Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Héctor Yazalde: O matador do Sporting que conquistou a Europa

Ídolo eterno do clube leonino brilhou com a camisola verde e branca, venceu a Bota de Ouro e deixou uma marca inesquecível

Héctor Yazalde permanece como um dos maiores goleadores do Sporting Clube de Portugal, tendo vencido uma Bota de Ouro em 1974
Héctor Yazalde permanece como um dos maiores goleadores do Sporting Clube de Portugal, tendo vencido uma Bota de Ouro em 1974

  |

Icon Comentário0

Nascido a 29 de maio de 1946 em Villa Fiorito, um bairro muito pobre da capital Argentina Buenos Aires, Héctor Yazalde cresceu entre dificuldades e sonhos. Desde criança, dividia-se entre o desejo de ser médico e a paixão pelo futebol. No entanto, a necessidade de sustentar a família levou-o a trabalhar desde cedo, vendendo jornais e ajudando o irmão na venda de fruta. Foi nesse período que recebeu a alcunha de “Chirola”, em referência às moedas pequenas da Argentina, pois gostava de trocá-las para parecer que tinha mais dinheiro.


O talento para o futebol revelou-se desde cedo, mas o caminho até ao profissionalismo foi árduo. Começou a jogar descalço nas ruas, até ser descoberto por Júlio Mocoroa, que o levou para o Los Andes. Sem oportunidades no clube, passou pelo Racing, onde foi dispensado por ser demasiado magro. Chegou a acreditar que nunca seria jogador, mas a sua persistência levou-o ao Atlético Piraña, um clube amador onde começou a destacar-se como goleador.


A grande oportunidade surgiu em 1967, quando o Independiente, um dos principais clubes da Argentina, o contratou. Yazalde rapidamente demonstrou o seu valor, marcando 72 golos em 117 jogos. Conquistou o Campeonato Metropolitano e chegou à Seleção Argentina. As suas exibições despertaram o interesse de vários clubes internacionais, incluindo o Santos, o Palmeiras e o Valência. No entanto, foi o Sporting que garantiu a sua contratação em 1971, numa transferência recorde para o futebol português.


A adaptação a Portugal foi complicada. Yazalde chegou em janeiro de 1971 ao Sporting, mas como não pôde ser inscrito só se estreou oficialmente em setembro. Para além das dificuldades físicas e das lesões, enfrentou resistência dentro do balneário leonino, onde alguns colegas viam com desconfiança o seu elevado salário. Sem grande apoio, encontrou conforto na vida noturna lisboeta, onde conheceu Carmizé, atriz portuguesa com quem viria a casar.

A explosão aconteceu em 1973/74, quando Yazalde marcou 46 golos no campeonato português, conquistando a Bota de Ouro como o melhor marcador da Europa, quem está a aproximar-se desses números é o avançado sueco Viktor Gyokeres. Esse feito estabeleceu um recorde que só seria superado por Lionel Messi 38 anos depois. Como prémio, recebeu um Toyota, mas, num gesto de humildade e reconhecimento, vendeu-o e dividiu o dinheiro com os colegas de equipa.


Na temporada seguinte, voltou a ser o melhor marcador do campeonato português, agora com 30 golos, conquistando a Bota de Prata. Apesar do interesse do Real Madrid, que ofereceu 27.000 contos, o Sporting optou por vendê-lo ao Marselha por 12.500 contos em 1975. Em França, continuou a demonstrar o seu instinto goleador e conquistou mais um título, mas, movido pelo sonho de jogar o Mundial de 1978 pela Argentina, decidiu regressar ao seu país.

O regresso à Argentina não foi o melhor, acabou por jogar no Newell’s Old Boys, mas o clube não lhe proporcionou as condições ideais. Além disso, foi diagnosticado com hepatite, uma doença que debilitou a sua saúde e o levou a entrar em depressão. Tentou relançar a carreira no Huracán, mas disputou apenas um jogo antes de decidir abandonar os relvados em 1982.

Após o fim da carreira, ainda trabalhou como treinador adjunto no River Plate e no Huracán. Entretanto, a sua vida pessoal sofreu um duro contratempo com a separação de Carmizé, que nunca concordou com o regresso à Argentina. Apesar dos problemas de saúde, continuou ligado ao futebol como empresário, tendo sido responsável pela vinda de Saucedo para o Sporting. A 18 de junho de 1997, Yazalde faleceu em Buenos Aires, vítima de cirrose hepática. Tinha apenas 51 anos. 


Futebol

Após lance lance com Belotti no Benfica - Sporting, Maxi Araújo deixa mensagem

Jogador do Clube de Alvalade falou pela primeira vez desde o seu episódio na partida de decisão da prova rainha, no passado domingo

Maxi Araújo, ala do Sporting, foi alvo de uma queixa ao Conselho de Disciplina, por parte do Benfica, depois do lance com Belotti
Maxi Araújo, ala do Sporting, foi alvo de uma queixa ao Conselho de Disciplina, por parte do Benfica, depois do lance com Belotti

  |

Icon Comentário0

Maxi Araújo recorreu à sua página oficial de Instagram para agradecer aos adeptos Sportinguistas, depois de uma temporada em que os leões conquistaram uma dobradinha que fugia há 23 anos, com o Clube se sagrar bicampeão e celebrando a Taça de Portugal, num jogo que valeu uma queixa ao jogador uruguaio.


Maxi Araújo:" Campeões. Fim de uma temporada incrível e inesquecível"


Na sua mais recente publicação de Instagram, Maxi Araújo celebrou o fim de uma brilhante época desportiva, com um agradecimento especial aos adeptos: “Campeões. Fim de uma temporada incrível e inesquecível. Campeões da Liga e Taça de Portugal. Obrigado a todos os funcionários que trabalham no clube. Obrigado sportinguistas”.


“Obrigado a cada colega que desde que cheguei tudo me facilitou, encontrei um grupo incrível de pessoas e com o mesmo objetivo, passamos momentos maravilhosos e momentos não tão bons, mas mantivemos unidos e focados. Até à próxima temporada”, acrescentou o jogador uruguaio, desta vez agradecendo aos seus colegas de equipa.

Vale a pena recordar que Maxi Araújo, enquanto tentava roubar a bola de Andrea Belotti, aos 90+5 minutos, caiu por cima do jogador italiano do Benfica, fazendo com que o mesmo caísse ao chão e terminasse com um pisão na cabeça, da autoria de Matheus Reis.


Avaliado com um valor de mercado de 14 milhões de euros, Maxi Araújo acabou de cumprir a sua primeira temporada ao serviço do Sporting. Em 2024/25, o jogador uruguaio fez um total de 46 jogos para todas as competições, onde apontou um total de quatro golos e cinco assistências.


Futebol

Amorim em momento insólito na conferência do Man United; Telemóvel do ex Sporting fez das suas

Ao serviço dos red devils, antigo treinador do Clube de Alvalade enfrentou episódio inusitado e não escondeu desconforto pelo sucedido

Ruben Amorim, ex Sporting, passou por um episódio inusitado durante uma conferência de imprensa do Manchester United
Ruben Amorim, ex Sporting, passou por um episódio inusitado durante uma conferência de imprensa do Manchester United

  |

Icon Comentário0

Durante uma conferência de imprensa, realizada na terça-feira dia 27 de maio, Ruben Amorim passou por um momento insólito, quando começou a soar o alarme do telemóvel do treinador português do Manchester United, num momento que teve tanto de embaraçoso para o ex-Sporting, como de cómico para os restantes.


Depois da vitória frente ao Aston Villa, do último domingo 25 de maio, por 2-0, o Manchester United do treinador Ruben Amorim realizou uma viagem à Malásia, onde farão uma pequena digressão com direito a dois jogos de cariz amigável: um contra os ASEAN All-Stars e outro contra a seleção de Hong Kong.


Antes da primeira das partidas, o Manchester United realizou uma  antevisão dos encontros, presenciada por Ruben Amorim e Mason Mount. Durante o momento de interação com os jornalistas, o telemóvel do treinador começou a tocar, interrompendo o normal funcionamento da conferência de imprensa com risos.


Ruben Amorim deu de pronto a justificação e esclareceu o motivo da súbita interrupção, distribuindo mais risos pela sala: “Tenho o telemóvel sempre no silêncio, especialmente nesta ocasião. É um alarme de casa. Quando estou fora, gosto de controlar os meus filhos”.

Vale a pena relembrar que Ruben Amorim já esteve associado a uma saída do Manchester United. Depois do fracasso na Premier League e na final da Liga Europa, os red devils ponderaram dispender dos serviços do português para contratar Simone Inzaghi, treinador do Inter de Milão, que tem também uma proposta milionária do Al Hilal.



Futebol

Sporting faz finca-pé para manter Viktor Gyokeres: “Mais três anos de contrato”

Direção do Clube de Alvalade continua a contar com ponta-de-lança sueco, apesar dos avanços dos grandes tubarões europeus

Em declarações, Francisco Salgado Zenha afirmou que conta com Viktor Gyokeres para permanecer no Sporting
Em declarações, Francisco Salgado Zenha afirmou que conta com Viktor Gyokeres para permanecer no Sporting

  |

Icon Comentário0

Francisco Salgado Zenha, vice-presidente do Sporting, diz que conta com Viktor Gyokeres para integrar o plantel liderado pelo treinador Rui Borges no início da temporada 2024/25 e que não há propostas pelo atleta, apesar do interesse de vários clubes do futebol europeu.


Francisco Salgado Zenha:"Gyokeres tem mais três anos de contrato e não há propostas"


Em declarações à conferência Bola Branca, realizada pela Rádio Renascença, Francisco Salgado Zenha lembrou que conta com os serviços de Viktor Gyokeres: “Gyokeres tem mais três anos de contrato e não há propostas. O nosso plano é manter os melhores jogadores e reter talento porque queremos continuar a ser campeões”.


“O sucesso desportivo, financeiro e da área do negócio estão sempre de braço dado. Isso acontece agora. Estamos muito melhor do que estávamos há uns anos”, acrescentou o Francisco Salgado Zenha, em relação ao estado financeiro do Clube de Alvalade.

Salgado Zenha ainda abordou ainda um dos temas mais badalados em torno da Liga Portugal, o dos direitos de transmissão televisiva: “Não pode haver acerto por baixo, sem conhecermos a proposta não podemos pôr restrições a nada. Da parte do Sporting há total abertura para sentar com os outros clubes”.


Para terminar, o dirigente do Clube de Alvalade deixou o seu desejo, ainda sobre o tema dos direitos de transmissão de partidas: “O Sporting precisa de rivais fortes e mais competitivos. Queremos melhorar experiência de adeptos no estádio e fora do estádio”, completou.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Alvo do Sporting mostra talento e é eleito melhor jogador do seu campeonato
Futebol

Alvo do Sporting mostra talento e é eleito melhor jogador do seu campeonato

 

Icon Comentário0
Zeno Debast revela grande objetivo no futuro... e não é no Sporting
Futebol

Zeno Debast revela grande objetivo no futuro... e não é no Sporting

 

Icon Comentário0
Rafael Leão apontado como alternativa a goleador: Ex Sporting muito apreciado
Futebol

Rafael Leão apontado como alternativa a goleador: Ex Sporting muito apreciado

 

Icon Comentário0