Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Chegou tarde a Alvalade, mas depressa encantou quem o viu. João Palhinha, ainda antes de atingir a maioridade, pisou pela primeira vez os relvados de Alcochete, sendo que desde esse momento nunca mais perdeu a sua ligação (emocional e contratual) ao emblema leonino, conquistando, assim, um lugar no coração dos sportinguistas.
Desde cedo que o rapaz nascido em Lisboa mostrou querer ser jogador de futebol, estando agora a atravessar a melhor fase da sua carreira. Com altos e baixos ao longo dos anos, o médio dos leões mostra ser um dos símbolos da raça e do querer deste Sporting orientado por Rúben Amorim.
O início de um longo percurso
A sua carreira enquanto atleta de futebol começou na capital portuguesa, ao serviço do Alta de Lisboa, com apenas 14 anos. Do clube da Charneca do Lumiar seguiu para Sacavém, ainda na mesma temporada, para representar o Sacavenense, onde ficaria até alcançar os juniores.
Após quatro anos a representar a turma de Sacavém, o médio defensivo ambicionava alcançar palcos maiores. Foi a 1 de setembro de 2012 que a vida de João Palhinha mudou totalmente, abrindo portas para patamares mais altos, sendo disputado pelos maiores clubes de Portugal.
Nesse dia o Sporting foi a Sacavém ganhar por 2-1, em jogo da quarta jornada do Campeonato Nacional de Juniores, sendo os golos leoninos apontados por Ricardo Tavares e Carlos Mané. Apesar da derrota, o médio foi um dos atletas em destaque, levando a que fosse abordado diretamente pelo técnico adversário, na altura Abel Ferreira.
No término do encontro, Abel Ferreira colocou a mão por cima do ombro de Palhinha, falando com o jovem médio, desde os bancos até aos balneários. Mais tarde veio-se a saber que o técnico leonino questionou o jogador sobre um eventual interesse em rumar a Alcochete, sendo esse o primeiro passo para a transferência.
Os leões não eram os únicos atentos às exibições do atleta lisboeta, sendo que Palhinha até já havia treinado no Benfica, às ordens de Bruno Lage, mas o seu desempenho não agradou as águias. A ida do médio para Alcochete complicou-se ainda mais com a entrada do SC Braga nas negociações.
Nega a António Salvador para rumar a Alcochete
João Palhinha chegou a estar reunido com o presidente António Salvador, acompanhado pelos pais, num hotel da cidade dos arcebispos, onde teve um contrato nas mãos. Apesar destes percalços, a saída do jogador de Sacavém foi para rumar a Alcochete, após conversar com os pais, que sempre acompanharam de perto o percurso do português.
Apesar da grande vontade dos leões em contar com o atleta, João Palhinha demorou para se impor ao mais alto nível pelos verdes e brancos. A sua primeira experiência na Liga NOS aconteceu aos 20 anos, ao serviço do Moreirense, sendo orientado por Miguel Leal.
Nesse primeiro ano, emprestado pelo Sporting, o jovem médio defensivo realizou 29 partidas. Ao serviço da turma de Moreira de Cónegos, o atleta foi titular por 26 ocasiões, conseguindo impor-se como uma das peças fundamentais do técnico do conjunto de Guimarães.
Embora tenha conseguido alcançar bons números ao serviço dos cónegos, não foi suficiente para garantir um lugar no plantel leonino, aquando do final do empréstimo. Na temporada seguinte acabou por rumar ao Belenenses, novamente por empréstimo dos leões.
Ao serviço dos azuis do Restelo realizou 18 jogos, sendo que apenas não realizou os noventa minutos da partida por duas ocasiões. O seu bom desempenho levou a que a turma de Alvalade, orientado por Jorge Jesus, fizesse o atleta retornar a casa em janeiro. Durante a restante temporada realizou apenas onze jogos, sendo titular quatro vezes.
O momento de se impor no futebol português
Na época seguinte, 2017/2018, permaneceu ao serviço do emblema leonino, mas as oportunidades que dispôs para mostrar as suas qualidades foram poucas. Ao longo dessa temporada apenas se apresentou com a listada verde e branca por sete ocasiões, estreando-se inclusive a marcar pelos leões, com um bis frente ao Oleiros, para a Taça de Portugal.
O verdadeiro crescimento no futebol português aconteceu nas duas épocas seguintes, quando teve emprestado ao SC Braga. Enquanto este ao serviço dos guerreiros do Minho, o médio realizou 76 partidas, sendo o autor de seis golos dos bracarenses, conquistando inclusive uma Taça da Liga, sob o comando de Rúben Amorim.
Esta época regressou a Alvalade, onde reencontrou o técnico português, que já o havia treinado em Braga. Apesar de ter atravessado um mercado de transferências atribulado, o médio, de 25 anos, acabou por ficar nos leões, sendo atualmente peça fundamental no conjunto leonino.
Jogador que decidiu deixar Alvalade depois do ataque Alcochete é reforço do gigante argentino depois de sair do Atlético Mineiro
|
0Rodrigo Battaglia, ex-jogador do Sporting, foi anunciado como reforço do Boca Juniors, clube argentino que o contratou, conforme revelado através de uma publicação nas redes sociais. O médio de 33 anos, que esteve nas últimas duas épocas no Atlético Mineiro, regressa agora ao seu país natal para representar, pela primeira vez, o emblema xeneize.
Formado nas divisões de base do Vélez Sarsfield, do Almagro e do Huracán, Rodrigo Battaglia deixou a Argentina em 2013/14, transferindo-se para Portugal para jogar no SC Braga. No futebol português, o jogador também passou pelo Moreirense e pelo Chaves antes de rumar ao Sporting. Foi no clube de Alvalade que viveu os seus anos mais marcantes, tendo vestido a camisola verde e branca entre as épocas de 2017/18 e 2019/20.
Durante a sua primeira época no Sporting, sob o comando de Jorge Jesus, Battaglia foi uma peça importante na equipa, disputando 57 jogos. No entanto, a sua passagem pelos leões não foi tranquila. Após o ataque à Academia de Alcochete, o jogador tomou a decisão de rescindir contrato com o clube, mas acabou por recuar na decisão e, sob a direção de Sousa Cintra, assinou um novo contrato válido por cinco anos.
De acordo com a imprensa argentina, o contrato de Rodrigo Battaglia com o Boca Juniors será válido até 2027, o que fará dele o 13.º clube da sua carreira. A confirmação da transferência deverá ser feita em breve, e, caso se concretize, o jogador irá integrar a equipa de Buenos Aires. Em Portugal, além do Sporting, Battaglia também alinhou no Braga e no Chaves, deixando a sua marca por onde passou.
Ao longo da sua carreira, Battaglia, avaliado em 1 milhão de euros, somou 88 jogos com a camisola do Sporting, onde marcou três golos e realizou três assistências. Além disso, fez parte do plantel que conquistou as Taças da Liga nas épocas de 2017/18 e 2018/19. Com a sua saída do Sporting, o jogador inicia uma nova etapa no futebol argentino, onde promete continuar a sua carreira de sucesso.
Na luta pela conquista do campeonato nacional, o astro português tem um novo oponente no caminho a representar o Al Hilal
|
0O Al Hilal - que pode vir a perder um astro do futebol - tem aproveitado o mercado de transferências de janeiro para realizar negociações e reforçar o seu plantel. Esta terça feira, dia 21 de janeiro, o conjunto saudita fechou a sua mais recente contratação e já se sabe quem será o novo rival de Cristiano Ronaldo: Kaio César, antigo pupilo de Rui Borges no Vitória de Guimarães.
Ainda que não tenham sido adiantados detalhes contratuais, o Vitória anunciou: "O futuro de Kaio César vai passar pela Arábia Saudita. Atual líder da principal liga do país árabe, o Al Hilal encetou negociações com a Vitória Sport Clube, Futebol SAD e chegou a acordo para a transferência imediata do extremo brasileiro de 20 anos".
"Oriundo da formação do Coritiba e três vezes internacional pela seleção sub-23 do Brasil, Kaio César ingressou no Vitória SC em 2023/24 e, em menos de duas épocas, totalizou 47 jogos oficiais, quatro golos e oito assistências pela equipa principal, destacando-se de forma evidente na presente temporada. Grata pelos serviços prestados e dedicação ao Vitória SC, a Vitória Sport Clube, Futebol SAD deseja as maiores felicidades pessoais e profissionais ao atleta brasileiro", completaram.
Contudo, importa referir que a direção do clube assegurou: "Os valores a envolverem esta e outras operações serão divulgados logo após o fecho do mercado de inverno". Ainda assim, sabe-se que a transferência ocorreu poucos dias depois de o Vitória ter adquirido cerca de 60% do passe do jogador por 1,5 milhões de euros, mantendo o Coritiba os restantes 40% dos direitos económicos, a operação revelou-se uma estratégia acertada, garantindo um retorno financeiro significativamente superior ao esperado.
Na presente temporada desportiva, 2024/25, Kaio César contabiliza 33 encontros ao serviço do Vitória de Guimarães. Nos 2.404 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o avançado canarinho marcou cerca de quatro tiros certeiros e fez oito vezes o último passe para golo.
Jogador que este no radar verde e branco durante a janela de transferências do passado verão, estará agora muito próximo de regressar ao seu país
|
0Vitór Roque jovem jogador brasileiro que protagonizou uma grande transferências do seu clube de formação, o Atlético Paranaense, para o gigante Barcelona, a troco de 40 milhões de euros, deverá agora estar de regresso ao seu País Natal. Após as elevadas expetativas criadas pelas exibições no Brasil, os primeiros tempos com a camisola blaugrana não foram o que o jovem avançado brasileiro pretendia, não tendo convencido o então técnico dos culés, Xavi Hernandez, nem os adeptos da equipa Catalã.
Com a saída de Xavi e a entrada do alemão Hansi Flick, Vítor Roque esperava ter mais oportunidade para tentar demonstrar a sua qualidade. Porém tal não aconteceu e foi nesta novela de mercado, que entrou em cena o Sporting, á época comandado por Ruben Amorim.
Vitor Roque foi associado ao Sporting como eventual alternativa a Fotis Ioanidis para fazer companhia no ataque a Viktor Gyokeres. O avançado de 19 anos, de acordo com que foi veiculado na imprensa nacional e internacional, recusou vir para Alvalade e preferiu ingressar na anterior equipa do reforço Leonino Rui Silva, o Bétis, a título de empréstimo.
Esse empréstimo também não está a correr da melhor maneira e de acordo com o jornal Sport, o jogador poderá estar muito perto de rumar ao Palmeiras de Abel Ferreira. De acordo com a mesma fonte, o Verdão terá apresentado uma proposta a rondar os 27 milhões de euros, por 80% do passe, à equipa detentora do seu passe, o Barcelona.
A confirmar-se será um novo rumo na carreira de Vítor Roque que quererá relança-la e a equipa do treinador português já demonstrou grande vontade em contar com os seus serviços com esta proposta avultada para os seus parâmetros financeiros.