
Futebol
Futebol na TV (1 de abril): Há duelo de portugueses em Inglaterra.. com ex Sporting ao barulho
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Nani participou no último episódio do podcast de Rio Ferdinand. O antigo capitão do Sporting recordou um episódio com Davide Petrucci - e ainda aconselhou os red devils a contratar um jogador dos leões -, futebolista italiano que alinhava nas camadas jovens do Manchester United e como, depois de um treino, acabou por esmurrar o colega.
"Alex Ferguson pediu para não lhe bater"
"Nós tínhamos tido uma disputa no treino, mas eu decidi não reagir. Depois, no balneário, chegou o Patrice [Evra] e o Anderson, e disseram que eu tinha estado bem em não fazer nada. E depois fui chamado ao gabinete de Sir Alex Ferguson, estava lá também o Ryan Giggs [capitão], e o mister pediu-me para lhe prometer que eu não iria fazer nada", contou.
Já reunido com o técnico dos red devils, Nani questionou Ferguson: "O boss é homem e eu conheço-o: se alguém lhe desse um murro na cara, aceitava e ia para casa?", ao que o treinador garantiu ‘Não. Mas tu és mais do que isso, por isso diz-me que não vais fazer nada’". "Então, prometi-lhe, apertei a mão a ele e ao Giggs e saí decidido a não fazer nada", recorda.
"Gabou-se aos amigos que me bateu"
No entanto, a situação viria a mudar. "Eu já estava no balneário a trocar de roupa e o Anderson a elogiar-me por não ter reagido e mostrar que sou profissional. Mas depois chegou o Bebé – lembram-se do Bebé? – e disse: ‘Não, o Nani devia matá-lo porque ele agora está no ginásio a gabar-se aos amigos que bateu ao Nani porque ele estava a falar demasiado’", prosseguiu o ex Sporting.
"Ele tinha calçado umas luvas de boxe, com o treinador e os amigos ao pé, a simular uns murros e todos à gargalhada. E quando o confrontei por se estarem a rir de mim e a gozar com os murros, chamei-o à parte e - juro-te, Rio: só queria falar com ele, porque tinha prometido ao boss. E disse-lhe que ele estava a abusar, já com vários episódios anteriores. E a resposta dele foi ‘tu falas demasiado’ e cresceu para mim…", explicou Nani, que acabou por ceder.
"Dei-lhe uma lição, mas ainda somos amigos"
"Quer dizer, bate-me três vezes na cara, vou falar com ele calmamente e ele ainda crescer para mim? Tive de lhe dar uma lição e fazer o meu trabalho", disse o antigo capitão dos leões, admitindo que não passou de um caso isolado: "Mas atenção, Rio, ainda somos amigos, ouviste? Ainda somos amigos".
Antigo capitão dos verdes e brancos mostra insatisfação perante inércia de atacante que vem sendo muito criticado por quem o segue de perto
|
Nani está irritado com as performances recentes de Rafael Leão. Já retirado dos relvados, o ex-capitão do Sporting aponta o dedo à inconsistência do extremo internacional português e à falta de capacidade de assumir-se como protagonista em jogos importantes.
"Rafael Leão desaparece por vários minutos"
"Adoro o Rafael Leão. Quando representava o Sporting, por exemplo. Mas gostava de o ver mais ativo. Querer mais a bola, criar mais, envolver-se no jogo. Às vezes desaparece durante vários minutos e quando a bola lhe chega passa para trás", disse, no podcast de Rio Ferdinand - no qual aconselhou ainda que o Manchester United avance para um dos grandes craques dos leões.
Para Nani, Leão "está sempre à espera que alguma coisa aconteça, em vez de fazer algo acontecer". O antigo internacional luso explica que durante "o último jogo [da seleção]", ficou "um pouco frustrado", garantindo que o extremo do Milan "podia fazer algo tantas vezes, mas deixou os outros fazerem".
"Geovany Quenda é inacreditável"
Em comparação, o antigo capitão do Sporting realçou o trabalho incansável de Geovany Quenda: "Há um miúdo no Sporting, com 17 anos e é inacreditável. Tem energia, tem velocidade, ele pode melhorar o físico mas é muito inteligente. Muito maduro. Aquilo que não tínhamos no passado. Ele sabe jogar em equipa, quando deve parar e acelerar. Pode melhorar também no remate, ser mais consistente, mas fá-lo muito bem", terminou.
Ao serviço do Sporting, antes de rescindir contrato, após a invasão à Academia de Alcochete, Rafael Leão - avaliado em 75 milhões de euros - realizou apenas cinco jogos, marcando dois golos. O internacional português estreou-se com a Listada verde e branca diante do Oleiros, tendo feito um dos golos do triunfo por 4-2, tendo o outro sido obtido no Estádio do Dragão.
Lateral espanhol chegou ao Clube de Alvalade ainda com Ruben Amorim no comando, mas teve algumas dificuldades para se afirmar
|
Iván Fresneda está a caminho da melhor temporada da carreira. O lateral-direito do Sporting, contratado em 2023 ao Valladolid, ainda com Ruben Amorim ao comando dos leões, está a 333 minutos de jogo de igualar o seu melhor registo, alcançado em 2022/23 com a camisola da equipa espanhola.
O espanhol de 20 anos, que até esteve muito perto de sair no mercado de janeiro para o Como, de Itália, soma 26 jogos esta temporada de leão ao peito, num total de 1.512 minutos de competição. Ora, em 2022-23, ao serviço do Valladolid, Fresneda somou 1.845 minutos, divididos por 24 jogos. Ao nível dos golos, o internacional sub-19 espanhol já fez o que nunca tinha feito. Em 2024/25, o jovem marcou os três primeiros golos da sua carreira como jogador sénior. Titular nos últimos seis jogos do Sporting, o atleta leonino marcou a Farense, Porto e Famalicão.
Apesar do bom nível apresentado nos últimos tempos, o lateral-direito não teve um início fácil em Alvalade. Na temporada passada, atuou em apenas 10 jogos da equipa principal leonina, tendo realizado ainda uma partida pela equipa B. O suficiente, ainda assim, para se sagrar campeão nacional pelos verdes e brancos.
Já na primeira metade de 2024-25, ainda com Ruben Amorim ao leme dos leões, Fresneda também não teve muitas oportunidades. Até à chegada de Rui Borges, no final de dezembro, o espanhol atuou em apenas oito partidas – uma como titular. Com a chegada do ex-técnico do Vitória de Guimarães, Fresneda ganhou espaço na equipa e assumiu inclusivamente a titularidade em jogos importantes, como o clássico no Dragão no início de fevereiro, onde marcou o golo dos leões, ou a primeira mão do play-off da Liga dos Campeões diante do Borussia Dortmund.
Iván Fresneda - avaliado em 8 milhões de euros - deus os primeiros passos na sua carreira no Leganés e, posteriormente, no Valladolid, antes de chegar a Alvalade no verão de 2023, a troco de 9 milhões de euros. Agora, após um período complicado, o jovem espanhol está a passar por uma fase muito positiva na turma de Rui Borges.
Jogadores da equipa verde e branca voltam em peso já a partir do próximo encontro, depois de terem passado por situação de restrição extrema
|
O período do Ramadão, sagrado para quem professa a fé muçulmana que impede, quem o cumpre, de ingerir líquidos ou sólidos desde o nascer até ao pôr do sol, terminou no domingo. Assim, Jeremiah St. Juste e Ousmane Diomande, seguidores desta religião, passaram a poder alimentar-se nos períodos normais e estão na máxima força para os próximos compromissos do Sporting.
O período de Ramadão começou na noite de 28 de fevereiro, com o primeiro dia em jejum a acontecer no dia seguinte. Consiste no nono mês do calendário islâmico, onde os muçulmanos praticam um ritual de jejum, com a duração de 29 ou 30 dias. St. Juste e Diomande cumpriram a tradição religiosa e estiveram um mês nestas condições.
St. Juste, de 28 anos, chegou ao Sporting na época 2022/23 e está neste momento a fazer a sua terceira temporada ao serviço dos leões. Nesta época, acumula 19 jogos e 972 minutos em campo. O defesa neerlandês tem enfrentado vários problemas físicos desde a sua chegada a Alvalade, o que o tem impedido de ser uma escolha regular no onze inicial de Rui Borges. Já Diomande, de 21 anos, soma 38 partidas disputadas e dois golos nesta temporada. O defesa da Costa do Marfim é uma peça-chave no setor mais recuado d formação leonina e tem contrato válido até 2027. As últimas prestações do jovem central têm atraído olhares dos tubarões europeus.
Agora, com a alimentação normalizada e a possibilidade de manterem uma rotina física e nutricional adequada, ambos os jogadores podem estar na melhor forma para enfrentar a fase decisiva da época. A equipa técnica do Sporting vê esta situação com bons olhos, uma vez que St. Juste e Diomande são opções importantes para a defesa e podem ser fundamentais nos desafios que se aproximam.
O Sporting prepara-se para entrar na reta final da temporada e Rui Borges conta com todos os jogadores na máxima força. A equipa verde e branca encontra-se em primeiro lugar da Liga Portugal Betclic, com 65 pontos, e ainda está na luta para conquistar a Taça de Portugal, com a primeira mão da meia-final marcada para quinta-feira com o Rio Ave, às 20h15 no Estádio José Alvalade.