Futebol
Hjulmand de saída em janeiro? Especialista faz atualização sobre o mercado do Sporting
04 Dez 2025 | 15:36
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
12 Fev 2025 | 10:25 |
Nascido a 29 de maio de 1946 em Villa Fiorito, um bairro muito pobre da capital Argentina Buenos Aires, Héctor Yazalde cresceu entre dificuldades e sonhos. Desde criança, dividia-se entre o desejo de ser médico e a paixão pelo futebol. No entanto, a necessidade de sustentar a família levou-o a trabalhar desde cedo, vendendo jornais e ajudando o irmão na venda de fruta. Foi nesse período que recebeu a alcunha de “Chirola”, em referência às moedas pequenas da Argentina, pois gostava de trocá-las para parecer que tinha mais dinheiro.
O talento para o futebol revelou-se desde cedo, mas o caminho até ao profissionalismo foi árduo. Começou a jogar descalço nas ruas, até ser descoberto por Júlio Mocoroa, que o levou para o Los Andes. Sem oportunidades no clube, passou pelo Racing, onde foi dispensado por ser demasiado magro. Chegou a acreditar que nunca seria jogador, mas a sua persistência levou-o ao Atlético Piraña, um clube amador onde começou a destacar-se como goleador.
A grande oportunidade surgiu em 1967, quando o Independiente, um dos principais clubes da Argentina, o contratou. Yazalde rapidamente demonstrou o seu valor, marcando 72 golos em 117 jogos. Conquistou o Campeonato Metropolitano e chegou à Seleção Argentina. As suas exibições despertaram o interesse de vários clubes internacionais, incluindo o Santos, o Palmeiras e o Valência. No entanto, foi o Sporting que garantiu a sua contratação em 1971, numa transferência recorde para o futebol português.
A adaptação a Portugal foi complicada. Yazalde chegou em janeiro de 1971 ao Sporting, mas como não pôde ser inscrito só se estreou oficialmente em setembro. Para além das dificuldades físicas e das lesões, enfrentou resistência dentro do balneário leonino, onde alguns colegas viam com desconfiança o seu elevado salário. Sem grande apoio, encontrou conforto na vida noturna lisboeta, onde conheceu Carmizé, atriz portuguesa com quem viria a casar.
A explosão aconteceu em 1973/74, quando Yazalde marcou 46 golos no campeonato português, conquistando a Bota de Ouro como o melhor marcador da Europa, quem está a aproximar-se desses números é o avançado sueco Viktor Gyokeres. Esse feito estabeleceu um recorde que só seria superado por Lionel Messi 38 anos depois. Como prémio, recebeu um Toyota, mas, num gesto de humildade e reconhecimento, vendeu-o e dividiu o dinheiro com os colegas de equipa.
Na temporada seguinte, voltou a ser o melhor marcador do campeonato português, agora com 30 golos, conquistando a Bota de Prata. Apesar do interesse do Real Madrid, que ofereceu 27.000 contos, o Sporting optou por vendê-lo ao Marselha por 12.500 contos em 1975. Em França, continuou a demonstrar o seu instinto goleador e conquistou mais um título, mas, movido pelo sonho de jogar o Mundial de 1978 pela Argentina, decidiu regressar ao seu país.
O regresso à Argentina não foi o melhor, acabou por jogar no Newell’s Old Boys, mas o clube não lhe proporcionou as condições ideais. Além disso, foi diagnosticado com hepatite, uma doença que debilitou a sua saúde e o levou a entrar em depressão. Tentou relançar a carreira no Huracán, mas disputou apenas um jogo antes de decidir abandonar os relvados em 1982.
Após o fim da carreira, ainda trabalhou como treinador adjunto no River Plate e no Huracán. Entretanto, a sua vida pessoal sofreu um duro contratempo com a separação de Carmizé, que nunca concordou com o regresso à Argentina. Apesar dos problemas de saúde, continuou ligado ao futebol como empresário, tendo sido responsável pela vinda de Saucedo para o Sporting. A 18 de junho de 1997, Yazalde faleceu em Buenos Aires, vítima de cirrose hepática. Tinha apenas 51 anos.
'Camisola 2' dos verdes e brancos está consciente da receção que terá no Estádio da Luz, mas leões estão descansados com a possibilidade
05 Dez 2025 | 03:00 |
Matheus Reis foi uma das peças-chave para a preparação do Benfica - Sporting, sabe o Leonino. Rui Borges teve a ajuda do jogador brasileiro, em conjunto com Morten Hjulmand, para motivar o plantel principal dos leões nas vésperas do dérbi eterno.
Ao que o nosso Jornal conseguiu apurar, a experiência do 'camisola 2' continua a ser um dos atributos mais apreciados pela estrutura do Sporting e, fruto disso, foi pedido o seu auxílio para manter o foco dos restantes companheiros de equipa a 200% naquela que será a segunda partida frente ao Benfica nesta temporada.
Matheus Reis ajudou não só Rui Borges - que mantém a sua confiança no canarinho -, mas também Hjulmand, capitão do Sporting, a mostrar a importância de um Benfica - Sporting a jogadores mais recentes em Alvalade, como é o caso de Luis Suárez, que será o avançado titular na partida.
Ao todo, desde que chegou aos verdes e brancos oriundo do Rio Ave, Matheus Reis já realizou 211 partidas, ao longo das quais marcou três golos e fez 10 assistências. O atleta é ainda um dos mais polivalentes do plantel, jogando tanto como central como a lateral canhoto.
O Sporting volta a entrar em campo esta sexta-feira, dia 5 de dezembro, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por José Mourinho, jogar-se-á, às 20h15, no Estádio da Luz.
Craque verde e branco tem sido um dos destaques positivos no Clube de Alvalade esta temporada, e o seu representante lembrou um período passado
04 Dez 2025 | 20:57 |
Luis Bardají Garcia exaltou o momento que Iván Fresneda atravessa no Sporting esta temporada. O lateral-direito dos leões esteve muito perto de deixar o Clube no inverno passado, mas acabou por ficar em Alvalade, e conquistou estatuto de titular sob as ordens de Rui Borges.
Luis Bardají Garcia: "A obrigação de qualquer treinador é tirar o máximo dos jogadores, Amorim entendia que era melhor a defesa a três"
O agente do defesa espanhol não esconde que Fresneda atravessa "o melhor momento em Lisboa": "Ter a confiança do mister está a ajudá-lo a crescer e a sair bem em benefício da equipa (...) No final da época transmitiram-nos essa confiança, que seria esse sistema e que é o melhor para o Iván e isso está a fazer com que se vejam os melhores minutos dele no Sporting".
Em entrevista à Antena 1, abordou também o período antes da chegada de Rui Borges: "A ideia de Ruben Amorim era de uma linha de três com dois dalas e essa não era a posição mais cómoda para o Iván, que também chegou a jogar como central pela direita. A obrigação de qualquer treinador é tirar o máximo dos jogadores, Amorim entendia que era melhor a defesa a três".
"Sonhar é grátis e sempre lhe digo que tem de sonhar em grande. Será difícil a curto prazo. Espanha tem grandes jogadores para a posição… Carvajal é um dos capitães, agora está lesionado mas deve recuperar. Depois há Pedro Porro, que todos conhecem muito bem do Sporting... É preciso trabalho e estar preparado para se a oportunidade surgir", explicou, depois, Luis Bardají Garcia, sobre a possibilidade do jogador chegar à Seleção nacional.
Por último, o representante de Fresneda falou do dérbi de Lisboa: "Será jogo muito importante, há muita igualdade na parte de cima da Liga e o Sporting tem de ir para ganhar os três pontos. Ainda para mais num jogo de máxima rivalidade, o dérbi da cidade, que todos querem jogar e o Iván está com muitas ganas para ajudar a conquistar os três pontos".
Ponta-de-lança sueco esteve duas temporadas em Alvalade, antes de rumar à Premier League, para reforçar o Arsenal, na última janela de transferências
04 Dez 2025 | 17:37 |
Viktor Gyokeres deixou o Sporting no final do último verão, mas o Clube de Alvalade parece continuar parte da vida do sueco. Imagens reveladas recentemente na rede social X mostram o ponta-de-lança que encantou a Liga Portugal Betclic a cumprir o desejo de um jovem fã, relacionado com emblema verde e branco.
O vídeo é do passado dia 18 de outubro, mas as imagens só agora apareceram na Internet. Nelas, é possível ver Viktor Gyokeres junto do estádio do Fulham, de Marco Silva, depois de um jogo do Arsenal. A certo ponto, um fã dirige-se ao jogador com camisolas do Sporting, para este assinar.
Viktor Gyokeres não hesitou, e rapidamente deixou a sua assinatura na Listada verde e branca. Segundo a descrição que aparece no vídeo publicado nas redes sociais, o pedido terá sido feito por um pequeno fã, que esperava pelo avançado sueco junto dos portões do estádio do Fulham.
O Sporting parece, então, continuar bem presente na vida de Viktor Gyokeres. Relembrar que o ponta-de-lança sueco passou duas temporadas em Alvalade, nas quais se tornou bicampeão e vencedor da Taça de Portugal. Durante esses anos, foi a maior figura verde e branca, tendo disputado 102 partidas, nas quais apontou 97 golos e 27 assistências.
Depois do término da última temporada, seguiu-se uma autêntica novela de verão, que envolveu vários emblemas europeus, bem como o agente de Viktor Gyokeres. O avançado acabou mesmo por seguir para o Arsenal, num negócio que pode ascender aos 76 milhões de euros, dependendo do cumprimento de certos objetivos. Neste momento, não vive a melhor fase em Inglaterra.
Confira, aqui, o vídeo de Viktor Gyokeres a assinar a camisola do Sporting:
Hjulmand de saída em janeiro? Especialista faz atualização sobre o mercado do Sporting
04 Dez 2025 | 15:36
Da 'bicada' a Mourinho às dúvidas no onze do Sporting: Tudo o que disse Rui Borges
04 Dez 2025 | 13:15
Rui Borges tem dúvidas sobre condição física de jogador para o Benfica - Sporting
04 Dez 2025 | 12:58