
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Silas já fez a sua antevisão do encontro frente ao Boavista FC deste domingo. O treinador do Sporting CP deixou elogios aos axadrezados.
"O Boavista é uma grande equipa, basta olhar para os jogadores deles. É uma equipa que nos vai trazer muitos problemas, diferentes dos que encontrámos na quinta-feira, jogam um futebol muito direto, que é sempre difícil contrariar. Temos de estar preparados para ter a capacidade de criar tantas ou mais ocasiões do que as que criámos na quinta-feira. Encaramos como um jogo muito sério, não como intervalo da Liga Europa. Se não encararmos o jogo com o mesmo compromisso e seriedade, não temos hipótese nenhuma de ganhar ao Boavista. Acho que isso nem passa pela cabeça dos meus jogadores e eu nem vou deixar que passe", disse o técnico em conferência de imprensa.
As ausências de Mathieu e Coates, por lesão e castigo, respetivamente, também foram motivo de análise. Ilori vai ser titular.
"Não vai influenciar muito. Um dos que vai jogar tem jogado nos últimos jogos. O outro é Tiago Ilori e é um jogador em quem confiamos. O facto de não ter estado nas convocatórias ou nos outros jogos não quer dizer que não contamos com eles. Nós contamos com todos os jogadores. Ainda noutro dia falámos do Yannick porque estava de fora. Às vezes os jogadores têm de ficar de fora, às vezes é só uma chamada de atenção para eles e o Tiago agora vai jogar e de certeza que vai jogar bem. Não é um motivo de preocupação para mim. Claro que preferíamos ter os jogadores todos, mas não é um motivo de preocupação", assegurou Silas, antes de abordar mais possíveis mudanças.
“Depois de um jogo com a intensidade que tivemos na Liga Europa é impossível estar com a equipa toda a top, por isso é possível que façamos mais alterações. O tempo de recuperação é muito pouco. Jogámos na quinta-feira e hoje nem 48 horas passaram e temos de pensar no onze que mais garantias nos dá a nível físico, até porque depois ainda vamos fazer uma viagem. Por isso, vai haver mais do que uma alteração, mas é pelo nível físico dos jogadores", comentou.
Por fim, Silas abordou a intranquilidade que os agentes provocam nos jogadores.
“Ajuda o mercado ter fechado, a instabilidade é sempre muito má para todas as equipas, na nossa ainda pior porque mexia com um jogador fundamental. O Bruno [Fernandes] nos últimos jogos estava mais fora do que aqui. Consigo perceber, sei que ele podia ter-nos dado mais, mas tinha a possibilidade que só acontece uma vez na vida e que ele merece. Tanto que onde ele chega é sempre dos melhores e no United vai ser um dos melhores - como ele está a jogar agora não estava aqui. Havia
mais jogadores nessa posição que não estavam a 100 por cento aqui. Fui jogador e comigo também aconteceu, os agentes mexem muito com o futuro dos jogadores e deviam afastá-los um bocado da agitação, mas fazem o contrário e criam instabilidade. Passámos por isso e essa instabilidade criou-nos dificuldades”, finalizou.
Ponta de lança do Clube de Alvalade foi um dos heróis na final da Taça de Portugal frente ao Benfica, mas há quem aponte falhas ao atleta
|
Conrad Harder foi um dos heróis do Sporting na final da Taça de Portugal. No entanto, há quem aponte falhas ao jogador. Rui Dias diz que o ponta de lança precisa de melhorar a sua postura em campo, já que o mesmo demonstra ser demasiado ansioso com a bola nos pés.
Rui Dias: "Harder é um jovem em permanente estado de ansiedade"
Num artigo de opinião publicado no jornal Record, o jornalista começa por afirmar que o jovem “constitui um dos principais trabalhos de Rui Borges para a próxima época”, explicando a ideia: “Harder é um jovem em permanente estado de ansiedade, que precisa ser colocado ao serviço do bem superior que é a equipa. Não está em causa reprimir a natureza do jogador, beliscar o instinto, a liberdade, muito menos a felicidade; trata-se de aproveitar as qualidades individuais e torná-las solúveis na expressão global”.
O jornalista defende que o ‘camisola 19’ deve melhorar a sua tomada de decisão nos jogos: “Harder terá de entender que o mérito de sacrifício e voluntarismo não é infinito e, mesmo que seja comovedor ver alguém acreditar que pode fazer golo de cada vez que toca na bola, esteja a 5, 10, 40 metros da baliza, isolado ou perante montanha de adversários pela frente, isso não é atacar bem e raramente cumpre a exigência da eficácia”.
Rui Dias: "Harder terá de entender que o mérito de sacrifício e voluntarismo não é infinito"
Rui Dias considera também que Harder - que é um dos nomeados para o prémio Golden Boy - ainda está muito longe de Viktor Gyokeres: “É compreensível e aceitável que Harder pretenda seguir as pisadas demolidoras e aclamadas de Gyokeres. Mas o sueco está muito à frente na consolidação como avançado de topo. A vocação solitária de Conrad Harder afasta-o muitas vezes da realidade, indiferente às vantagens do jogo combinado”.
A terminar, Rui Dias reitera a expetativa de ver o jovem atacante melhorar o seu jogo, na próxima época: “Harder desafia o senso comum com os impulsos infantis de arrancadas desgovernadas e remates disparatados […]. Falta valorizar os benefícios da surpresa e entender as vantagens de inteligência, serenidade e sentido estratégico. Deve agora manter os sentidos despertos e cumprir a sua parte no plano. Porque, para o sucesso, é tão importante o conselho quanto a resposta do aconselhado”.
Jogador do emblema verde e branco foi peça importante na equipa de Rui Borges e sagrou-se bicampeão pelos leões, além de ter vencido a Taça de Portugal
|
Geny Catamo esteve, esta quarta-feira, dia 4 de junho, com o Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo. O jogador está de férias no seu país natal, após uma época na qual se sagrou bicampeão pelo emblema de Alvalade. O chefe de Estado promoveu um encontro com o atleta.
O pupilo de Rui Borges foi recebido com pompa e circunstância no gabinete de trabalho de Daniel Chapo, num momento em que foi amplamente elogiado pelos feitos alcançados pelo Clube de Alvalade esta temporada desportiva de 2024/25 que agora terminou.
Daniel Chapo sobre Geny: "É uma referência no Sporting, do futebol moçambicano e que está a representar bem o país"
O internacional moçambicano recebeu elogios rasgados. “Acompanhámos o percurso de Geny aqui até partir para Portugal. Neste momento ele é uma referência“, afirmou Daniel Chapo, que fez mais algumas revelações perante os jornalistas. “Falei há algumas semanas com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa. Se tudo correr bem ele vem cá nas comemorações dos 50 anos da independência. E conversámos sobre Geny, que é uma referência no Sporting, do futebol moçambicano e que está a representar bem o país”, afirmou.
Daniel Chapo sublinhou o apreço de Moçambique pelo que o jogador tem alcançado: “Geny Catamo merece o nosso carinho, sobretudo pelo que tem feito pelo Sporting e pelo nosso país. Não apenas pela Seleção, mas também pelo Sporting”. O jogador, tímido por natureza, não escondeu, contudo, a satisfação pelo momento e pelas referências de Daniel Chapo.
Geny Catamo: "Não deixem nunca de acreditar no potencial que têm"
“Quero agradecer as palavras de motivação que endereçou a mim e a todo o povo moçambicano, para acreditarem nos seus sonhos e naquilo que são capazes. Não deixem nunca de acreditar no potencial que têm. Quero agradecer ao povo moçambicano e dizer que sinto a força que me têm passado. Vou continuar a dar o meu máximo e tentar ajudar a juventude a alcançar os seus sonhos”, concluiu o jogador que está na mira do Aston Villa.
Futebolista do emblema verde e branco continua com futuro incerto e continua a ser cobiçado por vários clubes do futebol europeu
|
Paulo Pereira diz que gostava de ver Pedro Gonçalves, jogador do Sporting, rumar ao Bayer Leverkusen, clube do qual é adepto. Antes do Alemanha - Portugal, o tio do jogador admite essa possibilidade, mas refere que o emblema alemão não vai além dos 30 milhões de euros.
Paulo Pereira sobre Pote: "Quer jogue ou não jogue, estarei sempre a apoiá-lo"
"Quer jogue ou não jogue, estarei sempre a apoiá-lo, tanto eu como a família toda. É esperar pelo lugar dele. Importante vencer? Sim, para jogar a final no domingo, que calhasse uma equipa um bocadinho aleijada. Tanto a Espanha como a França são um bocado fortes", começou por dizer ao jornal A Bola, antes de confirmar o interesse dos vice-camepões da Bundesliga.
Paulo Pereira: "Gostava que o meu sobrinho viesse para o Leverkusen"
"Era bom para mim porque frequento muito o estádio. Vou lá quase todos os domingos quando há lá jogos e sou um simpatizante do Leverkusen. Gostava que o meu sobrinho viesse para o Leverkusen, mas só quere pagar 30 milhões de euros e o Sporting quer um bocadito mais", destacou.
O parente do internacional português de 26 anos de idade diz ter ficado muito feliz pela conquista do bicampeonato: "A família não foi só estes dois últimos anos, sempre que ele joga nós apoiamos sempre. Seja aqui, Inglaterra ou Espanha, apoiamos sempre", referiu. De resto, os leões já procuram por uma alternativa ao atleta.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 30 milhões de euros – foi utilizado em 20 encontros: 14 na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.222 minutos disputados, marcou seis golos e fez seis assistências.