
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Barcelona venceu em casa do Paris Saint-Germain, no Parque dos Príncipes (3-2), esta quarta-feira, dia 10 de abril, em jogo da primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. Raphinha brilhou e fez um bis no encontro.
À passagem dos 37 minutos, o futebolista brasileiro que passou pelo Sporting aproveitou um corte incompleto do guarda-redes Gianluigi Donnarumma para atirar para o fundo das redes da turma parisiense que não fica bem na fotografia.
Ousmane Dembelé (48' ) empatou o jogo com um golaço, a marcar à antiga equipa. Pouco depois, Vitinha (51') pôs o PSG na frente com uma bela chegada à área. No entanto, os 61', Ilkay Gundogan assistiu Raphinha e o brasileiro finalizou de primeira. O Barcelona ainda conseguiu chegar à vantagem aos 77', por intermédio de Andreas Christensen.
Raphinha tem sido uma presença destacada no Barcelona esta temporada e tem sido cobiçado por clubes árabes. O clube catalão terá que decidir se está disposto a deixar sair o jogador no próximo mercado de transferências de verão, embora a intenção do antigo futebolista dos leões seja manter-se ao serviço dos ‘Cules’.
Raphinha transferiu-se para a Cidade Condal proveniente do Leeds United, na temporada passada, por uma quantia a rondar os 58 milhões de euros. Esta época, o brasileiro já conta com 30 jogos, com oito golos e nove assistências.
O atleta, que chegou a Alvalade, contratado ao Vitória de Guimarães, na época 2018/2019, vai agora encantando pelo Barça na La Liga e na Champions League. Pelo Sporting, o extremo fez 41 jogos, onde marcou por nove vezes e assistiu por duas, conquistando uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga.
Confira os golos de Raphinha:
(1-0):
(2-2):
Direção do Clube de Alvalade continua a contar com ponta-de-lança sueco, apesar dos avanços dos grandes tubarões europeus
|
Francisco Salgado Zenha, vice-presidente do Sporting, diz que conta com Viktor Gyokeres para integrar o plantel liderado pelo treinador Rui Borges no início da temporada 2024/25 e que não há propostas pelo atleta, apesar do interesse de vários clubes do futebol europeu.
Francisco Salgado Zenha:"Gyokeres tem mais três anos de contrato e não há propostas"
Em declarações à conferência Bola Branca, realizada pela Rádio Renascença, Francisco Salgado Zenha lembrou que conta com os serviços de Viktor Gyokeres: “Gyokeres tem mais três anos de contrato e não há propostas. O nosso plano é manter os melhores jogadores e reter talento porque queremos continuar a ser campeões”.
“O sucesso desportivo, financeiro e da área do negócio estão sempre de braço dado. Isso acontece agora. Estamos muito melhor do que estávamos há uns anos”, acrescentou o Francisco Salgado Zenha, em relação ao estado financeiro do Clube de Alvalade.
Salgado Zenha ainda abordou ainda um dos temas mais badalados em torno da Liga Portugal, o dos direitos de transmissão televisiva: “Não pode haver acerto por baixo, sem conhecermos a proposta não podemos pôr restrições a nada. Da parte do Sporting há total abertura para sentar com os outros clubes”.
Para terminar, o dirigente do Clube de Alvalade deixou o seu desejo, ainda sobre o tema dos direitos de transmissão de partidas: “O Sporting precisa de rivais fortes e mais competitivos. Queremos melhorar experiência de adeptos no estádio e fora do estádio”, completou.
Pretendido pelo Clube de Alvalade, para a próxima temporada, atleta recebe distinção apenas reservada para os grandes nome do campeonato
|
Associado com uma possível transferência para o Sporting, no próximo mercado de verão - numa notícia já avançada em Exclusivo pelo Leonino - o jogador português, Afonso Sousa, recebeu a distinção de melhor médio da Ekstraklasa, liga cimeira do futebol polaco, ao serviço do Lech Poznan.
Afonso Sousa: "É uma honra receber o prémio de melhor médio da época"
O jogador de 25 anos foi galardoado com o prémio, uma distinção que serve como ‘cereja no topo do bolo’ depois do Lech Poznan se sagrar campeão da Ekstraklasa 2024/25, um título que já fugia à formação polaca desde a temporada desportiva de 2021/22.
Quem já reagiu à distinção foi o próprio Afonso Sousa através das suas redes sociais: “É uma honra receber o prémio de melhor médio da época. Obrigado aos meus colegas de equipa, treinadores e adeptos por toda a ajuda, sem vocês isto não teria sido possível. Obrigado à minha família por todo o apoio!”.
Avaliado com um valor de mercado de quatro milhões de euros, Afonso Sousa foi uma das figuras de maior destaque no Lech Poznan. Em 2024/25 marcou um total de 13 golos e quatro assistências, números alcançados em 32 jogos disputados a contar para todas as competições de clubes.
Afonso Sousa ainda pode ser reforço do Sporting para a próxima temporada. Na posição de médio mais ofensivo, o internacional jovem português pode ser uma das peças que poderá render Hidemasa Morita, caso o japonês dos leões confirme a sua saída do Clube de Alvalade.
'Camisola 6' dos leões foi uma das grandes revelações da temporada do Clube de Alvalade, apesar de ter sido adaptado a médio por Rui Borges
|
Zeno Debast foi uma das revelações da temporada do Sporting. O 'camisola 6' destacou-se na defesa e no meio-campo verde e branco, admitindo estar satisfeito com as suas exibições, que lhe dão esperança para ser chamado a participar no Campeonato do Mundo, grande objetivo no futuro.
Zeno Debast: "Estou muito feliz por ter vindo para o Sporting"
"Fiquei muito contente com a minha escolha. Estou muito feliz por ter vindo para cá. Cresci muito e vivi momentos inesquecíveis, como na Champions League. Tive três treinadores, todos com estilos um pouco diferentes, tivemos várias lesões...", começou por dizer o jogador do Sporting, à RTL Sports.
Debast foi o quarto jogador com mais partidas disputadas esta temporada (48, a par de Geny Catamo) e não escondeu a satisfação: "Posso estar muito feliz com os jogos que fiz, com os minutos que tive e com a confiança que recebi de todos os treinadores. Vim para aprender. Experienciar isto logo na minha primeira época é fantástico. Tudo foi positivo".
Zeno Debast: "Médio ou central? Está a ser interessante fazer as duas posições"
A falta de médios obrigou Rui Borges a adaptar o belga, que foi contratado para defesa-central. No entanto, a posição não incomoda Zeno Debast: "Nos últimos meses tenho jogado em ambas as posições. E também na seleção fiz um jogo como médio-defensivo e outro a defesa central. Está a ser interessante fazer as duas coisas, vamos ver no futuro. Fiz a minha estreia como central e foi onde mais aprendi. Continuará a ser a minha posição, mas é sempre bom ter várias opções".
Para terminar, Zeno Debast - que ficou encantado com os festejos no Marquês de Pombal - foi questionado sobre as exibições no Sporting e a regularidade com que é chamado à seleção, revelando um sonho futuro: "Ser convocado para o Mundial é um objetivo, um dos mais importantes. Temos um grupo talentoso e podemos fazer algo".