Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

O LAY-OFF NO FUTEBOL PROFISSIONAL

Os clubes da Liga não estão, ao dia de hoje, em posição de poder avançar para este pedido de ‘partilha’ do pagamento de salários. Dentro de um mês… logo se vê

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Com o futebol parado em quase toda a Europa (e em quase todo o Planeta), nos últimos dias li em vários locais referências à possibilidade de os clubes portugueses das ligas profissionais poderem avançar para um pedido de layoff, por forma a partilharem, com a Segurança Social, o pagamento de uma pequena parte dos salários a jogadores e treinadores. Desde logo parece-me uma ideia extemporânea, porque neste momento duvido que algum clube preencha os requisitos para o poder fazer, em termos legais. Por outro lado, levantar a questão a partir dos custos que tal decisão iria acarretar para o erário público é apenas… um exercício de criatividade. Explicando:


1 – RECEITAS. A maior receita mensal fixa que os clubes (na verdade, SAD’s ou SDUQ’s) da Liga têm prende-se com cada uma das dez prestações que lhes são pagas pelos detentores dos direitos televisivos (NOS, ALTICE ou Sport TV). Tais verbas equivalem a perto de metade, ou mesmo metade (nuns casos), ou mais (noutros) das receitas mensais. Mas, como foi tornado público, a prestação do mês de março já foi paga, pelo que nenhum clube consegue, hoje, demonstrar uma quebra assim tão acentuada de receitas. Mas é evidente que se os detentores desses direitos não liquidarem o mês de abril, então os clubes terão os requisitos legais para avançarem com o processo. Acontece que essa questão só terá resposta dentro de um mês, depois de demonstrarem a comparação das receitas de abril/2019 com as de abril/2020.


2 – ESTADO DE EMERGÊNCIA. Como todos sabemos, a indústria do futebol (como de resto quase todas as outras actividades económicas do país) está a preparar-se para voltar ao trabalho logo que o Estado de Emergência seja levantado. Neste momento, e face à boa notícia da estabilização do número diário de novos contágios, é de prever que maio seja ainda um mês de fortes restrições no dia a dia de todos nós, mas dificilmente em cenário de Estado de Emergência. E então, mesmo que de forma muito condicionada e cuidadosa, os profissionais de futebol (como os de todas as outras atividades) deverão voltar ao trabalho, para preparar o regresso da competição, a qual deverá recomeçar, e eventualmente finalizar, com jogos à porta fechada.


3 – HÁ CONTAS E CONTAS. Claro que existe aqui um período de dois meses (abril e maio), num cenário optimista, no qual muitos clubes poderão tentar recorrer ao layoff, caso não recebam as parcelas dos direitos televisivos. O jornal Record, de domingo, falava da possibilidade de a Segurança Social poder vir a gastar 1,3 milhões de euros/mês com os pagamentos ao futebol profissional, usando de alguma forma um tom de alarmismo. A haver razões de preocupação, as mesmas deverão ser para com os jogadores que tenham salários baixos (na ordem dos 5 mil euros). Não para o Estado, porque pagar tal verba mesmo que fosse por um período de seis meses, seria pouco relevante nas contas finais do erário público. Porque, em rigor, apesar de a TSU de um jogador profissional incidir apenas em um quinto do salário total e prémios (com contribuição mínima de 420 euros/mês) a indústria do futebol entrega em cada mês ao ISS uma verba muito superior àquela que agora lhe iria reclamar. Creio que a melhor solução passaria por um acordo entre clubes, jogadores e treinadores, no sentido dos ‘trabalhadores’ abdicarem ‘voluntariamente’ de parte dos seus salários, de forma proporcional. Porque o layoff garante no máximo um rendimento na ordem dos 1.335 euros mensais, líquidos.

P.S. Na passada semana, Henrique Monteiro, ex-membro (não eleito) dos órgãos sociais do Sporting Clube de Portugal responsabilizou Bruno de Carvalho pelo facto de agora a SAD ter de pagar três milhões de euros de indemnização ao ex-treinador leonino Sinisa Mihajlovic. Segundo Monteiro, o ex-Presidente não deveria ter firmado aquele contrato numa data tão próxima de uma AG que podia significar o fim da linha para ele. Dizer só duas coisas: 1 – se a SAD tem de pagar essa verba, tal deve-se à forma precipitada como Sousa Cintra avançou para a rescisão unilateral desse acordo… antes do mesmo entrar em vigor(!), não podendo por isso invocar o período experimental. 2 – Por esses dias também foram contratados Bruno Gaspar e Viviano, para a equipa de futebol profissional, foi renovado o contrato de Nuno Cristóvão (futebol feminino) e Miguel Albuquerque e Gilberto Borges receberam autorização para avançarem com as contratações de Guitta (futsal), Rocha (futsal) e Raúl Marín (hóquei em patins). Por ‘acaso’ três futuros Campeões Europeus. Um clube e uma SAD não param. Todos os dias há decisões a tomar.



Futebol

Já há data para regresso de João Simões sem limitações ao Sporting

Médio lesionou-se a 19 de fevereiro, quando teve de sair aos 40’ no 0-0 com o Dortmund, na Alemanha, devido a fratura do quinto metatarso do pé direito

João Simões fez uma temporada em crescendo no Sporting e já tem data para regressar aos treinos sem limitações
João Simões fez uma temporada em crescendo no Sporting e já tem data para regressar aos treinos sem limitações

  |

Icon Comentário0

João Simões vai começar a pré-temporada do Sporting a 100%. O médio das camadas de formação de Alcochete lesionou-se gravemente na última temporada, mas vai estar apto para iniciar a nova época desportiva às ordens de Rui Borges já no dia 1 de julho.


O atleta fez a época de estreia na equipa principal do Sporting na época transata, que terminou com o bicampeonato e a dobradinha verde e branca. O médio beneficiou das muitas lesões que se fizeram sentir no plantel dos leões para ganhar o seu espaço em Alvalade.


Ainda assim, Frederico Varandas já fechou a renovação contratual com João Simões. O médio fez uma temporada em crescendo no Sporting e convenceu a estrutura a segurar o jovem por mais alguns anos, confirmando assim um Exclusivo do nosso Jornal.


Foi lançado por João Pereira na estreia, e manteve o lugar com a entrada de Rui Borges, até ao final de fevereiro, quando sofreu uma fratura do quinto metatarso do pé direito no jogo do play-off da Liga dos Campeões, frente ao Borussia Dortmund.

A lesão obrigou o jogador a intervenção cirúrgica, e a temporada de João Simões terminou nessa altura, ficando impedido de dar o contributo à equipa, e juntando-se a Nuno Santos e Daniel Bragança - que também estão perto do regresso aos relvados sem limitações.



Futebol

Quase fechado! Médio do Sporting a caminho do Basileia

Futebolista que não entra nas contas do Clube de Alvalade está em negociações para rumar ao campeão da Suíça nesta janela de mercado

Médio de 23 anos de idade não entra nas contas de Rui Borges e vai sair do Sporting rumo ao Basileia na próxima época
Médio de 23 anos de idade não entra nas contas de Rui Borges e vai sair do Sporting rumo ao Basileia na próxima época

  |

Icon Comentário0

Koba Koindredi não vai mesmo regressar ao Sporting. O médio de 23 anos de idade fez uma boa temporada nos suíços do Lausanne, mas os helvéticos não acionaram a opção de compra pelo futebolista que deverá rumar ao Basileia na próxima época desportiva.


Segundo informação avançada pelo jornal Record, o acordo entre o bicampeão português e o campeão da Suíça vai ser estabelecido através de um empréstimo, acabando por ser uma nova cedência do futebolista que contemplará ainda uma opção de compra.


Contratado ao Estoril no mercado de inverno de 2023/24, Koba Koindredi tem contrato com o Sporting até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada na ordem dos 60 milhões de euros. O futebolista custou aos leões qualquer coisa como 4,25 milhões de euros, aos quais acresciam mais 1,75M por objetivos.


No empréstimo ao Lausanne ficou acordada uma opção de compra na casa dos 4 milhões de euros. Apesar das boas exibições e de ter sido um dos jogadores em destaque na caminhada de sucesso no campeonato, o clube acabou por não ativar a cláusula em causa.

Em 2024/25, Koba Koindredi – avaliado em 4,5 milhões de euros – foi presença habitual no emblema helvético, que terminou no quinto lugar do campeonato suíço. No total, o médio disputou 2.153 minutos em 36 jogos, tendo marcado um golo e feito cinco assistências.



Futebol

Maxi Araújo elege melhor futebolista de sempre; Craque do Sporting sem dúvidas

Ala do emblema verde e branco sem problemas em admitir quem considera ser o melhor jogador que já viu atuar no futebol mundial

Nos stories do Instagram, Maxi Araújo, ala do Sporting publicou uma fotografia ao lado daquele que considera ser o melhor jogador de sempre
Nos stories do Instagram, Maxi Araújo, ala do Sporting publicou uma fotografia ao lado daquele que considera ser o melhor jogador de sempre

  |

Icon Comentário0

Maxi Araújo parabenizou Lionel Messi - que está prestes a igualar Cristiano Ronaldo no topo de um ranking importante - pelo seu 38.º aniversário. O ala do Sporting não tem dúvidas em admitir que o atual jogador dos norte-americanos do Inter Miami é o melhor futebolista de sempre.


Nos stories da rede social Instagram, Maxi Araújo publicou uma fotografia na qual surge ao lado de Messi e acrescentou a seguinte frase: “Muitos parabéns ao melhor de todos os tempos”. Esta não é a primeira vez que o 'camisola 20' dos leões destaca o argentino, que já revelou ser o seu maior ídolo.


Lionel Messi encontra-se a disputar o Mundial de Clubes, ao serviço da equipa norte-americana, que assegurou o apuramento para os oitavos de final da competição da FIFA. O Inter Miami terminou o grupo A da prova no segundo lugar da classificação, com cinco pontos, em igualdade com o Palmeiras. Titular nos três jogos da fase de grupos, o internacional argentino marcou um golo ao Porto, na conversão de um livre direto.


Por sua vez, Maxi Araújo encontra-se a gozar o período de férias, antes de se apresentar na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, no dia 1 de julho, para o início dos trabalhos de pré-temporada da equipa orientada por Rui Borges. Em 2024/25, o internacional uruguaio atingiu o impressionante registo de 66 jogos realizados, entre Toluca, Sporting, e seleção do Uruguai.

Com a camisola do Clube de Alvalade, na temporada que agora termina, Maxi Araújo – avaliado em 17 milhões de euros - disputou 46 jogos: 28 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, o ala canhoto alinhou durante 3.094 minutos, tendo marcado quatro golos e feito cinco assistências.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Próximo ponta de lança do Sporting pode vir da segunda divisão e custar 25 milhões
Futebol

Próximo ponta de lança do Sporting pode vir da segunda divisão e custar 25 milhões

 

Icon Comentário0
Atitude adotada por Sesko pode influenciar futuro de Gyokeres no Sporting
Futebol

Atitude adotada por Sesko pode influenciar futuro de Gyokeres no Sporting

 

Icon Comentário0
Juventus vira-se para outros alvos e está mais longe de contratar craque ao Sporting
Futebol

Juventus vira-se para outros alvos e está mais longe de contratar craque ao Sporting

 

Icon Comentário0