze diferente".
Já sobre a época do clube, que terá o número mais baixo de pontos desde o início da era Premier League, Ruben Amorim reconheceu: "A primeira parte da pergunta é um reflexo da nossa época. Temos de aceitar que precisamos de melhorar para seguirmos em frente e tentar fazer as coisas melhor no futuro, para que não tenhamos o mesmo tipo de época. Deu para ver nalguns golos que eles estavam dispostos a pressionar, mas depois perdemos a posse nalguns momentos e espaços, nos quais não a podíamos perder. (...) É mesmo muito difícil olhar para as melhores coisas. O melhor é focarmo-nos no próximo jogo". Recorde aqui, os registos do jogo do Manchester United frente ao Newcastle, encontro da 32ª ronda da Premier League.