
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Álvaro Magalhães, futebolista retirado que alinhou pelo Benfica grande parte da sua carreira desportiva – de 1981 a 1990 – admitiu, na edição d’A Bola desta segunda-feira, 13 de maio, que a vitória do Sporting sobre o Estoril no passado sábado (1-0) foi justa. O antigo jogador teceu tantos elogios aos leões que dividiu o artigo em quatro tópicos distintos, todos eles favoráveis à turma de Rúben Amorim.
Primeiramente, Magalhães começou por referir o objetivo principal que o Sporting havia já alcançado ainda antes da disputa diante do Estoril para a 33ª jornada da Liga Portugal Betclic – o título do campeonato. O antigo lateral dos encarnados debruçou-se, de seguida, sobre a prestação de Francisco Trincão no encontro com os canarinhos.
“De salientar que o Sporting passou a criar mais perigo quando Trincão começou a desenhar diagonais, a sair da direita para esquerda, sempre com segurança e intenção”, começou por escrever Álvaro Magalhães sobre o extremo dos visitantes no Estádio António Coimbra da Mota. “Há que realçar o grande momento de forma que este jogador atravessa, diria mesmo o melhor desde que joga em Portugal”, acrescentou ainda, avaliando o ‘camisola 17’ do Clube de Alvalade como um “verdadeiro reforço de inverno”.
O terceiro aspeto que Magalhães elogiou ao plantel de Amorim foi a velocidade e dinâmica durante o jogo – mais precisamente, a partir dos 60 minutos. “Rúben Amorim fartou-se da falta de intensidade, tirou Matheus Reis, desastrado nas incursões ofensivas, entrou Nuno Santos e Paulinho (saiu Daniel Bragança), com Pedro Gonçalves a recuar para o meio-campo, o que fez toda a diferença. O Sporting começou a jogar com mais velocidade, criou duas boas oportunidades, por Esgaio e Gyokeres, mais dinâmica, mais confiança, com um jogo mais fluído”, opinou.
Por último, o antigo lateral do Benfica destacou ainda a força psicológica de que o Sporting deu mostras na deslocação ao reduto do Estoril. “É uma equipa psicologicamente muito bem preparada, só com esta força psicológica é que conseguiu manter toda a regularidade ao longo do campeonato”, frisou, admitindo ainda o mérito geral da equipa verde e branca. “O Sporting foi um justo vencedor, é uma equipa que merece todos os aplausos porque tem demonstrado excelente dinâmica, capacidade ofensiva e defensiva”, rematou Álvaro Magalhães.
Capitão da Seleção Nacional prepara-se para receber importante reforço no emblema saudita no ataque o mercado de transferências
|
José Semedo vai reforçar o AL Nassr de Cristiano Ronaldo. Segundo as últimas informações vindas da imprensa local, o histórico do Vitória de Setúbal, que fez uma parte da sua formação no Sporting, irá desempenhar um papel importante no ataque ao mercado de transferências do histórico emblema saudita.
Fernando Hierro deve estar de saída do Al Nassr, com a comunicação oficial da saída do antigo futebolista espanhol a estar por horas, e José Semedo é um dos nomes que vai ganhar força na estrutura do Al Nassr, fruto também da relação muito próxima que mantém com Cristiano Ronaldo.
Lembrar que, na passada quinta-feira, o Al Nassr oficializou a renovação de contrato com Cristiano Ronaldo e os valores são astronómicos. O capitão da Seleção Nacional prolongou o vínculo com o clube saudita até 2027, o que significa que irá jogar pelo menos mais duas temporadas, tendo os olhos postos na meta dos 1.000 golos.
Simultaneamente, e depois de Stefano Piolo ter sido despedido, o Al Nassr está no mercado por um treinador e têm sido vários os nomes apontados ao comando técnico da equipa de Cristiano Ronaldo. Sérgio Conceição e Jorge Jesus, dois técnicos portugueses, estarão mesmo na pole position dessa corrida.
Com a camisola do Vitória de Setúbal, emblema que representou durante seis temporadas, José Semedo realizou 150 encontros e marcou sete golos. Ao longo da sua carreira, o antigo futebolista passou por diversos emblemas, como o Sporting (formação), Cagliari, Charlton e Sheffield Wednesday.
Ponta-de-lança sueco está na porta de saída do Clube de Alvalade e mudança para um histórico europeu volta a ganhar força
|
O reencontro entre Viktor Gyokeres e Ruben Amorim volta a ganhar força. Apesar de ter vários interessados na Premier League - como Arsenal ou Manchester City - o avançado sueco e o antigo treinador do Sporting podem estar novamente juntos em Old Trafford.
Segundo informações avançadas pelo Daily Star e o Mirror, o Arsenal deu preferência a Benjamin Sesko, do Leipzig. Com a iminente transferência do esloveno para o clube londrino, o ‘camisola 9’ dos leões está disposto a ouvir a proposta dos irmãos Glazers, em Manchester.
De forma a obter poderio financeiro, o Manchester United está disposto a vender uma série de jogadores que não fazem parte das contas da equipa técnica de Ruben Amorim como Marcus Rashford, Alejandro Garnacho, Jadon Sancho e Antony.
Ainda assim, Viktor Gyokeres não é o único nome a ser apontado para a frente de ataque dos red devils. O clube de Old Trafford também segue atentamente figuras como Bryan Mbuemo (Brentforfd), Antoine Semenyo (Bournemouth) e Eberechi Eze (Crystal Palace), que se podem juntar ao já apresentado Matheus Cunha (ex-Wolverhampton).
Vale lembrar que, em 2024/25, o internacional sueco – avaliado em 75 milhões de euros – participou em 52 encontros, ao serviço do Sporting: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o ‘camisola 9’ marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Ponta de lança do Goztepe está na lista de alvos do Clube de Alvalade, mas técnico que passou pelos verdes e brancos tem outros planos em mente
|
O Fulham, treinado pelo ex Sporting Marco Silva, está interessado em Rômulo Cardoso. O clube inglês já apresentou uma proposta de 16 milhões de euros aos turcos do Goztepe para a contratação do avançado brasileiro. O jogador é um dos nomes bem referenciados pelo Clube de Alvalade para reforçar o ataque da equipa verde e branca.
De acordo com a informação avançada pelo jornal inglês The Athletic, o Goztepe rejeitou prontamente a proposta do Fulham, exigindo uma oferta superior a 20 milhões de euros para aceitar a venda de Rômulo Cardoso. Além do emblema inglês, também o Leipzig já terá feito uma abordagem junto dos turcos, tendo em vista uma eventual transferência do avançado de 23 anos.
De resto, Rômulo Cardoso é muito cobiçado no mercado de transferências. Feyenoord, Fenerbahçe e Zenit são outros clubes que têm o nome do atacante na lista de reforços para o mercado de verão. O atleta é também bastante apreciado no mercado inglês e outros emblemas da Premier League, além do Fulham, estarão a ponderar apresentar uma proposta ao Goztepe.
Vale sublinhar que os responsáveis do Sporting estão empenhados no reforço do ataque da equipa leonina, tendo em conta a provável saída de Viktor Gyokeres. Luis Suárez, avançado do Almería, será o alvo prioritário, mas Rômulo Cardoso também é uma opção válida. Ainda assim, não é previsível que o Clube de Alvalade formalize uma proposta nas próximas semanas.
Recorde-se que, em 2024/25, ao serviço do Goztepe, Rômulo Cardoso - avaliado em 7 milhões de euros - disputou 33 jogos, tendo somado 2.773 minutos. No total, o avançado brasileiro assinou 17 golos e 10 assistências, foi o melhor marcador da equipa turca e assinou uma das melhores épocas da sua carreira.