Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Héctor Yazalde: O matador do Sporting que conquistou a Europa

Ídolo eterno do clube leonino brilhou com a camisola verde e branca, venceu a Bota de Ouro e deixou uma marca inesquecível

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

12 Fev 2025 | 10:25 |

Icon Comentário0

Nascido a 29 de maio de 1946 em Villa Fiorito, um bairro muito pobre da capital Argentina Buenos Aires, Héctor Yazalde cresceu entre dificuldades e sonhos. Desde criança, dividia-se entre o desejo de ser médico e a paixão pelo futebol. No entanto, a necessidade de sustentar a família levou-o a trabalhar desde cedo, vendendo jornais e ajudando o irmão na venda de fruta. Foi nesse período que recebeu a alcunha de “Chirola”, em referência às moedas pequenas da Argentina, pois gostava de trocá-las para parecer que tinha mais dinheiro.


O talento para o futebol revelou-se desde cedo, mas o caminho até ao profissionalismo foi árduo. Começou a jogar descalço nas ruas, até ser descoberto por Júlio Mocoroa, que o levou para o Los Andes. Sem oportunidades no clube, passou pelo Racing, onde foi dispensado por ser demasiado magro. Chegou a acreditar que nunca seria jogador, mas a sua persistência levou-o ao Atlético Piraña, um clube amador onde começou a destacar-se como goleador.


A grande oportunidade surgiu em 1967, quando o Independiente, um dos principais clubes da Argentina, o contratou. Yazalde rapidamente demonstrou o seu valor, marcando 72 golos em 117 jogos. Conquistou o Campeonato Metropolitano e chegou à Seleção Argentina. As suas exibições despertaram o interesse de vários clubes internacionais, incluindo o Santos, o Palmeiras e o Valência. No entanto, foi o Sporting que garantiu a sua contratação em 1971, numa transferência recorde para o futebol português.


A adaptação a Portugal foi complicada. Yazalde chegou em janeiro de 1971 ao Sporting, mas como não pôde ser inscrito só se estreou oficialmente em setembro. Para além das dificuldades físicas e das lesões, enfrentou resistência dentro do balneário leonino, onde alguns colegas viam com desconfiança o seu elevado salário. Sem grande apoio, encontrou conforto na vida noturna lisboeta, onde conheceu Carmizé, atriz portuguesa com quem viria a casar.

A explosão aconteceu em 1973/74, quando Yazalde marcou 46 golos no campeonato português, conquistando a Bota de Ouro como o melhor marcador da Europa, quem está a aproximar-se desses números é o avançado sueco Viktor Gyokeres. Esse feito estabeleceu um recorde que só seria superado por Lionel Messi 38 anos depois. Como prémio, recebeu um Toyota, mas, num gesto de humildade e reconhecimento, vendeu-o e dividiu o dinheiro com os colegas de equipa.


Na temporada seguinte, voltou a ser o melhor marcador do campeonato português, agora com 30 golos, conquistando a Bota de Prata. Apesar do interesse do Real Madrid, que ofereceu 27.000 contos, o Sporting optou por vendê-lo ao Marselha por 12.500 contos em 1975. Em França, continuou a demonstrar o seu instinto goleador e conquistou mais um título, mas, movido pelo sonho de jogar o Mundial de 1978 pela Argentina, decidiu regressar ao seu país.

O regresso à Argentina não foi o melhor, acabou por jogar no Newell’s Old Boys, mas o clube não lhe proporcionou as condições ideais. Além disso, foi diagnosticado com hepatite, uma doença que debilitou a sua saúde e o levou a entrar em depressão. Tentou relançar a carreira no Huracán, mas disputou apenas um jogo antes de decidir abandonar os relvados em 1982.

Após o fim da carreira, ainda trabalhou como treinador adjunto no River Plate e no Huracán. Entretanto, a sua vida pessoal sofreu um duro contratempo com a separação de Carmizé, que nunca concordou com o regresso à Argentina. Apesar dos problemas de saúde, continuou ligado ao futebol como empresário, tendo sido responsável pela vinda de Saucedo para o Sporting. A 18 de junho de 1997, Yazalde faleceu em Buenos Aires, vítima de cirrose hepática. Tinha apenas 51 anos. 


Futebol

Exclusivo Leonino - Renovação no Sporting gera desconforto no balneário

Recentes notícias sobre a continuidade de peça-chave dos verdes e brancos terá causado grande surpresa na equipa do Clube de Alvalade

Exclusivo Leonino -  Renovação de Micael Sequeira até 2028 não caiu bem junto de várias jogadoras da equipa feminina do Sporting
Exclusivo Leonino - Renovação de Micael Sequeira até 2028 não caiu bem junto de várias jogadoras da equipa feminina do Sporting

22 Mai 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

A renovação de Micael Sequeira até 2028 não caiu bem junto de várias jogadoras da equipa feminina do Sporting, sabe o Leonino. Apesar da confiança demonstrada pela Direção liderada por Frederico Varandas no treinador de 52 anos, a decisão provocou algum desconforto dentro do balneário leonino após uma temporada sem conquista de títulos.


Segundo informações recolhidas pelo nosso Jornal, existem atletas que esperavam mudanças na estrutura técnica para a próxima época, sobretudo depois de um ano marcado por alguma irregularidade exibicional e por momentos de tensão interna. A continuidade de Micael Sequeira terá mesmo sido recebida com surpresa por parte de algumas jogadoras.


Ainda assim, a administração verde e branca valorizou o trabalho desenvolvido pelo técnico não apenas nos resultados desportivos, mas também na aposta em jovens jogadoras e na estabilidade do projeto feminino. A SAD entende que existe margem de crescimento e acredita que a continuidade poderá trazer benefícios numa época em que o objetivo passa claramente pela conquista de títulos.


Vale lembrar que esta época mostrou-se muito dura para as leoas. No que à Liga BPI diz respeito, a equipa de futebol feminino do Sporting terminou na segunda posição, a 13 pontos do campeão Benfica. De resto, o conjunto verde e branco não conseguiu chegar a qualquer decisão, seja na Taça da Liga - eliminado nas 'meias' - ou na Taça de Portugal - caiu na 4.ª eliminatória.

Recorde-se que Micael Sequeira renovou contrato por mais duas temporadas e assumiu publicamente a ambição de tornar a equipa mais competitiva em 2026/27. O treinador garantiu ainda que o foco passa por corrigir os erros cometidos ao longo da época e devolver o Sporting à luta pelos principais títulos do futebol feminino nacional.



Futebol

Sporting encontra "novo Hjulmand" no norte da Europa e já há vários tubarões atentos

Médio nórdico está a impressionar fora de portas e encaixa no perfil desejado pela estrutura leonina para renovar o meio-campo

Para substituir Morten Hjulmand, o Sporting pensa em contratar o jovem dinamarquês Silas Andersen, do Hacken
Para substituir Morten Hjulmand, o Sporting pensa em contratar o jovem dinamarquês Silas Andersen, do Hacken

21 Mai 2026 | 17:44 |

Icon Comentário0

O Sporting continua a preparar uma profunda revolução no meio-campo para a próxima temporada e há um jovem dinamarquês que começa a ganhar cada vez mais força nos bastidores de Alvalade e pode ser o substituto ideal de Morten Hjulmand.


Silas Andersen, médio do Hacken, surge muito bem referenciado pelos responsáveis leoninos - que já sabem o valor a pagar - e é visto como um jogador com características semelhantes às do capitão dinamarquês, numa altura em que cresce o assédio ao atleta verde e branco e a SAD já trabalha em possíveis alternativas.


Com apenas 21 anos, Silas Andersen destaca-se pela capacidade física, inteligência tática e versatilidade. Apesar dos seus 1,90 metros, Andersen alia presença defensiva a qualidade técnica, podendo atuar como médio defensivo, médio centro ou até defesa central.


Depois de passagens pela formação de Copenhaga, Génova e Inter, o jogador acabou por explodir no futebol sueco ao serviço do Hacken, clube ao qual chegou em janeiro de 2025 vindo do Utrecht. Desde então, assumiu rapidamente um papel de destaque no meio-campo da equipa.

A evolução do médio não passou despercebida no mercado europeu. Clubes como Arsenal, Celtic, Rangers, Hamburgo, Colónia e Nottingham Forest já seguiram de perto o jogador, que é considerado uma das maiores promessas emergentes do futebol escandinavo.



Futebol

Boas notícias, Sporting! Benfica 'reprova' contratação de Yeremay

Jogador do Deportivo voltou a ser associado ao futebol português, mas clube liderado por Rui Costa já fechou a porta ao negócio

Yeremay Hernández foi oferecido ao Benfica, mas alvo do Sporting foi rejeitado pela estrutura dos encarnados
Yeremay Hernández foi oferecido ao Benfica, mas alvo do Sporting foi rejeitado pela estrutura dos encarnados

21 Mai 2026 | 16:32 |

Icon Comentário0

Yeremay Hernández voltou a agitar o mercado português, mas nem todos os grandes parecem convencidos com a possibilidade de avançar para a contratação do extremo espanhol do Deportivo da Corunha, clube da segunda divisão espanhola.


Apesar das informações vindas de Matteo Moretto apontarem para um interesse encarnado no jogador de 23 anos, o Benfica não pretende avançar para a contratação do atacante, que chegou mesmo a ser oferecido aos responsáveis da Luz pelos seus representantes.


Segundo informações recolhidas pelo jornal Record, nesta quinta-feira, o nome do extremo espanhol não encaixa nos planos do Benfica para a próxima temporada desportiva, afastando assim um possível duelo de mercado com o Sporting.


Do lado leonino, porém, o cenário é bem diferente. A grande figura do Deportivo continua muito bem referenciado pela SAD verde e branca, que já tinha tentado garantir a sua contratação no verão passado, sem sucesso. Mesmo sem conseguir fechar o negócio nessa altura, o Sporting nunca perdeu Yeremay de vista e continua atento à evolução do jogador, visto internamente como um perfil capaz de acrescentar criatividade e desequilíbrio ao ataque da equipa de Rui Borges.

Aos 23 anos, Yeremay Hernández mantém mercado em crescimento após as boas exibições em Espanha e poderá voltar a ser um dos nomes quentes do mercado de verão, numa altura em que o Sporting procura reforçar o setor ofensivo para atacar a próxima temporada.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


João Simões e Quenda dão destaque europeu ao Sporting
Futebol

João Simões e Quenda dão destaque europeu ao Sporting

21 Mai 2026 | 15:37

Icon Comentário0
Marco Silva está cada vez mais perto do Benfica, após 'nega' de Ruben Amorim
Futebol

Marco Silva está cada vez mais perto do Benfica, após 'nega' de Ruben Amorim

21 Mai 2026 | 13:54

Icon Comentário0
Bilhetes para a Taça de Portugal? Após 2.ª venda, Sporting dá novidades
Futebol

Bilhetes para a Taça de Portugal? Após 2.ª venda, Sporting dá novidades

21 Mai 2026 | 13:01

Icon Comentário0