
Futebol
Jogador com 192 jogos pelo Sporting não foi convocado para o Porto e já se sabe porquê
31 Ago 2025 | 10:08
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
01 Mar 2024 | 12:19 |
Começam a faltar palavras para descrever as exibições de Viktor Gyokeres com a camisola do Sporting. No dérbi, diante do Benfica, o avançado sueco voltou a faturar e apontou o seu sexto golo - em seis jogos - na presente edição da prova rainha.
Estes números de Gyokeres colocam-no junto de alguns nomes históricos do Clube de Alvalade. É que, para encontrar um atleta que tenha marcado seis ou mais golos numa edição da Taça de Portugal, é preciso recuar até 2019, ano em que Bruno Fernando conseguiu os mesmos seis tentos do que o sueco.
No século XXI, só Mário Jardel conseguiu, até ao momento, um registo superior ao de Gyokeres, contabilizando sete finalizações na edição 2000/01 da prova rainha. Nota, ainda, para Liedson (seis golos, em 2007) Manuel Fernandes (cinco golos, em 1987), Jordão (nove golos, em 1984) e Yazalde (1973).
Até ao momento, Viktor Gyokeres – avaliado em 45 milhões – leva 34 encontros realizados (2.787 minutos): 21 na Liga Portugal Betclic (1.880), sete na Liga Europa (486), quatro na Taça de Portugal (267) e dois na Taça da Liga (154).
Ao todo, o jogador sueco marcou 31 golos e fez 10 assistências, sendo a grande figura da temporada até ao momento. Neste momento, o avançado tem contrato com o Sporting até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
Ao dia de hoje, e de acordo com informação presente no Relatório & Contas do Sporting, Gyokeres já custou 24,8 milhões aos cofres verdes e brancos, sendo que existem, ainda, 3 milhões de objetivos por alcançar, o que pode atirar o investimento no sueco para bem perto dos 30 milhões (27,8).
Equipa da capital gaulesa foi a última formação a entrar na corrida por um jogador que é muito apreciado pelo treinador verde e branco
31 Ago 2025 | 10:48 |
O Paris FC entrou na luta por Jota Silva, e pode desviar o extremo português do Sporting ainda neste mercado de transferências. O internacional português tem sido um dos alvos preferenciais dos leões, muito devido ao treinador verde e branco, Rui Borges.
O Sporting voltou a fazer uma proposta por Jota Silva na última sexta-feira, dia 29 agosto, mas os leões também ficaram a saber que não estão sozinhos na corrida pelo concurso do extremo do Nottingham Forest, estando acompanhados do Paris FC, equipa que subiu, no final da última temporada, ao principal escalão do futebol francês.
Tal como o Sporting, o emblema da capital gaulesa também procura chegar a acordo com o Nottingham Forest para uma cedência por empréstimo, o que deixa os dois clubes em igualdade de circunstâncias. O clube inglês, por sua vez, continua a preferir uma solução que passe pela venda definitiva do passe.
Caso o Nottingham Forest ceda, e aceite o empréstimo, o jornal A Bola conta que seria o Sporting a ter vantagem, isto devido à vontade do jogador: Jota Silva estará muito agradado com a hipótese de regressar a Portugal para vestir de verde e branco, muito por causa de Rui Borges, com quem já trabalhou. Do lado dos leões, também será o treinador a fazer força para que o negócio se concretize.
No entanto, da parte do jogador, há um objetivo principal: ver o seu futuro resolvido, seja no Sporting ou não. Com a janela de transferências quase a fechar, Jota Silva não parece ter lugar no 11 do Nottingham Forest, e o internacional português quer ver a sua situação resolvida o quanto antes para voltar a ter minutos regulares.
Aos 45 minutos, com o marcador ainda a zeros, os pupilos de Rui Borges reclamaram falta do lateral dos dragões sobre o ala moçambicano
31 Ago 2025 | 10:25 |
Jorge Coroado analisou a arbitragem de João Gonçalves no Clássico entre Sporting e Porto e deixou duras críticas à atuação do juiz principal do encontro por não ter assinalado uma grande penalidade aos leões, em cima do intervalo, num lance entre Geny Catamo e Francisco Moura (Recorde AQUI o lance).
Aos 45 minutos, com o marcador ainda a zeros, os pupilos de Rui Borges reclamaram falta do lateral dos dragões sobre o ala moçambicano. O ex árbitro fala em lance claro que escapou aos olhos da equipa de juízes do duelo, já que há um "derrube claro".
Jorge Coroado: "Grande penalidade por sinalizar"
"Será que o VAR, à semelhança de Manuel Mota na segunda jornada deste campeonato, vai ter nota negativa? Com o braço direito, Francisco Moura envolveu Geny Catamo e há um derrube claro. Grande penalidade por sinalizar", escreve Jorge Coroado no Jornal 'O Jogo'.
O juiz da Associação de Futebol do Porto, eleito árbitro principal do duelo, contou com Ângelo Carneiro e Pedro Ribeiro como assistentes. Já o quatro juiz foi José Bessa, enquanto que o VAR contou com o contributo de Rui Costa. Paulo Brás foi o AVAR. João Gonçalves nem sequer consultou as imagens do vídeo-árbitro.
Antes deste Clássico, Sporting e Porto estavam empatados no primeiro lugar do Campeonato Nacional, com nove pontos cada, tal como o Moreirense, que tinha mais um jogo realizado. Uma eventual vitória da turma de Rui Borges colocaria o emblema verde e branco na liderança isolada da prova.
Jogador dos dragões esteve em destaque durante a partida com o conjunto verde e branco, e no final do encontro falou com os jornalistas
31 Ago 2025 | 10:21 |
William Gomes deixou algumas palavras sobre Rui Borges, lembrando que o treinador dos leões tinha afirmado que o conjunto verde e branco era favorito antes do encontro. Sporting e Porto defrontaram-se, no último sábado, 30 de agosto, para partida da quarta jornada da Liga Portugal Betclic, que terminou com derrota verde e branca por 2-1.
William Gomes: "O mister deles (Rui Borges) disse que eles eram os favoritos, mas no campo é diferente"
William Gomes foi um dos marcadores do lado do Porto, e no final do encontro, teve algumas palavras... para o treinador do Sporting: "É fruto de muito trabalho. O grupo está todo unido e isso está a ajudar a que, consequentemente, estejamos a vencer jogos. Mas temos de ter os pés no chão, porque vamos só no início da temporada".
"Foi um grande jogo. Vencemos na casa do campeão. O mister deles disse que eles eram os favoritos, mas no campo é diferente. Mostrámos que somos capazes de, com humildade, irmos vencendo cada jogo", atirou, de seguida, o extremo brasileiro, lembrando-se das palavras de Rui Borges antes do encontro.
O jogador do Porto falou, depois, sobre o encontro, e também acerca do golo que apontou: "Há muito campeonato ainda pela frente. Temos de manter os pés no chão. Passo a passo, jogo a jogo, vamos voltar a ser o Porto. Com fé em Deus, estamos a trabalhar para ganhar sempre. Espero que seja uma época diferente".
"Foi um golaço. É tudo natural, um momento de inspiração. Trabalho muito para isso, desde que cheguei. Sei que o jogador da minha posição é o Pepê. Muita humildade, pezinho no chão. Quando ele voltar, a titularidade é dele", explicou, a terminar, William Gomes.