Futebol
Rui Borges já encontrou solução para a ausência de Maxi Araújo no Sporting
12 Jan 2026 | 08:14
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
10 Abr 2023 | 09:37 |
Eduardo Henrique é um dossiê complicado para a SAD do Sporting. Desde setembro de 2022 que o médio se encontra a treinar à parte, na Academia Cristiano Ronaldo, enquanto vai auferindo um salário que ronda um milhão de euros anuais, valor proibitivo para um excedentário.
De acordo com informações recolhidas pelo nosso Jornal, a Direção dos leões deve ‘despachar’ o atleta e rescindir contrato, de forma a poupar salários numa época que se vai avizinhar de muitos gastos. Os milhões poupados com Eduardo Henrique servirão, entre outras coisas, para pagar o salário de Francisco Trincão, mas já lá vamos.
Falta de espaço
O médio brasileiro não tem espaço no plantel verde e branco. Embora tenha feito algumas partidas, já com Rúben Amorim ao comando, o técnico rapidamente descartou o jogador, que não mais voltou a jogar e ficou a treinar afastado do restante plantel.
Propostas não agradaram
No mercado de inverno, chegaram algumas propostas por Eduardo Henrique. Com interessados no Médio Oriente e na Turquia, as condições não agradaram ao brasileiro, que não tinha interesse em jogar nesses campeonatos. Na altura, a Direção também não ficou agradada com as propostas, uma vez que eram por empréstimo e o objetivo era vender o jogador.
Caso Trincão
Com Francisco Trincão a ser jogador do Sporting em definitivo, na próxima temporada, o teto salarial dos leões vai estar ‘à pinha’. De momento, o extremo recebe qualquer coisa como 6 milhões de euros, pagos pelo Barcelona, que irão baixar para os 2, pagos pelos leões – quantidade máxima que o Clube de Alvalade pode auferir. Com o ‘camisola 17’ a entrar diretamente para o topo dos mais bem pagos, Varandas vai ter de ‘cortar’ alguns excedentários, com Eduardo Henrique a estar ‘à cabeça’ da lista.
Eduardo chegou ao Sporting na temporada 2019/20, oriundo do Internacional a troco de 3,5 milhões de euros, isto depois de ter estado em destaque na B-SAD (29 jogos, dois golos e duas assistências). Na temporada de estreia de leão ao peito, o brasileiro fez 22 jogos (1.041 minutos), não marcando qualquer golo ou feito qualquer assistência.
Na época seguinte, Eduardo foi cedido ao Crotone (Itália), contabilizando 19 jogos (1.040 minutos) e marcando um golo na Serie A.
Confira o Hattrick de Francisco Trincão no último jogo pelo Sporting frente ao Casa Pia:
Internacional português não passou o melhor dia de domingo, com a sua conta na plataforma 'X' a ser alvo de um ataque informático
12 Jan 2026 | 09:19 |
A noite de domingo foi particularmente atribulada para Bruno Fernandes - recentemente associado à saída -, que já vinha de um desaire na Taça de Inglaterra frente ao Brighton, em Old Trafford. Horas depois desse encontro, a conta do antigo jogador do Sporting na rede social X (antigo Twitter) foi alvo de um ataque informático, situação que levou o Manchester United a adotar medidas de precaução.
Apesar de algumas publicações terem tido um caráter aparentemente inofensivo, uma das mensagens gerou maior preocupação aos red devils. Num dos posts, foi escrita a frase: “Vamos livrar-nos da INEOS”, referência ao grupo que detém parte do controlo do clube.
Outras mensagens acabaram por causar reações mais leves entre os utilizadores, com o autor do ataque a fazer comentários irónicos sobre a seleção inglesa de cricket, oferecendo ajuda, e a anunciar, em tom de brincadeira, uma alegada transferência de Bruno Fernandes para o Macclesfield, equipa que eliminou o Crystal Palace na Taça de Inglaterra.
Houve ainda espaço para uma menção ao colega de equipa Shea Lacey, expulso de forma insólita frente ao Brighton, com o perfil do médio português a responder a um pedido de desculpas do jovem jogador, assegurando que o assunto ficava resolvido, desde que a situação não se repetisse.
As publicações acabaram por ser rapidamente removidas, mas não antes de gerarem ampla repercussão nas redes sociais, onde os conteúdos se propagaram e ficaram registados através de partilhas e capturas de ecrã dos vários utilizadores da plataforma e seguidores de Bruno Fernandes.
Confira a publicação:
Internacional belga segue em recuperação da lesão no joelho esquerdo sofrida a 22 de outubro frente ao Marselha na fase de grupos da Champions League
12 Jan 2026 | 09:05 |
Zeno Debast deverá ser reintegrado nos trabalhos do Sporting esta semana. Depois de algumas dúvidas em torno do retorno do internacional belga, é esperado que este possa ser chamado a tempo da receção ao Casa Pia, marcada para a próxima sexta-feira, 16 de janeiro.
Para dar ainda mais força a estas notícias, o 'camisola 6' dos verdes e brancos partilhou, no último domingo, uma imagem através das suas redes sociais que estava ilustrada com uma ampulheta. Agora, dependendo da forma como reagir ao regresso aos treinos, Rui Borges apenas tomará a decisão de levar o jogador para o encontro diante dos gansos na véspera do mesmo, revela o jornal Record.
Para já, o central belga segue em recuperação da lesão no joelho esquerdo sofrida a 22 de outubro frente ao Marselha, na fase de grupos da UEFA Champions League, e ainda não voltou a treinar na Academia Cristiano Ronaldo. A expetativa no balneário leonino é a de que, após os dois dias de folga concedidos, o jogador esteja em condições de regressar às sessões de trabalho.
Além de Zeno Debast, o departamento médico continua a acompanhar a reabilitação de vários outros jogadores afastados dos relvados, incluindo Eduardo Quaresma, Ricardo Mangas, Nuno Santos, Pedro Gonçalves e Fotis Ioannidis. Por outro lado, Ousmane Diomande também vai estar disponível depois da eliminação na CAN.
Nesta temporada desportiva, Zeno Debast - avaliado em 30 milhões de euros - soma 13 partidas oficiais com a camisola do Sporting. O internacional belga regista, até ao momento, 855 minutos de jogo, mas ainda sem qualquer golo ou assistência na conta pessoal.
Antigo jogador do Sporting continua a ser um dos principais destaques do emblema da Catalunha e foi protagonista no clássico do país vizinho
12 Jan 2026 | 08:51 |
Em Jeddah, na Arábia Saudita, Raphinha esteve em evidência ao apontar dois golos, aos 36 e 73 minutos, assumindo um papel decisivo na conquista da Supertaça espanhola pelo Barcelona frente ao Real Madrid, que arrecadou o troféu pela segunda época consecutiva.
Após a abertura do marcador pelo antigo jogador do Sporting, a partida conheceu um período particularmente intenso já nos descontos da primeira parte, com três golos em poucos minutos. Vinícius Júnior restabeleceu a igualdade aos 45'+2, Robert Lewandowski recolocou os catalães na frente aos 45'+4 e Gonzalo García fez o 2-2 aos 45'+6, resultado com que as equipas recolheram aos balneários.
No segundo tempo, o novo golo de Raphinha voltou a dar vantagem ao Barcelona. Já perto do final, aos 90'+1 minutos, a expulsão de Frenkie de Jong deixou os catalães reduzidos a dez jogadores, mas o Real Madrid não conseguiu tirar partido da superioridade numérica.
Raphinha acabou por sair aos 83 minutos, depois de ter sido um dos principais destaques do encontro, no qual o Barcelona consolidou a liderança no palmarés da Supertaça de Espanha (16), somando agora mais três títulos do que o Real Madrid, que conta 13 conquistas.
Nesta temporada, com a camisola blaugrana, Raphinha – avaliado em 80 milhões de euros – realizou 17 jogos: 12 na La Liga, três na Liga dos Campeões e dois na Supertaça. Nos 1.101 minutos em que esteve em campo, o esquerdino marcou 11 golos e fez quatro assistências.
Confira os melhores momentos de Raphinha no Barcelona - Real Madrid: