Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

JARDEL: "NO SPORTING CONHECI O MEU ‘PAI’ (JOÃO PINTO)”

Na continuação do pré-Clássico, lançamos uma entrevista com Mário Jardel. Os elogios a Rúben Amorim, os conselhos a TT e as memórias de um eterno campeão. Exclusivo Leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Temos alguém com samba no pé. Marcou golos decisivos para a ‘dobradinha’ conquistada pelo Sporting em 2001/2002. Foi Bota de Ouro pelo Sporting. Jardel voava sobre os centrais e é ‘Super Mário’ para todos.


Leonino (L): Vamos começar pela atualidade. Como tem visto este momento do Sporting?


Mário Jardel (MJ): Tem sido muito bom. É de dar os parabéns ao Sporting e à sua equipa por tudo aquilo que tem vindo a fazer esta temporada. Por incrível que pareça, o clube não tem um ‘Super Mário’, alguém que exista apenas para marcar como eu, mas mesmo assim conseguem estar com 10 pontos de diferença, por muito mérito de todos. Não são campeões desde que estava no clube, isso é muito tempo. Sábado é um jogo importante. Ainda nada está ganho, mas o Porto é quem terá de dar mais de si.


" Não há Jardel, mas existe quem marque e é isso que importa"

L: Por falar em ‘matadores’, como foi Jardel, que marcou 42 golos no campeonato em que o Sporting foi campeão, esta época não há esse ‘homem-golo’ em Alvalade. Acha que é possível conquistar um título assim?


MJ: O futebol mudou muito. Não há Jardel, mas existe quem marque e é isso que importa. Atualmente, não só no Sporting, o jogo é dividido por muitos jogadores. Chegar a 42 golos como fiz, em menor número de jogos, é uma marca difícil de atingir e as coisas estão totalmente diferentes até para que isso aconteça.

L: Acha que o Porto tem mais a perder que o Sporting neste jogo?

MJ: Sim. O Sporting, mesmo que empate, fica com os mesmos 10 pontos de diferença e se perder a vantagem continua grande, tanto para o Porto como para o Benfica. Já o Porto, se perder, pode começar a dizer adeus ao título. Não nos podemos esquecer que o Porto tem esta partida com o Sporting e o jogo com a Juventus muito próximos, os dois com características diferentes, mas igualmente importantes.

"(Rúben Amorim) É um jovem treinador com muita qualidade"

L: Rúben Amorim não quer assumir que o Sporting seja candidato ao título. O que acha da postura do treinador?

MJ: Ótima. Até ao momento em que não for matematicamente inevitável o Sporting ser campeão, essa, para mim, é a postura certa. É um jovem treinador com muita qualidade, que vem demonstrando todos os jogos.

"Atualmente ainda marcava mais"

L: Vendo o estilo de jogo que o míster pratica no Sporting, vê o ‘Super Mário’ a encaixar nesta equipa?

MJ: Tinha lugar em qualquer equipa do mundo. Estava lá para marcar golos, era para isso que me pagavam, é algo que não muda. Atualmente, até com a quantidade de lances de penáltis que são marcados, até por simples agarrões, ainda marcava mais. Cada penalidade um golo certo.

"Mas se há coisa que não passa, são as ‘ganas’"

L: O Jardel do passado gostaria de jogar esta partida frente ao Porto?

MJ: Claro. Ainda por cima agora, que regressei ao ginásio e jogo todas as semanas, estou novamente em forma. Mas se há coisa que não passa, são as ‘ganas’.

L: Na equipa dos leões há algum jogador que queira destacar?

MJ: O Sporting tem todo um conjunto muito forte. Todo ele, até ao treinador, está muito bem estruturado. Gosto, pessoalmente, do Paulinho, o facto de ele estar lesionado para este jogo é uma pena.

L: Tiago Tomás, por exemplo, é um dos jovens que têm dado que falar esta época. De artilheiro para artilheiro, que conselho lhe daria?

MJ: Na minha altura, provavelmente, até já tinha sido vendido ou estava acordado com outros clubes. Era assim com os jogadores jovens que se destacavam, como tivemos o caso do Cristiano. O que lhe diria era para continuar o que está a fazer, para marcar e para encarar o Clássico da melhor forma.

"Sempre gostei de marcar na Luz"

L: Por falar em artilheiros: algum golo que tenha marcado pelo Sporting que goste especialmente de recordar?

MJ: Sempre gostei de marcar na Luz. Os adeptos do Benfica ficavam doidos, mas como já disse, apenas me pagavam para marcar golos, é algo que as pessoas têm de perceber.

L: Teve a possibilidade de jogar tanto de verde como de azul. Notou muitas diferenças entre os dois clubes?

MJ: Não dessa forma. São dois clubes que estão no meu coração, por vários motivos. Fiz história em ambos e talvez seja por isso que sou tão acarinhado em Portugal. No Sporting conheci o meu “pai”, o João Pinto, e no Porto também tive a oportunidade de lidar com muitos bons homens, como é o caso de Sérgio Conceição.

"Vivia bem, era quem marcava os golos"

L: Na sua altura, como se vivia um clássico? E até mesmo toda a semana de treinos até chegar o dia do jogo?

MJ: Vivia bem, era quem marcava os golos. Passava a semana focado e concentrado no jogo, mas ‘levava’ com muitas entrevistas, em que não podia prometer nem que marcava nem que não, por isso não prometia, mas depois, com os jogos, arranjava forma de falarem sempre bem de mim.

L: No ano em que o Sporting se sagrou campeão nacional, há algum momento que guarde com maior carinho?

MJ: A festa. O jogo frente ao Marítimo, em que já éramos campeões, foi muito especial. Tantos anos depois, são poucas as coisas que se igualem à festa feita pela equipa e pelos adeptos.

L: Se tivesse de definir numa palavra o espírito que se sentia no balneário essa temporada, qual seria?

MJ: Campeões. Apenas isso. O ambiente que se vivia no balneário, por essa altura, era muito bom, uma festa constante.

L: Há uma imagem que marca muitos Sportinguistas. O Jardel com o cabelo pintado de verde com uma camisola que pergunta: “Seremos campeões?”. Acha que o Sporting esta época poderá utilizar uma semelhante?

MJ: Talvez. Posso já dizer que tenho algumas coisas semelhantes preparadas para o próximo sábado, mas deixo já a questão: O que será?

L: Para terminarmos em beleza, gostaria de deixar alguma mensagem aos adeptos?

MJ: Nesta altura quero sobretudo desejar muita saúde e paz. Tanto em Portugal como no Brasil estamos a passar por uma fase muito complicada, então peço a todos que tenham cuidado, que usem máscara e façam pela vossa saúde. Para sábado, desejo um grande jogo para o Sporting e um abraço a todos os Sportinguistas e todos os “Leoninos”.


Futebol

Más notícias para Amorim: Futuro de Pote continua sem dar motivos de felicidade ao Sporting

'Camisola 8' dos leões é dos jogadores mais influentes da formação verde e branca desde que chegou a Alvalade, em 2020/21, proveniente do Famalicão

Pote fora das contas do Sporting de Rúben Amorim
Pote fora das contas do Sporting de Rúben Amorim

  |

Icon Comentário0

Pedro Gonçalves continua fora das contas de Rúben Amorim. O avançado verde e branco ainda não regressou aos treinos da formação verde e branca e a ausência para a próxima partida, diante do Estoril, está praticamente confirmada.


Depois de já ter falhado a última ronda do campeonato nacional, devido a uma lesão muscular, o expectável é que Pote volte a ficar de fora dos convocados de Rúben Amorim. Aliás, o 'camisola 8' dos leões ainda está em dúvida para ir aos Países Baixos no dia 1 de outubro, para o jogo da segunda jornada da Liga dos Campeões, com o PSV.


Depois, antes da paragem para os jogos das seleções nacionais, há ainda a partida com o Casa Pia, no dia 5 de outubro. Os leões só voltam a jogar no fim de semana de 19 e 20 de outubro, na Taça de Portugal – ou um ou dois dias antes, porque na terça-feira seguinte joga na Áustria, com o Sturm Graz, para a Champions.


Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – começou a temporada 2024/25 em grande plano. De momento, o 'camisola 8' de Rúben Amorim soma já cinco golos e cinco assistências em sete partidas, nas quais disputou um total de 611 minutos.

Desde que chegou ao Sporting no verão de 2021, oriundo do Famalicão, Pote contabiliza 185 partidas, 81 golos, 48 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.



Futebol

Exclusivo Leonino - Sporting tem plano para segurar Gyokeres, Inácio e companhia

Direção liderada por Frederico Varandas reuniu com Rúben Amorim e definiram trunfo estratégico para o mercado de janeiro dos leões

Sporting quer segurar Gyokeres, Inácio e outros craques
Sporting quer segurar Gyokeres, Inácio e outros craques

  |

Icon Comentário0

«O Sporting tem um plano para segurar Viktor Gyokeres, Gonçalo Inácio e os alvos mais apetecidos do plantel, no mercado de janeiro, sabe o Leonino. A caminhada dos leões na Liga dos Campeões será decisiva para tal e é necessário chegar a fases mais adiantadas.


Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, um brilharete na competição da UEFA trará boas notícias ao treinador dos verdes e brancos. A Direção garantiu a Rúben Amorim que as quantias da prova milionária permitem segurar os maiores ativos do plantel.


Além de evitar a venda das grandes estrelas da equipa, os milhões da Liga dos Campeões irão servir para aproveitar possíveis oportunidades no mercado de inverno. A saída de Morten Hjulmand está a ser preparada, tal como noticiou em Exclusivo o Leonino, e um sucessor do dinamarquês está em equação.


Recorde-se que, após vencerem o Lille, por 2-0, os atuais campeões nacionais vão visitar os neerlandeses do PSV e aos austríacos do Sturm Graz, a 01 e 22 de outubro. Na quarta e quinta jornadas, os leões terão pela frente os dois adversários previsivelmente mais fortes no seu caminho, ambos no Estádio José Alvalade: Manchester City, a 5 de novembro, e Arsenal, no dia 26 do mesmo mês.

As visitas ao Club Brugge (10 de dezembro), e ao Leipzig, (22 de janeiro de 2025), antecedem o derradeiro encontro na Champions, diante do Bolonha, a 29 de janeiro, em Alvalade. Estes dois últimos duelos, com alemães e transalpinos, serão os únicos em que o Sporting jogará à quarta-feira. Os restantes disputam-se à terça-feira.



Futebol

Vitória contra o Porto vale multa pesada! Sporting castigado à grande pela FPF

Clássico frente aos dragões acaba por pesar nos cofres do Clube de Alvalade, que conquistou três importantes pontos na luta pelo título

Sporting é obrigado a pagar multa no Clássico frente ao Porto
Sporting é obrigado a pagar multa no Clássico frente ao Porto

  |

Icon Comentário0

No passado dia 31 de agosto, o Sporting venceu o Porto por 2-0, no jogo relativo à quarta jornada da Liga Portugal Betclic. O Clube de Alvalade foi, como é habitual desde a temporada passada, multado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.


O CD da FPF divulgou, esta quinta-feira, dia 5 de setembro, o Mapa de Castigos referente ao Clássico, revelando que a partida entre Sporting e Porto, disputada no reduto verde e branco, custou ao Clube de Alvalade 11.447 euros.


O castigo aplicado à formação de Rúben Amorim deve-se ao comportamento inadequado dos adeptos (612 euros) – nomeadamente insultos dirigidos ao Porto –, pela exibição de uma tarja da claque Diretivo Ultras XXI (1.275 euros) e pelo uso de 31 engenhos pirotécnicos durante a partida (9.560 euros), incluindo 13 flashlights, 9 tochas, 6 potes de fumo e três petardos.


O emblema verde e branco foca-se agora na próxima partida e conta com o regresso ao campo apenas na sexta-feira, dia 13 de setembro, frente ao Arouca, turma liderada por Gonzalo García, e jogar-se-á no reduto do adversário, às 20h15.

Para já, os campeões nacionais lideram a Liga Portugal Betclic, com 12 pontos, fruto de quatro vitórias no mesmo número de partidas. O Sporting é, de momento, a única equipa em prova que ainda não conhece o sabor da derrota. Os leões de Rúben Amorim marcaram 16 golos e sofreram apenas dois.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Com Gyokeres à mistura, Sporting empata frente ao Benfica e não sai do quarto lugar
Futebol

Com Gyokeres à mistura, Sporting empata frente ao Benfica e não sai do quarto lugar

 

Icon Comentário0
Oficial! Sporting empresta médio que não enche medidas de Amorim
Futebol

Oficial! Sporting empresta médio que não enche medidas de Amorim

 

Icon Comentário0
Titularíssimo do Sporting regressa aos treinos e deixa Amorim aliviado
Futebol

Titularíssimo do Sporting regressa aos treinos e deixa Amorim aliviado

 

Icon Comentário0