
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A preparação da equipa do Boavista para a receção ao Sporting, marcada para as 20h30 do próximo domingo, sofreu um forte contratempo. Esta segunda-feira, a formação axadrezada foi obrigada a realizar o treino em Esmoriz, devido à falta de eletricidade no Estádio do Bessa.
De acordo com o jornal A Bola, na origem da situação, que já se prolonga desde a tarde da passada quarta-feira, está uma dívida do clube liderado por Garrido Pereira à empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica ao recinto do Boavista. Confrontado com a circunstância, o presidente da SAD axadrezada, Fary Faye, encontrou rapidamente uma solução e deslocou os trabalhos da equipa para Esmoriz.
A realização do encontro frente ao Sporting está agora dependente do pagamento da dívida e da consequente reposição do serviço de eletricidade, nos próximos dias. É ainda noticiado que o problema está a afetar a venda de bilhetes aos adeptos do Boavista para o jogo com o Clube de Alvalade. Importa sublinhar que, até ao momento, nenhum responsável do emblema axadrezado se pronuniou publicamente sobre o assunto.
De resto, a situação só agora é conhecida uma vez que, quando o problema teve início – na quarta-feira - a equipa orientada pelo treinador escocês Stuart Baxter já tinha rumado ao Algarve, onde, na sexta-feira, venceu o Farense (1-0), na ronda 30 do campeonato. No fim de semana, o plantel teve direito a dois dias de folga e só regressou aos trabalhos esta segunda-feira.
O jogo entre Boavista e Sporting, no próximo domingo, é referente à 31ª jornada da Liga Portugal Betclic. Antes disso, a equipa verde e branca foca atenções na deslocação ao terreno do Rio Ave, a contar para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. O apito inicial do encontro – que será arbitrado por Hélder Carvalho - está agendado para as 20h45 desta terça-feira. No primeiro jogo, em Alvalade, os leões venceram por 2-0.
Treinador verde e branco já vai pensando naquele que pode ser o jogo decisivo na luta pelo campeonato português, na penúltima jornada da Liga
|
Aproxima-se a passos largos a partida que pode ser decisiva para as contas da Liga Portugal Betclic. Sporting e Benfica encontram-se no estádio da luz, na 33ª jornada do campeonato, quando à 31º estão igualados pontualmente. Rui Borges já vai gerindo a equipa com vista a esse encontro, e há dois nomes que preocupam: Pote e Hidemasa Morita.
No que toca a lesões, estas são as grandes dores de cabeça do treinador português. O estado físico dos dois jogadores tem valido muita atenção dos responsáveis leoninos. Pote, por um lado, está a regressar à competição, e apesar da importância do médio na equipa, Rui Borges quer ser o mais cuidadoso possível com o retorno do craque.
Hidemasa Morita conta uma história diferente. Está de fora da competição há um mês, quando alinhou pela seleção do Japão contra o Bahrain. Rui Borges não quis forçar a utilização do médio, que está a ser poupado, exatamente para tentar recuperar e ser opção na partida frente ao Benfica.
Outra preocupação que existe na cabeça do treinador do Sporting são os cartões amarelos. Em primeira instância aparece Matheus Reis, defesa brasileiro que já foi amarelado por quatro vezes, e falhará a partida se vir mais algum cartão até ao dia desse jogo.
Outros dois casos que geram preocupação são os de Viktor Gyokeres e Morten Hjulmand. Ambos os jogadores estão a dois cartões amarelos de serem suspensos por uma partida, uma situação que se pode tornar chata, uma vez que são dois dos elementos mais importantes e decisivos do plantel do Sporting.
Jogador que foi condecorado com o prémio do melhor do mundo falou, recentemente, com os jornalistas, e disse o que pensava sobre o campeonato nacional
|
Luís Figo é um dos melhores produtos da história da Academia do Sporting. O antigo extremo, que nasceu para o futebol no Clube verde e branco, falou com os jornalistas recentemente, nos prémios Laureus, e acabou mesmo por revelar qual a sua preferência para vencer a Liga Portugal Betclic 24/25.
O antigo Bola de Ouro, prémio que conquistou em 2000, foi questionado sobre o que pensa do desfecho da Liga Portuguesa, e foi claro na resposta: "Espero que ganhe o Sporting mas... vamos ter de esperar", explicou Luís Figo, que começou a carreira em Alvalade.
Abordou, ainda sobre o Sporting, a saída de Ruben Amorim em novembro de 2024: "Chega a um momento da vida em que, depois de tantas ofertas, acabas por tomar essa decisão. Uma mudança é sempre um risco. Neste momento não está a ser fácil entrar a meio da época numa equipa com muitas dificuldades. Esperemos que, no futuro, possa voltar aos êxitos desportivos, tal como no Sporting", explicou o antigo internacional português.
Falou, depois, na sua carreira pessoal. O antigo extremo é, hoje em dia, dirigente desportivo, e diz que tudo tem corrido pelo melhor: "A minha carreira continuará a crescer. Já estou mais de cinco anos na UEFA, estou extremamente feliz e espero ter uma oportunidade de futuro", explicou Luís Figo. O antigo Bola de Ouro abordou, também, o futuro de Cristiano Ronaldo.
Por último, abordou Vinícius Júnior, e a última polémica do brasileiro: "Não sei o que aconteceu e não gosto de me meter em assuntos que não presenciei (...) Acho que nunca é bom estar em conflito com os adeptos. Queremos que nos apoiem. Joguemos bem que as pessoas fiquem satisfeitas", rematou o antigo internacional português, vice campeão da europa em 2004.
Treinador português orienta os vila condenses, próximos adversários dos leões, em partida da segunda mão das meias finais da Taça de Portugal
|
A equipa do Sporting entra em campo na próxima terça feira, dia 21 de abril, frente à formação do Rio Ave, em partida a contar para a segunda mão das meias finais da Taça de Portugal. Depois de Rui Borges, também Petit, técnico da equipa de Vila do Conde, falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão do encontro.
"Temos de acreditar que podemos dar a volta. Sabemos que é um jogo extremamente difícil. Contra um adversário que está, neste momento, em primeiro lugar no campeonato. É uma equipa com muita intensidade, uma equipa com muita qualidade. Mas, deste lado, também vai ter uma equipa que quer uma boa reação e que vai lutar para inverter este resultado. Queremos ser equilibrados durante o jogo, porque o Sporting tem boas dinâmicas, tanto em termos ofensivos quanto em transições. É uma equipa perigosa. Mas nós continuamos a alimentar o nosso sonho", começou por dizer Petit.
O técnico do Rio Ave prosseguiu: "Sabemos que o Sporting é uma equipa com boas dinâmicas. Muitos dos jogadores já jogam juntos há três anos e conhecem-se bem. Não podemos ir com muita sede de um pote, senão podemos ter algum dissabor. Temos de ser uma equipa corajosa, ambiciosa. Uma equipa com homens com a garra grande, porque a intensidade e os duelos têm de ser fortes. E quando tivermos bola, temos de ter personalidade", completou.
Ainda sobre o jogo com o Sporting, destacou a coragem que vai ser necessária por parte do Rio Ave para conseguirem um bom resultado contra os leões. Para Petit, o "saber sofrer", e um golo que abra a eliminatória são os ingredientes principais para os vila condenses sonharem com a passagem à final.
Acerca desse jogo decisivo, Petit, que já esteve no Jamor, disse o seguinte: "Eu já tive essa felicidade como jogador, acho que a seguir ao campeonato, é a competição mais bonita que nós temos, é o último jogo da época, num estádio e num ambiente inesquecível antes desse jogo e nós queremos alimentar isso". O treinador lamentou, ainda, a impossibilidade de jogar a partida frente ao Sporting em Vila do Conde, uma vez que o estádio do Rio Ave está interdito.