
Modalidades
Exclusivo Leonino - Extremo que assinou duas vezes pelo Sporting não convenceu e vai sair
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
|
O contexto pandémico provocado pela Covid-19 obrigou a que a jornada do presente fim-de-semana (31 de outubro e 1 de novembro) fosse adiada. Nesse sentido, o Leonino aproveita a pausa forçada para fazer um balanço da prestação das modalidades do Sporting CP. Tiago Botelho, autor do blog modalidades Sporting CP e também do resumo das modalidades no podcast Sporting 160, classifica, de um a cinco, o desempenho do andebol, basquetebol, futsal, hóquei em patins e voleibol dos leões. “Prestação na Champions foi meritória” A turma orientada por Luís Magalhães já conquistou um troféu esta época e ainda não conhece o sabor da derrota no campeonato, com três vitórias no mesmo número de jogos, sendo que a única derrota da temporada valeu o afastamento europeu. Apesar de não estar estabelecido como objetivo, o Sporting CP tinha a ambição de chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões, conseguindo assim uma meta histórica, visto que nunca nenhum clube português havia chegado a tal fase. O primeiro passo do sonho foi frente ao Fribourg Olympic (78-84), com os leões a garantirem um lugar na segunda fase de qualificação. Se foi por seis pontos que os leões venceram na primeira fase, foi pelos mesmos pontos que foram eliminados. A derrota frente ao KK Igokea (70-64) ditou o fim de um sonho para os homens de verde e branco. Após não conseguir o apuramento europeu, a turma leonina estava com sede de vencer, e viu na Taça de Portugal, ainda relativa à época passada, a oportunidade de se redimir. Na final four jogada no Pavilhão Multiusos de Odivelas, os verdes e brancos tiveram como primeiro adversário, nas meias-finais, o Vitória SC. Os leões conseguiram vencer os vimaranenses (85-71), marcando assim lugar na final frente ao FC Porto. Numa vitória sofrida, mas merecida, frente aos dragões (87-78), os leões ergueram o troféu que já escapava há 40 anos. Relativamente à LPB Placard, os leões só sabem vencer, conquistando três vitórias no mesmo número de jogos disputados. Autores de 256 pontos marcados e 191 sofridos, os pupilos de Luís Magalhães ocupam o terceiro posto do campeonato, estando em igualdade pontual com o SL Benfica, ambos atrás do Lusitânia, que leva mais um ponto, mas também mais um jogo.
A Champions não era bem um objetivo e a prestação foi meritória. Já ganharam um troféu e logo frente a um rival.“Na frente do campeonato e com boas exibições” Os homens de Paulo Freitas ainda não sabem o que é perder, sendo que nas cinco partidas disputadas, venceram quatro, concedendo apenas um empate. Os jogadores de hóquei em patins do Sporting CP ainda só disputaram encontros referentes à Primeira Divisão do Campeonato Nacional. A entrada nesta competição, apesar de vitoriosa, não terá sido de maior agrado para Paulo Freitas, com os leões a vencerem o HC Tigres (4-3). Depois da jornada de abertura, veio o primeiro jogo grande do campeonato, com os verdes e brancos a receberem e a vencerem a UD Oliveirense. O principal desafio da época veio a seguir, com a turma de Alvalade a visitar o Pavilhão da Luz, para defrontar o SL Benfica. Num confronto que ficou marcado pelas críticas à arbitragem (LER AQUI), os pupilos de Paulo Freitas não conseguiram mais que um empate a um golo. Seguiram-se dois jogos com um teor de dificuldade reduzido, resultando em duas goleadas para os leões. Primeiro na receção ao Famalicense, com o conjunto verde e branco a golear por 10-2. No último encontro, em visita a Turquel, o conjunto leonino venceu por 7-2 o HC Turquel. Estes resultados permitiram aos homens de Alvalade ocupar, nesta altura, o primeiro posto da classificação com 13 pontos conquistados nas cinco partidas disputadas. O conjunto leonino está em igualdade pontual com o segundo classificado, o Valongo, somando mais três pontos que o seu rival direto, SL Benfica (10 pontos). O principal destaque da turma leonina vai para Gonzalo Romero, que já soma seis golos nas cinco partidas realizadas. Sem querer ficar para trás, Toni Pérez, João Souto e Alessandro Verona já levam quatro golos nas suas contas pessoais, sendo que o italiano ainda só soma quatro encontros disputados, ao contrário dos seus companheiros que já vão na marca dos cinco.
Na frente do campeonato, com boas exibições e tendo já defrontado dois rivais. Só não leva a classificação máxima pelo empate na luz.“Falta um teste difícil” No que toca ao futsal leonino, até agora, em cinco jornadas, os leões de Nuno Dias conquistaram cinco vitórias, perfazendo o total de pontos possíveis na Liga Placard e ocupando o segundo lugar, com os mesmos pontos que o rival da Luz (15), ainda que com pior diferença de golos. Tendo em Cavinato o homem golo do momento – já tendo marcado por cinco vezes – e ainda Merlim com o melhor número de assistências na competição até à última jornada jogada (sete), a turma capitaneada por João Matos segue com duas goleadas: uma no recinto da Quinta dos Lombos, por 11-2 e, ainda, em casa, frente à AD Fundão, por 8-2. Se estes resultados foram expressivos, os restantes nem tanto: 3-2 diante dos Leões de Porto Salvo na jornada inaugural, no Pavilhão João Rocha; 2-1 no reduto do SC Braga e, ainda, na última jornada disputada, 3-2 em Sandim, frente à AD Modicus. Como Nuno Dias referiu, as vitórias não têm fugido e “os três pontos são sempre o mais importante. Continuamos só com vitórias” (LER AQUI), no entanto, na antevisão a essa mesma partida, Paulo Luís revelou que os objetivos da formação do Clube de Alvalade passam por “ganhar, mas sempre com o intuito de marcar, dar espetáculo e não sofrer”, além de que o desejo passa por “terminar a fase regular em primeiro lugar, com o melhor ataque e a melhor defesa, e isso está implícito em todas as jornadas” (LER AQUI). No entanto, esses mesmos números não têm sido conseguidos, ainda que os resultados não espelhem, da melhor forma, as exibições do Sporting CP. Na realidade, os verdes e brancos ainda não disputaram mais nenhuma competição, ainda à espera dos jogos que lhes darão acesso aos adversários da Taça de Portugal e à Ronda Principal UEFA Futsal Champions League. Não esquecendo, de todo, a Taça da Liga, que contempla os oito primeiros classificados aquando do final da primeira ronda da Liga.
Os resultados têm acompanhado as exibições. Falta um teste mais difícil.“Andebol ainda não perdeu, mas, no campeonato, as exibições não foram as melhores” O conjunto de Rui Silva já disputou um total de 11 encontros, tendo vencido 10 e empatado apenas um. O primeiro objetivo da temporada foi alcançado com sucesso. Na fase de qualificação da EHF European League, os leões bateram o Dobrogea Sud. Na Roménia, o Sporting CP empatou a 27 golos, tendo carimbado, posteriormente, a presença na fase de grupos da competição europeia, com uma vitória, por um golo (22-21), no Pavilhão João Rocha, diante dos romenos. Já na fase de grupos, e naquela que foi provavelmente a melhor exibição da temporada, os comandados de Rui Silva saíram vitoriosos da deslocação ao reduto do CS Dinamo Bucuresti, vencendo por 27-25. Quanto ao Campeonato Placard Andebol 1, o Sporting CP regista oito vitórias em tantos jogos disputados. Com 255 golos marcados e 198 sofridos, a turma de Alvalade ocupa o terceiro lugar, com 24 pontos, os mesmos que o FC Porto, mas com uma diferença de golos pior do que a dos dragões. Na liderança, com um jogo a mais, encontra-se o SL Benfica, com 27 pontos. Apesar de só ter somado vitórias, o treinador verde e branco já deixou algumas críticas aos seus pupilos, nomeadamente devido à oscilação no nível exibicional em alguns encontros (LER AQUI).
O andebol ainda não perdeu e teve duros testes na EHF European League, mas, no Campeonato Placard Andebol 1, as exibições não foram as melhores.“Falhámos o primeiro objetivo da temporada (…) e ainda perdemos com SL Benfica e Esmoriz GC” Em 2020/21, o conjunto de Gersinho leva nove jogos realizados e o registo não é o mais positivo: cinco vitórias e quatro derrotas. Na Supertaça, os leões começaram por vencer o Leixões SC, por 3-0, com os parciais de 25-15, 25-13 e 25-21. Porém, ainda em partida referente à fase de grupos, os rapazes de verde e branco foram derrotados pela AJ Fonte do Bastardo, por 3-2, com os parciais de 26-28, 25-18, 25-20, 20-25 e 15-13. Na meia-final, o dérbi eterno diante do SL Benfica, o Sporting CP até esteve a vencer por 2-0 (25-15 e 25-22), mas as águias acabaram por triunfar, com 15-11 na ´negra´. Relativamente ao Campeonato Nacional, os leões registam quatro vitórias em seis jogos. Os triunfos aconteceram diante do CN Ginástica (3-0), SC Espinho (3-2), AJ Fonte do Bastardo (3-0) e SC Caldas (3-0). Porém, os comandados de Gersinho voltaram a ser derrotados pelo SL Benfica (3-1, no Pavilhão João Rocha) e, na deslocação ao reduto do Esmoriz GC, perderam, por 3-2 (25-22, 19-25, 22-25, 27-25 e 15-9). Se as derrotas diante das águias são ´aceitáveis´, os desaires frente ao Esmoriz GC e AJ Fonte do Bastardo não deixam bons indicadores para o resto da temporada. Em abono da verdade, e tal como Gersinho já referiu, nesta fase da competição, o importante é garantir um lugar nos oito primeiros, mas, para já, a prestação do voleibol verde e branco tem ainda muito a melhorar.
Falhámos o primeiro objetivo da temporada: o 1.° lugar do grupo na Supertaça e não marcámos presença na final da mesma competição. Para lá disso, ainda perdemos, no Campeonato Nacional, com o SL Benfica e Esmoriz GC.
Fotografia de Sporting CP
Atleta teve em destaque nas partidas do campeonato diante o Clube de Alvalade e vai começar a vestir a Listada verde e branca
|
Frederico Varandas assegurou a contratação de Miguel Correia para a equipa de basquetebol do Sporting. O plantel comandado por Luís Magalhães contrata o jogador à formação do Galitos, depois dos abandonos de Cat Barber e de Isiah Armwood, tal como já foi anunciado através de um Exclusivo do nosso Jornal.
Segundo informações avançadas pelo portal Basquetebol Portugal, o Clube de Alvalade vai poder contar com os serviços do base português para a próxima temporada da modalidade, depois do jogador ter feito duas excelentes prestações individuais contra os leões, nos play-offs.
Na temporada passada, o Sporting teve dois encontros marcados com a equipa do Barreiro a contar para os quartos-final do campeonato nacional, em que Miguel Correia foi o principal destaque do Galitos. Na primeira partida o jogador apontou 24 pontos. Já na segunda, o jogador contribuiu com 14.
Caso o negócio se venha a confirmar pelo Sporting, este será o terceiro reforço do basquetebol leonino, depois das contratações de João Fernandes e João Embaló à formação da Oliveirense. Para além destas transferências, Luís Magalhães poderá contar com os serviços de Malik Bowman, que estava emprestado ao Imortal.
Com 1,88 metros de altura, Miguel Correia já representou uma série de emblemas do panorama do basquetebol nacional, tendo inclusivamente uma passagem pelo campeonato italiano. Com 24 anos de idade, o base fez maior parte da sua formação no Queluz, passando depois pelo San Benedetto, Porto, Barreirense e mudando-se para o rival da cidade da margem sul.
Extremo da equipa das basquetebol do Clube de Alvalade ficou a conhecer planos dos responsáveis da secção para a próxima temporada
|
Isaiah Armwood não vai continuar na equipa de basquetebol do Sporting na próxima temporada desportiva, sabe o Leonino. O jogador regressou ao emblema verde e branco, em 2024, depois de primeira passagem em 2022/23, mas será um dos muitos atletas que não vão transitar para 2025/26.
Ao que o nosso Jornal apurou, o jogador não correspondeu às expetativas que havia demonstrado na sua primeira passagem pelo Sporting e já não vai voltar a vestir a Listada verde e branca. Na primeira época, o basquetebolista conquistou dois títulos: uma Supertaça (2022/23) e uma Taça da Liga (2022/23), deixando os leões pouco depois para rumar ao Nishinomiya Storks, do Japão.
O regresso não correu de feição nem ao jogador nem à modalidade leonina que, além de não ter conquistado qualquer título em 2024/25, falhou a presença na final do Campeonato Nacional, ao perder nas meias-finais da competição nos três jogos frente ao Porto.
Em 2024/25, Isaiah Armwood somou uma média de 7,9 pontos, 5,2 ressaltos e duas assistências em 34 partidas. O plantel do Sporting prepara-se para sofrer várias alterações relativamente a esta temporada, com um antigo colega do norte-americano a estar de regresso aos leões.
Luís Magalhães não está contente com as condições existentes no Sporting. O treinador é opinião de que o Sporting não tem, no momento, condições para competir com Porto e Benfica, grandes rivais da modalidade, pelo que são esperadas muitas mudanças.
Antigo jogador do emblema verde e branco participou no encontro e conquistou segundo campeonato consecutivo ao serviço do clube da Luz
|
A equipa de basquetebol do Benfica venceu, este domingo, 15 de junho, o Porto, por 93-71, e sagrou-se tetracampeã da modalidade. Daniel Relvão, antigo jogador do Sporting, participou no encontro e conquistou o segundo campeonato consecutivo ao serviço do clube da Luz.
Vindos de uma derrota no terceiro jogo na final, os encarnados entraram melhor na partida, acabando por se destacar no marcador e distanciando-se dos dragões nos minutos iniciais (21-19). No segundo parcial, as águias voltaram superiorizar-se e o resultado ao intervalo era favorável às águias (49-28).
No regresso dos balneários, para a segunda parte, o Benfica continuou por cima do rival azul e branco e, no terceiro quarto, permitiram uma ligeira aproximação (51-69). No quarto parcial, a turma de Norberto Alves conseguiu distanciar-se e volta a vencer o título.
Os encarnados reforçaram a liderança do ranking de vencedores da competição nacional com 31 títulos, contra 12 do Porto e nove do Sporting - que já tem um reforço garantido para 2025/26. O último título de campeão do emblema verde e branco aconteceu na temporada de 2020/21, sob comando técnico de Luís Magalhães.
Já Daniel Relvão esteve apenas uma temporada no Clube de Alvalade, tendo conquistado três títulos: Taça de Portugal, Taça da Liga e Supertaça. Participou em 41 jogos pelo Sporting e terminou a época desportiva de 2021/22 com a média de 4,6 pontos por partida.