Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

JARDEL: "NO SPORTING CONHECI O MEU ‘PAI’ (JOÃO PINTO)”

Na continuação do pré-Clássico, lançamos uma entrevista com Mário Jardel. Os elogios a Rúben Amorim, os conselhos a TT e as memórias de um eterno campeão. Exclusivo Leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Temos alguém com samba no pé. Marcou golos decisivos para a ‘dobradinha’ conquistada pelo Sporting em 2001/2002. Foi Bota de Ouro pelo Sporting. Jardel voava sobre os centrais e é ‘Super Mário’ para todos.


Leonino (L): Vamos começar pela atualidade. Como tem visto este momento do Sporting?


Mário Jardel (MJ): Tem sido muito bom. É de dar os parabéns ao Sporting e à sua equipa por tudo aquilo que tem vindo a fazer esta temporada. Por incrível que pareça, o clube não tem um ‘Super Mário’, alguém que exista apenas para marcar como eu, mas mesmo assim conseguem estar com 10 pontos de diferença, por muito mérito de todos. Não são campeões desde que estava no clube, isso é muito tempo. Sábado é um jogo importante. Ainda nada está ganho, mas o Porto é quem terá de dar mais de si.


" Não há Jardel, mas existe quem marque e é isso que importa"

L: Por falar em ‘matadores’, como foi Jardel, que marcou 42 golos no campeonato em que o Sporting foi campeão, esta época não há esse ‘homem-golo’ em Alvalade. Acha que é possível conquistar um título assim?


MJ: O futebol mudou muito. Não há Jardel, mas existe quem marque e é isso que importa. Atualmente, não só no Sporting, o jogo é dividido por muitos jogadores. Chegar a 42 golos como fiz, em menor número de jogos, é uma marca difícil de atingir e as coisas estão totalmente diferentes até para que isso aconteça.

L: Acha que o Porto tem mais a perder que o Sporting neste jogo?

MJ: Sim. O Sporting, mesmo que empate, fica com os mesmos 10 pontos de diferença e se perder a vantagem continua grande, tanto para o Porto como para o Benfica. Já o Porto, se perder, pode começar a dizer adeus ao título. Não nos podemos esquecer que o Porto tem esta partida com o Sporting e o jogo com a Juventus muito próximos, os dois com características diferentes, mas igualmente importantes.

"(Rúben Amorim) É um jovem treinador com muita qualidade"

L: Rúben Amorim não quer assumir que o Sporting seja candidato ao título. O que acha da postura do treinador?

MJ: Ótima. Até ao momento em que não for matematicamente inevitável o Sporting ser campeão, essa, para mim, é a postura certa. É um jovem treinador com muita qualidade, que vem demonstrando todos os jogos.

"Atualmente ainda marcava mais"

L: Vendo o estilo de jogo que o míster pratica no Sporting, vê o ‘Super Mário’ a encaixar nesta equipa?

MJ: Tinha lugar em qualquer equipa do mundo. Estava lá para marcar golos, era para isso que me pagavam, é algo que não muda. Atualmente, até com a quantidade de lances de penáltis que são marcados, até por simples agarrões, ainda marcava mais. Cada penalidade um golo certo.

"Mas se há coisa que não passa, são as ‘ganas’"

L: O Jardel do passado gostaria de jogar esta partida frente ao Porto?

MJ: Claro. Ainda por cima agora, que regressei ao ginásio e jogo todas as semanas, estou novamente em forma. Mas se há coisa que não passa, são as ‘ganas’.

L: Na equipa dos leões há algum jogador que queira destacar?

MJ: O Sporting tem todo um conjunto muito forte. Todo ele, até ao treinador, está muito bem estruturado. Gosto, pessoalmente, do Paulinho, o facto de ele estar lesionado para este jogo é uma pena.

L: Tiago Tomás, por exemplo, é um dos jovens que têm dado que falar esta época. De artilheiro para artilheiro, que conselho lhe daria?

MJ: Na minha altura, provavelmente, até já tinha sido vendido ou estava acordado com outros clubes. Era assim com os jogadores jovens que se destacavam, como tivemos o caso do Cristiano. O que lhe diria era para continuar o que está a fazer, para marcar e para encarar o Clássico da melhor forma.

"Sempre gostei de marcar na Luz"

L: Por falar em artilheiros: algum golo que tenha marcado pelo Sporting que goste especialmente de recordar?

MJ: Sempre gostei de marcar na Luz. Os adeptos do Benfica ficavam doidos, mas como já disse, apenas me pagavam para marcar golos, é algo que as pessoas têm de perceber.

L: Teve a possibilidade de jogar tanto de verde como de azul. Notou muitas diferenças entre os dois clubes?

MJ: Não dessa forma. São dois clubes que estão no meu coração, por vários motivos. Fiz história em ambos e talvez seja por isso que sou tão acarinhado em Portugal. No Sporting conheci o meu “pai”, o João Pinto, e no Porto também tive a oportunidade de lidar com muitos bons homens, como é o caso de Sérgio Conceição.

"Vivia bem, era quem marcava os golos"

L: Na sua altura, como se vivia um clássico? E até mesmo toda a semana de treinos até chegar o dia do jogo?

MJ: Vivia bem, era quem marcava os golos. Passava a semana focado e concentrado no jogo, mas ‘levava’ com muitas entrevistas, em que não podia prometer nem que marcava nem que não, por isso não prometia, mas depois, com os jogos, arranjava forma de falarem sempre bem de mim.

L: No ano em que o Sporting se sagrou campeão nacional, há algum momento que guarde com maior carinho?

MJ: A festa. O jogo frente ao Marítimo, em que já éramos campeões, foi muito especial. Tantos anos depois, são poucas as coisas que se igualem à festa feita pela equipa e pelos adeptos.

L: Se tivesse de definir numa palavra o espírito que se sentia no balneário essa temporada, qual seria?

MJ: Campeões. Apenas isso. O ambiente que se vivia no balneário, por essa altura, era muito bom, uma festa constante.

L: Há uma imagem que marca muitos Sportinguistas. O Jardel com o cabelo pintado de verde com uma camisola que pergunta: “Seremos campeões?”. Acha que o Sporting esta época poderá utilizar uma semelhante?

MJ: Talvez. Posso já dizer que tenho algumas coisas semelhantes preparadas para o próximo sábado, mas deixo já a questão: O que será?

L: Para terminarmos em beleza, gostaria de deixar alguma mensagem aos adeptos?

MJ: Nesta altura quero sobretudo desejar muita saúde e paz. Tanto em Portugal como no Brasil estamos a passar por uma fase muito complicada, então peço a todos que tenham cuidado, que usem máscara e façam pela vossa saúde. Para sábado, desejo um grande jogo para o Sporting e um abraço a todos os Sportinguistas e todos os “Leoninos”.


Futebol

Cristiano Ronaldo e Zidane podem voltar a encontrar-se na Arábia Saudita

Francês surge como o favorito para assumir o cargo no Médio Oriente; Ligação com o capitão português iniciou-se em Espanha, no Real Madrid

Cristiano Ronaldo pode reencontrar Zidane
Cristiano Ronaldo pode reencontrar Zidane

  |

Icon Comentário0

A Federação da Arábia Saudita está a negociar a contratação de Zinédine Zidane, antigo treinador de Cristiano Ronaldo no Real Madrid, para novo selecionador. Roberto Mancini tem sido alvo de críticas devido aos maus resultados no apuramento para o Mundial de 2026, com a equipa a ocupar apenas o terceiro lugar no Grupo C da zona asiática, atrás do Japão. A federação saudita está determinada a trazer um nome de peso para reverter a situação, e o francês surge como o principal candidato.


A possível chegada de Zidane à Arábia Saudita reforça a ligação com Cristiano Ronaldo, já que ambos têm uma história de sucesso partilhada no Real Madrid. Juntos, conquistaram diversos títulos, incluindo três Ligas dos Campeões consecutivas, entre 2016 e 2018.


A presença de Ronaldo na liga saudita tem ajudado a atrair atenção internacional e grandes investimentos no futebol do país. Com a possível chegada de Zidane, o campeonato e a seleção poderiam ganhar ainda mais projeção global. A relação entre ambos, construída sobre uma base de respeito e sucesso mútuo, poderia ser um ponto decisivo para a aceitação do francês no comando da seleção.


Além de Zidane, outros nomes como o argentino Ramón Díaz e o francês Hervé Renard também estão a ser considerados pela federação saudita. No entanto, é o nome de Zidane que gera mais entusiasmo, tanto entre os adeptos como entre as figuras influentes do futebol local.

Roberto Mancini, que assumiu o cargo no início de 2024, tem sido criticado por não conseguir traduzir o elevado investimento em resultados concretos. Com apenas cinco vitórias em 12 jogos este ano, o técnico italiano está sob intensa pressão para melhorar o desempenho da equipa. 



Futebol

Revelados motivos para Leonardo Jardim e Abel Ferreira terem recusado Sporting

Presidente do Clube concedeu uma entrevista à RTP3 na qual anunciou os cinco treinadores que foram opção em 2020, para substituir Jorge Silas

Abel Ferreira e Leonardo Jardim foram opção para o Sporting
Abel Ferreira e Leonardo Jardim foram opção para o Sporting

  |

Icon Comentário0

Foi no passado domingo, dia 21 de outubro, que Frederico Varandas concedeu uma entrevista à RTP3, revelando em exclusivo, o conjunto de cinco jogadores que tentou contratar em 2020, para substituir Jorge Silas, antigo treinador do Sporting. Alguns dos nomes não eram de todo estranhos ao emblema verde e branco.


“Posso dizer aqui, sem qualquer problema, que Leonardo Jardim, Abel Ferreira, Rui Jorge, Quique Sétien, Unai Emery, com quem o Viana tinha uma ótima relação. Todos, por diferentes razões, agradeceram, mas não queriam vir. Estamos a falar de 2018 a 2020, e, de facto, em 2020, quando desponta Rúben Amorim”, afirmou o Presidente.


Embora Leonardo Jardim tenha sido uma das primeiras opções do Sporting para liderar os leões, o técnico revelou que o principal motivo pelo qual recusou o convite foi a sua intenção em não 'manchar' a boa imagem que havia deixado durante a sua passagem na temporada de 2013/14, e depois, porque tinha outro tipo de ambições, que o acabaram por levar ao Al Hilal, em 2021.


Frederico Varandas confessou também que não tentou contratar Abel Ferreira apenas uma vez, mas duas, remontando a setembro de 2018, quando havia sido eleito Presidente. Foi então, que perante o despedimento de Silas do comando técnico dos leões houve uma nova tentativa para fechar com o antigo jogador do Sporting, que na altura estava no PAOK, mas o valor de seis milhões de euros fez com que o Clube desistisse. Ironicamente, os leões acabaram por desembolsar um valor ainda maior em Rúben Amorim, pagando cerca de dez milhões de euros, pelo montante da cláusula de rescisão com o Sporting de Braga.

Abel Ferreira jogou com a Listada verde e branca entre 2005 e 2011. Enquanto treinador, esteve ao serviço do Clube de Alvalade entre 2012 e 2014, liderando os juniores (onde foi campeão) e a equipa B do Sporting. O técnico português que está no comando do Palmeiras desde 2020, conquistou as duas últimas edições do Brasileirão (2022 e 2023), duas Taças Libertadores (2020 e 2021), além de uma Supertaça sul-americana (2022), uma Taça do Brasil (2020), uma Supertaça brasileira (2023) e três campeonatos paulistas (2022, 2023 e 2024).



Futebol

Titular do Sporting espreita renovação após início de época arrebatador

Jogador dos leões tem sido um dos destaques da equipa de Amorim e foi o único que participou em todos os jogos da temporada 2024/2025

Francisco Trincão chegou ao Sporting em 2022
Francisco Trincão chegou ao Sporting em 2022

  |

Icon Comentário0

A carreira de Francisco Trincão tem sido marcada por altos e baixos, não só no Sporting, mas o início da temporada 2024/25 tem sido um dos melhores períodos da sua trajetória, especialmente após as suas passagens discretas pela La Liga e Premier League.


Francisco Trincão tem contrato válido com o Sporting até junho de 2026, pelo que é possível esperar uma abordagem para renovar em breve. O avançado pegou de estaca no onze da equipa verde e branca e é um dos intocáveis para Rúben Amorim nas opções iniciais.


Depois de ser suplente em grande parte dos jogos da temporada passada, Francisco Trincão é agora o único jogador a ter sido titular em todas as partidas dos leões desde a Supertaça contra o Porto, em agosto. Ao contrário de Viktor Gyokeres, a quem Rúben Amorim deu algum descanso após a pausa internacional pela Suécia, Trincão jogou os 90 minutos contra o Portimonense e consolidou-se como o único titular indiscutível do plantel.


Embora isso já evidencie a importância de Trincão para Amorim, uma análise mais detalhada revela as razões pelas quais o treinador dos leões confia tanto no jogador. Nos 12 jogos do Sporting esta temporada, Trincão marcou três golos e fez cinco assistências. Já superou o número de assistências da sua temporada de estreia em Alvalade (quatro) e já igualou metade da quantidade que alcançou em 2023/24, quando fez nove assistências no total. Comparando com as suas passagens pelo Wolverhampton e pelo Barcelona, em ambas as equipas ele marcou apenas três golos, a mesma quantidade que já fez em 12 jogos pelos leões nesta época.

Ao todo, desde que chegou ao Sporting, oriundo do Barcelona, Francisco Trincão – avaliado em 23 milhões de euros – leva 111 jogos disputados, ao longo dos quais apontou um total de 26 golos e 18 assistências. O internacional português custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 10 milhões de euros por 50% dos direitos económicos.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino - Reforços a caminho do Sporting; Amorim de olho em…
Futebol

Exclusivo Leonino - Reforços a caminho do Sporting; Amorim de olho em…

 

Icon Comentário0
UEFA oficializa: Giorgi Kruashvili terá mão no Sturm Graz - Sporting
Futebol

UEFA oficializa: Giorgi Kruashvili terá mão no Sturm Graz - Sporting

 

Icon Comentário0
Cronista atira após polémica de Gyokeres no Sporting: “Porque não perguntam ao Benfica?”
Futebol

Cronista atira após polémica de Gyokeres no Sporting: “Porque não perguntam ao Benfica?”

 

Icon Comentário0