
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Frederico Varandas foi suspenso durante quase dois meses. Depois de uma queixa da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), devido às declarações do Presidente numa entrevista à Sporting TV, a 21 de fevereiro, o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu castigar o líder leonino.
O acórdão da decisão foi publicado na passada sexta feira e revela que o castigo inicial afastava Varandas durante 68 dias, mas que, devido ao "bom comportamento” do Presidente do Sporting, a pena foi atenuada para 51 dias, além do pagamento de uma multa de 8.568 euros. No entanto, os leões vão recorrer ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAD).
O motivo do castigo deve-se ao líder máximo do Clube de Alvalade ter apontado o facto de alguns árbitros apitarem condicionados, criando desigualdade entre as equipas. Varandas deu exemplo de Tiago Martins no duelo entre Famalicão e Porto.
“Teve uma decisão onde anulou um golo ao Porto e marcou um penálti para o Famalicão. Foi uma decisão correta do Tiago Martins! O Porto perdeu pontos e depois vimos uma comunicação ‘old school’ que já vimos várias vezes e foi pedida uma reunião ao Conselho de Arbitragem… Houve muito ruído e tudo a bater no Tiago Martins… Depois, ele voltou a apitar o Nacional - Porto e há uma entrada para cartão vermelho e o mesmo Tiago Martins mostra cartão amarelo. O VAR chamou-o e o Tiago Martins manteve esse amarelo. Não tenho dúvidas que tomou a decisão por ter sido condicionado", disse, à data.
José Borges, presidente interino do CD da FPF de Pedro Proença, contactado pela Antena 1, garantiu que: “Gostava que (Varandas) não fosse castigado, porque isso seria sinal de que não foram assim tão graves [as declarações]. Não foi essa a intenção”.
Antigo jogador do emblema verde e branco falou sobre assuntos do momento relacionados com o Clube de Alvalade e deixou elogios e Rui Borges
|
O Sporting deu um passo importante rumo à final da Taça de Portugal ao vencer o Rio Ave por 2-0 na primeira mão das meias-finais. José Eduardo acredita que a eliminatória está bem encaminhada. Em entrevista ao nosso Jornal, o antigo jogador dos leões analisou a partida, deixou elogios Rui Borges e diz que Viktor Gyokeres só deve sair pela cláusula.
Para o ex-lateral direito, a vantagem construída em Alvalade deixa o Sporting muito próximo do Jamor: “Acho que sim, praticamente. Entre praticamente e o resultado final, vem o jogo. É um bom resultado”, afirmou, reconhecendo que nada está garantido até ao apito final.
José Eduardo avaliou o desempenho de Rui Borges desde a sua chegada ao Clube: “Depois do legado de um treinador excecional como foi o caso de Ruben Amorim, era sempre uma tarefa muito difícil. A verdade é que ele tem sido bastante positivo. Tem uma ótima relação com os jogadores, que é muito importante. E a equipa agora já estabilizou e tiveram a oportunidade de fazer descansar alguns jogadores muito importantes e eles retemperaram as energias. Há mais disponibilidade por parte dos jogadores a nível individual", explicou.
Questionado sobre a arbitragem nos jogos dos rivais, José Eduardo foi claro ao afastar polémicas, destacando a competência da equipa verde e branca: “Detesto falar em árbitros. Mas a verdade é que fomos campeões o ano passado e com os mesmos árbitros, tirando um ou outro caso. Portanto, é uma questão de competência. Se formos competentes e capazes, enfim, temos muito mais possibilidades de ganhar. As desculpas arranjam sempre os perdedores", afirmou.
Em relação ao futuro de Viktor Gyokeres - que tem interessados na Premier League, José Eduardo defendeu que o Sporting deve defender o valor da cláusula de 100 milhões de euros e não vender por menos: "Se não venderem por 100 milhões, não é aceitável. Agora, eu não sei se há algum acordo com ele que nós não sabemos...", finalizou.
Jogador está a ser seguido de perto pelos maiores clubes europeus, mas a equipa orientada por Mikel Arteta está na linha da frente para contratar o sueco
|
Viktor Gyokeres está cada vez mais próximo de rumar ao Arsenal na próxima temporada desportiva de 2025/26. Apesar de estar a ser seguido de perto pelos maiores clubes europeus, a equipa orientada por Mikel Arteta parece ser a formação que estará na linha da frente para conseguir garantir o goleador do Sporting, mas o sueco deixa uma garantia à Direção leonina.
O jornal 'Record' escreve que Viktor Gyokeres não pensa em tomar qualquer decisão nesta altura e, dessa forma, o avançado do Sporting está totalmente focado na conquista do bicampeonato e na Taça de Portugal, prometendo aos responsáveis do Sporting que apenas tomará uma decisão sobre o seu futuro no final da época.
Também de acordo com o portal 'TBR Football', esta sexta-feira, dia 4 de abril, os representantes do jogador terão ficado impressionados com a abordagem dos londrinos e aconselhado o goleador do emblema verde e branco a optar pelos 'gunners' na próxima época.
A mesma fonte acrescenta que o próprio avançado sueco terá ficado satisfeito com o projeto desportivo apresentado pela equipa inglesa, sendo esse um fator que, para o jogador, ultrapassa a vertente financeira. Gyokeres está no topo de uma lista de avançados que podem reforçar o Arsenal, juntamente com nomes como os de Alexander Isak (Newcastle), Benjamin Sesko (Leipzig) e Victor Osimhen (emprestado pelo Nápoles ao Galatasaray).
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 43 encontros: 26 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.432 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 43 golos e fez 11 assistências.
Especialista comentou possível adeus do goleador sueco do Clube de Alvalade e diz que é a altura certa para jogador rumar a um grande clube do futebol europeu
|
Viktor Gyokeres está muito perto de abandonar o Sporting e reforçar o Arsenal. Guilherme von Cüpper, CEO da Berlin Sports - Bridge for Talents, comentou a possível saída do goleador sueco do Clube de Alvalade e diz é a altura certa para o jogador rumar a um grande clube do futebol europeu.
"Uma coisa é transacionar Viktor Gyokeres no verão, em que faz 27 anos, outra é transacioná-lo no verão seguinte, no qual fará 28. Faz diferença pela questão da longevidade. O mercado é cada vez mais competitivo e, se é verdade que Gyokeres é um jogador que está com um rendimento acima da média, também não deixa de ser um jogador que tem tido alguns problemas físicos. O aumento da idade, associado a esses problemas físicos, pode causar alguma desconfiança a um clube capaz de colocar tanto dinheiro em cima da mesa", afirmou ao jornal Record.
De acordo com o especialista, até o mercado da Arábia Saudita – que, nos últimos anos, atraiu muitos jogadores europeus mais velhos, com Cristiano Ronaldo à cabeça – já está a alterar o paradigma: “Poderia haver um outro mercado, como o saudita, que poderia apresentar uma oferta, mas mesmo aí começa a inverter-se a tendência de procurar jogadores mais velhos para procurar jogadores mais jovens".
O especialista resume a ideia: "Tanto o Gyokeres percebe que o tempo de sair para um clube ou uma grande europeia é agora, como o Sporting entende que ficar com ele mais um ano seria fantástico, em termos de rendimento desportivo, mas colocaria em causa um enorme encaixe financeiro”.
Guilherme von Cüpper deixa ainda rasgados elogios a Gyokeres. Para o também empresário de jogadores, o avançado é “o jogador central da Liga portuguesa desde que chegou a Portugal” e “o mais impactante”, fazendo a comparação com o ex-Benfica Jonas: “Talvez só comparável ao impacto que Jonas teve no Benfica". E acrescenta: "Gyokeres conseguiu mascarar muitos problemas provocados pelo facto de, apesar da muita qualidade, o Sporting ter, na minha opinião, um plantel demasiado curto. Algo que só um jogador de alto nível consegue fazer".