Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

"Não podemos baixar a guarda": Manuel Moura dos Santos pede foco ao Sporting

Emblema verde e branco terá um mês de novembro recheado de bons confrontos e, apesar da maré positiva, há que manter esforço consistente

Manuel Moura dos Santos pede foco ao Sporting
Manuel Moura dos Santos pede foco ao Sporting

  |

Icon Comentário0

Numa crónica exclusiva ao jornal 'O Jogo', Manuel Moura dos Santos realizou, na edição deste semana, uma análise ao Sporting. Na peça, constam os últimos confrontos dos leões, frente ao Sturm Graz e ao Famalicão, e também uma calendarização dos desafios que se avizinham.


"Surpresa na equipa apresentada por Rúben Amorim, deixando Hjulmand no banco de suplentes e apostando num meio campo com Daniel Bragança e Morita", começou por afirmar, referindo-se ao jogo diante do Famalicão este sábado, dia 26 de outubro. Acrescentou ainda, "Primeira parte de domínio do Sporting com a criação de várias oportunidades de golo, falhadas ou defendidas pelo guarda redes do Famalicão" e, depois do intervalo, "Uma segunda parte bem conseguida permitiu ao Sporting adiantar-se no marcador com golo de Gyokeres, após muito boa jogada da minha equipa. Poucos minutos depois Quenda estreou-se a marcar". Finalizou relembrando que foi uma boa vitória, porém, num campo historicamente complicado.


Passando à deslocação ao Sturm Graz, na Áustria, a contar para a Liga dos Campeões, "Correu bem. O sucesso desportivo que muitos antecipavam, confirmou-se". Recorde-se que o emblema leonino venceu os austríacos por 2-0, mas, ainda assim, "Só Gyokeres falhou dois". No entanto, a partida ficou marcada pelos "regressos de St. Juste e Matheus Reis, sobretudo o primeiro que se espera que venha para ficar". Com os graduais regressos dos jogadores que estavam de baixa por lesão, adicionando-se também à equação, Diomande e Pedro Gonçalves, admite que "a equipa ganha altura e poder físico no centro da defesa que serão muito importantes para os compromissos que se seguem".


Na mira, até ao fim de novembro, os leões têm sete confrontos em agenda. Apesar da maré de bons resultados, alerta, "não podemos baixar a guarda porque o inesperado está sempre ao virar da esquina". No caso, pode estar também em Alvalade, já que receberão o Manchester City e o Arsenal, ou então em Braga, na deslocação que realizarão a contar para a Liga Portugal. "Para além destes três jogos de coeficiente de dificuldade elevadíssimo, ainda jogará com o Nacional, Estrela da Amadora, Amarante e Santa Clara". Olhando para os compromissos que o emblema tem em mãos, Manuel Moura dos Santos constata que "Será um mês muito exigente e determinante para o sucesso do Clube esta época".

Com uma forte luz ao fundo do túnel, pela "recuperação para a competição da maioria dos lesionados", reconhece que esse é um fator muito importante e reforça o otimismo da turma de Rúben Amorim ao enfrentar os adversários que tem em lista para as próximas semanas.



Futebol

Quenda marcou pelo Sporting, mas não se livrou de 'puxão de orelhas' (vídeo)

Golo do 'camisola 57' foi histórico e ultrapassou nomes como Cristiano Ronaldo e Simão Sabrosa, que rumou ao Benfica

Geovany Quenda marcou pelo Sporting
Geovany Quenda marcou pelo Sporting

  |

Icon Comentário0

O Sporting bateu o Famalicão, por 3-0. Geovany Quenda foi titular e marcou um dos golos leoninos. Apesar dos elogios, Rúben Amorim acabou por 'puxar as orelhas' ao seu pupilo, principalmente no que toca ao nível da finalização.


"Já disse tudo o que tinha a dizer do Quenda. Acho que é um miúdo muito talentoso, muito robusto fisicamente, muito concentrado, com os pés bem assentes na Terra e isso é muito importante para um jogador. Não sabia que era o mais jovem de sempre a marcar, parabéns", disse o técnico.


"Acho que tem de melhorar muito na finalização. A quantidade de vezes que vem para dentro e chuta por cima... Não coloca bem a bola na baliza e é um pormenor que tem de melhorar. Apareceu bem na área e continuou a jogada, mas, acima de tudo, o que disse no início da época de ele ter tido oportunidade, não me deu hipótese de tirá-lo ou de ter dúvidas. Acho que vai ser um grande jogador, mas vamos dar tempo ao tempo", terminou Amorim.


Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências. A época quase acabou de uma forma perfeita, pois Quenda foi uma das principais figuras na caminhada da seleção portuguesa no Euro sub-17. Portugal fez um excelente torneio, mas acabou por perder a final frente à Itália por 3-0.

Geovany Quenda - avaliado em 15 milhões de euros - leva 14 partidas na presente temporada, nas quais disputou 930 minutos. O desequilibrador canhoto tem, para já, dois golos apontados. Na Supertaça, diante do Porto, e frente ao Famalicão.


Assista ao golo de Quenda:



Futebol

Ex-presidente do CDS encantado com regresso de Pote ao onze do Sporting

Político chegou também a ser dirigente do Clube de Alvalade e aplaude retorno do 'camisola 8' de Rúben Amorim às escolhas iniciais

Pote voltou ao onze do Sporting
Pote voltou ao onze do Sporting

  |

Icon Comentário0

Pedro Gonçalves regressou à titularidade diante do Famalicão (3-0). O avançado do Sporting chegou, inclusive, a marcar, mas foi anulado por fora de jogo. Francisco Rodrigues dos Santos, ex presidente do CDS e antigo dirigente dos leões ficou satisfeito com o 'camisola 8'.


Fomos uma equipa dominadora que confirmou a veia goleadora. São 30 golos marcados e apenas dois sofridos em 9 jogos invictos, o que demonstra a superioridade total do Sporting no campeonato. O Pote trouxe o perfume de que já tínhamos saudades", disse, ao jornal Record.


"O Sporting está demolidor. Tem uma excelente estrutura que começa no presidente e passa pelo ótimo treinador que coloca acertadamente os jogadores. Esta organização é enriquecida pelas ótimas oportunidades, podíamos ter goleado por mais de três", acrescentou Pedro Gomes, antigo jogador e treinador dos leões.


Por fim, João Paiva dos Santos, antigo candidato à Presidência leonina, garantiu que os verdes e brancos “Descomplicaram um jogo muito difícil, num campo e equipa fortes. A equipa soube manter-se coesa e serena. Uma palavra de parabéns para o jovem Quenda, tão influente aos 17 anos, é uma inspiração para os miúdos que sonham com futebol”.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 29 de outubro, frente ao Nacional, em jogo relativo aos quartos-de-final da Taça da Liga. O encontro diante da turma liderada por Tiago Margarido jogar-se-á às 20h15, no Estádio José Alvalade.



Futebol

Oficial! Cristiano Ronaldo vê regresso à Arábia Saudita

Anúncio foi feito no passado sábado e adeptos esperam regresso às vitórias, depois de um período atribulado que correu menos bem

Cristiano Ronaldo chegou ao Al Nasr em 2023
Cristiano Ronaldo chegou ao Al Nasr em 2023

  |

Icon Comentário0

O treinador francês Hervé Renard foi oficialmente nomeado como o novo selecionador da Arábia Saudita, sucedendo ao italiano Roberto Mancini. Um dos nomes apontados para o cargo de selecionar árabe era de Tite, antigo comandante do Brasil, mas acabou por ser o gaulês a seguir as pisadas de Cristiano Ronaldo e a mudar-se novamente para o país asiático.


Hervé Renard já tinha tido uma experiência anterior com a seleção saudita, tendo treinado a equipa entre 2019 e 2023. O anúncio da sua contratação foi feito pela Federação de Futebol, que destacou o regresso do técnico de 56 anos após a dispensa de Mancini, que teve um desempenho misto em 18 jogos.


Hervé Renard é conhecido por uma carreira vencedora no futebol africano, onde orientou seleções como Angola, Zâmbia, Costa do Marfim e Marrocos. Durante seu tempo à frente da Zâmbia, conquistou a Taça das Nações Africanas em 2012 e repetiu o feito com a Costa do Marfim em 2015.


A seleção saudita teve um bom desempenho no Mundial de 2022 no Qatar, com Renard na frente da equipa. O seu último cargo foi como treinador da seleção olímpica feminina da França, o que demonstra a sua versatilidade e capacidade de adaptação a diferentes contextos no futebol.

Por outro lado, Roberto Mancini, que chegou à Arábia Saudita em agosto de 2023, foi despedido após um desempenho insatisfatório, com sete vitórias, cinco empates e seis derrotas. O seu contrato estendia-se até 2027, mas a falta de resultados consistentes, que deixou a seleção em terceiro lugar no grupo C da qualificação asiática para o Mundial de 2026, levou à sua saída.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


"Encaixa no Manchester City": Paul Robinson vê campeão pelo Sporting com Guardiola
Futebol

"Encaixa no Manchester City": Paul Robinson vê campeão pelo Sporting com Guardiola

 

Icon Comentário0
Campeão pelo Sporting põe a boca no trombone: "Jorge Mendes participa em muitas operações"
Futebol

Campeão pelo Sporting põe a boca no trombone: "Jorge Mendes participa em muitas operações"

 

Icon Comentário0
"Triturou-os todos": Rui Dias perentório após Famalicão - Sporting
Futebol

"Triturou-os todos": Rui Dias perentório após Famalicão - Sporting

 

Icon Comentário0