Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

"MÁGOA POR NÃO FESTEJAR VITÓRIA NA VOLTA COM OS SPORTINGUISTAS"

Em exclusivo ao Leonino, Vidal Fitas, diretor desportivo do ciclismo do Sporting em 2018, mostra-se feliz por os mecanismos antidopagem funcionarem e defende regresso dos leões à modalidade

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

10 Mar 2021 | 16:23 |

Icon Comentário0

"Sinceramente, ainda não lhe sei dizer que sabor é que tem esta conquista. Acima de tudo, é um dia triste para o ciclismo. Gostava de ter ganhado esta Volta a Portugal na estrada e de a ter festejado com os Sportinguistas em Alvalade. Não sei se algum dia terei essa oportunidade". É esta a primeira reação de Vidal Vitas ao triunfo dos leões na Volta a Portugal de 2018. Lembre-se que esta quarta-feira, 10 de março de 2021, ficou a saber-se que Raúl Alarcón foi apanhado nas malhas do doping e, consequentemente, os leões triunfaram na prova (LER MAIS AQUI).

"Ainda existem pessoas que pensam que estão à margem dos regulamentos"
Apesar da vitória, o então diretor desportivo do ciclismo do Sporting confessa, em exclusivo ao Leonino, que preferia ter vencido a Volta a Portugal de 2018 na estrada: "Era o grande objetivo do projeto e, na altura, foi dado como um grande falhanço. Ficou essa mágoa de nunca se ter conseguido conquistar a Volta a Portugal. Não tivemos a possibilidade de festejar com quem nos apoiou ao longo do projeto". Quanto à decisão da União Ciclista Internacional (UCI), Vidal Vitas considera que é positivo ver que os mecanismos antidopagem funcionam: "A única coisa positiva que se pode retirar disto é que o sistema antidopagem funciona. Infelizmente, ainda existem pessoas que pensam que estão à margem dos regulamentos e que podem passar impunes". Questionado sobre se, na estrada, sentiu que era impossível vencer, o atual diretor desportivo da Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel desvaloriza e defende que os ciclistas devem confiar nas autoridades competentes: "Não temos de pensar nisso. Esta questão do passaporte biológico veio trazer uma grande verdade ao ciclismo. Sabemos que o sistema funciona e nunca pomos em causa a veracidade dos resultados porque, teoricamente, as coisas estarão devidamente certificadas. Esta é a parte boa desta notícia".
Fim do ciclismo no Sporting? "Essa pergunta tem de ser feita às pessoas responsáveis"
Quanto ao fim abrupto do ciclismo leonino e se esta conquista poderia ter alterado o rumo dos acontecimentos, Vidal Fitas diz que "essa é uma pergunta que tem de ser feita ao Sporting e não a mim", recusando qualquer mágoa pelo fim da modalidade em Alvalade até porque "a durabilidade destes projetos depende de uma série de fatores".
"Faria sentido o Sporting voltar a apostar no ciclismo"
Por fim, relativamente a um eventual regresso da modalidade, Vidal Vitas acredita que "faria sentido o Sporting voltar a apostar no ciclismo", acrescentando que "nos clubes grandes, a maneira como se vê o ciclismo tem de ser diferente. Os clubes devem olhar para o ciclismo da mesma forma que fazem as empresas, ou seja, pela visibilidade. O ciclismo tem algo que outras modalidades não têm. Muito facilmente se pode fazer um calendário europeu. Naquela altura, era muito fácil um Sportinguista estar à conversa com o Joni (Brandão), Rinaldo Nocentini ou com o Frederico Figueiredo".


Fotografia de Sporting




Modalidades

Oficial! Varandas dá novo reforço ao Sporting e contrata campeão nacional

Craque chega ao emblema verde e branco com um currículo já assinalável e não esconde ambição de triunfar no novo desafio na carreira

É oficial! Sporting, de Frederico Varandas, reforçou o projeto de atletismo para a nova temporada com a contratação de Nikita Miroshnyk
É oficial! Sporting, de Frederico Varandas, reforçou o projeto de atletismo para a nova temporada com a contratação de Nikita Miroshnyk

20 Set 2026 | 15:47 |

Icon Comentário0

É oficial. O Sporting reforçou o projeto de atletismo para a nova temporada com a contratação de Nikita Miroshnyk, jovem especialista no lançamento do martelo, proveniente da Juventude Vidigalense. Aos 17 anos, o atleta chega a Alvalade com um currículo já assinalável nos escalões de formação, depois de se ter sagrado Campeão Nacional de sub-18 e sub-20.


"É o início de uma nova etapa para mim e estou muito orgulhoso, porque mostra que o meu trabalho está a dar resultado", afirmou, antes de destacar a responsabilidade acrescida de passar a representar um Clube com a dimensão dos leões, liderados por Frederico Varandas.


O jovem praticou várias disciplinas antes de descobrir o lançamento do martelo. Desde então, os resultados começaram a surgir, com títulos nacionais em diferentes escalões e a chamada à Seleção Nacional. A estreia por Portugal aconteceu recentemente no Meeting de Juniores de Mannheim, na Alemanha: "Fiquei claramente muito feliz pela minha primeira internacionalização, apesar de não ser um Europeu ou um Mundial. Ainda assim, os atletas que vão a esse meeting são os mesmos que vão a Europeus e Mundiais e, por isso, só estar lá já me encheu de orgulho e dá-me ainda mais motivação".


N. Miroshnyk: "Prometo fazer o meu melhor em cada prova"

Já de leão ao peito, Miroshnyk não esconde a ambição para a temporada que agora começa: "Além de revalidar o meu título de Campeão Nacional, quero fazer uma boa prestação no Nacional de sub-23 e chegar aos mínimos para o Europeu de sub-20. Prometo fazer o meu melhor em cada prova".


Paulo Reis, coordenador do atletismo leonino, acredita que o reforço pode atingir um patamar elevado: "É um jovem que conheço há muito tempo, muito focado e trabalhador. Tem sido o melhor jovem português na disciplina, tanto como sub-18 como sub-20 e em 2026/2027 será ainda sub-20. Com o trabalho que está a desenvolver e com o talento que tem, acreditamos que pode chegar aos 70 metros com o martelo de 6kgs e, depois, passar os 60, 62, 64 e 65 metros com o martelo de 7kgs". Recentemente, Roque também foi anunciada como reforço.


Modalidades

Sporting dá nova cabazada no Benfica e deixa rival com mais derrotas do que vitórias em 2026/27

Leões confirmaram excelente arranque de temporada e somaram mais um triunfo diante do eterno rival, depois da vitória na Supertaça

Sporting voltou a levar a melhor sobre o Benfica e venceu o dérbi de andebol por 32-27, no Pavilhão João Rocha
Sporting voltou a levar a melhor sobre o Benfica e venceu o dérbi de andebol por 32-27, no Pavilhão João Rocha

19 Set 2026 | 16:47 |

Icon Comentário0

O Sporting voltou a levar a melhor sobre o Benfica e venceu o dérbi de andebol por 32-27, no Pavilhão João Rocha, em jogo da quarta jornada do campeonato nacional. Os leões confirmaram o excelente arranque de temporada e somaram mais um triunfo diante do eterno rival, que soma três desaires em cinco jogos esta época.


O encontro começou equilibrado, apesar de o Sporting ter assumido desde cedo a iniciativa no marcador. Francisco Costa apontou o primeiro golo dos verdes e brancos, que chegaram a estar na frente durante boa parte do primeiro tempo.


Ao intervalo, a vantagem leonina era mínima, com o marcador em 16-15, deixando tudo em aberto para os 30 minutos finais. Foi aí que o conjunto orientado por Ricardo Costa acelerou e começou a construir a diferença, com Thorkelsson e Francisco Costa a marcarem logo nos primeiros momentos da segunda parte e a colocarem o Sporting com três golos de vantagem.


A partir daí, os encarnados ainda tentaram reagir, mas não conseguiram acompanhar o ritmo dos tricampeões nacionais. Mohamed Aly também assumiu protagonismo na baliza leonina, com três defesas em apenas cinco minutos, contribuindo para que o Sporting consolidasse a vantagem e chegasse a ter cinco golos de diferença.

O triunfo permite aos comandados de Ricardo Costa isolarem-se provisoriamente na liderança do campeonato, enquanto o Benfica sofre a segunda derrota consecutiva, depois do desaire frente ao Porto na jornada anterior. Os leões voltam, assim, a levar a melhor sobre o rival num arranque de época em que já tinham vencido o dérbi na Supertaça.



Modalidades

Oficial! Roque é reforço do Sporting; Varandas garante contratação de relíquia

Atleta esteve em grande durante o último Campeonato do Mundo da categoria, assumindo-se como uma das promessas da modalidade

Sporting, de Varandas, reforçou o projeto de atletismo com a contratação de Lara Roque, jovem especialista de meio-fundo
Sporting, de Varandas, reforçou o projeto de atletismo com a contratação de Lara Roque, jovem especialista de meio-fundo

19 Set 2026 | 13:18 |

Icon Comentário0

É oficial. O Sporting reforçou o projeto de atletismo com a contratação de Lara Roque, jovem especialista de meio-fundo que chega a Alvalade aos 18 anos com um recorde nacional sub-20 no currículo. A atleta, que chega proveniente da Associação Académica da Bela Vista, estabeleceu a marca de 10’15”69 nos 3 mil metros obstáculos durante o último Campeonato do Mundo da categoria, assumindo-se como uma das promessas portuguesas.


L. Roque: "Sinto-me muito feliz e orgulhosa por poder representar este grande Clube"


A atleta vai enfrentar agora uma mudança significativa na sua vida, conciliando a carreira desportiva com a entrada no Ensino Superior e a mudança para Lisboa: “Sou do Algarve e mudei toda a minha vida para Lisboa, mas acho que tenho todas as condições para continuar a melhorar. Sinto-me muito feliz e orgulhosa por poder representar este grande Clube. Quero dar o meu melhor e ajudar ao máximo”, disse.


Apesar de ainda ter idade de sub-20, a corredora já olha para objetivos de maior dimensão e pretende continuar a aproximar-se da elite nacional. Entre as metas para a nova temporada estão novas chamadas à seleção portuguesa, a melhoria dos seus registos e a tentativa de voltar a superar o recorde nacional.

Paulo Reis, coordenador de atletismo dos leões, revelou que o Clube já perspetiva uma evolução rápida até à equipa principal. “A aposta na Lara é não só uma aposta nas nossas equipas jovens mas, sobretudo, já a pensar também na equipa principal e na possibilidade de se afirmar, a curto-prazo, como uma das principais ou até a principal atleta de obstáculos no Sporting”, afirmou.


Lara Roque continuará elegível para o escalão sub-20 na próxima época e chega depois de uma participação de destaque no Mundial da categoria, onde, além de bater o recorde nacional, esteve entre as melhores portuguesas em prova: “É uma atleta que ainda vai manter-se sub-20 na próxima época e é uma das grandes esperanças do meio-fundo em Portugal. Recentemente, foi uma das melhores atletas da equipa portuguesa no Campeonato do Mundo de sub-20, bateu o recorde nacional e, sendo ambiciosa, vai querer fazer uma prestação de relevo no próximo Campeonato da Europa”, disse Paulo Reis, que também comentou a renovação de Duarte Santos.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! Santos chega a acordo com Varandas e renova pelo Sporting
Modalidades

Oficial! Santos chega a acordo com Varandas e renova pelo Sporting

19 Set 2026 | 09:25

Icon Comentário0
Oficial! Sporting vai participar de Taça Intercontinental e já há adversários - Exclusivo confirmado
Modalidades

Oficial! Sporting vai participar de Taça Intercontinental e já há adversários - Exclusivo confirmado

18 Set 2026 | 16:28

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Guardião do Sporting interessa a clube da Bundesliga; Varandas vê soluções
Modalidades

Exclusivo Leonino - Guardião do Sporting interessa a clube da Bundesliga; Varandas vê soluções

17 Set 2026 | 15:12

Icon Comentário0