Futebol
Sporting tem vaga disponível, mas prefere adiar jogo da Taça de Portugal: saiba o motivo
09 Jan 2026 | 15:58
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
28 Fev 2021 | 18:27 |
Chegou tarde a Alvalade, mas depressa encantou quem o viu. João Palhinha, ainda antes de atingir a maioridade, pisou pela primeira vez os relvados de Alcochete, sendo que desde esse momento nunca mais perdeu a sua ligação (emocional e contratual) ao emblema leonino, conquistando, assim, um lugar no coração dos sportinguistas.
Desde cedo que o rapaz nascido em Lisboa mostrou querer ser jogador de futebol, estando agora a atravessar a melhor fase da sua carreira. Com altos e baixos ao longo dos anos, o médio dos leões mostra ser um dos símbolos da raça e do querer deste Sporting orientado por Rúben Amorim.
O início de um longo percurso
A sua carreira enquanto atleta de futebol começou na capital portuguesa, ao serviço do Alta de Lisboa, com apenas 14 anos. Do clube da Charneca do Lumiar seguiu para Sacavém, ainda na mesma temporada, para representar o Sacavenense, onde ficaria até alcançar os juniores.
Após quatro anos a representar a turma de Sacavém, o médio defensivo ambicionava alcançar palcos maiores. Foi a 1 de setembro de 2012 que a vida de João Palhinha mudou totalmente, abrindo portas para patamares mais altos, sendo disputado pelos maiores clubes de Portugal.
Nesse dia o Sporting foi a Sacavém ganhar por 2-1, em jogo da quarta jornada do Campeonato Nacional de Juniores, sendo os golos leoninos apontados por Ricardo Tavares e Carlos Mané. Apesar da derrota, o médio foi um dos atletas em destaque, levando a que fosse abordado diretamente pelo técnico adversário, na altura Abel Ferreira.
No término do encontro, Abel Ferreira colocou a mão por cima do ombro de Palhinha, falando com o jovem médio, desde os bancos até aos balneários. Mais tarde veio-se a saber que o técnico leonino questionou o jogador sobre um eventual interesse em rumar a Alcochete, sendo esse o primeiro passo para a transferência.
Os leões não eram os únicos atentos às exibições do atleta lisboeta, sendo que Palhinha até já havia treinado no Benfica, às ordens de Bruno Lage, mas o seu desempenho não agradou as águias. A ida do médio para Alcochete complicou-se ainda mais com a entrada do SC Braga nas negociações.
Nega a António Salvador para rumar a Alcochete
João Palhinha chegou a estar reunido com o presidente António Salvador, acompanhado pelos pais, num hotel da cidade dos arcebispos, onde teve um contrato nas mãos. Apesar destes percalços, a saída do jogador de Sacavém foi para rumar a Alcochete, após conversar com os pais, que sempre acompanharam de perto o percurso do português.
Apesar da grande vontade dos leões em contar com o atleta, João Palhinha demorou para se impor ao mais alto nível pelos verdes e brancos. A sua primeira experiência na Liga NOS aconteceu aos 20 anos, ao serviço do Moreirense, sendo orientado por Miguel Leal.
Nesse primeiro ano, emprestado pelo Sporting, o jovem médio defensivo realizou 29 partidas. Ao serviço da turma de Moreira de Cónegos, o atleta foi titular por 26 ocasiões, conseguindo impor-se como uma das peças fundamentais do técnico do conjunto de Guimarães.
Embora tenha conseguido alcançar bons números ao serviço dos cónegos, não foi suficiente para garantir um lugar no plantel leonino, aquando do final do empréstimo. Na temporada seguinte acabou por rumar ao Belenenses, novamente por empréstimo dos leões.
Ao serviço dos azuis do Restelo realizou 18 jogos, sendo que apenas não realizou os noventa minutos da partida por duas ocasiões. O seu bom desempenho levou a que a turma de Alvalade, orientado por Jorge Jesus, fizesse o atleta retornar a casa em janeiro. Durante a restante temporada realizou apenas onze jogos, sendo titular quatro vezes.
O momento de se impor no futebol português
Na época seguinte, 2017/2018, permaneceu ao serviço do emblema leonino, mas as oportunidades que dispôs para mostrar as suas qualidades foram poucas. Ao longo dessa temporada apenas se apresentou com a listada verde e branca por sete ocasiões, estreando-se inclusive a marcar pelos leões, com um bis frente ao Oleiros, para a Taça de Portugal.
O verdadeiro crescimento no futebol português aconteceu nas duas épocas seguintes, quando teve emprestado ao SC Braga. Enquanto este ao serviço dos guerreiros do Minho, o médio realizou 76 partidas, sendo o autor de seis golos dos bracarenses, conquistando inclusive uma Taça da Liga, sob o comando de Rúben Amorim.
Esta época regressou a Alvalade, onde reencontrou o técnico português, que já o havia treinado em Braga. Apesar de ter atravessado um mercado de transferências atribulado, o médio, de 25 anos, acabou por ficar nos leões, sendo atualmente peça fundamental no conjunto leonino.
Clube de Alvalade tem plano bem definido em relação ao jogador e, ao que tudo indica, fará parte do plantel principal dos leões na próxima época
10 Jan 2026 | 03:00 |
O Sporting está a ponderar contar Diogo Travassos em Alvalade para 2026/27, sabe o Leonino. O jogador dos quadros verdes e brancos encontra-se emprestado ao Moreirense e a Direção dos leões está bastante impressionada com a temporada que tem vindo realizar.
Segundo pode avançar o nosso Jornal, neste Exclusivo Leonino, a equipa técnica de Rui Borges está a acompanhar atentamente a evolução do jovem lateral direito e, caso continua assim na segunda metade da temporada, o futuro poderá trazer-lhe a oportunidade de ingressar na equipa principal dos verdes e brancos.
Na verdade, o plano para Travassos sempre foi o seu regresso ao Sporting. Este segundo empréstimo consecutivo - depois de ter estado no Estrela da Amadora em 2024/25 -, tinha como objetivo primário a sua continuidade numa prova mais competitiva, para a estrutura perceber de que forma o jogador acabaria por reagir.
Apesar de não ter sido aposta de Rui Borges para o arranque de 2025/26, o atleta é visto como uma promessa para o futuro próximo do Sporting. Como prova da confiança depositada no jogador da formação de Alcochete, Frederico Varandas recompensou o defesa com uma renovação de contrato válida até 2030 e com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
Neste início de temporada, Diogo Travassos - avaliado em 2,5 milhões de euros - foi emprestado pelo Sporting à formação do Moreirense, em busca de ganhar mais ritmo competitivo. Em Moreira de Cónegos, conta já com 13 partidas realizadas, 1.019 minutos de utilização e três golos.
Central de 22 anos, formado em Alcochete, é um dos vários atletas do Clube de Alvalade indisponíveis para o treinador da equipa
09 Jan 2026 | 17:39 |
Eduardo Quaresma já teve alta hospitalar e encontra-se agora em repouso domiciliário, depois de ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica ao osso zigomático da face esquerda, na sequência de uma lesão sofrida Sporting - Vitória de Guimarães, que culminou na eliminação na Allianz Cup.
A cirurgia decorreu sem complicações e permitiu que Eduardo Quaresma recebesse alta pouco depois, iniciando agora um período de repouso fora do hospital, sob vigilância médica, antes de regressar gradualmente à atividade desportiva.
Tal como já tinha sido avançado, o tempo de paragem estimado ronda as três semanas, dependendo da evolução da recuperação e da adaptação às proteções faciais que poderão ser utilizadas no regresso do 'camisola 72' à competição.
Apesar da ausência temporária, a evolução clínica do defesa português tranquiliza o Sporting, que segue atentamente o processo de recuperação de um jogador que tem somado minutos com Rui Borges na temporada, fruto das restantes lesões no plantel.
Eduardo Quaresma - avaliado em 15 milhões de euros - tem 1088 minutos somados em 15 partidas oficiais, com um golo marcado e duas assistências. O jovem central já conquistou três Campeonatos Nacionais, uma taça de Portugal e uma Taça da Liga.
Chegada do extremo senegalês a Alvalade é vista com bons olhos em Espanha e pode ser opção valiosa para a restante temporada
09 Jan 2026 | 17:07 |
Souleymane Faye, avançado do Senegal, que deverá chegar nas próximas horas em Lisboa para realizar exames médicos e assinar contrato com o Sporting, é elogiado por Rafael Lamas, jornalista do diário espanhol Ideal e profundo conhecedor do Granada, que acredita que o africano tem o perfil certo para vingar em Alvalade.
“É muito rápido e intuitivo”
“É muito rápido, intuitivo e tem uma grande capacidade física, que lhe permite pressionar sem grandes problemas. Gosta de jogar pela esquerda, fazer diagonais para o meio e rematar à baliza. É daqueles que vai para cima do adversário sem medo, faz a diferença no um para um e cruza bem”, explicou o jornalista em declarações ao jornal O Jogo.
Lamas garante que o atacante de 22 anos, avaliado em 1,5 milhão de euros, é uma aposta segura por parte dos leões. “É uma das maiores sensações do Granada. Pagaram 600 mil euros por metade do passe e agora vão vendê-lo por um valor muito superior. Só esse detalhe diz tudo”.
“Trabalha imenso para a equipa”
“É um ótimo rapaz, trabalha imenso para a equipa, faz bom balneário e não foge aos desafios. Dá-se bem com todos e de certeza que será muito bem aceite no Sporting”, concluiu Lamas, reforçando a ideia de que o clube português encontrou um reforço com margem de crescimento e personalidade para singrar.
Faye, que vai custar 6 milhões de euros + 2 por objetivos aos cofres leoninos, tem vindo a destacar-se com a camisola do Granada, da segunda divisão espanhola. Nos 1.649 minutos em que esteve em campo, o avançado marcou dois golos e fez seis assistências.