Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

JARDEL: "NO SPORTING CONHECI O MEU ‘PAI’ (JOÃO PINTO)”

Na continuação do pré-Clássico, lançamos uma entrevista com Mário Jardel. Os elogios a Rúben Amorim, os conselhos a TT e as memórias de um eterno campeão. Exclusivo Leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

26 Fev 2021 | 12:34 |

Icon Comentário0

Temos alguém com samba no pé. Marcou golos decisivos para a ‘dobradinha’ conquistada pelo Sporting em 2001/2002. Foi Bota de Ouro pelo Sporting. Jardel voava sobre os centrais e é ‘Super Mário’ para todos.


Leonino (L): Vamos começar pela atualidade. Como tem visto este momento do Sporting?


Mário Jardel (MJ): Tem sido muito bom. É de dar os parabéns ao Sporting e à sua equipa por tudo aquilo que tem vindo a fazer esta temporada. Por incrível que pareça, o clube não tem um ‘Super Mário’, alguém que exista apenas para marcar como eu, mas mesmo assim conseguem estar com 10 pontos de diferença, por muito mérito de todos. Não são campeões desde que estava no clube, isso é muito tempo. Sábado é um jogo importante. Ainda nada está ganho, mas o Porto é quem terá de dar mais de si.


" Não há Jardel, mas existe quem marque e é isso que importa"

L: Por falar em ‘matadores’, como foi Jardel, que marcou 42 golos no campeonato em que o Sporting foi campeão, esta época não há esse ‘homem-golo’ em Alvalade. Acha que é possível conquistar um título assim?


MJ: O futebol mudou muito. Não há Jardel, mas existe quem marque e é isso que importa. Atualmente, não só no Sporting, o jogo é dividido por muitos jogadores. Chegar a 42 golos como fiz, em menor número de jogos, é uma marca difícil de atingir e as coisas estão totalmente diferentes até para que isso aconteça.

L: Acha que o Porto tem mais a perder que o Sporting neste jogo?

MJ: Sim. O Sporting, mesmo que empate, fica com os mesmos 10 pontos de diferença e se perder a vantagem continua grande, tanto para o Porto como para o Benfica. Já o Porto, se perder, pode começar a dizer adeus ao título. Não nos podemos esquecer que o Porto tem esta partida com o Sporting e o jogo com a Juventus muito próximos, os dois com características diferentes, mas igualmente importantes.

"(Rúben Amorim) É um jovem treinador com muita qualidade"

L: Rúben Amorim não quer assumir que o Sporting seja candidato ao título. O que acha da postura do treinador?

MJ: Ótima. Até ao momento em que não for matematicamente inevitável o Sporting ser campeão, essa, para mim, é a postura certa. É um jovem treinador com muita qualidade, que vem demonstrando todos os jogos.

"Atualmente ainda marcava mais"

L: Vendo o estilo de jogo que o míster pratica no Sporting, vê o ‘Super Mário’ a encaixar nesta equipa?

MJ: Tinha lugar em qualquer equipa do mundo. Estava lá para marcar golos, era para isso que me pagavam, é algo que não muda. Atualmente, até com a quantidade de lances de penáltis que são marcados, até por simples agarrões, ainda marcava mais. Cada penalidade um golo certo.

"Mas se há coisa que não passa, são as ‘ganas’"

L: O Jardel do passado gostaria de jogar esta partida frente ao Porto?

MJ: Claro. Ainda por cima agora, que regressei ao ginásio e jogo todas as semanas, estou novamente em forma. Mas se há coisa que não passa, são as ‘ganas’.

L: Na equipa dos leões há algum jogador que queira destacar?

MJ: O Sporting tem todo um conjunto muito forte. Todo ele, até ao treinador, está muito bem estruturado. Gosto, pessoalmente, do Paulinho, o facto de ele estar lesionado para este jogo é uma pena.

L: Tiago Tomás, por exemplo, é um dos jovens que têm dado que falar esta época. De artilheiro para artilheiro, que conselho lhe daria?

MJ: Na minha altura, provavelmente, até já tinha sido vendido ou estava acordado com outros clubes. Era assim com os jogadores jovens que se destacavam, como tivemos o caso do Cristiano. O que lhe diria era para continuar o que está a fazer, para marcar e para encarar o Clássico da melhor forma.

"Sempre gostei de marcar na Luz"

L: Por falar em artilheiros: algum golo que tenha marcado pelo Sporting que goste especialmente de recordar?

MJ: Sempre gostei de marcar na Luz. Os adeptos do Benfica ficavam doidos, mas como já disse, apenas me pagavam para marcar golos, é algo que as pessoas têm de perceber.

L: Teve a possibilidade de jogar tanto de verde como de azul. Notou muitas diferenças entre os dois clubes?

MJ: Não dessa forma. São dois clubes que estão no meu coração, por vários motivos. Fiz história em ambos e talvez seja por isso que sou tão acarinhado em Portugal. No Sporting conheci o meu “pai”, o João Pinto, e no Porto também tive a oportunidade de lidar com muitos bons homens, como é o caso de Sérgio Conceição.

"Vivia bem, era quem marcava os golos"

L: Na sua altura, como se vivia um clássico? E até mesmo toda a semana de treinos até chegar o dia do jogo?

MJ: Vivia bem, era quem marcava os golos. Passava a semana focado e concentrado no jogo, mas ‘levava’ com muitas entrevistas, em que não podia prometer nem que marcava nem que não, por isso não prometia, mas depois, com os jogos, arranjava forma de falarem sempre bem de mim.

L: No ano em que o Sporting se sagrou campeão nacional, há algum momento que guarde com maior carinho?

MJ: A festa. O jogo frente ao Marítimo, em que já éramos campeões, foi muito especial. Tantos anos depois, são poucas as coisas que se igualem à festa feita pela equipa e pelos adeptos.

L: Se tivesse de definir numa palavra o espírito que se sentia no balneário essa temporada, qual seria?

MJ: Campeões. Apenas isso. O ambiente que se vivia no balneário, por essa altura, era muito bom, uma festa constante.

L: Há uma imagem que marca muitos Sportinguistas. O Jardel com o cabelo pintado de verde com uma camisola que pergunta: “Seremos campeões?”. Acha que o Sporting esta época poderá utilizar uma semelhante?

MJ: Talvez. Posso já dizer que tenho algumas coisas semelhantes preparadas para o próximo sábado, mas deixo já a questão: O que será?

L: Para terminarmos em beleza, gostaria de deixar alguma mensagem aos adeptos?

MJ: Nesta altura quero sobretudo desejar muita saúde e paz. Tanto em Portugal como no Brasil estamos a passar por uma fase muito complicada, então peço a todos que tenham cuidado, que usem máscara e façam pela vossa saúde. Para sábado, desejo um grande jogo para o Sporting e um abraço a todos os Sportinguistas e todos os “Leoninos”.


Futebol

Comentador do Sporting incrédulo com 'caso Veríssimo': "Condicionaram o árbitro premeditadamente"

Próprio árbitro interpretou gesto como uma forma de pressão e intimidação por parte do emblema liderado por André Villas Boas

Comentador do Sporting pede que a FPF tenha uma posição firme sobre condicionamento do Porto a Veríssimo
Comentador do Sporting pede que a FPF tenha uma posição firme sobre condicionamento do Porto a Veríssimo

05 Nov 2025 | 20:30 |

Icon Comentário0

André Pinotes Batista ficou incrédulo com a polémica em torno de Fábio Veríssimo. O deputado do PS critica de forma veemente o facto de o Porto ter tentado condicionar o árbitro no intervalo do Porto - Braga e pede que a FPF tenha uma posição firme sobre assunto.


A. Pinotes Batista: "Alguém se deu ao trabalho de condicionar o árbitro premeditadamente”


“Imagens selecionadas por um departamento de comunicação com ordem de alguém. Quero que as pessoas que desvalorizam isto pensem nisto: alguém deu uma ordem, alguém se sentou a programar isto, alguém se deu ao trabalho de condicionar o árbitro premeditadamente”, começou por dizer na CMTV.


A. Pinotes Batista: "Isto é imperdoável”

André Pinotes Batista sublinhou a gravidade do ato: "Alguém se sentou, alguém decidiu e alguém quis condicionar. E houve um árbitro que teve coragem de escrever. Foi a primeira vez? Isto é imperdoável”, afirmou. Por outro lado, o comentador também destacou a posição firme assumida pelo Benfica, que reagiu oficialmente através de comunicado.


“A Direção do Benfica tomou a posição que protege o futebol português”, referiu Pinotes Batista, elogiando a postura das águias. No comunicado, as águias pediram uma intervenção “urgente” por parte do Conselho de Arbitragem e do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, exigindo respostas rápidas e medidas concretas.

Fábio Veríssimo interpretou o gesto como uma forma de pressão e intimidação por parte do emblema liderado por André Villas Boas, tendo registado o episódio no relatório. Durante a primeira parte, o VAR anulou um golo a Victor Froholdt por falta de Jan Bednarek sobre Lukas Hornicek.


Futebol

Depois de golo ao Benfica na Champions, ex Sporting volta a marcar e impede Chelsea de vencer

Equipa inglesa ainda carregou à procura do terceiro tento nos instantes finais, mas não conseguiram vencer na quarta jornada da prova

Após jogada de Camilo Durán, a bola foi à trave. Na recarga, um ex Sporting fez golo ao Chelsea, depois de também ter marcado ao Benfica
Após jogada de Camilo Durán, a bola foi à trave. Na recarga, um ex Sporting fez golo ao Chelsea, depois de também ter marcado ao Benfica

05 Nov 2025 | 20:07 |

Icon Comentário0

O Chelsea visitou o Qarabag e empatou (2-2) nesta quarta-feira, dia 5 de novembro, em duelo válido pela quarta jornada da fase de liga da Champions League. Leandro Andrade, antigo jogador das camadas jovens do Sporting, foi o autor de um dos golos, já depois de também ter feito o gosto ao pé frente ao Benfica.


O destaque do clube inglês ficou para mais um golo de Estêvão. O tento do atacante aconteceu aos 16 minutos de jogo. O jovem recebeu passe de Andrey Santos pelo lado direito, cortou para o meio e fez o 1-0. O Qarabag, no entanto, empatou aos 28. Após jogada de Camilo Durán, a bola foi à trave. Na recarga, Leandro Andrade empatou as contas.


O equipa azeri conseguiu a reviravolta aos 36'. Depois de um cruzamento do ex-leão, a bola acertou a mão de Jorrel Hato e a equipa de arbitragem marcou grande penalidade. Na conversão do castigo máximo, bola para um lado, guarda-redes para o outro e golo de Marko Jankovic.


Na segunda parte, o Chelsea chegou à igualdade. Alejandro Garnacho tentou assistir Estêvão, a defesa do Qarabag afastou, mas a sobra caiu novamente nos pés do argentino, que fez o 2-2. Os 'blues' ainda carregaram em busca dos três pontos, mas não conseguiram vencer.

De recordar que Leandro Andrade passou pelos escalões de formação de Alcochete entre as épocas de 2010 a 2013. De seguida, passou pela formação do Farense (formação) e do Olhanense e Fátima, aí apresentando-se pela primeira vez como sénior. Passou ainda pelo Cherno More (Bulgária) até chegar ao Qarabag, onde já está desde a temporada 2021/2022.



Futebol

Especialista em arbitragem diz que Gatti acertou com o braço na cara de jogador do Sporting

Antigo árbitro internacional analisou prestação da equipa de juízes no encontro entre italianos e leões, em duelo da quarta jornada da Champions

Antigo árbitro analisou a prestação da equipa de arbitragem no encontro entre Juventus e Sporting e diz que Gatti deveria ter visto cartão
Antigo árbitro analisou a prestação da equipa de arbitragem no encontro entre Juventus e Sporting e diz que Gatti deveria ter visto cartão

05 Nov 2025 | 19:47 |

Icon Comentário0

Pedro Henriques analisou a prestação da equipa de arbitragem no encontro entre Juventus e Sporting, que terminou em empate (1-1). O especialista fala em apenas uma falha por parte de Daniel Siebert, referindo que Federico Gatti deveria ter visto o cartão amarelo, depois de ter acertado com o braço na cara de Fotis Ioannidis.


Pedro Henriques: "Deveria ter sido sancionado disciplinarmente"


"6’ Federico Gatti ao abrir o braço direito e acertar no rosto de Ioannidis, deveria, além do livre direto que foi assinalado, ter sido advertido com cartão amarelo. Um gesto e ação negligente e um comportamento antidesportivo que deveria ter sido sancionado disciplinarmente", pode ler-se na sua análise, publicada no jornal A Bola.


Pedro Henriques: "Descontos? Foi pouco para as incidências"

De resto, o ex-juiz português foi crítico dos descontos dados pelo árbitro do encontro, tanto antes do intervalo como na fase final da partida: "45’ O árbitro deu apenas um minuto de tempo extra, recuperação de tempo perdido, mas que foi pouco para as incidências, nomeadamente dois golos e três amarelos".


"90’ O árbitro deu quatro minutos de tempo extra, recuperação de tempo perdido, mas com cinco paragens para substituições, onde entraram dez jogadores e com algumas paragens para ver o estado de jogadores que ficaram no solo e mais os dois amarelos mostrados, o tempo certo seriam seis minutos", vincou ainda.

Com este empate – o segundo em 17 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges somam assim sete pontos na prova e estão, à condição, no 10.º lugar. O próximo jogo do Sporting na competição internacional está marcado para quarta-feira, dia 26 de novembro, às 20h00, frente aos belgas do Club Brugge, em Alvalade.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 8 de novembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h30, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Estrangeiros sugerem que emblema com duas Champions contrate Hjulmand ao Sporting
Futebol

Estrangeiros sugerem que emblema com duas Champions contrate Hjulmand ao Sporting

05 Nov 2025 | 19:31

Icon Comentário0
Luís Figo perde a paciência com adepto do Sporting e chama-lhe "tonto"
Futebol

Luís Figo perde a paciência com adepto do Sporting e chama-lhe "tonto"

05 Nov 2025 | 19:05

Icon Comentário0
Rui Borges com quatro ausências no treino após o Juventus - Sporting
Futebol

Rui Borges com quatro ausências no treino após o Juventus - Sporting

05 Nov 2025 | 18:55

Icon Comentário0