
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Numa crónica exclusiva ao jornal 'O Jogo', Manuel Moura dos Santos realizou, na edição deste semana, uma análise ao Sporting. Na peça, constam os últimos confrontos dos leões, frente ao Sturm Graz e ao Famalicão, e também uma calendarização dos desafios que se avizinham.
"Surpresa na equipa apresentada por Rúben Amorim, deixando Hjulmand no banco de suplentes e apostando num meio campo com Daniel Bragança e Morita", começou por afirmar, referindo-se ao jogo diante do Famalicão este sábado, dia 26 de outubro. Acrescentou ainda, "Primeira parte de domínio do Sporting com a criação de várias oportunidades de golo, falhadas ou defendidas pelo guarda redes do Famalicão" e, depois do intervalo, "Uma segunda parte bem conseguida permitiu ao Sporting adiantar-se no marcador com golo de Gyokeres, após muito boa jogada da minha equipa. Poucos minutos depois Quenda estreou-se a marcar". Finalizou relembrando que foi uma boa vitória, porém, num campo historicamente complicado.
Passando à deslocação ao Sturm Graz, na Áustria, a contar para a Liga dos Campeões, "Correu bem. O sucesso desportivo que muitos antecipavam, confirmou-se". Recorde-se que o emblema leonino venceu os austríacos por 2-0, mas, ainda assim, "Só Gyokeres falhou dois". No entanto, a partida ficou marcada pelos "regressos de St. Juste e Matheus Reis, sobretudo o primeiro que se espera que venha para ficar". Com os graduais regressos dos jogadores que estavam de baixa por lesão, adicionando-se também à equação, Diomande e Pedro Gonçalves, admite que "a equipa ganha altura e poder físico no centro da defesa que serão muito importantes para os compromissos que se seguem".
Na mira, até ao fim de novembro, os leões têm sete confrontos em agenda. Apesar da maré de bons resultados, alerta, "não podemos baixar a guarda porque o inesperado está sempre ao virar da esquina". No caso, pode estar também em Alvalade, já que receberão o Manchester City e o Arsenal, ou então em Braga, na deslocação que realizarão a contar para a Liga Portugal. "Para além destes três jogos de coeficiente de dificuldade elevadíssimo, ainda jogará com o Nacional, Estrela da Amadora, Amarante e Santa Clara". Olhando para os compromissos que o emblema tem em mãos, Manuel Moura dos Santos constata que "Será um mês muito exigente e determinante para o sucesso do Clube esta época".
Com uma forte luz ao fundo do túnel, pela "recuperação para a competição da maioria dos lesionados", reconhece que esse é um fator muito importante e reforça o otimismo da turma de Rúben Amorim ao enfrentar os adversários que tem em lista para as próximas semanas.
Médio lesionou-se a 19 de fevereiro, quando teve de sair aos 40’ no 0-0 com o Dortmund, na Alemanha, devido a fratura do quinto metatarso do pé direito
|
João Simões vai começar a pré-temporada do Sporting a 100%. O médio das camadas de formação de Alcochete lesionou-se gravemente na última temporada, mas vai estar apto para iniciar a nova época desportiva às ordens de Rui Borges já no dia 1 de julho.
O atleta fez a época de estreia na equipa principal do Sporting na época transata, que terminou com o bicampeonato e a dobradinha verde e branca. O médio beneficiou das muitas lesões que se fizeram sentir no plantel dos leões para ganhar o seu espaço em Alvalade.
Ainda assim, Frederico Varandas já fechou a renovação contratual com João Simões. O médio fez uma temporada em crescendo no Sporting e convenceu a estrutura a segurar o jovem por mais alguns anos, confirmando assim um Exclusivo do nosso Jornal.
Foi lançado por João Pereira na estreia, e manteve o lugar com a entrada de Rui Borges, até ao final de fevereiro, quando sofreu uma fratura do quinto metatarso do pé direito no jogo do play-off da Liga dos Campeões, frente ao Borussia Dortmund.
A lesão obrigou o jogador a intervenção cirúrgica, e a temporada de João Simões terminou nessa altura, ficando impedido de dar o contributo à equipa, e juntando-se a Nuno Santos e Daniel Bragança - que também estão perto do regresso aos relvados sem limitações.
Futebolista que não entra nas contas do Clube de Alvalade está em negociações para rumar ao campeão da Suíça nesta janela de mercado
|
Koba Koindredi não vai mesmo regressar ao Sporting. O médio de 23 anos de idade fez uma boa temporada nos suíços do Lausanne, mas os helvéticos não acionaram a opção de compra pelo futebolista que deverá rumar ao Basileia na próxima época desportiva.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, o acordo entre o bicampeão português e o campeão da Suíça vai ser estabelecido através de um empréstimo, acabando por ser uma nova cedência do futebolista que contemplará ainda uma opção de compra.
Contratado ao Estoril no mercado de inverno de 2023/24, Koba Koindredi tem contrato com o Sporting até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada na ordem dos 60 milhões de euros. O futebolista custou aos leões qualquer coisa como 4,25 milhões de euros, aos quais acresciam mais 1,75M por objetivos.
No empréstimo ao Lausanne ficou acordada uma opção de compra na casa dos 4 milhões de euros. Apesar das boas exibições e de ter sido um dos jogadores em destaque na caminhada de sucesso no campeonato, o clube acabou por não ativar a cláusula em causa.
Em 2024/25, Koba Koindredi – avaliado em 4,5 milhões de euros – foi presença habitual no emblema helvético, que terminou no quinto lugar do campeonato suíço. No total, o médio disputou 2.153 minutos em 36 jogos, tendo marcado um golo e feito cinco assistências.
Ala do emblema verde e branco sem problemas em admitir quem considera ser o melhor jogador que já viu atuar no futebol mundial
|
Maxi Araújo parabenizou Lionel Messi - que está prestes a igualar Cristiano Ronaldo no topo de um ranking importante - pelo seu 38.º aniversário. O ala do Sporting não tem dúvidas em admitir que o atual jogador dos norte-americanos do Inter Miami é o melhor futebolista de sempre.
Nos stories da rede social Instagram, Maxi Araújo publicou uma fotografia na qual surge ao lado de Messi e acrescentou a seguinte frase: “Muitos parabéns ao melhor de todos os tempos”. Esta não é a primeira vez que o 'camisola 20' dos leões destaca o argentino, que já revelou ser o seu maior ídolo.
Lionel Messi encontra-se a disputar o Mundial de Clubes, ao serviço da equipa norte-americana, que assegurou o apuramento para os oitavos de final da competição da FIFA. O Inter Miami terminou o grupo A da prova no segundo lugar da classificação, com cinco pontos, em igualdade com o Palmeiras. Titular nos três jogos da fase de grupos, o internacional argentino marcou um golo ao Porto, na conversão de um livre direto.
Por sua vez, Maxi Araújo encontra-se a gozar o período de férias, antes de se apresentar na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, no dia 1 de julho, para o início dos trabalhos de pré-temporada da equipa orientada por Rui Borges. Em 2024/25, o internacional uruguaio atingiu o impressionante registo de 66 jogos realizados, entre Toluca, Sporting, e seleção do Uruguai.
Com a camisola do Clube de Alvalade, na temporada que agora termina, Maxi Araújo – avaliado em 17 milhões de euros - disputou 46 jogos: 28 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, o ala canhoto alinhou durante 3.094 minutos, tendo marcado quatro golos e feito cinco assistências.