Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

JARDEL: "NO SPORTING CONHECI O MEU ‘PAI’ (JOÃO PINTO)”

Na continuação do pré-Clássico, lançamos uma entrevista com Mário Jardel. Os elogios a Rúben Amorim, os conselhos a TT e as memórias de um eterno campeão. Exclusivo Leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Temos alguém com samba no pé. Marcou golos decisivos para a ‘dobradinha’ conquistada pelo Sporting em 2001/2002. Foi Bota de Ouro pelo Sporting. Jardel voava sobre os centrais e é ‘Super Mário’ para todos.


Leonino (L): Vamos começar pela atualidade. Como tem visto este momento do Sporting?


Mário Jardel (MJ): Tem sido muito bom. É de dar os parabéns ao Sporting e à sua equipa por tudo aquilo que tem vindo a fazer esta temporada. Por incrível que pareça, o clube não tem um ‘Super Mário’, alguém que exista apenas para marcar como eu, mas mesmo assim conseguem estar com 10 pontos de diferença, por muito mérito de todos. Não são campeões desde que estava no clube, isso é muito tempo. Sábado é um jogo importante. Ainda nada está ganho, mas o Porto é quem terá de dar mais de si.


" Não há Jardel, mas existe quem marque e é isso que importa"

L: Por falar em ‘matadores’, como foi Jardel, que marcou 42 golos no campeonato em que o Sporting foi campeão, esta época não há esse ‘homem-golo’ em Alvalade. Acha que é possível conquistar um título assim?


MJ: O futebol mudou muito. Não há Jardel, mas existe quem marque e é isso que importa. Atualmente, não só no Sporting, o jogo é dividido por muitos jogadores. Chegar a 42 golos como fiz, em menor número de jogos, é uma marca difícil de atingir e as coisas estão totalmente diferentes até para que isso aconteça.

L: Acha que o Porto tem mais a perder que o Sporting neste jogo?

MJ: Sim. O Sporting, mesmo que empate, fica com os mesmos 10 pontos de diferença e se perder a vantagem continua grande, tanto para o Porto como para o Benfica. Já o Porto, se perder, pode começar a dizer adeus ao título. Não nos podemos esquecer que o Porto tem esta partida com o Sporting e o jogo com a Juventus muito próximos, os dois com características diferentes, mas igualmente importantes.

"(Rúben Amorim) É um jovem treinador com muita qualidade"

L: Rúben Amorim não quer assumir que o Sporting seja candidato ao título. O que acha da postura do treinador?

MJ: Ótima. Até ao momento em que não for matematicamente inevitável o Sporting ser campeão, essa, para mim, é a postura certa. É um jovem treinador com muita qualidade, que vem demonstrando todos os jogos.

"Atualmente ainda marcava mais"

L: Vendo o estilo de jogo que o míster pratica no Sporting, vê o ‘Super Mário’ a encaixar nesta equipa?

MJ: Tinha lugar em qualquer equipa do mundo. Estava lá para marcar golos, era para isso que me pagavam, é algo que não muda. Atualmente, até com a quantidade de lances de penáltis que são marcados, até por simples agarrões, ainda marcava mais. Cada penalidade um golo certo.

"Mas se há coisa que não passa, são as ‘ganas’"

L: O Jardel do passado gostaria de jogar esta partida frente ao Porto?

MJ: Claro. Ainda por cima agora, que regressei ao ginásio e jogo todas as semanas, estou novamente em forma. Mas se há coisa que não passa, são as ‘ganas’.

L: Na equipa dos leões há algum jogador que queira destacar?

MJ: O Sporting tem todo um conjunto muito forte. Todo ele, até ao treinador, está muito bem estruturado. Gosto, pessoalmente, do Paulinho, o facto de ele estar lesionado para este jogo é uma pena.

L: Tiago Tomás, por exemplo, é um dos jovens que têm dado que falar esta época. De artilheiro para artilheiro, que conselho lhe daria?

MJ: Na minha altura, provavelmente, até já tinha sido vendido ou estava acordado com outros clubes. Era assim com os jogadores jovens que se destacavam, como tivemos o caso do Cristiano. O que lhe diria era para continuar o que está a fazer, para marcar e para encarar o Clássico da melhor forma.

"Sempre gostei de marcar na Luz"

L: Por falar em artilheiros: algum golo que tenha marcado pelo Sporting que goste especialmente de recordar?

MJ: Sempre gostei de marcar na Luz. Os adeptos do Benfica ficavam doidos, mas como já disse, apenas me pagavam para marcar golos, é algo que as pessoas têm de perceber.

L: Teve a possibilidade de jogar tanto de verde como de azul. Notou muitas diferenças entre os dois clubes?

MJ: Não dessa forma. São dois clubes que estão no meu coração, por vários motivos. Fiz história em ambos e talvez seja por isso que sou tão acarinhado em Portugal. No Sporting conheci o meu “pai”, o João Pinto, e no Porto também tive a oportunidade de lidar com muitos bons homens, como é o caso de Sérgio Conceição.

"Vivia bem, era quem marcava os golos"

L: Na sua altura, como se vivia um clássico? E até mesmo toda a semana de treinos até chegar o dia do jogo?

MJ: Vivia bem, era quem marcava os golos. Passava a semana focado e concentrado no jogo, mas ‘levava’ com muitas entrevistas, em que não podia prometer nem que marcava nem que não, por isso não prometia, mas depois, com os jogos, arranjava forma de falarem sempre bem de mim.

L: No ano em que o Sporting se sagrou campeão nacional, há algum momento que guarde com maior carinho?

MJ: A festa. O jogo frente ao Marítimo, em que já éramos campeões, foi muito especial. Tantos anos depois, são poucas as coisas que se igualem à festa feita pela equipa e pelos adeptos.

L: Se tivesse de definir numa palavra o espírito que se sentia no balneário essa temporada, qual seria?

MJ: Campeões. Apenas isso. O ambiente que se vivia no balneário, por essa altura, era muito bom, uma festa constante.

L: Há uma imagem que marca muitos Sportinguistas. O Jardel com o cabelo pintado de verde com uma camisola que pergunta: “Seremos campeões?”. Acha que o Sporting esta época poderá utilizar uma semelhante?

MJ: Talvez. Posso já dizer que tenho algumas coisas semelhantes preparadas para o próximo sábado, mas deixo já a questão: O que será?

L: Para terminarmos em beleza, gostaria de deixar alguma mensagem aos adeptos?

MJ: Nesta altura quero sobretudo desejar muita saúde e paz. Tanto em Portugal como no Brasil estamos a passar por uma fase muito complicada, então peço a todos que tenham cuidado, que usem máscara e façam pela vossa saúde. Para sábado, desejo um grande jogo para o Sporting e um abraço a todos os Sportinguistas e todos os “Leoninos”.


Futebol

Plantel vale fortuna! Sporting sobre ao top-3 mundial

Depois de uma temporada de conquista da dobradinha, jogadores do Sporting são dos melhores avaliados no mercado do velho continente

Plantel do Sporting sofre uma das maiores valorizações de mercado na Europa e Rui Borges tem motivos para sorrir
Plantel do Sporting sofre uma das maiores valorizações de mercado na Europa e Rui Borges tem motivos para sorrir

  |

Icon Comentário0

O Sporting foi o plantel com a terceira maior valorização da Europa. A formação orientada por Rui Borges - que irá começar a próxima temporada mais cedo - completa o pódio, ficando apenas atrás dos franceses do PSG e dos espanhóis do Barcelona.


De acordo com os números apresentados pelo portal Transfermarkt, o conjunto dos jogadores do Clube de Alvalade vale um total de 511 milhões de euros, mais 118M do que no início da temporada passada. Um fator que contribui para esta lista foi o crescimento exponencial de muitos dos atletas leoninos.


O Sporting coloca seis dos seus jogadores no top 10 dos atletas mais valiosos da Liga Portugal, sendo eles Viktor Gyokeres em primeiro (75M), Morten Hjulmand em terceiro (50M), Geovany Quenda (45M), Ousmane Diomande (45M), Gonçalo Inácio (45M) e Francisco Trincão (30M).


À frente do plantel de Rui Borges estão apenas as formações do PSG, que registou uma valorização de 176 milhões de euros, e do Barcelona, que apontou o maior aumento do valor de mercado do seu plantel, com 190M. O nome que mais contribuiu para esta subida do plantel blaugrana foi Lamine Yamal, que ronda já na casa dos 200M.

Vale a pena mencionar que apenas três equipas fora das cinco maiores ligas do futebol do velho continente entraram nesta lista. Para além do Sporting (3º), constam os turcos do Galatasaray (8º) e os belgas do Genk (10º), um dado que valoriza ainda mais o feito dos leões.



Futebol

Varandas não quer acreditar! Ingleses, italianos e sauditas dificultam vida ao Sporting no mercado

Clube de Alvalade está atento às oportunidades de negócio na janela de transferências, mas enfrenta forte concorrência pela contratação de jogador

Frederico Varandas, Presidente do Sporting, está no mercado à procura de um reforço para o ataque, mas enfrenta concorrência de italianos, ingleses e sauditas
Frederico Varandas, Presidente do Sporting, está no mercado à procura de um reforço para o ataque, mas enfrenta concorrência de italianos, ingleses e sauditas

  |

Icon Comentário0

O Sporting tem forte concorrência pela contratação de Luis Suárez. O avançado do Almería está no topo da lista de reforços para o ataque do Clube de Alvalade, para colmatar a eventual saída de Viktor Gyokeres. Ainda assim, as negociações não se preveem fáceis para os leões, que também já estão a par das condições para a concretização do negócio.


De acordo com a informação avançada pelo jornal A Bola, clubes de Inglaterra, Itália e Arábia Saudita também estão interessados na contratação de Luis Suárez. O Almería exige 25 milhões de euros para aceitar a venda do atacante internacional colombiano. O jogador tem contrato com o emblema espanhol válido até junho de 2029 e uma cláusula de rescisão de 40 ME.


Vale sublinhar que Luis Suárez é visto pelos responsáveis do Sporting como o substituto ideal de Gyokeres – que está na lista de contratações do Liverpool – e o Clube de Alvalade já terá mesmo realizado os primeiros contactos, tendo em vista a transferência. Ainda assim, os leões apenas pretendem apresentar uma proposta formal ao Almería, depois de confirmada a saída do goleador internacional sueco.


De resto, Luis Suárez reúne as características pretendidas pelo Sporting para o reforço do ataque. É um avançado experiente – tem 27 anos – e com capacidade goleadora assinalável. Além disso, os responsáveis do Clube de Alvalade acreditam que o internacional colombiano ajudará a potenciar a evolução de Conrad Harder, jovem atacante dinamarquês em quem os leões depositam grandes esperanças, na próxima temporada.

Em 2024/25, Luis Suárez – avaliado em 8 milhões de euros – somou 43 jogos, 31 golos e oito assistências, ao serviço do Almería. Os 27 remates certeiros assinados na segunda liga espanhola tornaram-no no melhor marcador da competição. No futebol europeu, o avançado já representou também Granada, Watford, Valladolid, Nástic, Real Zaragoza e Marselha.



Futebol

Craque do Sporting fala de "época difícil" e deixa recado aos adeptos

Internacional pela Seleção Nacional fez o balanço da época 2024/25 e lança desafio ao Clube de Alvalade e aos seus Sócios

Futebolista teve tempo fazer análise da temporada do Sporting e deixou uma dica aos adeptos leoninos
Futebolista teve tempo fazer análise da temporada do Sporting e deixou uma dica aos adeptos leoninos

  |

Icon Comentário0

Ana Capeta fez o balanço da temporada do Sporting. A avançado - que várias vezes dá a cara pelos leões - encontra-se em estágio de preparação da Seleção Nacional para o Euro feminino mas, ainda assim teve tempo para responder a algumas questões sobre o seu Clube e lançar um desafio aos Sportinguistas.


Ana Capeta: "Só quem está presente é que sabe tudo o que passamos, mas isto é o Sporting


Em declarações ao jornal A Bola, a jogadora de 27 anos fez análise da época leonina de 2024/24, que acredita ser de altos e baixos: “Em termos coletivos, todos sabemos que não foi uma época 100% feliz, começámos bem, ganhámos a supertaça, não conseguimos ganhar mais nenhum título. Foi uma época difícil e só quem está presente é que sabe tudo o que passamos, mas isto é o Sporting”.


“As jogadoras têm a sua vida profissional e cada uma certamente saberá o que fazer e bem entender dela. Se acharam que o melhor seria sair do Sporting, elas certamente saberão que será o melhor para elas”, respondeu sobre uma possível remodelação do plantel feminino, depois das saídas de nomes como Ana Borges, Hannah Seabert, Fátima Pinto ou Andrea Norheim.

Ana Capeta: "Jogos em Alvalade? Não é só o clube dar um passo à frente, os adeptos também têm de o fazer"


Questionada sobre a possibilidade do Sporting passar a receber os jogos da sua equipa feminina no seu estádio principal, à semelhança do Arsenal, Ana Capeta respondeu: “As coisas estão a crescer em Portugal, sabemos que também é um investimento muito grande e para isso acontecer não é só o clube dar um passo à frente, os adeptos também têm de o fazer, porque não pode ser só os clubes estarem a investir e os adeptos não cumprirem e não ajudarem”.

“Quanto maior for a afluência nos jogos, mais direitos vamos ter em relação a isso, e falo em relação ao Sporting como falo em relação a qualquer clube. Em relação a mim tenho sentido um feedback sempre positivo, sei que os adeptos gostam de mim, isso para mim é uma felicidade”, respondeu.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Tudo sobre Luis Suárez, alvo do Sporting... que também impressiona Benfica e Porto
Futebol

Tudo sobre Luis Suárez, alvo do Sporting... que também impressiona Benfica e Porto

 

Icon Comentário0
Novela com Gyokeres aquece! Mais um gigante europeu interessado no goleador do Sporting
Futebol

Novela com Gyokeres aquece! Mais um gigante europeu interessado no goleador do Sporting

 

Icon Comentário0
Surreal! Alvo do Sporting quer sair... mas pode ir parar ao Benfica
Futebol

Surreal! Alvo do Sporting quer sair... mas pode ir parar ao Benfica

 

Icon Comentário0