
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Curiosidades
|
O Sporting irá defrontar, já no próximo domingo, dia 25 de maio, o Benfica, na final da Taça de Portugal, e faz por isso sentido recordar o dia 30 de junho de 1963, aquele em que os leões, orientados por Juca, protagonizaram um triunfo de 4-0 marcante, frente ao Vitória de Guimarães, num jogo que não só ficou marcado pelo resultado, mas também por um episódio insólito no final da partida.
A equipa leonina foi claramente superior em campo e construiu uma vitória clara por quatro bolas a zero, mas o grande momento do jogo foi protagonizado por Mascarenhas, que marcou golo e tornou-se no melhor marcador da competição. No final, como forma de assinalar esse feito, decidiu guardar a bola como recordação, agarrando-se a ela com firmeza.
No entanto, o inesperado aconteceu quando Daniel, do Vitória de Guimarães, apanhou Mascarenhas desprevenido e lhe tirou a bola pelas costas. A situação rapidamente causou um alvoroço entre os atletas, com o jogador dos vimaranenses a insistir que a bola era pertença do clube minhoto.
Foi então necessária a intervenção do árbitro, Clemente Henrique, que definiu para que lado ia a ‘redonda’. Explicou que, no início do encontro, havia sido escolhida uma bola do Sporting, então esta pertencia ao clube de Alvalade. Com isso, Mascarenhas pôde finalmente levar o objeto como lembrança do seu feito.
O primeiro golo, vale lembrar, surgiu logo aos 12 minutos, quando Figueiredo aproveitou uma defesa incompleta do guarda redes do Vitória de Guimarães e, com frieza, empurrou a bola para o fundo das redes. Ainda na primeira parte, aos 32’, Lúcio aumentou a vantagem com um remate cruzado de fora da área, que bateu o guardião adversário sem hipótese de defesa, deixando o Sporting confortável no marcador antes do intervalo.
Na segunda metade, os leões continuaram a dominar e, aos 61 minutos, Mascarenhas apareceu ao segundo poste para finalizar com precisão um cruzamento vindo da direita, assinando o terceiro golo. Aos 67’, Figueiredo bisou na partida, desmarcando-se bem entre os defesas e finalizando com classe após receber um passe em profundidade, fechando o resultado em 4-0 numa exibição convincente da formação de Alvalade.
Anteriormente, nas meias-finais, os verde e brancos viram-se obrigados a vencer no dérbi eterno por 2-1, tirando o seu maior rival da competição - algo que pode voltar a acontecer, mas desta vez, na final. Desta forma, o Sporting conquistou a sexta Taça de Portugal na sua história, marcada por um momento insólito.
Compatriota do craque do Al Nassr poderá equacionar uma mudança para o Médio Oriente depois de mais uma oferta avultada vinda desta zona do globo
|
O Al Hilal continua determinado em garantir a contratação de Nuno Tavares para reforçar o lado esquerdo da defesa na próxima temporada. O clube da Arábia Saudita, país onde joga Cristiano Ronaldo, está mesmo a preparar uma nova investida junto da Lazio, depois de uma primeira proposta de 25 milhões de euros ter sido recusada.
Segundo o portal Tuttomercatoweb, os novos rumores surgem semanas após a Lazio ter oficializado a aquisição do lateral português por nove milhões de euros, numa transferência definitiva proveniente do Arsenal. Apesar da diferença significativa entre o valor da compra e a oferta apresentada pelos sauditas, o emblema italiano optou por manter o jogador, vendo nele um ativo importante para o futuro imediato da equipa.
Nuno Tavares, ainda assim, é encarado pelo Al Hilal como uma alternativa de qualidade a Theo Hernández, jogador do AC Milan que recusou a proposta para se mudar para a Arábia Saudita. O internacional sub-21 português agrada ao perfil físico e técnico desejado pela equipa saudita, que continua a investir em nomes com experiência no futebol europeu.
Entretanto, o Al Hilal também estará próximo de fechar a contratação de Angeliño, atualmente na AS Roma. O lateral espanhol parece já ter acordo com o clube do Golfo, o que não impede os sauditas de manterem o interesse em Tavares, numa estratégia que visa assegurar profundidade e qualidade na posição.
Nuno Tavares, que chegou a fazer 41 jogos pelo Benfica foi um dos destaques da temporada pela Lazio. O jogador – que está avaliado em 25 milhões de euros – anotou 30 partidas pelo emblema italiano: 23 no campeonato, seis na Liga Europa e um na Taça de Itália. Apesar de não ter feito qualquer golo, o lateral apontou nove assistências, o que valeu a primeira chamada à Seleção.
Defesa esquerdo tornou-se numa das figuras mais importantes na história do conjunto verde e branco ao atingir um recorde que ninguém conseguiu bater pelo Clube
|
Hilário foi um dos jogadores que mais marcou a história do Sporting. O craque português esteve ao serviço dos verde e brancos durante 15 temporadas, Clube onde chegou à impressionante marca dos 471 jogos disputados, ficando em primeiro lugar na lista dos jogadores com mais partidas pelos leões.
Nos factos conhecidos, Hilário destaca-se pelos seus registos históricos que parecem inalcançáveis. O Leonino recorda cinco curiosidades sobre a vida daquele que fica marcado nos livros de história do Sporting como uma das suas maiores lendas:
Médio, que foi campeão de leão ao peito, fez o primeiro jogo no emblema que agora representa e juntou-se a mais jogadores no 'catálogo' que reúne vários craques
|
Dário Essugo, ex-leão, estreou-se pelo Chelsea na passada segunda-feira, dia 16 de junho, no confronto frente ao Los Angeles FC, a contar para o Campeonato do Mundo de Clubes. Desta forma, o médio que já vestiu a camisola do Sporting tornou-se no 15.º craque da lista que reúne todos os jogadores portugueses que já representaram os blues: