Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

PALHINHA: DO GUIÃO ERRADO A PROTAGONISTA DO JOGO

Rejeitado no Seixal, disse que não a Salvador para rumar a Alvalade. Eis o percurso do patrão do meio campo leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

28 Fev 2021 | 18:27 |

Icon Comentário0

Chegou tarde a Alvalade, mas depressa encantou quem o viu. João Palhinha, ainda antes de atingir a maioridade, pisou pela primeira vez os relvados de Alcochete, sendo que desde esse momento nunca mais perdeu a sua ligação (emocional e contratual) ao emblema leonino, conquistando, assim, um lugar no coração dos sportinguistas.


Desde cedo que o rapaz nascido em Lisboa mostrou querer ser jogador de futebol, estando agora a atravessar a melhor fase da sua carreira. Com altos e baixos ao longo dos anos, o médio dos leões mostra ser um dos símbolos da raça e do querer deste Sporting orientado por Rúben Amorim.


O início de um longo percurso


A sua carreira enquanto atleta de futebol começou na capital portuguesa, ao serviço do Alta de Lisboa, com apenas 14 anos. Do clube da Charneca do Lumiar seguiu para Sacavém, ainda na mesma temporada, para representar o Sacavenense, onde ficaria até alcançar os juniores.

Após quatro anos a representar a turma de Sacavém, o médio defensivo ambicionava alcançar palcos maiores. Foi a 1 de setembro de 2012 que a vida de João Palhinha mudou totalmente, abrindo portas para patamares mais altos, sendo disputado pelos maiores clubes de Portugal.


Nesse dia o Sporting foi a Sacavém ganhar por 2-1, em jogo da quarta jornada do Campeonato Nacional de Juniores, sendo os golos leoninos apontados por Ricardo Tavares e Carlos Mané. Apesar da derrota, o médio foi um dos atletas em destaque, levando a que fosse abordado diretamente pelo técnico adversário, na altura Abel Ferreira.

No término do encontro, Abel Ferreira colocou a mão por cima do ombro de Palhinha, falando com o jovem médio, desde os bancos até aos balneários. Mais tarde veio-se a saber que o técnico leonino questionou o jogador sobre um eventual interesse em rumar a Alcochete, sendo esse o primeiro passo para a transferência.

Os leões não eram os únicos atentos às exibições do atleta lisboeta, sendo que Palhinha até já havia treinado no Benfica, às ordens de Bruno Lage, mas o seu desempenho não agradou as águias. A ida do médio para Alcochete complicou-se ainda mais com a entrada do SC Braga nas negociações.

Nega a António Salvador para rumar a Alcochete

João Palhinha chegou a estar reunido com o presidente António Salvador, acompanhado pelos pais, num hotel da cidade dos arcebispos, onde teve um contrato nas mãos. Apesar destes percalços, a saída do jogador de Sacavém foi para rumar a Alcochete, após conversar com os pais, que sempre acompanharam de perto o percurso do português.

Apesar da grande vontade dos leões em contar com o atleta, João Palhinha demorou para se impor ao mais alto nível pelos verdes e brancos. A sua primeira experiência na Liga NOS aconteceu aos 20 anos, ao serviço do Moreirense, sendo orientado por Miguel Leal.

Nesse primeiro ano, emprestado pelo Sporting, o jovem médio defensivo realizou 29 partidas. Ao serviço da turma de Moreira de Cónegos, o atleta foi titular por 26 ocasiões, conseguindo impor-se como uma das peças fundamentais do técnico do conjunto de Guimarães.

Embora tenha conseguido alcançar bons números ao serviço dos cónegos, não foi suficiente para garantir um lugar no plantel leonino, aquando do final do empréstimo. Na temporada seguinte acabou por rumar ao Belenenses, novamente por empréstimo dos leões.

Ao serviço dos azuis do Restelo realizou 18 jogos, sendo que apenas não realizou os noventa minutos da partida por duas ocasiões. O seu bom desempenho levou a que a turma de Alvalade, orientado por Jorge Jesus, fizesse o atleta retornar a casa em janeiro. Durante a restante temporada realizou apenas onze jogos, sendo titular quatro vezes.

O momento de se impor no futebol português

Na época seguinte, 2017/2018, permaneceu ao serviço do emblema leonino, mas as oportunidades que dispôs para mostrar as suas qualidades foram poucas. Ao longo dessa temporada apenas se apresentou com a listada verde e branca por sete ocasiões, estreando-se inclusive a marcar pelos leões, com um bis frente ao Oleiros, para a Taça de Portugal.

O verdadeiro crescimento no futebol português aconteceu nas duas épocas seguintes, quando teve emprestado ao SC Braga. Enquanto este ao serviço dos guerreiros do Minho, o médio realizou 76 partidas, sendo o autor de seis golos dos bracarenses, conquistando inclusive uma Taça da Liga, sob o comando de Rúben Amorim.

Esta época regressou a Alvalade, onde reencontrou o técnico português, que já o havia treinado em Braga. Apesar de ter atravessado um mercado de transferências atribulado, o médio, de 25 anos, acabou por ficar nos leões, sendo atualmente peça fundamental no conjunto leonino.


Futebol

Exclusivo Leonino - Clube suíço descarta pagar 4 milhões ao Sporting e equaciona futuro de médio

Responsáveis dos verdes e brancos pretendem encontrar uma nova solução para o jogador, que continua sem saber qual o próximo passo

Exclusivo Leonino - Basileia não vai acionar a cláusula de compra de Koba Koindredi e jogador irá regressar ao Sporting, onde não conta para Rui Borges
Exclusivo Leonino - Basileia não vai acionar a cláusula de compra de Koba Koindredi e jogador irá regressar ao Sporting, onde não conta para Rui Borges

01 Jul 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

O Basileia não vai acionar a cláusula de compra de Koba Koindredi, sabe o Leonino. O emblema suíço decidiu não avançar para a contratação em definitivo do médio francês, pelo que o jogador regressará ao Sporting, que falha assim um encaixe de 4 milhões de euros.


Koindredi passou a última temporada cedido ao Basileia e realizou uma campanha positiva, assumindo um papel importante na equipa suíça. Ainda assim, os responsáveis do clube entenderam não exercer a opção de compra prevista no acordo celebrado com o Sporting, que expirava no final de junho.


Apesar do regresso a Alvalade, o futuro do médio de 24 anos continuará a passar longe da equipa principal. A SAD liderada por Frederico Varandas já procura uma nova solução para o futebolista, seja através de uma transferência em definitivo ou de um novo empréstimo.


Contratado ao Valência em janeiro de 2024 por 4 milhões de euros, o jogador de 24 anos nunca conseguiu afirmar-se em Alvalade. Depois de algumas exibições promissoras durante a passagem pelo Estoril, o médio realizou apenas oito jogos pela equipa principal dos leões antes de ser cedido por empréstimo.

Após uma temporada positiva no Lausanne e outra ao serviço do Basileia, o futuro do jogador continua em aberto. Certo é que Koba Koindredi não faz parte dos planos de Rui Borges para 2026/27, motivo pelo qual não vai integrar o plantel principal do Sporting na próxima época, independentemente da decisão final dos suíços.



Futebol

Oficial! Sergi Altimira é reforço do Sporting até 2031: Todos os detalhes (vídeo)

Jogador espanhol tornou-se o quinto reforço dos verdes e brancos para 2026/27, depois de Zalazar, Silas Andersen, Issa Doumbia e Pedro Lima

Sergi Altimira assinou um contrato com o Sporting válido até junho de 2031 e ficou protegido por uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros
Sergi Altimira assinou um contrato com o Sporting válido até junho de 2031 e ficou protegido por uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros

30 Jun 2026 | 19:17 |

Icon Comentário0

Sergi Altimira é, oficialmente, jogador do Sporting. O médio espanhol, de 24 anos, foi apresentado esta terça-feira, dia 30 de junho, como reforço dos leões, tornando-se na quinta cara nova do plantel de Rui Borges para a temporada 2026/27.


Proveniente do Betis, Altimira chega a Alvalade num negócio avaliado em 18 milhões de euros fixos, aos quais poderão juntar-se mais 2 milhões mediante o cumprimento de objetivos. O médio assinou um contrato válido até junho de 2031 e ficou protegido por uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.


Depois de cumprir os exames médicos e conhecer as instalações da Academia Cristiano Ronaldo e do Estádio José Alvalade, o espanhol inicia já esta quarta-feira os trabalhos de pré-temporada, integrando o grupo às ordens de Rui Borges desde o primeiro dia.


Natural de Cardedeu, nos arredores de Barcelona, Sergi Altimira prepara-se para viver a primeira experiência fora de Espanha. Antes de representar o Betis durante três temporadas, o médio passou ainda por Sabadell, tendo concluído a formação entre Barcelona e Granollers.

Sergi Altimira junta-se a Rodrigo Zalazar, Issa Doumbia, Silas Andersen e Pedro Lima na lista de reforços assegurados pelo Sporting neste mercado de verão, reforçando um meio-campo que sofreu profundas alterações para a nova época.


Confira o vídeo de apresentação:


Futebol

Chelsea acelera decisão sobre futuro de extremo associado ao Sporting

Atacante português trabalha no contexto competitivo inglês e tenta aproveitar as oportunidades sob o novo comando técnico de Xabi Alonso

Geovany Quenda já está em Inglaterra e o antigo extremo do Sporting prepara-se para ser apresentado no Chelsea
Geovany Quenda já está em Inglaterra e o antigo extremo do Sporting prepara-se para ser apresentado no Chelsea

30 Jun 2026 | 17:33 |

Icon Comentário0

O futuro de Geovany Quenda começa a ganhar contornos mais definidos depois da sua mudança para Inglaterra, onde já se encontra integrado no ambiente do Chelsea. O jovem extremo, que chegou ao clube londrino após a passagem pelo Sporting, viajou no passado sábado para Londres e prepara-se agora para o arranque oficial dos trabalhos.


Segundo o jornal A Bola, Quenda já está em Inglaterra e quer aproveitar as ausências no plantel do Chelsea para ganhar espaço junto de Xabi Alonso. O novo treinador dos blues vai iniciar a pré-temporada com várias baixas devido à participação de jogadores no Mundial de 2026, o que abre uma oportunidade importante para o internacional sub-21 português se mostrar desde o primeiro dia.


O extremo formado no Sporting parte com ambição de conquistar um lugar no plantel principal, numa fase em que o Chelsea está a ajustar a sua estrutura para a nova época. A presença de jovens jogadores no grupo de trabalho poderá ser determinante para a avaliação do treinador espanhol.


A ausência de várias peças importantes, bem como a lesão de Estêvão, outro candidato à posição, aumenta a concorrência direta no setor ofensivo, mas também abre espaço para Quenda se afirmar mais rapidamente. O atleta de 19 anos sabe que esta fase inicial será crucial para convencer a equipa técnica.

O internacional sub-21 deverá ser apresentado oficialmente nas próximas horas e inicia assim uma nova etapa na carreira, depois de ter sido contratado pelo Chelsea no final de 2024/25. O objetivo passa agora por conquistar minutos e integrar o projeto liderado por Xabi Alonso, numa época em que o clube aposta forte na renovação do plantel.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Morita deixa mensagem enigmática e adeptos do Sporting já tiram conclusões
Futebol

Morita deixa mensagem enigmática e adeptos do Sporting já tiram conclusões

30 Jun 2026 | 16:40

Icon Comentário0
Sporting anuncia preço dos bilhetes para torneio de pré-época
Futebol

Sporting anuncia preço dos bilhetes para torneio de pré-época

30 Jun 2026 | 10:08

Icon Comentário0
Bomba! Afinal, indiscutível do Sporting não vai estar na apresentação da pré-época
Futebol

Bomba! Afinal, indiscutível do Sporting não vai estar na apresentação da pré-época

30 Jun 2026 | 15:03

Icon Comentário0