Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
12 Mar 2024 | 21:39 |
O Sporting venceu em Arouca, por 3-0, e Luís Freitas Lobo considera que parte do sucesso da turma de Rúben Amorim se deveu às mudanças na linha defensiva, referindo as dificuldades que Coates estava a ter em controlar a profundidade e destacando as entradas de Gonçalo Inácio e St. Juste.
“Foi dos jogos em que, frente ao bom futebol do Arouca, Amorim teve de mexer mais para segurar a equipa e o jogo que se tornava difícil de trás para a frente, isto é, a partir da linha defensiva que ia sendo obrigada a baixar à medida que o jogo decorria, num relvado revolto de relva aos saltos, deixando de pressionar alto por opção. Dessa forma, as mexidas principais de Amorim foram na linha dos três centrais, tanto fazendo duas substituições como mudando todos de posição em relação a como começou o jogo”, atira Freitas Lobo.
“A entrada de Gonçalo Inácio ao intervalo deu um pé esquerdo na saída pelo lado canhoto com qualidade para tirar bola de trás no passe em vez da tendência de saída em condução de Quaresma, destro e condicionado para fazer esse sair a jogar em posse veloz devido ao estado do relvado”, defende o comentador.
“Diomande passou então para o lado direito, onde fecha também em largura como defesa direito quando a equipa faz linha de “4” na transição defensiva (protegendo as costas de Catamo, que acompanhava subidas do lateral arouquense)”, afirma Luís Freitas Lobo.
“Depois, a meio da segunda parte, face às dificuldades de Coates a controlar bolas nas costas (a profundidade e mobilidade de Mujica e Cristo) meteu a velocidade de St. Juste na direita, medindo bem tempos de antecipação no corte, e puxou Diomande, mais forte, para o meio a segurar os avançados centro do Arouca. Ao mesmo tempo, metia, na frente, o avançado que melhor podia segurar a bola, Paulinho, em vez da mobilidade mais leve de Trincão que já não conseguia andar com a bola na relva”, atira o colunista do jornal ‘O JOGO’.
“Não é comum ver um treinador conseguir mexer tanto taticamente no jogar coletivo da equipa a partir de mexer (substituir ou mudar de posição) nos três defesas centrais. Sucede neste Sporting em face das características muito específicas do seu modelo de jogo e seus princípios (de posicionamento e importância de saída na primeira fase de construção) a partir de trás para a frente. Adapta a equipa a como defender (traços técnicos dos defesas e colocação do bloco, mais médio-baixo) em face das circunstâncias do jogo e do adversário para, assim, a deixar melhor posicionada para reagir às especificidades táticas adversas”, finaliza Luís Freitas Lobo.
Nas primeiras palavras depois de assinar novo vínculo, o internacional português de 27 anos mostrou-se "feliz" pelo acordo alcançado com os leões
06 Out 2025 | 19:28 |
É oficial. O Sporting renovou o contrato de Pedro Gonçalves até 2030, mantendo a cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. Nas primeiras palavras depois de assinar o novo vínculo, o internacional português de 27 anos mostrou-se "feliz" pelo acordo alcançado.
Pote: "É sempre um momento de orgulho renovar pelo Clube do coração e continuar a jogar pelo Sporting"
"É sempre um momento de orgulho renovar pelo Clube do coração e continuar a jogar pelo Sporting. Tenho sentido que o Clube, o Presidente e toda a gente envolvida gosta que faça parte desta história. Fico muito orgulhoso, é um Clube que adoro", referiu aos meios de comunicação dos leões.
O jogador contou que o caminho traçado em Alvalade foi muito melhor do que imaginava: "Não esperava, sequer, chegar a um Clube tão grande como o Sporting. Fico contente por fazer a minha história e o meu caminho. O mais importante é trazer troféus para o Clube e, um dia mais tarde, ir ao Museu Sporting e ver lá o meu nome".
Pote: "O Sporting tem de ser um dos melhores clubes de Portugal e da Europa"
Pote destacou a evolução que se registou em diversas áreas ao longo dos últimos cinco anos: "Sentimos que está um Clube estável. Houve mudanças no Estádio José Alvalade, obras na Academia Cristiano Ronaldo. Mudou muita coisa, estou a ver o Clube a crescer e isso é o mais importante, até porque o Sporting tem de ser um dos melhores clubes de Portugal e da Europa", afirmou.
O 'camisola 8' - que foi chamado à Seleção Nacional - disse que o tricampeonato é o grande objetivo para esta época: "Vamos dar o nosso máximo para ganhar (...) Individualmente, tem sido uma boa época e um dos meus melhores arranques. Vou dar o meu melhor para continuar assim", referiu, deixando uma mensagem aos adeptos: "Que nos continuem a apoiar como têm feito até hoje. Que acreditem na equipa porque vão ser muito importantes ao longo da época. Precisamos de toda a gente connosco. Os adeptos são o lado mais forte do Clube", concluiu.
Veja a publicação:
Ex juiz analisou alguns dos principais casos da oitava jornada da Liga Portugal Betclic, que terminou com empate dos leões frente aos minhotos
06 Out 2025 | 19:19 |
Iturralde González analisou alguns dos principais casos da oitava jornada da Liga Portugal Betclic, que terminou com empate do Sporting frente ao Braga (1-1). O ex-juiz internacional refere que, num lance entre Maxi Araújo e Vítor Carvalho, o médio brasileiro tentou cavar uma grande penalidade.
Iturralde: "Há um agarrão e ele cai para trás como se o tivessem matado"
"O que há aqui é um exagero do jogador brasileiro do Braga. É uma simulação, pois não há nada de nada. Há um agarrão e ele cai para trás como se o tivessem matado... É um exagero e grande do jogador”, disse ao jornal 'Record', esta segunda-feira, dia 6 de outubro.
Iturralde: "A mão do jogador que está no relvado está junto ao corpo e não ganha volumetria, nem ele a levanta"
Relativamente ao lance ao alegado braço aos 32 minutos de Maxi Araújo, o antigo árbitro não vê motivos para grande penalidade: "A mão do jogador que está no relvado está junto ao corpo e não ganha volumetria, nem ele a levanta. Maxi Araújo não a amplia para tocar na bola, é esta que lhe toca. Ou seja, não é punível, pelo que não é penálti”, apontou.
Os leões marcaram a meio da primeira parte por Luis Suárez, mas viram depois o adversário criar várias oportunidades para empatar e, quando parecia que iam resistir, Rodrigo Zalazar converteu uma grande penalidade cometida por Morten Hjulmand já nos descontos e ditou a igualdade.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 18 de outubro, frente ao Paços de Ferreira. O encontro, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Filipe Cândido, jogar-se-á no Estádio Capital do Móvel, às 20h15.
Jogador acabou por desperdiçar duas oportunidades que teve para marcar e, no final, treinador italiano criticou a prestação do seu pupilo
06 Out 2025 | 18:48 |
Rafael Leão foi lançado no decorrer da segunda parte no empate entre Milan e Juventus (0-0). O antigo jogador do Sporting foi alvo de um curioso comentário por parte de Massimiliano Allegri, que se irritou com o internacional português na hora de proceder à substituição.
M. Allegri: "Rafa, oh Rafa, não me irrites"
Além disso, o técnico italiano fez um reparo sobre o eventual crescimento do português para que se torne um jogador de topo, em declarações à DAZN Itália proferidas no final da partida. "Rafa, oh Rafa, não me irrites", soltou o técnico italiano no momento em que pretendia agitar a partida o mais depressa possível.
M. Allegri: "Quando chega lá, um jogador como ele, com duas oportunidades, tem de marcar"
Nos 27 minutos que realizou, o avançado acabou por desperdiçar duas oportunidades que teve para marcar e, no final, o técnico do Milan criticou a prestação de Rafael Leão. "Quando chega lá, um jogador como ele, com duas oportunidades, tem de marcar".
O técnico diz que o jogador ainda tem de evoluir: "Tem uma qualidade técnica excecional basta ver aquele remate do meio-campo, que é uma jogada de génio, mas precisa dar o próximo passo. Quando estiver à frente da baliza, ele tem de perceber que tem de ser decisivo, porque a equipa depende disso", frisou Allegri, depois de também Massimo Ambrosini ter criticado o atleta.
Na presente temporada de 2025/26, a sétima ao serviço do Milan, Rafael Leão - avaliado em 70 milhões de euros - realizou três jogos pelo conjunto rossonero. Ao longo dos 65 minutos disputados, o ex Sporting apontou um golo e ainda procura a primeira assistência.