Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

PLANO DO SPORTING PARA O MERCADO DE INVERNO

Marcador de golos, central com saída de bola e novo médio para substituir capitão. Este é mais um exclusivo do Leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

26 Jan 2020 | 10:27 |

Icon Comentário0

O Inverno estava a chegar como na saga dos Tronos. Desde 31 de agosto que se esperava pelo mercado de janeiro após um turbulento fim de Verão. Ainda em 2019, as famílias Lannister, Stark e Targaryen reuniram-se numa única sala, que é como quem diz, juntou-se à mesa o quartel-general do Sporting Clube de Portugal para juntos dotarem o exército à ordem de Silas de maior poder de fogo.


Silas percebeu desde a primeira hora que o plantel dos leões é curto e de qualidade insuficiente. O Leonino sabe que das várias conversas entre as diversas sensibilidades resultou o Plano de Inverno, uma lista que se dividiu em três: posições a reforçar; Bruno Fernandes (outra vez Bruno Fernandes); e dispensas.


Tudo começa no capitão. Tal como no verão, toda a estratégia se centrou na venda de Bruno Fernandes. A ideia era vender o médio goleador no início de janeiro para dar tempo de negociar e investir nas posições carenciadas, assim como preparar com tempo a sua substituição. Se saísse, o Sporting CP estaria na disposição de abrir os cordões à bolsa na aquisição de outro jogador com característica semelhantes.


Mesmo sem o dossier Bruno Fernandes resolvido, com o leilão pela Europa fora a prolongar-se novamente, o que desvaloriza o ativo e dificulta a venda, o Clube de Alvalade não pôde esperar mais para suprir a mais gritante falha do plantel. Sporar chegou e já treina em Alcochete (ler aqui) para afinar a pontaria de goleador, que já de si vem afinada da Eslováquia. Proveniente do Slovan Bratislava, o esloveno marcou 61 golos em 78 jogos nas três últimas épocas, e na de 2019/20 leva já 20 remates certeiros em 26 partidas.

Em declarações exclusivas de Azbe Jug ao Leonino, o antigo guarda-redes do Sporting CP, detalhou que o ponta-de-lança vai trazer “frescura para o ataque” e ajudar “na pressão sobre os defesas, como estávamos acostumados com o Slimani”. Falámos também com um conhecido agente FIFA, que prefere ser mais cauteloso: “Marcou muitos golos na Eslováquia, mas falhou na Suíça e na Alemanha. Marca muitos golos de encostar o pé, mas de cabeça não vi nenhum. Para mim, Sporar é uma incógnita”. Mas a bola a seu dono. O leonino sabe que Silas avalizou a contratação do ponta-de-lança esloveno, considerando que tem potencial. Por isso e pela falta de alternativas, é de esperar que, em Alvalade, Sporar seja aposta imediata.


Questão Central

Mais difícil para não dizer tema encerrado é a questão central da defesa. O treinador do Sporting pediu um central, daqueles que têm “saída de bola”, que sabem construir a partir de trás. Dos quatro que fazem parte do plantel, apenas Mathieu cumpre essa função, o que fica aquém das necessidades por duas razões essenciais. Por um lado, o francês não aguenta uma época inteira, falhando muitos jogos por lesão, além dos eventuais amarelos numa posição exposta a cartões, por outro, a equipa técnica queria ter soluções para implementar uma defesa a três, subindo os laterais, ainda para mais porque Acuña é muito potenciado numa posição intermédia entre lateral e extremo, na medida que é dos jogadores que melhor cruza na equipa, cruzamentos esses que podem ser aproveitados pelo novo ponta-de-lança. “Na antecipação e na movimentação dentro de área, é mais forte que Luiz Phellype”, explica o agente FIFA.

A questão do central com saída de bola é ainda mais relevante porque os trincos do Sporting CP, quer Doumbia, quer Battaglia, também não são fortes nesse aspeto do jogo. De qualquer forma, o Leonino apurou junto de fonte segura que nesta altura o Sporting CP não está à procura de nenhum jogador no mercado, querendo apenas fechar o dossier Bruno Fernandes.

Jogo de Dominó

No que toca a dispensas, de igual forma, os leões não estão muito ativos neste final de janeiro, embora neste caso não fosse sequer o objetivo inicial. Com um plantel com poucas soluções, a equipa não se pode dar ao luxo de ficar ainda com menos soluções. A saída de Fernando foi uma “não dispensa”, na medida que não se pode dispensar quem “nunca” entrou. O jogador brasileiro já foi devolvido à procedência, depois da folha em branco que foram as suas aparições na equipa sénior leonina. Jesé também esteve para seguir a mesma receita, mas acabou por ficar. E de dispensas não se deverá ouvir falar mais até final da época.

Silas está preocupado com a situação, sobretudo pelo risco de perder Bruno Fernandes, e de não haver tempo de colmatar convenientemente a sua saída. Dos seus pedidos – goleador, central e início de janeiro como data limite para a saída de Bruno Fernandes –, cumpriu-se um.

Um dado relevante que tem prejudicado o Sporting CP: o mercado tem estado muito parado. “Isto é como um jogo de dominó. Ainda não caiu a primeira peça, que faz depois todas as outras peças mexer”, conclui o reconhecido agente FIFA. A poucos dias do fecho de mercado, é bem possível que já ninguém suba ao Trono de Ferro.


Futebol

Exclusivo Leonino - Internacional português da Liga italiana no radar do Sporting

Clube de Alvalade está atento a vários talentos pelo mundo fora, e estudam as diferentes opções antes do início da janela de transferências

Exclusivo Leonino - Sporting está atento a vários talentos pelo mundo fora, e estudam as diferentes opções antes do início da janela de transferências
Exclusivo Leonino - Sporting está atento a vários talentos pelo mundo fora, e estudam as diferentes opções antes do início da janela de transferências

07 Dez 2025 | 03:00 |

Icon Comentário0

Tiago Gabriel está referenciado pela Direção do Sporting, como um dos jovens talentos que os responsáveis verdes e brancos querem seguir de perto. Neste Exclusivo Leonino, o nosso Jornal dá conta do interesse dos leões no jogador do Lecce, da Serie A.


Tiago Gabriel é um defesa-central de 20 anos, que já alinhou em 15 partidas do Lecce na presente temporada, para além de também ser escolha regular nos convocados da seleção sub-21, em 2025/26.  Neste momento, é o terceiro jogador da Liga Italiana com mais duelos aéreos discutidos, e ganhos.


Apesar de o Sporting estar bem apetrechado, no que toca ao eixo da defesa, a verdade é que os leões já pensam na possibilidade de perder algumas peças importantes no setor defensivo. Gonçalo Inácio e Ousmane Diomande, que têm sido titulares habituais nas escolhas de Rui Borges, têm vindo a ser apontados a alguns dos mais ricos clubes da Europa nos últimos meses.


Por isso, o Sporting estuda opções, e um dos jogadores que estará referenciado é Tiago Gabriel. Um dos motivos do interesse dos leões no jovem defesa-central, para além das boas exibições esta temporada, é o facto de o jogador ter feito a sua formação no Clube de Alvalade, onde esteve entre 2014 e 2020.

Outro dos fatores que pode ajudar a um possível negócio são as boas relações que o Sporting mantém com o Lecce, emblema onde alinha Tiago Gabriel. Relembrar que, no verão de 2023, os leões efetuaram uma das compras mais caras da história do Clube a esse emblema da Serie A, na altura para resgatar o agora capitão de equipa, Morten Hjulmand.



Futebol

Jogador do Benfica provocou Maxi Araújo e pode acabar suspenso por gesto obsceno

Logo após ter assistido para o golo dos encarnados, futebolista e teve uma atitude inapropriada que pode sair caro ao futebolista encarnado

Jogador do Benfica provocou Maxi Araújo durante o dérbi com o Sporting e pode acabar suspenso por gesto obsceno
Jogador do Benfica provocou Maxi Araújo durante o dérbi com o Sporting e pode acabar suspenso por gesto obsceno

06 Dez 2025 | 23:24 |

Icon Comentário0

O empate no dérbi entre Benfica e Sporting (1-1), desta sexta-feira, dia 5 de dezembro, ficou marcado por uma provocação nos festejos do golo de Georgiy Sudakov. Amar Dedic decidiu ir ao encontro de Maxi Araújo, logo após ter assistido o internacional ucraniano e teve um gesto obsceno que pode sair caro ao jogador encarnado.


Quem se apercebeu do sucedido foi Morten Hjulmand, levando mesmo o capitão do conjunto de Rui Borges a pedir satisfações, ao passo que Vangelis Pavlidis ainda tentou abafar tais protestos do nórdico, numa altura em que a turma de José Mourinho festejava o golo.


Na sequência desse momento, o árbitro António Nobre fez questão de chamar os capitães Nicolás Otamendi e Morten Hjulmand à parte e pedir a ambos os futebolistas que acalmassem os colegas de equipa que viviam o jogo com os nervos à flor da pele.


Já na segunda parte, Maxi Araújo foi também atingido com duas garrafas, quando se preparava para fazer um lançamento de linha lateral. Tal aconteceu depois de mais um lance em que esteve picado com Richard Ríos, o que foi uma constante durante todo o encontro.

De recordar que Tiago Dantas, médio que esteve emprestado pelo Benfica ao Tondela, em 2021/22, foi suspenso por um jogo, após um gesto semelhante numa derrota caseira dos beirões contra o Sporting (3-1), além de ter sido multado em 82 euros pelo Conselho de Disciplina da FPF.


Veja o gesto:


Futebol

Dados mostram que Mourinho mentiu sobre Hjulmand; Médio do Sporting não é "intocável"

Após o empate entre Benfica e leões (1-1), técnico do clube da Luz afirmou que capitão dos leões não via cartões, mas números dizem o contrário

Mourinho disse que Hjulmand fazia muitas faltas, mas não via cartões; No entanto, médio do Sporting é dos que mais amarelos viu na Liga desde 2023
Mourinho disse que Hjulmand fazia muitas faltas, mas não via cartões; No entanto, médio do Sporting é dos que mais amarelos viu na Liga desde 2023

06 Dez 2025 | 19:43 |

Icon Comentário0

Após o empate entre Benfica e Sporting (1-1), José Mourinho afirmou que Morten Hjulmand é "intocável" e que não leva cartões apesar de fazer faltas. No entanto, os dados dizem precisamente o contrário. O capitão dos leões é dos que mais amarelos viu na Liga desde 2023.


Num total de 71 partidas disputadas (5.513 minutos) ao serviço dos verdes e brancos em três edições distintas do nosso campeonato, o futebolista dinamarquês foi admoestado com 26 cartões: viu 25 amarelos (dois deles no mesmo jogo) e um vermelho.


Neste ranking, o jogador leonino apenas é superado por Seba Pérez, que, em 69 duelos entre Boavista e Casa Pia (4.890'), viu os mesmos 26 cartões, mas divididos da seguinte forma: 22 amarelos e quatro vermelhos. O top-3 fecha com Matheus Pereira, do Santa Clara, que, nos 68 jogos (4.531) pelos insulares, viu os árbitros visaram-no por 23 vezes (22 amarelos e um vermelho).


Por outro lado, Nicolás Otamendi, durante este período, viu apenas 19 cartões (18 amarelos e um vermelho) em 74 jogos (6.535 minutos). Assim, os factos apresentados desmentem as afirmações proferidas por José Mourinho que tentou desviar as atenções por ter somado mais um jogo sem vencer à frente dos encarnados.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand – avaliado em 50 milhões de euros – participou em 20 partidas: 13 na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga dos Campeões, uma na Taça de Portugal e outra na Supertaça. Nos 1.798 minutos em que esteve em campo, o capitão dos leões marcou dois golos e fez duas assistências.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rafael Soares critica Geny e Trincão mas elogia um dos titulares: "Foi dos melhores do Sporting"
Futebol

Rafael Soares critica Geny e Trincão mas elogia um dos titulares: "Foi dos melhores do Sporting"

06 Dez 2025 | 16:54

Icon Comentário0
João Maria Jonet usa ironia para arrasar figura chave do Sporting: "Renovem para sempre"
Futebol

João Maria Jonet usa ironia para arrasar figura chave do Sporting: "Renovem para sempre"

06 Dez 2025 | 16:33

Icon Comentário0
Sporting com três baixas no treino pós-dérbi com o Benfica
Futebol

Sporting com três baixas no treino pós-dérbi com o Benfica

06 Dez 2025 | 16:13

Icon Comentário0