
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Nascido a 29 de maio de 1946 em Villa Fiorito, um bairro muito pobre da capital Argentina Buenos Aires, Héctor Yazalde cresceu entre dificuldades e sonhos. Desde criança, dividia-se entre o desejo de ser médico e a paixão pelo futebol. No entanto, a necessidade de sustentar a família levou-o a trabalhar desde cedo, vendendo jornais e ajudando o irmão na venda de fruta. Foi nesse período que recebeu a alcunha de “Chirola”, em referência às moedas pequenas da Argentina, pois gostava de trocá-las para parecer que tinha mais dinheiro.
O talento para o futebol revelou-se desde cedo, mas o caminho até ao profissionalismo foi árduo. Começou a jogar descalço nas ruas, até ser descoberto por Júlio Mocoroa, que o levou para o Los Andes. Sem oportunidades no clube, passou pelo Racing, onde foi dispensado por ser demasiado magro. Chegou a acreditar que nunca seria jogador, mas a sua persistência levou-o ao Atlético Piraña, um clube amador onde começou a destacar-se como goleador.
A grande oportunidade surgiu em 1967, quando o Independiente, um dos principais clubes da Argentina, o contratou. Yazalde rapidamente demonstrou o seu valor, marcando 72 golos em 117 jogos. Conquistou o Campeonato Metropolitano e chegou à Seleção Argentina. As suas exibições despertaram o interesse de vários clubes internacionais, incluindo o Santos, o Palmeiras e o Valência. No entanto, foi o Sporting que garantiu a sua contratação em 1971, numa transferência recorde para o futebol português.
A adaptação a Portugal foi complicada. Yazalde chegou em janeiro de 1971 ao Sporting, mas como não pôde ser inscrito só se estreou oficialmente em setembro. Para além das dificuldades físicas e das lesões, enfrentou resistência dentro do balneário leonino, onde alguns colegas viam com desconfiança o seu elevado salário. Sem grande apoio, encontrou conforto na vida noturna lisboeta, onde conheceu Carmizé, atriz portuguesa com quem viria a casar.
A explosão aconteceu em 1973/74, quando Yazalde marcou 46 golos no campeonato português, conquistando a Bota de Ouro como o melhor marcador da Europa, quem está a aproximar-se desses números é o avançado sueco Viktor Gyokeres. Esse feito estabeleceu um recorde que só seria superado por Lionel Messi 38 anos depois. Como prémio, recebeu um Toyota, mas, num gesto de humildade e reconhecimento, vendeu-o e dividiu o dinheiro com os colegas de equipa.
Na temporada seguinte, voltou a ser o melhor marcador do campeonato português, agora com 30 golos, conquistando a Bota de Prata. Apesar do interesse do Real Madrid, que ofereceu 27.000 contos, o Sporting optou por vendê-lo ao Marselha por 12.500 contos em 1975. Em França, continuou a demonstrar o seu instinto goleador e conquistou mais um título, mas, movido pelo sonho de jogar o Mundial de 1978 pela Argentina, decidiu regressar ao seu país.
O regresso à Argentina não foi o melhor, acabou por jogar no Newell’s Old Boys, mas o clube não lhe proporcionou as condições ideais. Além disso, foi diagnosticado com hepatite, uma doença que debilitou a sua saúde e o levou a entrar em depressão. Tentou relançar a carreira no Huracán, mas disputou apenas um jogo antes de decidir abandonar os relvados em 1982.
Após o fim da carreira, ainda trabalhou como treinador adjunto no River Plate e no Huracán. Entretanto, a sua vida pessoal sofreu um duro contratempo com a separação de Carmizé, que nunca concordou com o regresso à Argentina. Apesar dos problemas de saúde, continuou ligado ao futebol como empresário, tendo sido responsável pela vinda de Saucedo para o Sporting. A 18 de junho de 1997, Yazalde faleceu em Buenos Aires, vítima de cirrose hepática. Tinha apenas 51 anos.
Jogador brasileiro deverá saltar para a titularidade em virtude da indisponibilidade de um dos jogadores mais importantes dos leões
|
Muito se tem escrito, esta sexta feira, dia 14 de março, acerca do processo de renovação de Matheus Reis. A verdade é que, independentemente desse aspeto, o defesa brasileiro do Sporting deve voltar a ser importante no encontro entre leões e famalicenses, para render Gonçalo Inácio, que está impedido por ter visto o quinto cartão amarelo da Liga.
Rui Borges já encontrou, assim, solução para o problema. Segundo noticia o jornal A Bola, Rui Borges deverá mesmo lançar Matheus Reis como defesa central pela esquerda no encontro entre Sporting e Famalicão.
Esta é, também, prova da versatilidade do jogador brasileiro. Relembrar que no último jogo do Sporting, contra o Casa Pia, Matheus Reis também começou no 11 titular lançado por Rui Borges, mas, dessa vez, como lateral do lado esquerdo. Para o desafio com o Famalicão, deve recuar no terreno.
Apesar de ter chegado a Alvalade como defesa lateral esquerdo, Matheus Reis passou quase cinco anos às ordens de Ruben Amorim, que utilizava um sistema de três centrais, onde passou a usar o brasileiro. Por isso, nesse 3x4x3 - que entretanto Rui Borges também adotou, face às ausências no plantel - o jogador sente-se mais confortável como defesa central, do que como lateral esquerdo, posição a que agora retorna, face a indisponibilidade de Gonçalo Inácio.
Tudo isto, apesar da saída de Matheus Reis parecer cada vez mais próxima. Como já noticiamos, o jogador poderá deixar Alvalade já no verão, uma vez que as conversas para a renovação de contrato estagnaram.
Atacante sueco dos leões é a grande figura de destaque da equipa e do campeonato português, e voltou a ser mencionado entre os melhores
|
Viktor Gyokeres é, talvez, a grande figura da equipa do Sporting desde que chegou a Alvalade. O avançado dos leões foi alvo de alguns comentários de Conrad Harder, que concedeu uma entrevista ao canal dinamarquês TV2 Sport, em virtude da sua convocatória para a seleção da Dinamarca. Antes, falou da estadia em Portugal até ao momento.
"Há coisas que se encaixaram e há coisas que não se veem de fora. Saí de casa pela primeira vez, sozinho, estou longe dos meus pais, e há alturas em que não jogo porque, provavelmente, tenho o melhor avançado do mundo à minha frente neste momento. Confesso que já houve períodos que foram difíceis, mas há muitas coisas que se encaixaram e acabaram por correr bem. Têm sido seis meses absolutamente fantásticos", começou por explicar Conrad Harder.
Falou, depois, das palavras de Hjulmand, capitão e o outro dinamarquês dos leões: "Estou entusiasmado por conhecer todos. Falei muito com o Morten e ele disse-me que é um grande grupo e que não devo estar nervoso com nada. Devo apenas entrar e trabalhar arduamente e que se isso acontecer pode mesmo ser possível que possa ter oportunidade de jogar", explicou o avançado do Sporting.
Falou, ainda, do que significa estar no lote dos melhores jogadores do seu país: "Há pessoas que admiramos desde pequenos e as víamos no topo, agora fazer parte disso realmente é uma loucura", explicou Conrad Harder, a viver um dos grandes momentos da ainda curta carreira.
Por último, considerou as perspetivas de ajudar a equipa nacional: "Poder estrear-me era o máximo, significaria muito. Vou treinar para isso e, se jogar, será a coisa mais importante que já me aconteceu na carreira", rematou Conrad Harder, jogador do Sporting.
Lateral esquerdo brasileiro chegou aos leões proveniente do Rio Ave. Tem sido muito útil nos últimos anos, mas agora surge um problema com o jogador
|
Matheus Reis tem sido, nos últimos anos, um jogador muito útil ao Sporting. Surge, no entanto, a notícia de que o jogador está a dar uma dor de cabeça ao Sporting, nomeadamente no que toca ao processo de renovação do lateral esquerdo brasileiro, numa altura em que a Direção dos leões começa a planear a próxima temporada.
Segundo o jornal A Bola, as conversas para renovar com o lateral brasileiro estagnaram, e a expetativa no Sporting é de que não vão retomar. Os leões tinham interesse nesse desfecho, e já desde o ano passado que iniciaram conversas para a renovação do vínculo, que se foram arrastando, até ao momento, sem qualquer conclusão positiva.
Depois do jogador ter chegado a Alvalade a custo zero em 20/21, e caso a situação não tenha um volte face inesperado, Matheus Reis deve mesmo ser vendido pelo Sporting este verão, uma vez que será a última oportunidade para os leões obterem algum retorno pelo jogador que tem sido importante no plantel desde a entrada em Alvalade.
O Sporting, inclusive, já olha para o futuro: a SAD liderada por Frederico Varandas já está à procura de um defesa central para o plantel de Rui Borges, para ser alternativa se a saída de Matheus Reis se efetivar. Os leões já têm alguns nomes referenciados para o eixo da defesa.
Importa referir que, apesar de ter sido sempre muito útil desde que chegou ao Sporting, com a chegada de Rui Borges, e a mudança de sistema para uma defesa a quatro obrigou a novas características na equipa. Nesse sentido, Frederico Varandas também deverá avançar para um lateral esquerdo de raiz, para que o técnico verde e branco possa impor o seu estilo de jogo.