Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Estranho será não haver golos nesta terceira final entre Benfica e Sporting, a realizar-se em Leiria. Este encontro decisivo na Taça da Liga promete escrever mais um capítulo na longa e rica história deste dérbi eterno, que começou há mais de 300 jogos entre as duas equipas. Este sábado, a cidade de Leiria será palco da terceira final da competição entre os dois clubes, num jogo que desempatará as vitórias em decisões diretas nesta prova.
O Benfica é a equipa mais titulada da Taça da Liga, tendo conquistado o troféu em sete ocasiões desde a criação da competição em 2007/2008. O Sporting, por sua vez, soma quatro títulos. Ambas as equipas lideram na quantidade de presenças em finais: os encarnados alcançam agora a sua nona decisão, enquanto os leões chegam à oitava.
O primeiro confronto decisivo entre os dois na Taça da Liga aconteceu em 2008/2009 e deixou marcas que ainda persistem na memória coletiva. Nessa ocasião, o Benfica venceu nos penáltis, mas a polémica ficou instalada devido a uma decisão de arbitragem e ao gesto simbólico de Pedro Silva, jogador do Sporting, ao atirar a medalha. Em contraste, a segunda final, em 2022, trouxe uma vitória leonina por 2-1, com golos de Gonçalo Inácio e Sarabia a virarem o resultado, depois de Everton Cebolinha ter inaugurado o marcador para o Benfica.
Ao observar as mudanças em apenas três anos, nota-se uma transformação pouco considerável. O Sporting mantém uma base sólida, incluindo jogadores como Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio e Pedro Gonçalves, que participaram no jogo de Leiria há três anos.
Para este sábado, espera-se, como sempre, um jogo intenso e emocionante, com a promessa de golos a pairar no ar. Historicamente, é raro ver um confronto entre Benfica e Sporting terminar sem golos, e o último 0-0 remonta a maio de 2018. Desde então, as equipas enfrentaram-se 19 vezes, sempre com pelo menos um golo no marcador. Mais curioso ainda, em campo neutro, nunca houve um dérbi entre águias e leões que terminasse sem golos no tempo regulamentar.
Confira aqui o lance de Pedro Silva na final da Taça da Liga:
Jogador que alinhou pelos leões no passado, e abandonou Alvalade recentemente, tem vindo a destacar-se na sua nova equipa e mantém registo positivo
|
0Paulinho, antigo jogador do Sporting que deixou em Alvalade uma forte ligação com os adeptos, mudou-se, no verão de 2024, para o México, onde foi representar a equipa do Toluca - antigo clube do agora leão Maxi Araújo. O avançado português tem sido um dos grandes destaques desde que chegou, com um registo de golos e assistências invejável.
Os mexicanos regressaram à competição na passada sexta feira, dia 10 de janeiro, em jogo que contou com mais uma vitória da equipa de Paulinho, contra o Xolos Tijuana. O desafio contou para a primeira jornada do Torneio Clausura, da liga mexicana - onde normalmente, no mesmo ano, se disputa também o torneio abertura.
Em relação ao jogo, foi preciso esperar pelos últimos minutos da primeira parte para ver a bola entrar na baliza pela primeira vez: Alexis Vega, com assistência do português, inaugurou o marcador aos 39 minutos. A equipa do Xolos empatou, aos 45, por Raul Zuñiga, e o jogo seguiu empatado para o descanso.
No segundo tempo, muita ação. Vega bisou aos 57, e Helinho dobrou a vantagem - o jogo seguia com 3-1 no placar aos 71 minutos da partida. O adversário ainda reduziu, por Emanuel Reynoso, aos 80 minutos, mas cinco minutos depois, Paulinho ia fazer o 'seu' golo, e acabar com qualquer esperança do Xolos Tijuana. A partida terminava, então, com vitória por 4-2 para o Toluca, que iniciou assim a nova competição da melhor forma.
Relembrar que a equipa do Toluca terminou a fase regular do Torneio Abertura em segundo lugar, apenas atrás do Cruz Azul, numa prova onde Paulinho foi o melhor marcador, com 13 golos e cinco assistências em 17 jogos - os mexicanos acabaram por ser eliminados nos quartos de final dos playoffs após duas derrotas frente ao Club América. Com este vitória, assumem, desde já, o primeiro lugar no Torneio Clausura.
Confira aqui o primeiro golo do Toluca, com assistência de Paulinho:
Clube de Alvalade possui nas suas fileiras um jogador que se vem a destacar em partidas contra os maiores rivais dos leões, e espera que seja decisivo na final
|
0Viktor Gyokeres tem sido um dos maiores destaques - se não mesmo o maior destaque - da equipa do Sporting, desde que chegou a Alvalade no verão de 2023. O sueco marca golos sem parar, e os jogos grandes não são exceção: tem-se assumido como o grande trunfo do Sporting nas partidas frente aos maiores rivais, e não quer ficar por aqui.
Depois de 11 duelos com Benfica e Porto, os números do Viking de Alvalade metem inveja a qualquer ponta de lança no mundo: nos jogos teoricamente mais complicados que disputou em Portugal, o avançado dos leões já marcou sete golos, aos quais juntou cinco assistências: 12 contribuições para golo em 11 partidas, média superior a um golo ou assistência por desafio.
Logo no primeiro dérbi, em novembro de 2023, Gyokeres 'molhou a sopa', e fez o primeiro do jogo onde o Sporting sofreria a reviravolta nos descontos. Voltou a marcar, e também assistiu, pouco de um mês depois, no primeiro jogo contra o Porto, desta feita com vitória verde e branca.
Em 2024, a tendência manteve-se: um golo e uma assistência nos dois jogos frente aos rivais de Lisboa, nas meias finais da Taça de Portugal. A 6 de abril, o primeiro jogo em branco, na vitória do Sporting por 2-1 frente ao Benfica em que Geny Catamo vestiu a capa de herói. Pouco depois, saltou do banco no dragão para bisar em dois minutos e deixar o jogo com 2-2 no marcador. Voltou a ficar em branco na final da Taça de Portugal, mas, já na presente época fez duas assistências na Supertaça, e depois um golo na vitória frente ao Porto para o campeonato. O passe para o golo de Geny na meia final da Taça da Liga foi o último capítulo de uma história que promete não ficar por aqui.
No entanto, a saída de Viktor Gyokeres do Sporting no final na temporada, parece, segundo a imprensa nacional e internacional, inevitável. Se tal acontecer, o sueco terá até ao fim da temporada para melhorar o seu registo, e continuar a ser dor de cabeça para os rivais dos leões.
Antigo técnico dos leões, que se mudou para o Manchester United, respondeu, recentemente, às questões dos adeptos ingleses, e fez questão de recordar os leões
|
0Ruben Amorim treinou o Sporting durante quase cinco anos, antes de, no passado novembro, deixar Alvalade e rumar a Old Trafford, para reforçar o Manchester United. O treinador concedeu uma entrevista aos canais oficiais da Premier League, em que respondeu às questões dos internautas sobre a sua carreira. Não se esqueceu de lembrar o Sporting como um destaque na sua vida.
Questionado sobre o momento na carreira que lhe dava mais orgulho, Ruben Amorim atirou: "Penso que foi vencer o primeiro campeonato com o Sporting. Como treinador, foi muito importante, 19 anos depois, o clube ganhar o título. Não era o meu clube de criança, mas acho que foi o meu melhor momento enquanto treinador".
Houve, ainda, tempo para mais perguntas. Outra prendeu-se com José Mourinho, outro ex Sporting: "Foi especial (trabalhar com ele) porque, além dos treinos, durante o almoço, falávamos da forma como se interage com os jogadores, a experiência em vários clubes, ganhar títulos, as derrotas. Tudo é muito importante para se aprender a treinar um clube. Faço-lhe muitas perguntas, mesmo hoje em dia, tento estar em contacto com ele".
Sobre os seus hobbies, respondeu o seguinte: "Coisas simples. Gosto de ginásio, kickboxing. Passo muito tempo com os meus filhos. Levo-os à escola, vou buscá-los. É muito importante para mim manter-me presente. Parei o kickboxing por um pouco. No Sporting, não tinha tempo. Os treinos são bons, porque, nesta profissão, é bom ter alguma coisa que puxa por nós, para depois relaxarmos".
Por fim, Amorim terminou com o maior sonho em Inglaterra: "É simples. Vencer a Premier League. Mais que qualquer coisa. Só quero ajudar este clube. Senti uma grande ligação com toda a gente. É difícil estar confiante neste momento, mas o meu sonho é ganhar a Premier League, no nosso estádio, com os nossos adeptos. Depois de tanto tempo, com tantos problemas, vencer outra vez é o melhor objetivo que podemos ter", rematou o técnico português.