Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

PLANO DO SPORTING PARA O MERCADO DE INVERNO

Marcador de golos, central com saída de bola e novo médio para substituir capitão. Este é mais um exclusivo do Leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O Inverno estava a chegar como na saga dos Tronos. Desde 31 de agosto que se esperava pelo mercado de janeiro após um turbulento fim de Verão. Ainda em 2019, as famílias Lannister, Stark e Targaryen reuniram-se numa única sala, que é como quem diz, juntou-se à mesa o quartel-general do Sporting Clube de Portugal para juntos dotarem o exército à ordem de Silas de maior poder de fogo.


Silas percebeu desde a primeira hora que o plantel dos leões é curto e de qualidade insuficiente. O Leonino sabe que das várias conversas entre as diversas sensibilidades resultou o Plano de Inverno, uma lista que se dividiu em três: posições a reforçar; Bruno Fernandes (outra vez Bruno Fernandes); e dispensas.


Tudo começa no capitão. Tal como no verão, toda a estratégia se centrou na venda de Bruno Fernandes. A ideia era vender o médio goleador no início de janeiro para dar tempo de negociar e investir nas posições carenciadas, assim como preparar com tempo a sua substituição. Se saísse, o Sporting CP estaria na disposição de abrir os cordões à bolsa na aquisição de outro jogador com característica semelhantes.


Mesmo sem o dossier Bruno Fernandes resolvido, com o leilão pela Europa fora a prolongar-se novamente, o que desvaloriza o ativo e dificulta a venda, o Clube de Alvalade não pôde esperar mais para suprir a mais gritante falha do plantel. Sporar chegou e já treina em Alcochete (ler aqui) para afinar a pontaria de goleador, que já de si vem afinada da Eslováquia. Proveniente do Slovan Bratislava, o esloveno marcou 61 golos em 78 jogos nas três últimas épocas, e na de 2019/20 leva já 20 remates certeiros em 26 partidas.

Em declarações exclusivas de Azbe Jug ao Leonino, o antigo guarda-redes do Sporting CP, detalhou que o ponta-de-lança vai trazer “frescura para o ataque” e ajudar “na pressão sobre os defesas, como estávamos acostumados com o Slimani”. Falámos também com um conhecido agente FIFA, que prefere ser mais cauteloso: “Marcou muitos golos na Eslováquia, mas falhou na Suíça e na Alemanha. Marca muitos golos de encostar o pé, mas de cabeça não vi nenhum. Para mim, Sporar é uma incógnita”. Mas a bola a seu dono. O leonino sabe que Silas avalizou a contratação do ponta-de-lança esloveno, considerando que tem potencial. Por isso e pela falta de alternativas, é de esperar que, em Alvalade, Sporar seja aposta imediata.


Questão Central

Mais difícil para não dizer tema encerrado é a questão central da defesa. O treinador do Sporting pediu um central, daqueles que têm “saída de bola”, que sabem construir a partir de trás. Dos quatro que fazem parte do plantel, apenas Mathieu cumpre essa função, o que fica aquém das necessidades por duas razões essenciais. Por um lado, o francês não aguenta uma época inteira, falhando muitos jogos por lesão, além dos eventuais amarelos numa posição exposta a cartões, por outro, a equipa técnica queria ter soluções para implementar uma defesa a três, subindo os laterais, ainda para mais porque Acuña é muito potenciado numa posição intermédia entre lateral e extremo, na medida que é dos jogadores que melhor cruza na equipa, cruzamentos esses que podem ser aproveitados pelo novo ponta-de-lança. “Na antecipação e na movimentação dentro de área, é mais forte que Luiz Phellype”, explica o agente FIFA.

A questão do central com saída de bola é ainda mais relevante porque os trincos do Sporting CP, quer Doumbia, quer Battaglia, também não são fortes nesse aspeto do jogo. De qualquer forma, o Leonino apurou junto de fonte segura que nesta altura o Sporting CP não está à procura de nenhum jogador no mercado, querendo apenas fechar o dossier Bruno Fernandes.

Jogo de Dominó

No que toca a dispensas, de igual forma, os leões não estão muito ativos neste final de janeiro, embora neste caso não fosse sequer o objetivo inicial. Com um plantel com poucas soluções, a equipa não se pode dar ao luxo de ficar ainda com menos soluções. A saída de Fernando foi uma “não dispensa”, na medida que não se pode dispensar quem “nunca” entrou. O jogador brasileiro já foi devolvido à procedência, depois da folha em branco que foram as suas aparições na equipa sénior leonina. Jesé também esteve para seguir a mesma receita, mas acabou por ficar. E de dispensas não se deverá ouvir falar mais até final da época.

Silas está preocupado com a situação, sobretudo pelo risco de perder Bruno Fernandes, e de não haver tempo de colmatar convenientemente a sua saída. Dos seus pedidos – goleador, central e início de janeiro como data limite para a saída de Bruno Fernandes –, cumpriu-se um.

Um dado relevante que tem prejudicado o Sporting CP: o mercado tem estado muito parado. “Isto é como um jogo de dominó. Ainda não caiu a primeira peça, que faz depois todas as outras peças mexer”, conclui o reconhecido agente FIFA. A poucos dias do fecho de mercado, é bem possível que já ninguém suba ao Trono de Ferro.


Futebol

Exclusivo Leonino - Sporting pondera renovar com surpresa de Rúben Amorim e Varandas aprova

Presidente do Clube de Alvalade está em sintonia com o técnico verde e branco e futebolista que está numa boa forma pode prolongar ligação aos leões

Frederico Varandas e Rúben Amorim acordam renovação de Daniel Bragança com o Sporting
Frederico Varandas e Rúben Amorim acordam renovação de Daniel Bragança com o Sporting

  |

Icon Comentário0

O Sporting está a estudar uma eventual renovação de contrato com Daniel Bragança, sabe o Leonino. O médio está naquele que é o melhor momento de forma da carreira e vem sendo crucial para o meio-campo de Rúben Amorim - tendo, inclusive uma subida no valor de mercado - que está encantado com o seu pupilo.


Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, junto de fonte próxima do processo, Frederico Varandas quer segurar o 'camisola 23', apesar de o jogador estar vinculado ao Clube de Alvalade até 2027. O objetivo passa por uma renovação curta, de mais uma ou duas temporadas.


A falta de jogadores para a posição também pesa na decisão, uma vez que, além de Bragança, Amorim conta apenas com Hidemasa Morita e Morten Hjulmand. Pedro Gonçalves também pode ser utilizado no miolo, mas não tem a mesma influência do que quando joga no ataque. 


Em 2024/25, Daniel Bragançaavaliado em 12 milhões de euros soma 11 encontros disputados. Ao longo dos 575 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio verde e branco conta com quatro golos e três assistências, sendo uma peça muito importante para a equipa leonina.

Ao todo, com a Listada verde e branca, Daniel Bragança leva 119 duelos, onze finalizações certeiras, nove assistências e quatro títulos conquistados: dois Campeonato Nacionais (2020/21 e 2023/24) e duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22). O médio tem contrato com os leões até junho de 2027 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.



Futebol

Xabi Alonso pode ser salvação de Varandas: Presidente do Sporting agradece

Novas informações sobre o atual treinador do Bayer Leverkusen deixam Presidente do Clube de Alvalade bastante mais aliviado para o futuro

Frederico Varandas, Presidente do Sporting, vê Xabi Alonso apontado ao City
Frederico Varandas, Presidente do Sporting, vê Xabi Alonso apontado ao City

  |

Icon Comentário0

Xabi Alonso está a ser apontado como sucessor de Pep Guardiola no Manchester City. A informação agrada a Frederico Varandas, Presidente do Sporting, que, nos últimos dias, tem visto o nome de Rúben Amorim associado ao atual campeão da Premier League.


O interesse no técnico do Bayer Leverkusen está a ser avançado pelo The Athletic, garantindo que os citizens podem mesmo avançar por Alonso, caso Guardiola saia. Ainda assim, a renovação está próxima, uma vez que o cargo de selecionador inglês está agora ocupado.


O treinador do City era apontado como um dos principais candidatos a assumir a seleção dos 'três leões', depois de Gareth Southgate dar por terminada uma caminhada de nove anos. Com Thomas Tuchel a ser o escolhido pela FPA (Federação Inglesa), o prolongamento do vínculo de Guardiola não está descartado.


Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, o técnico liderou 224 encontros, tendo vencido 157, empatado 34 e perdido 33, sendo uma das grandes figuras dos verdes e brancos nos últimos anos.

Ao comando do Sporting, Rúben Amorim conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões para emblemas estrangeiros e 30 para clubes nacionais.



Futebol

Sporting quer Josh Acheampong: Leões têm data para avançar pelo defesa do Chelsea

Lateral direito de 18 anos parece agradar a Rúben Amorim, mas Clube de Alvalade tem concorrência feroz na luta pela contratação do jogador

Josh Acheampong, lateral do Chelsea, é alvo do Sporting
Josh Acheampong, lateral do Chelsea, é alvo do Sporting

  |

Icon Comentário0

Josh Acheampong é alvo do Sporting. O lateral direito do Chelsea interessa a Rúben Amorim, mas os leões não terão tarefa fácil na contratação do jogador de 18 anos. Real Madrid e Benfica também apertam o cerco ao futebolista inglês,


A informação está a ser avançada por Ekrem Konur - jornalista turco especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - garantindo que leões, merengues e águias estão a ponderar atacar o defesa já no próximo mercado de janeiro.


Para já, a fonte em questão não revela quaisquer tipos de moldes ou detalhes de um possível negócio, apenas que os três clubes acima mencionados estão atentos ao atleta e que a janela de transferências de inverno poderá trazer novidades.


O rumor do interesse do Sporting surge numa altura em que Geovany Quenda - principal dono da posição esta temporada - tem sido apontado a uma mudança para a Premier League. No entanto, tal como revelou, em Exclusivo o Leonino, Frederico Varandas não teme a saída do 'camisola 57'.

Josh Acheampong - avaliado em 300 mil euros - soma cinco jogos esta temporada: quatro pelos sub-21 dos blues e um aos serviço da equipa principal. No escalão mais jovem, o lateral acabou por fazer uma assistência, enquanto com Enzo Maresca disputou 27 minutos, diante do Borrow, na Taça da Liga inglesa.


Confira a publicação:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


“Rúben Amorim vai sair do Sporting”: Ex Benfica faz revelação (vídeo)
Futebol

“Rúben Amorim vai sair do Sporting”: Ex Benfica faz revelação (vídeo)

 

Icon Comentário0
Novidade das grandes no treino do Sporting! Amorim teve 'prenda' em Alcochete (vídeo)
Futebol

Novidade das grandes no treino do Sporting! Amorim teve 'prenda' em Alcochete (vídeo)

 

Icon Comentário0
Sporting tem motivos para sorrir! Há outro treinador apontado ao lugar de Guardiola
Futebol

Sporting tem motivos para sorrir! Há outro treinador apontado ao lugar de Guardiola

 

Icon Comentário0