Futebol
Ala lesionado deve regressar às opções de Rui Borges a tempo do Sporting - PSG
12 Jan 2026 | 19:15
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
27 Out 2024 | 15:33 |
Numa crónica exclusiva ao jornal 'O Jogo', Manuel Moura dos Santos realizou, na edição deste semana, uma análise ao Sporting. Na peça, constam os últimos confrontos dos leões, frente ao Sturm Graz e ao Famalicão, e também uma calendarização dos desafios que se avizinham.
"Surpresa na equipa apresentada por Rúben Amorim, deixando Hjulmand no banco de suplentes e apostando num meio campo com Daniel Bragança e Morita", começou por afirmar, referindo-se ao jogo diante do Famalicão este sábado, dia 26 de outubro. Acrescentou ainda, "Primeira parte de domínio do Sporting com a criação de várias oportunidades de golo, falhadas ou defendidas pelo guarda redes do Famalicão" e, depois do intervalo, "Uma segunda parte bem conseguida permitiu ao Sporting adiantar-se no marcador com golo de Gyokeres, após muito boa jogada da minha equipa. Poucos minutos depois Quenda estreou-se a marcar". Finalizou relembrando que foi uma boa vitória, porém, num campo historicamente complicado.
Passando à deslocação ao Sturm Graz, na Áustria, a contar para a Liga dos Campeões, "Correu bem. O sucesso desportivo que muitos antecipavam, confirmou-se". Recorde-se que o emblema leonino venceu os austríacos por 2-0, mas, ainda assim, "Só Gyokeres falhou dois". No entanto, a partida ficou marcada pelos "regressos de St. Juste e Matheus Reis, sobretudo o primeiro que se espera que venha para ficar". Com os graduais regressos dos jogadores que estavam de baixa por lesão, adicionando-se também à equação, Diomande e Pedro Gonçalves, admite que "a equipa ganha altura e poder físico no centro da defesa que serão muito importantes para os compromissos que se seguem".
Na mira, até ao fim de novembro, os leões têm sete confrontos em agenda. Apesar da maré de bons resultados, alerta, "não podemos baixar a guarda porque o inesperado está sempre ao virar da esquina". No caso, pode estar também em Alvalade, já que receberão o Manchester City e o Arsenal, ou então em Braga, na deslocação que realizarão a contar para a Liga Portugal. "Para além destes três jogos de coeficiente de dificuldade elevadíssimo, ainda jogará com o Nacional, Estrela da Amadora, Amarante e Santa Clara". Olhando para os compromissos que o emblema tem em mãos, Manuel Moura dos Santos constata que "Será um mês muito exigente e determinante para o sucesso do Clube esta época".
Com uma forte luz ao fundo do túnel, pela "recuperação para a competição da maioria dos lesionados", reconhece que esse é um fator muito importante e reforça o otimismo da turma de Rúben Amorim ao enfrentar os adversários que tem em lista para as próximas semanas.
Jogador está a contar com o acompanhamento próximo de Dário Essugo, que tem estado presente durante grande parte do processo
12 Jan 2026 | 23:25 |
Geovany Quenda prossegue a sua recuperação, após a lesão que o afastou dos relvados. Nesta fase intermédia da reabilitação, o atleta deixou de utilizar a bota ortopédica e tem intensificado as sessões de fisioterapia para regressar à competição o mais rapidamente possível.
Segundo o Record, o jovem jogador está a contar com o acompanhamento próximo de Dário Essugo, que tem estado presente durante grande parte do processo. A proximidade entre os dois atletas tem sido um fator motivacional importante para o jogador emprestado ao Sporting.
A equipa médica do emblema leonina continua atenta à evolução do ala, ajustando os exercícios e o calendário de recuperação consoante a resposta do mesmo aos tratamentos e ao trabalho físico. O objetivo passa por garantir que, quando voltar à competição, o faça com total segurança e sem riscos de recaída.
De resto, um estudo recente do CIES (Observatório do Futebol) destacou os talentos jovens mais promissores nascidos em 2006 ou depois que jogam fora das cinco grandes ligas europeias. Entre os nomes melhor cotados está o do pupilo de Rui Borges, que integra o top-5 desta lista de “wonderkids” (Saiba mais AQUI).
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - participou em 22 partidas dos leões. Nos 1.271 minutos em campo, o prodígio do Clube de Alvalade soma já cinco golos e oito assistências.
Apesar das sondagens, emblema verde e branco não foi oficialmente abordado, mantendo-se, para já, sem negociações abertas pelo defesa
12 Jan 2026 | 22:23 |
O Valência está atento ao mercado e terá demonstrado interesse em Jeremiah St. Juste, defesa central do Sporting, ao pedir informações sobre a situação do jogador. O clube che procura reforçar o eixo defensivo nesta fase da época e vê no neerlandês um perfil interessante para o seu plantel.
Segundo Matteo Moretto, o interesse do emblema que já venceu a Liga espanhola em seis ocasiões ainda se encontra numa fase inicial, sem que tenha sido apresentada qualquer proposta formal. O emblema do país vizinho pretende reforçar o setor defensivo. Também o Celta de Vigo está na corrida.
Apesar das sondagens, o Sporting não foi oficialmente abordado, mantendo-se, para já, sem negociações abertas. O central - que foi elogiado por Carlos Xavier - tem contrato até ao final da temporada e já esteve perto de sair noutras janelas de mercado, mas acabou por permanecer em Lisboa, depois de abordagens de Osasuna e Union Berlim.
Com a época em andamento e a necessidade de reduzir a massa salarial, os leões estarão disponíveis para ouvir propostas que satisfaçam todas as partes. O Valência acompanha o dossiê com atenção e poderá avançar de forma mais concreta caso as condições se revelem favoráveis nas próximas semanas.
Em 2024/2025, Jeremiah St. Juste – avaliado em 3 milhões de euros – fez 28 jogos com a camisola do Sporting: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, o defesa somou 1.385 minutos, não tendo marcado ou feito qualquer assistência.
Veja a publicação:
Defesa central do Sporting falou da eliminação da seleção da Costa do Marfim na Taça das Nações Africanas, após desaire com o Egito
12 Jan 2026 | 21:53 |
Ousmane Diomande usou as redes sociais para reagir à eliminação da seleção da Costa do Marfim na Taça das Nações Africanas (CAN). Apesar de ter somado apenas 91 minutos em dois jogos na competição, o central do Sporting mostrou-se orgulhoso.
O. Diomande: "Obrigado ao povo marfinense pelo apoio inabalável"
Num post dirigido aos seus compatriotas, o jogador começou por agradecer: “Obrigado ao povo marfinense pelo apoio inabalável, nos momentos de alegria e nos momentos mais difíceis”. As suas palavras demonstram gratidão pelo carinho recebido ao longo da campanha, mesmo que esta tenha terminado antes do desejado.
O. Diomande: "Vestir esta camisola ainda é uma grande honra"
O jogador leonino não deixou de sublinhar a importância de representar o seu país: “Vestir esta camisola ainda é uma grande honra. Por fim, olhando para o futuro e para a aprendizagem que fica da experiência, o atleta acrescentou: “Vai fazer-nos crescer. Junto vamos erguer-nos”.
O Egito venceu a Costa do Marfim por 3-2 e vai marcar encontro com o Senegal na meia-final da competição. O pupilo de Rui Borges não foi utilizado no encontro, mas viu Rami Rabia, ex defesa central dos leões, a marcar um dos golos da vitória dos 'faraós'.
Na presente temporada desportiva de 2025/26, Ousmane Diomande – avaliado em 45 milhões de euros – realizou 12 encontros pelo Sporting: seis na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Ao todo, o defesa-central contabiliza 947 minutos.
Veja a publicação: