Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

PLANO DO SPORTING PARA O MERCADO DE INVERNO

Marcador de golos, central com saída de bola e novo médio para substituir capitão. Este é mais um exclusivo do Leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

26 Jan 2020 | 10:27 |

Icon Comentário0

O Inverno estava a chegar como na saga dos Tronos. Desde 31 de agosto que se esperava pelo mercado de janeiro após um turbulento fim de Verão. Ainda em 2019, as famílias Lannister, Stark e Targaryen reuniram-se numa única sala, que é como quem diz, juntou-se à mesa o quartel-general do Sporting Clube de Portugal para juntos dotarem o exército à ordem de Silas de maior poder de fogo.


Silas percebeu desde a primeira hora que o plantel dos leões é curto e de qualidade insuficiente. O Leonino sabe que das várias conversas entre as diversas sensibilidades resultou o Plano de Inverno, uma lista que se dividiu em três: posições a reforçar; Bruno Fernandes (outra vez Bruno Fernandes); e dispensas.


Tudo começa no capitão. Tal como no verão, toda a estratégia se centrou na venda de Bruno Fernandes. A ideia era vender o médio goleador no início de janeiro para dar tempo de negociar e investir nas posições carenciadas, assim como preparar com tempo a sua substituição. Se saísse, o Sporting CP estaria na disposição de abrir os cordões à bolsa na aquisição de outro jogador com característica semelhantes.


Mesmo sem o dossier Bruno Fernandes resolvido, com o leilão pela Europa fora a prolongar-se novamente, o que desvaloriza o ativo e dificulta a venda, o Clube de Alvalade não pôde esperar mais para suprir a mais gritante falha do plantel. Sporar chegou e já treina em Alcochete (ler aqui) para afinar a pontaria de goleador, que já de si vem afinada da Eslováquia. Proveniente do Slovan Bratislava, o esloveno marcou 61 golos em 78 jogos nas três últimas épocas, e na de 2019/20 leva já 20 remates certeiros em 26 partidas.

Em declarações exclusivas de Azbe Jug ao Leonino, o antigo guarda-redes do Sporting CP, detalhou que o ponta-de-lança vai trazer “frescura para o ataque” e ajudar “na pressão sobre os defesas, como estávamos acostumados com o Slimani”. Falámos também com um conhecido agente FIFA, que prefere ser mais cauteloso: “Marcou muitos golos na Eslováquia, mas falhou na Suíça e na Alemanha. Marca muitos golos de encostar o pé, mas de cabeça não vi nenhum. Para mim, Sporar é uma incógnita”. Mas a bola a seu dono. O leonino sabe que Silas avalizou a contratação do ponta-de-lança esloveno, considerando que tem potencial. Por isso e pela falta de alternativas, é de esperar que, em Alvalade, Sporar seja aposta imediata.


Questão Central

Mais difícil para não dizer tema encerrado é a questão central da defesa. O treinador do Sporting pediu um central, daqueles que têm “saída de bola”, que sabem construir a partir de trás. Dos quatro que fazem parte do plantel, apenas Mathieu cumpre essa função, o que fica aquém das necessidades por duas razões essenciais. Por um lado, o francês não aguenta uma época inteira, falhando muitos jogos por lesão, além dos eventuais amarelos numa posição exposta a cartões, por outro, a equipa técnica queria ter soluções para implementar uma defesa a três, subindo os laterais, ainda para mais porque Acuña é muito potenciado numa posição intermédia entre lateral e extremo, na medida que é dos jogadores que melhor cruza na equipa, cruzamentos esses que podem ser aproveitados pelo novo ponta-de-lança. “Na antecipação e na movimentação dentro de área, é mais forte que Luiz Phellype”, explica o agente FIFA.

A questão do central com saída de bola é ainda mais relevante porque os trincos do Sporting CP, quer Doumbia, quer Battaglia, também não são fortes nesse aspeto do jogo. De qualquer forma, o Leonino apurou junto de fonte segura que nesta altura o Sporting CP não está à procura de nenhum jogador no mercado, querendo apenas fechar o dossier Bruno Fernandes.

Jogo de Dominó

No que toca a dispensas, de igual forma, os leões não estão muito ativos neste final de janeiro, embora neste caso não fosse sequer o objetivo inicial. Com um plantel com poucas soluções, a equipa não se pode dar ao luxo de ficar ainda com menos soluções. A saída de Fernando foi uma “não dispensa”, na medida que não se pode dispensar quem “nunca” entrou. O jogador brasileiro já foi devolvido à procedência, depois da folha em branco que foram as suas aparições na equipa sénior leonina. Jesé também esteve para seguir a mesma receita, mas acabou por ficar. E de dispensas não se deverá ouvir falar mais até final da época.

Silas está preocupado com a situação, sobretudo pelo risco de perder Bruno Fernandes, e de não haver tempo de colmatar convenientemente a sua saída. Dos seus pedidos – goleador, central e início de janeiro como data limite para a saída de Bruno Fernandes –, cumpriu-se um.

Um dado relevante que tem prejudicado o Sporting CP: o mercado tem estado muito parado. “Isto é como um jogo de dominó. Ainda não caiu a primeira peça, que faz depois todas as outras peças mexer”, conclui o reconhecido agente FIFA. A poucos dias do fecho de mercado, é bem possível que já ninguém suba ao Trono de Ferro.


Futebol

Varandas lembra Pinto da Costa e confirma que Sporting vai fazer queixa do Porto

Direção do Clube de Alvalade lançou um comunicado a condenar as recentes pressões do emblema nortenho, que recentemente voltaram a existir

Sporting de Frederico Varandas lembrou mandatos de Pinto da Costa em recentemente comunicado a condenar ações do Porto
Sporting de Frederico Varandas lembrou mandatos de Pinto da Costa em recentemente comunicado a condenar ações do Porto

04 Nov 2025 | 11:22 |

Icon Comentário0

Esta terça-feira, dia 4 de novembro, o Sporting divulgou um comunicado, nos seus meios oficiais, no qual condena as tentativas de "condicionar, influenciar ou pressionar árbitros ou outros agentes desportivos", isto depois da acusação de Fábio Veríssimo sobre a pressão do Porto na partida diante do Braga, do último domingo. 


Nessa mesma nota, publicada no site do Clube, o Sporting lembra Pinto da Costa adianta que "não aceitará o regresso a um futebol de bastidores e pressões, nem que se maquilhem velhas práticas com uma nova aparência institucional", é possível ler-se. O comunicado ainda anuncia que a Direção dos leões vai "apresentar uma participação disciplinar ao Conselho de Disciplina com vista ao apuramento da verdade e de todos os responsáveis": "o Sporting exige que as entidades competentes atuem de forma implacável".


Confira o comunicado na íntegra:


"O Sporting Clube de Portugal considera absolutamente inaceitável qualquer tentativa, direta ou indireta, de condicionar, influenciar ou pressionar árbitros ou outros agentes desportivos. Situações desta natureza mancham a credibilidade das competições e são um claro retrocesso no futebol português. 

Perante a notícia de factos desta gravidade, susceptíveis de constituírem infracção disciplinar punível com sanção de desclassificação ou derrota nos termos regulamentares, o Sporting exige que as entidades competentes atuem de forma implacável, apurando todas as responsabilidades e aplicando as sanções que se impõem, sem exceções nem complacência, desde já anunciando que irá igualmente apresentar uma participação disciplinar ao Conselho de Disciplina com vista ao apuramento da verdade e de todos os responsáveis.


O Sporting não aceitará o regresso a um futebol de bastidores e pressões, nem que se maquilhem velhas práticas com uma nova aparência institucional".


Futebol

João Gião para o Casa Pia? O que afasta os gansos do treinador do Sporting

Treinador da equipa secundária dos verdes e brancos foi recentemente associado como o nome principal para suceder a João Pereira

Casa Pia nem terá chegado a contactar João Gião ou a estrutura do Sporting, pois sabem que nenhum dos lados pretende negociar
Casa Pia nem terá chegado a contactar João Gião ou a estrutura do Sporting, pois sabem que nenhum dos lados pretende negociar

04 Nov 2025 | 10:26 |

Icon Comentário0

Ao que parece, afinal, o Casa Pia não terá chegado a contactar João Gião nem o Sporting para dar a conhecer sobre o interesse na sua contratação. Depois de terem despedido João Pereira do comando técnico da equipa principal, os gansos estão à procura de um novo treinador e o timoneiro do conjunto secundário dos leões.


De acordo com o jornal Record, apesar de o treinador dos verdes e brancos ser o principal nome na lista do conjunto lisboeta, a estrutura nem terá chegado a avançar, uma vez que tem consciência de que Gião não pretende deixar o Sporting nesta altura, tal como a Direção leonina não está aberta a negociar.


No conjunto secundário do Sporting, João Gião encontra-se a fazer um trabalho de destaque. Os leões são líderes da segunda liga, com 21 pontos em nove encontros (sete vitórias e duas derrotas). Na UEFA Youth League, o Clube de Alvalade soma sete pontos (duas vitórias e um empate) e está no 10.º lugar.


Conforme revelado num Exclusivo Leonino, a estrutura do Sporting, com Frederico Varandas à cabeça, está bastante satisfeita com João Gião e pretende recompensar o mesmo com uma renovação de contrato, que ainda deverá incluir um aumento salarial para o treinador.

De resto, João Gião irá orientar a equipa verde e branca nesta terça-feira, dia 4 de novembro, em partida válida para a quarta jornada da Youth League. O encontro diante da Juventus está agendada para as 14h00 e será disputada em Turim, Itália.



Futebol

Atenção! Sporting explora contratação de Brayan Medina

Recentes exibições do central colombiano parecem ter chamado à atenção dos responsáveis verdes e brancos, que continuam atentos a oportunidades de mercado

De acordo com as mais recentes notícias, Sporting está atento a uma possível contratação de Brayan Medina
De acordo com as mais recentes notícias, Sporting está atento a uma possível contratação de Brayan Medina

04 Nov 2025 | 10:02 |

Icon Comentário0

O Sporting está interessado em Brayan Medina. De olhos postos em vários jogadores para o defeso que aí vem, os responsáveis leoninos têm um novo na mira, com as recentes exibições do central do Tondela a saltarem à vista dos verdes e brancos.


A informação está a ser avançada por Pipe Sierra, jornalista colombiano especializado no mercado de transferências, que ainda avança que o Sporting não está sozinho na corrida pelo jogador de 23 anos. O Braga também tem estado atento e pode avançar pelo defesa.


Brayan Medina encontra-se a realizar a sua primeira temporada em Portugal, tendo chegado do America de Cali - clube que irá ganhar parte da percentagem na eventualidade de uma venda do jogador, que foi titular na recente Sporting, por 3-0 . Para já, o colombiano tem contrato com os beirões até junho de 2030.


Em 2025/26, ao serviço do Tondela, Brayan Medina - avaliado em 2 milhões de euros -, já disputou o total de nove partidas, somando 765 minutos em campo. Nesse número de encontros, ainda não marcou ou fez qualquer assistência para os companheiros de equipa.

O Sporting volta a entrar em campo já esta terça-feira, dia 4 de novembro, desta vez contra os italianos da Juventus. O encontro, a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Luciano Spalletti, jogar-se-á no reduto do adversário, às 20h00.


Confira a publicação:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Mikel Arteta mostra-se "preocupado" com lesão de Viktor Gyokeres, ex Sporting
Futebol

Mikel Arteta mostra-se "preocupado" com lesão de Viktor Gyokeres, ex Sporting

04 Nov 2025 | 07:44

Icon Comentário0
Amorim prepara 50M para 'resgatar' contratação falhada do Sporting
Futebol

Amorim prepara 50M para 'resgatar' contratação falhada do Sporting

04 Nov 2025 | 07:22

Icon Comentário0
Fotis Ioannidis deixou dica a Rui Borges antes do Juventus - Sporting: "Estou sempre..."
Futebol

Fotis Ioannidis deixou dica a Rui Borges antes do Juventus - Sporting: "Estou sempre..."

04 Nov 2025 | 07:09

Icon Comentário0