Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Os adeptos agradecem! Sporting – Benfica promete muitos…

Dérbi lisboeta tem sido um dos melhores jogos em Portugal nos últimos anos, não só pela sua competitividade, mas também pela emoção que proporciona

Sporting vai defrontar o Benfica na final da Taça da Liga
Sporting vai defrontar o Benfica na final da Taça da Liga

  |

Icon Comentário0

Estranho será não haver golos nesta terceira final entre Benfica e Sporting, a realizar-se em Leiria. Este encontro decisivo na Taça da Liga promete escrever mais um capítulo na longa e rica história deste dérbi eterno, que começou há mais de 300 jogos entre as duas equipas. Este sábado, a cidade de Leiria será palco da terceira final da competição entre os dois clubes, num jogo que desempatará as vitórias em decisões diretas nesta prova.


O Benfica é a equipa mais titulada da Taça da Liga, tendo conquistado o troféu em sete ocasiões desde a criação da competição em 2007/2008. O Sporting, por sua vez, soma quatro títulos. Ambas as equipas lideram na quantidade de presenças em finais: os encarnados alcançam agora a sua nona decisão, enquanto os leões chegam à oitava.


O primeiro confronto decisivo entre os dois na Taça da Liga aconteceu em 2008/2009 e deixou marcas que ainda persistem na memória coletiva. Nessa ocasião, o Benfica venceu nos penáltis, mas a polémica ficou instalada devido a uma decisão de arbitragem e ao gesto simbólico de Pedro Silva, jogador do Sporting, ao atirar a medalha. Em contraste, a segunda final, em 2022, trouxe uma vitória leonina por 2-1, com golos de Gonçalo Inácio e Sarabia a virarem o resultado, depois de Everton Cebolinha ter inaugurado o marcador para o Benfica.


Ao observar as mudanças em apenas três anos, nota-se uma transformação pouco considerável. O Sporting mantém uma base sólida, incluindo jogadores como Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio e Pedro Gonçalves, que participaram no jogo de Leiria há três anos.

Para este sábado, espera-se, como sempre, um jogo intenso e emocionante, com a promessa de golos a pairar no ar. Historicamente, é raro ver um confronto entre Benfica e Sporting terminar sem golos, e o último 0-0 remonta a maio de 2018. Desde então, as equipas enfrentaram-se 19 vezes, sempre com pelo menos um golo no marcador. Mais curioso ainda, em campo neutro, nunca houve um dérbi entre águias e leões que terminasse sem golos no tempo regulamentar.


Confira aqui o lance de Pedro Silva na final da Taça da Liga:


Futebol

Ex Sporting continua a brilhar lá fora: golo e assistência frente ao...

Jogador que alinhou pelos leões no passado, e abandonou Alvalade recentemente, tem vindo a destacar-se na sua nova equipa e mantém registo positivo

Paulinho, ex Sporting, brilha no Toluca
Paulinho, ex Sporting, brilha no Toluca

  |

Icon Comentário0

Paulinho, antigo jogador do Sporting que deixou em Alvalade uma forte ligação com os adeptos, mudou-se, no verão de 2024, para o México, onde foi representar a equipa do Toluca - antigo clube do agora leão Maxi Araújo. O avançado português tem sido um dos grandes destaques desde que chegou, com um registo de golos e assistências invejável.


Os mexicanos regressaram à competição na passada sexta feira, dia 10 de janeiro, em jogo que contou com mais uma vitória da equipa de Paulinho, contra o Xolos Tijuana. O desafio contou para a primeira jornada do Torneio Clausura, da liga mexicana - onde normalmente, no mesmo ano, se disputa também o torneio abertura.


Em relação ao jogo, foi preciso esperar pelos últimos minutos da primeira parte para ver a bola entrar na baliza pela primeira vez: Alexis Vega, com assistência do português, inaugurou o marcador aos 39 minutos. A equipa do Xolos empatou, aos 45, por Raul Zuñiga, e o jogo seguiu empatado para o descanso.


No segundo tempo, muita ação. Vega bisou aos 57, e Helinho dobrou a vantagem - o jogo seguia com 3-1 no placar aos 71 minutos da partida. O adversário ainda reduziu, por Emanuel Reynoso, aos 80 minutos, mas cinco minutos depois, Paulinho ia fazer o 'seu' golo, e acabar com qualquer esperança do Xolos Tijuana. A partida terminava, então, com vitória por 4-2 para o Toluca, que iniciou assim a nova competição da melhor forma.

Relembrar que a equipa do Toluca terminou a fase regular do Torneio Abertura em segundo lugar, apenas atrás do Cruz Azul, numa prova onde Paulinho foi o melhor marcador, com 13 golos e cinco assistências em 17 jogos - os mexicanos acabaram por ser eliminados nos quartos de final dos playoffs após duas derrotas frente ao Club América. Com este vitória, assumem, desde já, o primeiro lugar no Torneio Clausura.


Confira aqui o primeiro golo do Toluca, com assistência de Paulinho:


Futebol

Sporting tem trunfo nos jogos grandes e quer usá-lo na Taça da Liga

Clube de Alvalade possui nas suas fileiras um jogador que se vem a destacar em partidas contra os maiores rivais dos leões, e espera que seja decisivo na final

Gyokeres é o trunfo do Sporting em jogos grandes
Gyokeres é o trunfo do Sporting em jogos grandes

  |

Icon Comentário0

Viktor Gyokeres tem sido um dos maiores destaques - se não mesmo o maior destaque - da equipa do Sporting, desde que chegou a Alvalade no verão de 2023. O sueco marca golos sem parar, e os jogos grandes não são exceção: tem-se assumido como o grande trunfo do Sporting nas partidas frente aos maiores rivais, e não quer ficar por aqui.


Depois de 11 duelos com Benfica e Porto, os números do Viking de Alvalade metem inveja a qualquer ponta de lança no mundo: nos jogos teoricamente mais complicados que disputou em Portugal, o avançado dos leões já marcou sete golos, aos quais juntou cinco assistências: 12 contribuições para golo em 11 partidas, média superior a um golo ou assistência por desafio.


Logo no primeiro dérbi, em novembro de 2023, Gyokeres 'molhou a sopa', e fez o primeiro do jogo onde o Sporting sofreria a reviravolta nos descontos. Voltou a marcar, e também assistiu, pouco de um mês depois, no primeiro jogo contra o Porto, desta feita com vitória verde e branca.


Em 2024, a tendência manteve-se: um golo e uma assistência nos dois jogos frente aos rivais de Lisboa, nas meias finais da Taça de Portugal. A 6 de abril, o primeiro jogo em branco, na vitória do Sporting por 2-1 frente ao Benfica em que Geny Catamo vestiu a capa de herói. Pouco depois, saltou do banco no dragão para bisar em dois minutos e deixar o jogo com 2-2 no marcador. Voltou a ficar em branco na final da Taça de Portugal, mas, já na presente época fez duas assistências na Supertaça, e depois um golo na vitória frente ao Porto para o campeonato. O passe para o golo de Geny na meia final da Taça da Liga foi o último capítulo de uma história que promete não ficar por aqui.

No entanto, a saída de Viktor Gyokeres do Sporting no final na temporada, parece, segundo a imprensa nacional e internacional, inevitável. Se tal acontecer, o sueco terá até ao fim da temporada para melhorar o seu registo, e continuar a ser dor de cabeça para os rivais dos leões.



Futebol

Amorim lembra o Sporting: "O meu maior orgulho é..."

Antigo técnico dos leões, que se mudou para o Manchester United, respondeu, recentemente, às questões dos adeptos ingleses, e fez questão de recordar os leões

Amorim lembra Sporting
Amorim lembra Sporting

  |

Icon Comentário0

Ruben Amorim treinou o Sporting durante quase cinco anos, antes de, no passado novembro, deixar Alvalade e rumar a Old Trafford, para reforçar o Manchester United. O treinador concedeu uma entrevista aos canais oficiais da Premier League, em que respondeu às questões dos internautas sobre a sua carreira. Não se esqueceu de lembrar o Sporting como um destaque na sua vida.


Questionado sobre o momento na carreira que lhe dava mais orgulho, Ruben Amorim atirou: "Penso que foi vencer o primeiro campeonato com o Sporting. Como treinador, foi muito importante, 19 anos depois, o clube ganhar o título. Não era o meu clube de criança, mas acho que foi o meu melhor momento enquanto treinador".


Houve, ainda, tempo para mais perguntas. Outra prendeu-se com José Mourinho, outro ex Sporting: "Foi especial (trabalhar com ele) porque, além dos treinos, durante o almoço, falávamos da forma como se interage com os jogadores, a experiência em vários clubes, ganhar títulos, as derrotas. Tudo é muito importante para se aprender a treinar um clube. Faço-lhe muitas perguntas, mesmo hoje em dia, tento estar em contacto com ele".


Sobre os seus hobbies, respondeu o seguinte: "Coisas simples. Gosto de ginásio, kickboxing. Passo muito tempo com os meus filhos. Levo-os à escola, vou buscá-los. É muito importante para mim manter-me presente. Parei o kickboxing por um pouco. No Sporting, não tinha tempo. Os treinos são bons, porque, nesta profissão, é bom ter alguma coisa que puxa por nós, para depois relaxarmos".

Por fim, Amorim terminou com o maior sonho em Inglaterra: "É simples. Vencer a Premier League. Mais que qualquer coisa. Só quero ajudar este clube. Senti uma grande ligação com toda a gente. É difícil estar confiante neste momento, mas o meu sonho é ganhar a Premier League, no nosso estádio, com os nossos adeptos. Depois de tanto tempo, com tantos problemas, vencer outra vez é o melhor objetivo que podemos ter", rematou o técnico português.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Luís Pedro Ferreira atira: "Sporting-Benfica pode mudar o momento..."
Futebol

Luís Pedro Ferreira atira: "Sporting-Benfica pode mudar o momento..."

 

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino confirmado! Sporting no mercado por...
Futebol

Exclusivo Leonino confirmado! Sporting no mercado por...

 

Icon Comentário0
Rui Borges prepara surpresa no Sporting. Morita dá lugar a...
Futebol

Rui Borges prepara surpresa no Sporting. Morita dá lugar a...

 

Icon Comentário0