Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

EX PRESIDENTE DO SPORTING LEMBRA MANUEL FERNANDES: "DOS MELHORES SERES HUMANOS QUE CONHECI"

Antigo líder máximo do emblema verde e branco não esquece importância do Eterno Capitão

Sousa Cintra relembra Manuel Fernandes
Sousa Cintra relembra Manuel Fernandes

  |

Icon Comentário0
José de Sousa Cintra reagiu à morte de Manuel Fernandes. Em declarações ao jornal A Bola, o antigo presidente do Sporting recordou o Eterno Capitão, frisando que a morte do antigo jogador é uma "grande perda" para o futebol nacional e diz que a glória do emblema verde e branco foi "um dos melhores seres humanos" que conheceu.

"Era um homem fantástico. Diria mesmo que é dos melhores seres humanos que conheci. Fosse onde fosse, trazia o Sporting sempre no coração. Perdemos uma grande figura do Sporting, que nos deu grandes alegrias. Sempre engrandeceu o Sporting, quer no relvado, quer fora dele, chegando mesmo a visitar os núcleos do clube", reforçou.


"O futebol português deve muito a Manuel Fernandes. Não nos podemos esquecer dele. Quando contratamos o Bobby Robson, quando veio trabalhar como adjunto do Robson, indicou-me o Mourinho e depois o Mourinho tornou-se no melhor treinador do mundo. Começou ali connosco, com o Manuel Fernandes. Foi ele que se lembrou do Mourinho. Tinha um carisma próprio. Não encontrei ninguém que não gostasse de Manuel Fernandes", contou.


Desafiado a escolher o melhor momento da carreira do avançado, o ex-líder máximo dos leões elegeu os quatro golos que o avançado marcou ao rival Benfica, na histórica vitória do Sporting (7-1), em dezembro de 1986. "Estava lá a ver o jogo e o Manuel Fernandes foi uma coisa incrível. Nunca mais me hei de esquecer desse momento", relembrou.

Sousa Cintra foi presidente do Sporting pela primeira vez no ano de 1989, tendo permanecido no comando até 1995. Mais tarde, o dirigente voltaria a assumir as rédeas dos leões, em 2018, após o ataque à Academia de Alcochete, em 2018, de forma temporária, tendo sido líder da Comissão de Gestão leonina entre o mandato de Bruno de Carvalho e o de Frederico Varandas.



Futebol

TÉCNICO QUE VENCEU DUAS CHAMPIONS NÃO ESQUECE MANUEL FERNANDES E A IMPORTÂNCIA DA GLÓRIA DO SPORTING

Treinador referiu que lenda do Clube de Alvalade foi a segunda pessoa mais importante da sua carreira

Mourinho despede-se de Manuel Fernandes
Mourinho despede-se de Manuel Fernandes

  |

Icon Comentário0
José Mourinho recordou o papel de Manuel Fernandes na sua carreira. Em declarações à CNN Portugal, afirmou que a glória do Sporting foi a segunda pessoa mais importante da sua carreira: "Para mim, depois do meu pai, foi a pessoa mais importante na minha carreira. O primeiro a acreditar em mim. Eu treinava nos juniores do Vitória de Setúbal, e foi ele que me trouxe para o futebol profissional. Tenho uma dívida para com o Manuel que nunca fui capaz de pagar. Dei-lhe sempre a minha amizade, o meu respeito, a minha gratidão. Tentei, independentemente da minha carreira me ter levado para fora de Portugal, há muitos anos, tentei sempre estar presente", começou por dizer.

"Neste último período consegui fazê-lo. Estive em Portugal bastante tempo. Para mim, será sempre o meu mister, a quem eu tenho uma dívida de gratidão. Ir a sua casa foi ótimo. Na sua casa, o Manuel estava perfeitamente lúcido. Eu, ele, o Tiago, filhas e netos. consegui estar com o Manuel só na nossa intimidade, falava-se obviamente de futebol. O Sporting não tinha sido ainda campeão [no momento da visita]. O Manuel vivia e respirava futebol.


"Quando o fui ver ao Hospital... são coisas que ficam para nós. E quando o Tiago me punha ao telefone com ele, também são coisas que ficam para mim, vou com elas. Quero recordar o meu mister como aquela pessoa fantástica. Obviamente que o mundo do futebol está de luto. Mas eu não consigo pensar noutra coisa que não seja no Tiago e nas irmãs", afirmou o treinador do Fenerbahçe.

Por fim, José Mourinho destacou não só as qualidades de Manuel Fernandes enquanto profissional, mas também enquanto homem. "Há grandes jogadores que não conseguem ter o lado humano ao mesmo nível. Eu diria que o mister Manuel foi o jogador que todos conhecemos, mas no lado humano, era um privilégio para nós".


"O Tiago foi um sortudo, por ter um pai como ele, e eu fui um sortudo por ter começado com ele. Em Portugal, é difícil ser respeitado por clubes rivais, mas no caso do Manuel, sem querer comparar, era muito parecido com o Sr. Eusébio no Benfica, Fernando Gomes no Porto... pois conseguiram ser respeitados por todos", concluiu José Mourinho.


Futebol

INTER VEM COM TUDO E QUER CONTRATAR DIAMANTE DO SPORTING JÁ ESTE VERÃO

Emblema italiano pode perder peças importantes e pretende reforçar-se no Clube de Alvalade

Hjulmand interessa ao Inter
Hjulmand interessa ao Inter

  |

Icon Comentário0
Morten Hjulmand está na lista de possíveis reforços do Inter. De acordo com a imprensa italiana, o emblema treinador por Simone Inzaghi encontra-se no mercado à procura de um médio, uma vez que Hakan Çalhanoglu tem despertado a atenção de clubes como o Bayern de Munique e pode sair nesta janela de transferências.

O internacional dinamarquês de 25 anos está bem cotado entre a estrutura do futebol do clube italiano, que já o conhece desde os tempos em que alinhou no Lecce. No entanto, o atual campeão da Serie A não fez qualquer proposta ao Sporting, já que não pretende pagar o valor da cláusula de rescisão do jogador


O futebolista está blindado por uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros, valor do qual a direção dos verdes e brancos não prescinde na hora de negociar o jogador. Barcelona (Espanha) Manchester United e Tottenham (Inglaterra) foram emblemas que também já demonstraram interesse em contar com o atleta já em 2024/25.

Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand – avaliado em 40 milhões de euros – realizou 49 encontros: 30 no Campeonato Nacional, 10 na Liga Europa, sete na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Nos 3.539 minutos que disputou, o médio apontou quatro golos e fez outras tantas assistências para companheiros de equipa.


Morten Hjulmand chegou ao Sporting no verão de 2023, oriundo do Lecce, a troco de 18 milhões de euros, mais 3 por objetivos, tornando-se na segunda contratação mais cara a história do Clube de Alvalade, sendo superado apenas por Viktor Gyokeres (20 milhões, mais 4 por objetivos).


Futebol

HÉLIO SOUSA RELEMBRA HISTÓRIA CURIOSA COM MANUEL FERNANDES; GLÓRIA DO SPORTING NÃO É ESQUECIDA

Atual treinador no Qatar recorda dia em que lenda dos leões se auto-substituiu no Vitória de Setúbal

Hélio Sousa lembra Manuel Fernandes
Hélio Sousa lembra Manuel Fernandes

  |

Icon Comentário0
Hélio Sousa privou com Manuel Fernandes no Vitória de Setúbal e, em entrevista ao jornal Record desta sexta-feira, dia 28 de junho, fala em "enorme saudade" e diz que a lenda do Sporting se tornou uma referência para si. O atual treinador do Qatar chegou a ser treinado pela figura histórica dos leões e recorda como o próprio Manuel Fernandes substituiu-se para Hélio Sousa entrar.

"Esta notícia deixa-nos uma saudade enorme. Ele, tal como o Jordão, era uma pessoa exemplar, com qualidade. Mostravam mesmo ter vontade de nos ensinar [os mais novos] e dar-nos exemplos do caminho a seguir, dos sacrifícios que teríamos de fazer para cumprirmos o sonho de ser jogadores. Foi sempre uma referência. Enquanto houver memória é das pessoas que não partem. Vai estar para sempre enquanto cá estivermos", começou por dizer.


"Na minha primeira temporada na equipa principal, ele, a meio da época, ficou como treinador/jogador e no último jogo da época, eu fiquei no banco de suplentes. A cerca de 15 minutos do fim, ele substitui-se e mete-me em campo. Penso que, naquele momento, quis deixar uma mensagem, quis dar um significado àquele momento. O experiente jogador a dar lugar aos jovens, ainda por cima eu era de Setúbal...". 

"Era uma pessoa muito simples e não o digo pelo momento que agora vivemos, mas essa é mesmo a verdade. Era muito terra a terra, amigo, fácil de conviver. Um exemplo a seguir por todos nós que o idolatrávamos. Uma pessoa inesquecível", lembra Hélio Sousa.


“Ficou em nós tudo o que pudemos absorver com ele e com o Jordão e com muitos outros. Davam conselhos, falavam connosco. Mas eram tempos muitos diferentes. Havia um respeito enorme, mas não exigiam tratamentos diferenciados. Aprendemos muito com eles", apontou o técnico português de 54 anos.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


MÉDIO DO BAYERN NA MIRA DO SPORTING; AMORIM PODE AVANÇAR POR EMPRÉSTIMO
Futebol

MÉDIO DO BAYERN NA MIRA DO SPORTING; AMORIM PODE AVANÇAR POR EMPRÉSTIMO

 

Icon Comentário0
EXCLUSIVO LEONINO - VARANDAS A UM PASSO DE CONTRATAR MÉDIO DE 27 ANOS PARA O SPORTING
Futebol

EXCLUSIVO LEONINO - VARANDAS A UM PASSO DE CONTRATAR MÉDIO DE 27 ANOS PARA O SPORTING

 

Icon Comentário0
MIKAEL SILVESTRE CRÊ QUE CRAQUE DO SPORTING NÃO TEM LUGAR NO MAN UNITED: "SERÁ SUFICIENTE?"
Futebol

MIKAEL SILVESTRE CRÊ QUE CRAQUE DO SPORTING NÃO TEM LUGAR NO MAN UNITED: "SERÁ SUFICIENTE?"

 

Icon Comentário0